sexta-feira, 6 de julho de 2007

Bolo de chocolate cremoso



Minha filha . a d o r a . bolo de chocolate. De todos os tipos, com ou sem recheio, e de preferência, com uma caldinha de chocolate. Minha idéia era comê-lo quentinho, com uma bola de sorvete de pistache, mas não deu tempo .... só deu pra salvar uma fatia .... :P


150g de margarina para bolo
2 xícaras de açúcar
4 ovos inteiros
1 xícara (chá) de achocolatado - usei Nescau
½ xícara (chá) de chocolate em pó
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite
1 pitadinha de sal
margarina e farinha de rosca para untar

Calda
1 xícara (chá) de achocolatado
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga

Na batedeira, coloque a margarina e o açúcar e bata bem. Adicione à massa os ovos inteiros, um a um, deixando bater entre cada adição. Quando estiver com consistência uniforme, junte o achocolatado, o chocolate em pó, a farinha de trigo e o leite. Bata até que fique uniforme e cremoso.
Unte com manteiga uma forma pequena redonda com furo no meio e depois polvilhe com farinha de rosca.
Leve ao forno pré-aquecido e asse em temperatura baixa - 150ºC por cerca de 1 hora.
Desenforme o bolo ainda quente em um prato grande.

Para fazer a calda, leve ao fogo em uma panela pequena todos os ingredientes e mexa sem parar. Assim que desprender do fundo da panela apague o fogo.
Derrame a calda ainda quente sobre o bolo.


16 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Oi, Laurinha!!
Que bolo tentador é esse? Deu água na boca só de olhar! :)

Será um prazer ver minhas receitinhas por aqui. Espero que goste delas!

Beijos!

Laurinha disse...

Nossa, adorei sua visita!!!
Quanta honra!!!
Volte sempre e te aviso qdo eu parar de tremer e conseguir escolher/preparar uma de suas delícias!
Beijinhos,

Agdah disse...

Eu entendo perfeitamente essa coisa de só conseguir salvar um pedaço e às vezes nem isso.

Laurinha disse...

Agdá,
E isso pq foi na raça....peraí, tenho que bater uma foto...
Beijinhos,

Cláudia disse...

Laurinha, este bolo é tudo de bom. Quando for a S. Paulo visitar minha tia, vou dar um jeito de passar aí tb e tomar um café com este bolo.
bjs

Laurinha disse...

Feito, tô te esperando.
Beijinhos,

Cris disse...

Meu filho também a m a!!! Assim lindo, não ia sobrar nada aqui!

Anônimo disse...

Adorei a cara do bolo, realmente tentandor, mas agora que fui fazê-lo me deu um a dúvida:
não é necessário nenhum fermento?
bjs

Laurinha disse...

Não Mary, não vai fermento, nem químico, nem biológico!
Me conte depois o que achou do bolo, da textura, sabor...
Beijinhos,

Anônimo disse...

a xícara é de quanto?

Laurinha disse...

Olá!!

A xícara utilizada para esta receita é de 200ml.

Beijinhos!!!

Lu Maria disse...

Olá Laurinha!

Menina estou até passando mal.
Se na foto está assim imagina o sabor.

Beijinhos
Lumena

Unknown disse...

Laurinha, gosto muito de bolos e demais coisinhas de chocolate que tenham uma consistência cremosa.
Estou muito tentada em fazer esse pois na foto parece bem molhadinho...
Posso fazer e levar ao forno por menos tempo par ficar mais molinho?
De umas dicas para conseguir a consistência necessária.
Muita sorte e sucesso.
Beijinhos meus e das minhas crianças

Unknown disse...

Olá LAura, meu é Roberta, eu ADOREI sua receita..., o bolo está MARAVILHOSO e DELICIOSO.... MAGNIFIC.
Só gostaria de ressaltar, q no momento q fazia o bolo, achei q estava líquido, então acrescentei mais 1/2 xícara de farinha de trigo. E tbm ressalto as amigas q o bolo realmente deve ser feito em forma pequena, pois fiz no q estava acostumada e o bolo cresceu, mas não como nas formas normais (médias e grandes) de bolo.
De resto minha querida..., estás de parabéns pela receita.
Bjs e até a próxima receita

Anônimo disse...

Ai que delícia, fiquei com água na boca, já estou separando os ingredientes...Lindo blog, vou seguir. Quando quiser, faça me uma vista, beijoss

Anônimo disse...

Alguem pode me falar o Que e achocolatado? Quero fazer este bolo... Estou louca pra comer um bolo de chocolate... Obrigada!!!