segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Muffins de Abóbora com Especiarias



Preparei estes deliciosos muffins para participar do evento Chá da Tarde - Muffins e Cupcakes, promovido pelas talentosas Cris e Leila.

Elas acertaram em cheio quando disseram que quem gosta de muffins sempre tem uma receita nova para experimentar!!

Há tempos que queria fazer uns muffins de abóbora e quando o 'desafio' foi lançado, fiquei super feliz... agora não me escapa! Ops, quase escapou... em cima da hora, mas ainda é tempo, né não?

Estes muffins são bem úmidos e nem por isso são pesados ou ricos em gordura. A textura da abóbora - macia, com os 'grãos' de germe de trigo é deliciosa, e o buttermilk contribui com leveza.... e as especiarias, ah, dão um perfume sem igual!! A castanha-do-pará picadinha acrescentou um quê de crocante, numa massa macia e aromática! Delicioso!
Os muffins não são muito doces, então, para quem quiser, fica perfeito polvilhar um tantinho de açúcar e canela em cima deles, assim, que saírem do forno. E acrescentar uvas-passas clarinhas também combina perfeitamente.
Recomendo que experimentem! Fiz ½ receita e rendeu 9 muffins médios.


Original daqui. Abaixo apresento a receita inteira.
Xícara medida 240ml
1 ¾ xícaras farinha de trigo
¼ xícara germe de trigo
¾ xícara açúcar mascavo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
1 colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) pimenta da jamaica em pó
¼ colher (chá) cravo em pó
1/8 colher (chá) noz moscada ralada na hora
3 colheres (sopa) óleo de canola
¾ xícara buttermilk
2 ovos grandes
1 colher (chá) essência de baunilha
1 xícara purê de abóbora
½ xícara castanha-do-pará, picadinhas

Para o purê de abóbora, lave, descasque e cozinhe a abóbora no vapor. Há quem prefira cozinhá-la em água, na pressão, ou mesmo assá-la no forno ou no microondas... faça como preferir.
Aguarde amornar e bata no liquidificador. Quando fria, meça a quantidade solicitada na receita e utilize.
Pode-se utilizar tanto a abóbora de pescoço como a kabotchian. Para estes muffins, eu utilizei a de pescoço, o rapaz da banca me disse que estava super fresca, vermelinha, docinha... não resisti! Para se ter uma idéia da quantidade, levei 1kg - do pescoço mesmo e rendeu quase 3 xícaras de purê de abóbora.
.
Para o buttermilk, coloque 2 colheres (chá) suco de limão em uma xícara e complete com leite, até atingir a marca de ¾ xícara. Misture e reserve por 15 minutos. Utilize em seguida.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque forminhas de papel na forma de muffins.
Numa vasilha grande, misture a farinha, germe de trigo, açúcar mascavo, fermento, sal e especiarias. Reserve.

Numa vasilha pequena, misture o óleo, buttermilk, ovo e essência de baunilha e coloque sobre a mistura de farinhas reservada. Misture, somente até ligar e acrescente a castanha-do-pará picadinha. Não misture demais, senão poderá resultar em um muffim duro e ressecado...
Coloque a massa nas forminhas e leve para assar por 16 a 19 minutos – faça o teste do palito, que deverá sair seco, e o teste do dedo, quando apertar levemente o centro do muffin, a superfície voltará à posição anterior.
Retire os muffins do forno e coloque-os para esfriar em uma gradinha.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pão Challah



O pão challah é um pão aerado, levemente adocicado e muito, muito macio.
Sua apresentação mais conhecida é o trançado. Mas nesta época de festas de final de ano judaico, ele é preparado redondo, simbolicamente representando continuidade e desejando um ano vindouro repleto de paz. Pode-se até recheá-lo com uvas-passas, desejando um início de ano doce.
Há quem o compare ao brioche, ‘seu primo francês’, mas o challah é mais leve, pois é feito com menos gordura e não tem derivados do leite.

Este challah ficou realmente especial, com uma casquinha fininha, super crocante, e bem macio, inclusive no dia posterior ao preparo (depois não sei, pois acabou...)
Espero que gostem!!


Para 2 pães
Xícara medida 240ml
1 xícara água morna
2 ovos inteiros
2 gemas de ovos
2 colheres (sopa) óleo – usei canola
3 colheres (sopa) mel – usei silvestre
4 ½ xícaras farinha de trigo – usei especial para pães
1 colher (chá) sal
1 colher (sopa) fermento biológico seco instantâneo
Sementes de gergelim ou de papolua para cobrir o pão - opcional
½ xícara uva-passa - opcional, para cada pão
2 claras para pincelar

Em uma vasilha grande, misture bem a água, ovos, mel e óleo; reserve.
Misture o fermento à 2 xícaras de farinha, acrescente o sal e junte à mistura líquida, misturando muito bem. Deixe descansar – sem cobrir, por cerca de 15 minutos.
Continue a acrescentar a farinha restante, de ½ em ½ xícara, misturando muito bem.
Sove a massa por cerca de 10 minutos, até que ela se torne macia e elástica; se estiver muito grudenta, vá sovando mais um pouco, acrescentando um tiquinho de farinha, até que não esteja grudando mais nas mãos. Não junte muita farinha, ou irá obter um pão duro e ressecado... Para mim, a quantidade de farinha pedida na receita foi perfeito!
Coloque a massa em uma vasilha levemente untada, dê uma girada na massa para que toda a superfície fique untada, cubra com filme plástico e deixe crescer, até que dobre de tamanho, colocando a vasilha em um local livre de correntes de ar. Dependendo do tempo – mais frio ou quente, seco ou úmido..., levará cerca de 1 – 1 ½ horas.

Após o primeiro crescimento, retire a massa da vasilha e coloque sobre uma superfície levemente enfarinhada, e dê um soquinho, delicadamente, para retirar o ar. Faça uma bola novamente de deixe descansar por 5 minutos.
Corte a massa em 2 partes iguais para fazer 2 pães. Eu fiz um trançado e um redondo.

Para o redondo:


Faça um rolo, fino e comprido (cerca de 45 cm) – se a massa estiver resistindo, ‘encurtando’, deixe-a descansar mais 5 minutos, e continue a fazer o rolinho.
Unte uma assadeira.
Coloque uma das pontas do rolinho no centro da assadeira, e vá circundando o centro, formando então um caracol; quando o rolinho terminar, afine a pontinha e coloque-a por baixo do ‘caracol’ e dê uma beliscada na massa, para que fique bem presa.
Bata as claras com um fouet ou com 2 garfos, até que fique uma mistura bem espumosa; pincele os pães, utilizando somente a espuma. Reserve o restante das claras, pois será utilizado novamente!

Para o pão trançado:


Divida a massa em 3 partes iguais (eu acho mais fácil pesar...).
Faça rolinhos finos e compridos.
Unte uma assadeira.
E trance, juntando bem as pontas, tanto no início como no final da trança. Coloque a trança na assadeira preparada e pincele-a com a clara, da mesma forma com que fez no redondo.

Cubra os pães com filme plástico e deixe a massa descansar e crescer por cerca de 1 – 1 ½ horas, em local livre de correntes de ar.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Remova delicadamente o filme plástico que estava cobrindo os pães e pincele-os novamente com a espuma das claras.
Se quiser, cubra com sementes de gergelim ou de papoula. Eu polvilhei a trança com sementes de gergelim.
Coloque-os no forno para assar por 20 minutos, mude-os de posição para que assem por igual, feche a porta do forno, reduza a temperatura para 190ºC e deixe-os assar por mais 15 a 20 minutos, até que estejam bem dourados.
Retire-os do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.
Aguarde o esfriamento total dos pães para o consumo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Arroz Integral com Abobrinha


Gosto muito de arroz integral, mas não faço com muita frequência, pois em casa só eu e meu marido gostamos... meu filho come, mas está longe de ser seu prato predileto... minha filha, sequer experimenta! Às vezes acho que, se fizesse com mais frequência, a aceitação seria maior.
Enfim....

Esta sugestão ficou realmente muito boa. Pode ser feito de acordo com o legume/vegetal de sua preferência/disponível na geladeira: cenouras, cenouras e abobrinha, vagem, brócolis, abóbora.... Fica ótimo também com um tantinho de erva aromática fresca, como salvia, ou orégano...
Outro dia preparei com abobrinhas. Ela fica bem crocante, já que só leva um 'susto' de calor.

E vocês, gostam/consomem arroz interal com frequência?


Original está aqui.
Para 4 porções

1 xícara (chá) arroz integral do tipo cateto
2 dentes de alho, picadinhos
1 colher (sopa) azeite de oliva
3 ½ xícaras (chá) de caldo de galinha caseiro, mais ralinho
1 abobrinha italiana
raspas e suco de 1 limão siciliano
uma pitadinha de Lemon & Pepper
sal a gosto

Em uma panela, refogue o alho no azeite, sem que doure; acrescente o arroz integral, misture bem, tempere com uma pitadinha de sal. Junte o caldo e deixe o arroz cozinhar, com a tampa entreaberta, por 30 minutos ou até secar. Enquanto isso, prepare a abobrinha.
Sobre a tábua, corte no sentido do comprimento uma fatia de 0,5 cm de espessura de um dos lados da abobrinha. Repita este procedimento com os outros lados da abobrinha. Despreze o miolo. Corte as cascas em cubinhos de 0,5 cm.
Quando a água tiver secado e o arroz já estiver cozido, junte a abobrinha, as raspas e o suco de limão siciliano e misture novamente.
Desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no próprio vapor por 5 minutos. Sirva a seguir.



Meu marido adora colocar um fiozinho de azeite por cima do arroz!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Batatas Assadas com Ervas


'Comprei' a sugestão da Cris e preparei estas batatas para acompanhar um franguinho assado para um almoço noutro dia.
Só tirei as cascas das batatas pois fiquei com receio que os comensais pequenos estranhassem um pouco a textura delas...
Elas ficaram bem temperadinhas, com uma coloração apetitosa, uma delícia! E como são assadas, são super práticas! Pena que tirei a foto assim que o refratário saiu do forno... ficou sem a decoração do manjericão fresquinho...
Resumindo, uma delícia!
Cris, adoramos!


1 kg de batatas com casca, cortadas em cubos grandes ou em quatro partes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de alho ralado ou amassado
½ colher (chá) de manjericão fresco
½ colher (chá) de alecrim (só use se gostar muito)
½ colher (chá) de salsinha desidratada
½ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de açafrão em pó ou cúrcuma (faz toda a diferença)
½ colher (chá) de páprica doce ou defumada
½ xícara de água (assim não precisa cozinhar antes a batata!)


Pré-aqueça o forno a 240°C.
Disponha as batatas cortadas em uma forma refratária funda. Regue-as com azeite. Junte os temperos e a água e misture bem.
Cubra a forma com papel alumínio e asse por 30 minutos. Mexa umas duas vezes para dourar por igual, teste o sal.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Atualizando o Blog...


Ultimamente não tenho tido o tempo que gostaria para me dedicar ao blog....
Vou aproveitar e hoje vou atualizá-lo com algumas pendências!

A Simone, do delicioso Chocolatria e a Cláudia saboroso Doces Encontros me pediram para eu indicar as 10 sugestões mais gostosas do Pitadinhas.

Comecei a selecionar e minha lista não terminava... ah, este também .... esta não pode faltar .... esta é ótima .... bem leve, perfeita .... hummmmmm, este ficou bom demais... e por aí foi!! :DD
O fato é que o Pitadinhas é o reflexo da alimentação daqui de casa, ou seja, com sugestões caseiras mesmo, para o dia-a-dia da minha família. Então, são muito simples, e de acordo com o nosso paladar.
É lógico que ao longo do tempo, fui conhecendo outros food blogs e aprendendo, com tantas novidades, ingredientes que não conhecia, temperos que nunca tinha utilizado ...
Então, selecionei as ‘mais mais’, sendo algumas ‘minhas’, e outras de autoria de chefs de cozinha/sites culinários/food bloggers.
E acredito que se esta lista fosse feita em outro dia, haveriam mudanças, com certeza!!

Clique nas fotos para ver o post correspondente.

Não é sempre que faço, mas quando tenho um tempinho a mais pela manhã, e principalmente nos finais de semana, nos deliciamos com estes Waffles.



Outra opção deliciosa são estas Snickerdoodles French Toasts.
Escolha o pão de sua preferência (fiz com pão de buttermilk) e prepare para um café da manhã ou lanchinho.



Seguindo com os pães, este Brioche de Batatas é excelente. Pode ser assado com recheio ou não. Perfeito para um lanche.
E pensando em lanchinho, que tal uns Pãezinhos de Batata ou de Mandioquinha?



Nos dias mais frios, uma sopinha quente aquece barriguinhas e junta a família à mesa. A sopa Cremosa de Abóbora e Gengibre e a Vichyssoise, de alho-poró e batatas, são ótimas opções!



Para prato principal, carne/frango/peixe. Variando os temperos e modo de preparo, resultam em variadas opções.
Que tal uma carne de ave? Peito de Peru com Purê de Maçã.
Se for carne vermelha, Almôndegas Mistas



.
Adoro peixes e frutos do mar. Estas são deliciosas!
Robalo com Crosta de Castanha-do-Pará com Creme de Manga,
Lula na Cerveja e Bolinhos de Bacalhau
.
.

.
.
Para acompanhar, que tal:
Risoles com Recheio que Te Der na Telha,
Panquecas de Abobrinha e Arroz Temperadinho (Mas é Couve-Flor)
.
.

.
.
Massa? Versátil e de preparo rápido, para uma refeição ligeira ou não!
Panquecas de Espinafre e Ricota
Pasta com Pomodoro e Basilico
Linguine com Camarão, Abobrinha e Cenoura

.
.
Risotto é uma ótima opção de prato único.
Arroz de Carreteiro,
Risoto de Bacalhau, Risoto de Camarões e Cogumelos
.
.
.


Quiches e tortas salgadas são excelentes idéias. Basta uma boa salada e/ou um bom vinho e a refeição fica perfeita!
Quiche de Alho-poró e Gorgonzola e Torta de Frango com Requeijão Cremoso
.
.
.
Agora os doces, minha perdição, aiai, preciso mais outro TOP 10!!!
.
.
Para beliscar com um chocolate quente ou um capuccino, escolhi estas:
Sequilhos, Biscoito de Chocolate Coração Crocante,
Bombocado e Blondie de Avelãs
.
.


Um bolo para saborear num lanche, acompanhado de um chá quentinho?
Bolo de Maçãs e Nozes Yolanda
Bolo de Limão, Polenta e Limoncello
Bolo de Chocolate com Pecãs
.
.
.


Estas sobremesas são ótimas opções para servir após a refeição:
Flan de Uvas Pretas, Mousse de Limão Siciliano
Mousse de Morango, Flan de Leite / Oefs au Lait


.
E estas tortas não podiam ficar de fora:
Torta de Castanha-de-Caju e Damasco e Torta de Pêra e Chocolate



Bom, a ‘listinha’ ficou a minha cara..... gulosa que sou, não consegui eleger só 10....
E aqui estão mais algumas deliciosas opções...

Pão de Abóbora com Coco , Pão com Trigo Integral e Alecrim , Focaccia de Calabresa , Arroz com Lentilhas , Bobó de Camarão , Bolo de Carne com Legumes , Maminha com Champignons , Quibe Assado , Filé de Frango com Alecrim e Laranja , Frango em Papelotes com Mostarda e Mel , Quiche Lorraine , Empadinhas de Queijo , Bolo de Fubá com Iogurte e Estrelinhas , Bolo Recheado com Morangos com Muitas Estrelinhas Especiais , Pão com Limão Galego e Sementes de Papoula , Cheesecake Romeu e Julieta , Apffelstrudel no Pão Folha , Carolinas e Morangos , Delícia de Maçã , Crumble de Peras e Uvas-Passas , ...


##########################################

Recebi estes agrados e não tive oportunidade de agradecer aqui no Pitadinhas, mas estavam guardados, com muito carinho.
Obrigada meninas!!!

.


das Flavinha,



da Laila


.



da Anna
.

.