segunda-feira, 23 de março de 2009

Torta de Ricota e Tomate

.
Já fiz e refiz esta torta algumas vezes... com e sem massa... trocando o tomate por vagem refogadinha... é uma delícia. Simples, gostosa, fácil, com ingredientes que normalmente temos em casa (bom, pelo menos pelos lacto-dependentes, como eu... :DD).

Experimentem! Como acompanhamento para uma refeição, ou como 'A' refeição, precedida de uma salada, é perfeita!

Excelente sugestão que vi na Fer! Aliás, lá é uma perdição...! Além de idéias/sugestões ótimas para o dia-a-dia e não só, adoro ler os textos, viajar nas/pelas fotos...
Fer, obrigada!


Serve 4- 6 porções, depende do acompanhamento
xícara medida 240ml

2 xícaras de farinha de pão
¼ xícara de azeite de oliva
1 xícara de ricota integral
½ xícara de queijo parmesão ralado
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picadinho
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Tomates cortados em fatias ou tomatinhos cortados ao meio


Para fazer a farinha de pão, basta torrar o pão (menos pão doce, tá... :DD) e depois passar pelo processador.
Pré-aqueça o forno a 230ºC.
Misture a farinha de pão com o azeite até formar uma farofa. Pressione essa farofa no fundo de uma forma de aro removível, de cerca de 18cm de diâmetro.
Numa vasilha misture bem a ricota, o queijo parmesão, os ovos, o sal e a pimenta e o manjericão picadinho. Espalhe esse creme sobre a massa de farinha de pão e azeite. Cubra tudo com os tomates e regue com um fio de azeite.
Leve ao forno e asse por 35 a 45 minutos. Desenforme após esfriar.
Sirva morna ou à temperatura ambiente.
.

28 comentários:

Nereime disse...

Hum! Laurinha que bela foto...ou melhor que bela torta...os tomatinhos cereja deram um charme todo especial,amei!
beijinhos

* Jo * disse...

uhnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn!


(preciso dizer que vou experimentar?)

beijinhos!

Isabel Salvador disse...

minha amiga,ficou linda esssa tarte,jinhos grandes

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que tentaçao de torta! Tem um otima aparencia e tenho certeza que o gosto também é. Fara' parte do meu cardapio! Um abraço.Léia

Manuela © disse...

Que linda que ficou essa tarte com os tomates cereja cortados ao meio :)

Olívia disse...

laurinha, sabe que eu fiz o bolo salgado de ricota e abobrinha?? delícia pura!!
ahahahaha, eu sou super lacto dependente, meu colesterol que o diga!
beijoca

Paladares da Isa disse...

Adoro efazer uma refeição assim.
Ficou linda!
Bjos

angela disse...

uma peninha, que preciso esperar unas duas semanas para ter tomatinhos novamente na horta.. ficou linda demais! beijos.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Sou fã deste tipo de refeição... acompanhadas destas tortas...apesar de meu marido não concordar comigo...mas como sou "teimosinha" faço, como e gosto mesmo assim... hehehehe

Ficou linda a imagem... a mim me pareceu uma pintura pscicodélica! :DD

PS.: Laurinha, não precisa postar o mimo se tiver falta de tempo... foi uma lembrança a seu blog, mas sem obrigações em postagem...

beijocas.

Iliane disse...

essas tortas são otimas..ainda mais para um dia que a gente não quer fazer muita coisa..alem de ser super saborosa..lind fotos..bjus

Cláudia disse...

Lindo visual com estes tomatinhos cereja! Já fiz esta torta e é muito boa, preciso fazer novamente!

bjs

Marly disse...

Laurinha,

Dá até gosto comer uma 'belezura' dessas. Já tô copiando a receita!

Andréa Almeida disse...

Laurinha, amei esta receita!! e não é muito calórica tb. com certeza ela entra na minha lista de receitas, aprovada. Bjss

ameixa seca disse...

Na Fer tudo é tãoooo lindo e tudo tem um aspecto super saboroso! Aqui é igual :) Essa tarte ficou linda e eu adoro queijinho, então ficou perfeita!

Silvia Arruda disse...

Fiquei com água na boca. Receita anotada!

Lua Limaverde disse...

Ai, que delícia, eu comeria um bom pedaço agora mesmo... :D

Isabel (pipoka) disse...

Essa receita é "a minha cara" e vem mesmo a calhar agora que o tempo quente se aproxima e dá vontade de comer refeições leves.

bjs

Letrícia disse...

Parece bem simples de fazer! Adorei a farinha de pão na massa, que boa ideia.

Beijos!

Nani disse...

Realmente ingredientes que temos sempre a mão, gostei muito da sugestão e já salvei em minhas favoritas!
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Como prefiro salgados à doces estas tortas são uma verdadeira perdição.
Bjs!

Mari disse...

Oi minha linda, que perdição de torta.. você como sempre tão caprichosa e apresentando pratinhos fantásticos!!! Nas poucas vezes que tenho chegado na cozinha, uso receitas daqui do Pitadinhas... até meu genrinho aprovou os quitutes daqui que preparei!!! =D
Saudade enorme!!
Super beijo

Mari

Leonor de Sousa Bastos disse...

Essa tarte leva tudo o que eu gosto!...ficou com um aspecto fantástico e deve ser uma verdadeira delícia!:)

Beatriz Belliard disse...

esta torta so de olhar ja é um show ! bj

Laurinha disse...

Nereime, adoro tomates e ricota, os dois juntos combinam super bem!

Joana, precisa! :DDD

Belinha, obrigada, linda!

Léia, oba! depois me conte o que achou!

Manuela, e fica tão saborosa...

Olívia, verdade? que bom que vc gostou!, ah, mas ricota nem é tãão calórica assim, vai...

Isa, tb adoro, leve, saborosa...

Angela, já te disse que é um luxo vc ter assim uma horta...

Anita, agrada o maridão tb, vai...
linda, acho que vc percebeu que estou um 'tantinho' sem tempo... fiquei super feliz com o selinho, viu, super obrigada!

Iliane, tb acho. E como érmite se congelada, é sempre bom ter algo já pronto, para os dias de correria...

Cláudia, eu tb! :DD

Marly, e faça!

Andréa, para variar um pouco, é uma ótima sugestão!

Ameixinha, tb sou uma ratinha... adoro queijos!

Silvinha, vale a pena experimentar!

Luna, então, sirva-se!

Pipoka, pode ser consumida morna, ou mesmo na temperatura ambiente...

Letrícia, sabe que já fia também sem amssa, só o 'recheio', fica ótima também!

Nani, experimente, e depois me conte o que achou!

Lu, aiai, eu adoro tanto os salgados como os doces... tô frita!

Mari, linda, que saudades!!!! opa, genrinho.... uau, sogrita nova esta hein!

Leonor, simples e saborosa, fácil de fazer e nadica cara! Acho que o pacote é ótimo!

Bia, :DDD

Beijinhos, meninas!!

Talita disse...

Pelo menos o visual dessa torta está de babar! Muito bonita! Gostei demais e já peguei a receita.

Bia disse...

Também já fiz essa receita!
É deliciosa com tomates! com vagem ainda nao tentei...

Um beijo e parabens pelo blog!

Bia
Receitas da Bia

Anna disse...

Receita maravilhosa, vou fazer aqui para o pessoal.
Tem tanta coisa gostosa em seu blog

Karen disse...

Olá, gostei mto do seu blog, parabéns. Te convido tb a fazer uma visitinha no meu:

http://eucomeriaisso.blogspot.com

Bjs