segunda-feira, 2 de março de 2009

Salada de Cenoura com Uvas-Passas

.


Uma saladinha deliciosa, que pode – na verdade DEVE ser preparada com antecedência.
Gosto de variar os temperos, assim, sempre tenho uma salada de cenoura diferente... às vezes acrescento frutas como maçã picada, fica ótima! Ah, com quadradinhos de queijo branco, fresco, ou, abusando, um tantinho de gorgonzola e castanhas-do-pará picadinhas, hummmmm, delícia! Pronto, já estou idealizando a próxima! :DD

Sempre que uso uvas-passas, gosto de aferventá-las... assim, dá para eliminar uma ou outra sujidade por conta da manipulação da dita, e de reduzir um tantinho o açúcar.

E dou uma branqueada na cenoura. Não chego a cozinhá-la, somente um susto na água fervendo: assim que a fervura retorna, já retiro do fogo e escorro; assim, a cenoura ainda fica levemente crocante.

Acompanhada de uma salada de folhas e de um quiche, taí minha refeição predileta!!! well, uma delas... :DD
Que tal a sugestão?



Para 2-4 porções – depende dos acompanhamentos...
2 colheres (sopa) de uvas-passas
1 cenoura ralada
Suco de 1 limão, feito na hora e coado
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (sopa) de mel
1 dente de alho super picadinho
Gengibre fresco ralado
Canela em pó
Pimenta da jamaica em pó
Sal


Afervente as uvas-passas, escorra e reserve.
Afervente a cenoura e escorra; coloque em uma vasilha e reserve.
Em uma vasilha pequena, coloque os temperos e com o fouet, misture muito bem.
Junte as uvas-passas à cenoura, acrescente o molho, misture bem. Tampe e leve à geladeira, por no mínimo 2 horas, para que os sabores se misturem e apurem.

16 comentários:

Unknown disse...

Laurinha, essa salada seria meu almoço tranqüilamente. Deve ser uma delíciA!

Beijão

Gourmandisebrasil disse...

hum! já serviu com um vinagrete de suco de laranja? Combina bem.

bjo

fátima disse...

eu simplesmente amo salada de cenoura com passas! costumo acrescentar uns cubinhos de laranja também.
nunca aferventei a cenoura, vou experimentar. e esse seu temperinho com gengibre parece tudo de bom!

bj

Tânia Saj disse...

Gostei da sugestão de salada para meu almoço.....Acho que vou umas manguinhas tbm...
Bjs

Anônimo disse...

tem de tudo que eu gosto, adorei!

ameixa seca disse...

Adoro cenoura crua, com esse tempero deve ficar cinco estrelas :)
Dispenso as passas, sobra mais para ti :)

Simone Izumi disse...

Desse jeito bunitu, até eu como salada!!!!!rsssss....brincadeira, nao tenho nada a contra ,mas as coisas que me dão mais preguiça de fazer sao coisas simples do tipo: lavar alface...ralar cenoura...ferver água para fazer gelatina...rss
Sweet L...vc e seu poder de síntese integrado me deixam a ver periquitos. Levei cerca de 4 minutos, com direito a ruga na testa para adivinha o que seria LC...le creuset???rs...ahn, leite cond....rssss
dãnnn...
bjao
si

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

A cor linda e o sabor, com esta combinação só pode ser bom...adoro agridoces...

bjssssssssssss

Mari disse...

Amada, não só amei como vou reproduzir em casa... =D
No sábado fiz seus bolinhos de cenoura (post bem antigão.. hehehe), só q em forma de bolo mesmo... tu nao avalia o sucesso q fez lá em casa... não durou 24h o danado.. rs
Saudadona!!
Bjo enorme

Mari

Ana disse...

Laurinha, eu a-do-ro salada de cenouras raladas com frutas e vinagrete meio adocicado. Eu faco sempre a minha com vinagrete de laranja, coloco uvas passas das brancas e pedacinhos de abacaxi, laranja e maca.... ai, fica taaaao bom!
Beijos!
Ana

Laurinha disse...

Ana, acredite, é uma delícia sim!

Nina, anotado: vinagrete com suco de laranja. será para a próxima! Tks!

Fátima, tb adoro a laranja, normalmente eu a coloco na salada de folhas...

Tânia, humm, mangas, ótimo!

Ora Pitangas, então, sirva-se!

Ameixinha, combinado, porção sem uvas passas saindo...

Diva, ... integrado o quê?! vixi.... :DD

Anita, experimente, neste calorão, é uma ótima opção!

Mari, aquele bolinho é tudo de bom... super molhadinho... que bom que vcs gostaram!!

Ana, que bom te ver!!!! Hummmm, com abacaxi.... ui, delícia!

Beijinhos, meninas!!

risonha disse...

salada é comigo mesma e esta combinação parece-me perfeita!

Sylvia disse...

Que delicia de salada, super fresquinha para estes dias de calor
Bjs

Marcia disse...

Refrescante como estamos precisando.
Laurinha tem uma brincadeira lá no Ideias que... sorry...passei para vc, passa por lá. bj

K disse...

TO FICANDO FÃ DAS TUAS RECEITINHAS, A BATATA FOI APROVADA E VOU EXPERIMENTAR ESSA TBEM
BEIJO

Nereime disse...

Hum...Laurinha, com este calor de São Paulo dos últimos dias só penso em saladinhas.Que direi perante esta delícia com sabor de gengibre...eu me rendo!
bjs