segunda-feira, 9 de março de 2009

Focaccia de Sálvia

.


Há tempos que estava para experimentar esta focaccia. E no feriado do carnaval, aproveitei e assei algumas....
Ao longo de algumas panelas, aprendi que a culinária é uma ciência exata, aliada à criatividade, sem sombra de dúvidas. E audácia, prá quem pode!

Acredito que nas preparações doces, as proporções entre os ingredientes é mais rígida, para se obter o resultado no mínimo esperado, quanto mais o desejado.

Tendo dito isto, me vi encurralada....
Como disse, fiz no carnaval, estava fora de SPaulo, portanto, sem meus brinquedinhos de cozinha. Nem balança, nem xícaras/colheres medidas, nem farinha especial reforçada no glúten, nem batedeira... só a vontade de fazer a focaccia!! :DD.

Bom, botei a memória para funcionar, testa colher de sopa, testa xícara de chá... pronto, elegi 1 de cada e medi meus ingredientes.
A massa é tão boa, mas tão boa, que mesmo que eu tenha escorregado em alguma quantidade, o resultado final ficou perfeito!
Viu a ciência exata aqui? É a proporção dos ingredientes!

O deslize ficou por conta das fotos.... sei lá o que eu aprontei... qdo cheguei a SPaulo, fui descarregar as fotos no notebook... cadê as da focaccia de manjericão? Cadê as de cebola roxa? Além de outras tantas fotos de outras experiências, portanto, mais xororô ainda... :(

Bom, apresento então as fotos da focaccia com cobertura de sálvia, fresquinha, fresquinha, colhida na hora, sal granulado e azeite.



E tenho mais a contar.

Especificamente esta de sálvia, quando retirei do forno, deixei-a na própria assadeira, sobre uma gradinha. Resultado: uma focaccia super macia! Inclusive no dia seguinte – sobrou um tantinho, estava um quê mais sequinha, mas ainda macia.
As outras foram retiradas da assadeira assim que saíram do forno, direto para a gradinha. Resultado: uma focaccia mais crocante, interior macio, mas não como a de sálvia. Um tantinho que sobrou, no dia seguinte já estava bem sequinha.... ainda um quê macia, mas seca.

Portanto, esta focaccia é para ser consumida, preferencialmente, no dia do preparo. Se quiser mais macia, deixe-a esfriar na forma. O vapor/calor do pão impede que forme a 'casquinha' externa. Se quiser mais crocante, deixe-a esfriar sobre uma gradinha, fora da assadeira. E não se esqueçam de 'furar' a focaccia novamente com os dedos, antes de ir ao forno, para que ela fique linda... OK, vocês já perceberam que eu esqueci...




Além de cobertura de ervas frescas, você pode escolher entre cebolas, cogumelos, azeitonas, queijos, nozes, embutidos, frutas secas....


Repito aqui os ingredientes, conforme o chef Bergamo ensinou:

500 g de farinha de trigo
250ml de leite integral, morninho
40g de manteiga sem sal
50 g de açúcar refinado
30 g de fermento biológico fresco
5 g de sal refinado

“Sugestão de coberturas: tomates frescos ou secos, lascas de parmesão, azeitonas, aliche, coração de alcachofra, cebola fatiada crua, ervas, toucinho frito em cubos, alho poró refogado......etc, etc....azeite e sal grosso

Dissolver o fermento em um pouco de leite morno (cuidado com a temperatura do leite, se estiver quente demais "mata" o fermento), incorporar os demais ingredientes e trabalhar (sovar) a massa até obter uma mistura bem macia, mas que desgrude dos dedos.
Deixar a massa descansar em recipiente untado com azeite, coberta, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.Após isso, transfira a massa para uma assadeira untada com azeite e com as mãos estique a massa até que cubra toda a assadeira.
Novamente deixe fermentar por 30 minutos ou até que dobre de volume.
Faça furos com a ponta dos dedos, coloque a cobertura desejada, regue com azeite, salpique sal grosso e leve ao forno (180º C) até dourar.

Obs.1: não acrescente toda a farinha de uma só vez, coloque 3/4 da quantidade e, se necessário, acrescente o restante. Lembre que a massa deve ficar bem macia....só coloque farinha necessária para não grudar nas mãos. Isso garantirá que, após assada, a focaccia permaneça bem macia.

Obs.2: é super tranquilo fazer essa massa na batedeira, desde que a sua tenha o batedor para massas, mais conhecido como "gancho". Afinal, ninguém precisa pagar os pecados sovando pão, né?”



Bergamo, super obrigada! Adoramos!!!
.

30 comentários:

Claudia Lima disse...

Estamos em sintonia: Hoje fiz uma Focaccia que ficou muito boa. Cresceu bastante e ficou bem fofinha.
Esta está ótima tb. Adoro a idéia de que podemos variar bastante as coberturas.
Bjs :)

Isabel Salvador disse...

nunca fiz,mas tem b om aspecto,jinhosss

angela disse...

que lindo! este foi o empurrão que faltava, adorei.

Bergamo disse...

Laurinha,
Senti o cheirinho daqui!!! Hummmm....tá linda...
Bj,
Bergamo

Gina disse...

Laurinha, em primeiro lugar quero falar da perda das fotos. Fico triste quando alguém fala sobre isso e fico me "coçando" pra dar meu pitaco. Existe programa na net para recuperar fotos, é só não colocar mais fotos sobre as perdidas, que estão no memory. Qualquer dúvida, me passe um e-mail.
Bem, essa focaccia é maravilhosa e fiz uma outro dia. Tive que comer praticamente sozinha porque o povo aqui de casa ou está de dieta ou não gostou, pode? Eu ADOREI, mas gosto não se discute.
Bjs.

Iliane disse...

adorei..e..ficou linda..iamgine se você tivesse em casa com toas as "suas panelas!?"maravilhosa amiga..bjus

fátima disse...

NUNCA consegui fazer focaccia, acredita? todas (poucas, confesso) as vezes que tentei, ficou um troço duro, sem graça, parecido com isopor...
agora me deu vontade de tentar de novo, quem sabe dá certo, né?

bj

Marly disse...

Laurinha, docinho,

Eis aí mais uma das suas 'bruxarias'. Linda focaccia, posso quase sentir o perfume da sálvia. Receitinha anotada!

ameixa seca disse...

Tenho planeado para fazer, vamos ver se fica tão linda quanto a tua :) Adoro ver esses buraquinhos na massa, deve ter ficado uma delícia!

Ana disse...

Aqui em casa os meninos adoram foccacia para fazer pannini!
Sempre aproveitamos as q sobraram p/ fazer lanche, ou entao para fazer croutons - vai por mim, croutons feitos de foccacia sao muito bons Laura!! Fica ai uma dica!
Beijos!
Ana

Luciana B. disse...

Oi Laurinha, também sou fã de focaccias :)

Fiquei boba que você fez de olho, nunca consegui fazer nada assim...

Parabéns, ficou demais!! Dá para ver pela foto de perto que a textura ficou perfeita :))

Beijos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Parece muito fofinha... e com salvia...boa dica, tenho um pé dela no quintal...vou usar...

bjssssssssssss

Laurinha disse...

Claudia, eu tb adoro variar... dependendo para que servir, se lanche, se para beliscar, se para acompanhar pate^s...

Belinha, estou sempre fazendo, adoro 'testar' novas receitas...

Angela, então, engata da 2ª e manda bala!

Bergamo, tks!!!!

Gina, aqui em casa as focaccias vaõ embora rapidinho...

Iliane, adoro brincar na cozinha...

Fátima, olha, já fiz muitas, publiquei algumas, todas ótimas, cada uma com sua particularidade... que tal escolher uma e tentar novamente?

Marly, hummm, adoro sálvia... ficou boa demais!

Ameixinha, tb fico tão feliz qdo vejo o pão assim, com os buraquinhos... :)

Lu B., obrigada linda... entre tantas tentativas, alguns erros, alguns acertos... e assim vamos em frente!

Anita, uau, assim, à disposição... que delícia! No franguinho, nos pães, em batatas/massas...adoro!

Beijinhos a todos!!

Sabrina disse...

Adorei, de sálvia nunca comi, deve ser deliciosa, vou tentra na próxima vez.Bjs

Paladares da Isa disse...

Ficou super fofinha
Adorei!
Bjos

Luciana Macêdo disse...

Hummm...fofinha e perfumada, uma delícia com certeza.
Bjs!

Anônimo disse...

Oiii Laurinha...roubei uma receitinha sua e to publicando ela hoje...se você conseguir passar lá...ta dificil não sei o que tá acontecento com o blog, mas tem seu nominho na receita...

E quanto as fotos perdidas...afff...eu também perdi mais de 100 fotos e a Gina me passou esse programa que ela falou ai...recuperei algumas...não sabia que não podia tirar por cima darrrhhhh...mas faze o que né agora aprendi kkkkk...
Bjinhus

Olívia disse...

oi laurinha, amei esta receita, vou tentar fazer, usando queijo, o ingrediente que me tira do sério!
beijoca

Lourdes Sabioni disse...

Que pena não ter as fotos das outras...mas esta ficou maravilhosa.Aqui em casa a focaccia é sempre bem vinda! Bjs

Tati Ferreira disse...

Sabe, laurinha eu vou te contar um segredo: Como eu moro sozinha, não tenho ainda nenhum desses "utensílios de cozinha" rs.. acontece que eu faço tudo "olhando", por assim dizer, nem sei como as coisas saem certas... rs.. Então sei bem do que você está falando.
Quanto às fotos, talvez vc não tenha gravado elas na máquina. Aí quando foi descarregar cade? Será que é uma possibilidade? Adorei sua nova receita, ficou linda! Como tudo né? Eu com certeza vou pagar todos os meus pecados sovando pão! Vou tentar!
Beijinhos

Laurinha disse...

Sabrina, eu adoro salvia, nos pães, nas massas...

Isa, ficou deliciosa...

Luciana, vc que gosta de fazer pães, experimente esta, é muito boa!

Rose, vou lá ver, jájá...

Olívia, tb adoro queijos... aliás, uma focaccia com gorgonzola, é tudo de bom!

Lourdes, pena mesmo, pois as outras ficaram tão lindas...

Tatiana, temos que nos virar com o que temos, né não?! :DDD

Beijinhos, meninas!

Lina Jehle disse...

Menina, esse trem tá com uma carinha ótima !! Depois q tentar, te conto !!

Qto ao nhoque de inhame, experimete pois ele é bem mais leve q o de batata.
bj, fica bem

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amo focaccia e esta que voce fez daria inveja a qualquer cuoco italiano. Parabéns! Léia

Sylvia disse...

Esta com um aspecto esponjosos , delicioso , nem vou deixar meu marido ver que ama,Senao vai me colocar para amassar hoje mesmo
Beijos

Letrícia disse...

Laurinha, querida, estou retomando minhas visitas aos blogs preferidos. Pode esperar que vai vir muito comentário meu por aí... essa focaccia, então, já entrou na to-do list.

Beijos!

Talita disse...

Uau, Laurinha!! Ficou com uma massa tão leve!! Comprei sementinhas de sálvia, vou anotar a receita pra quando plantar e colher essas ervas.

Nani disse...

Laurinha parabéns!!Você como sempre arrasando, que foto maravilhosa essas.
Beijos

Marco Cerruti disse...

Eu sou Italiano de Genova e fiz faço focaccia ha muito tempo. Devo dizer que esta receita, embora boa não é a da focaccia original!
A focaccia "verdadeira" leva azeite em vez de manteiga, o leite e açucar são substituidos pelo extracto de malte, e leva muuuuita, mas muita àgua. A massa resultante tem de ser muito mole mesmo. Depois e esta é a parte muito importante tem de levedar 2 vezes, uma em massa e outra no tabuleiro e no tabuleiro deve levedar coberta com salpicos de àgua, sal grosso e azeite. E finalmente, o toque final: os buracos por cima, que sevem para que a àgua se infiltre e mantenha a massa mais molhada mesmo depois da cozedura. O teste depois de cozida é: deve ter no max, 2 CM de altura e ao segurar um pedaço de 20cm deve descair, ficar mole. AH... depois de sair do forno, pincelar com... sim... adivinharam!! AZEITE!!!

Laurinha disse...

Olá Marco!
OPbrigada pelos comentários....
Sei que a Itália é uma deliciosa colcha de retalhos culinários...
Cada região - eventualmente, cada Nona tem A receita especial.

Já preparei algumas 'versões' de focaccia - algumas já foram publicadas aqui no Pitadinhas.

Adoraria conhecer e preparar a SUA focaccia... se você quiser/puder, me mande a receita com os ingredientes e modo de preparo aqui pelos comentários ou pelo meu email, e com muito gosto vou prepará-la!

Beijinhos

Dany Pereira disse...

Estou nesse momento preparando essa foccacia, depois volto para contar como ficou. Bjsss. E obrigada prla receita deliciosa.