segunda-feira, 28 de abril de 2008

Waffle Belga



Acredito que nos EUA o waffle seja consumido, preferencialmente, no café da manhã.
Aqui em casa, é uma delícia no café da manhã, num lanchinho rápido à tarde, e também no final de semana, quando temos mais tempo para ficar à mesa e colocar a conversa em dia.
Escolhi esta sugestão, bem conceituada por quem já os fez, e ratifico, é uma delícia. Tem uma textura bem macia, recebe bem coberturas salgadas - como uma manteiguinha, que minha filha e eu adoramos, requeijão cremoso, um fiozinho de mel - minha preferência, e doces, como geléias, calda de chocolate e sorvete - esta versão é da minha filha!
A primeira vez que fiz preparei à noite, com os ingredientes à temperatura ambiente, e a clara normal, não em neve; tampei o refratário com filme plástico e coloquei na geladeira. Trinta minutos antes de ‘assar’ os waffles, tirei o refratário da geladeira.
Na segunda vez, preparei de manhã, 1h30min antes do café da manhã, e fiz com a clara em neve, e leite e manteiga levemente aquecidos, conforme instruções originais.
Confesso que não senti nenhuma diferença preparando antecipadamente (8 horas antes) e no dia... nem na textura, nem na quantidade, nem no resultado...
Portanto, muuuuuuito mais prático preparar à noite, e de manhã, só ‘assar’!
Outra coisa: fiz ½ receita, e rendeu 8 unidades (a quantidade vai variar conforme o tamanho do waffle). Não consumimos tudo no dia, então, depois de frias, coloquei num saquinho próprio para congelamento, intercalado com folhas de papel toalha de cozinha, tirei o ar e coloquei no freezer. Quando fomos consumir novamente, descongelei por uns 2 minutinhos no microondas, entre folhas de papel toalha e depois aqueci na torradeira. Ficou perfeito!
Então, escolha a maneira para prepará-los que preferir e delicie-se!
Alguém quer experimentar um bocadinho?


Xícara medida 240ml
Rende 8 waffles - na minha máquina, 8 para ½ receita
7g fermento biológico seco instantâneo
¼ xícara leite morno
3 gemas de ovo
2 ¾ xícara leite morno
¾ xícara manteiga derretida e resfriada, ainda morninha
½ xícara açúcar
1 ½ colher (chá) sal
2 colheres (chá) extrato de baunilha
4 xícaras farinha de trigo
3 claras de ovo


Numa tigela pequena, dissolva o fermento em ¼ de xícara de leite morno e reserve por 10 minutos – eu acrescentei um pouco da farinha de trigo.
Noutra tigela, misture as gemas, ¼ de xícara de leite e a manteiga derretida; junte a mistura de fermento, acrescente o sal, açúcar e a baunilha; e alternadamente, junte o leite restante e a farinha de trigo, terminando com a farinha de trigo.
Bata as claras em neve mole e junte ao preparado anterior, tampe/feche com filme plástico e deixe crescer num local livre de correntes de ar, por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
Aqueça o aparelho para fazer o waffle, unte com spray e vá fazendo os waffles.
Sirva imediatamente.

34 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Aqui em casa quem não resiste a um Waflle é minha filha...gostei da receita, parece bem prática e o waflle fica bem macio. Mais uma para a listinha.
Bjs!

* Jo * disse...

waflle lembra minha infância... quando um coleguinha de escola, canadense, se mudou para a casa em frente à minha, e me viciou... adorava quando me convidavam para comer waffles e calda de caramelo!
xD

os seus, estão lindos!
beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

Já tive vontade de comprar uma máquina de waffle, mas desisti qdo pensei nas calorias ingeridas para dar utilidade à maquina...rsrsrs
Fiz uma focaccia pq fiquei com muita vontade ao ver a sua de calabresa.
bjo,
Nina.

Filipa disse...

Tenho uma máquina de fazer waffles mas raramente a uso...
Esta receita parece muito boa mesmo, os waffles estão com um aspecto magnífico!
Acho que vou ter que começar a usar a minha máquina :)

beijinhos

Marizé disse...

Laurinha aquela primeira foto está linda!
Dia de petisco lá em casa sempre envolve waffles ou crepes.
Gostamos muito.

Bjs

Eli disse...

Laurinha eu amo minha máquina também, e não consigo viver sem, todo final de semana eles pintam por aqui, vou fazer sua receita, que delícia!

laila radice disse...

q foto profissa!!!

arrasou!!!

e adorei as dica spara congelamento...bárbara!!! bjos!!

Nysa disse...

ficaram perfeitas.. gosto muito de waffles, só que ainda nao comprei um aparelho para fazer waffles, senao estaria sempre a fazer :-) beijocas

Anônimo disse...

Laurinha,

Esta é uma receita mais docinha ou mais neutra? Explico: quando morei na Bélgica tinha as gauffres (waffles) de Bruxelles, que eram docinhas, até açucaradas, as minhas prediletas, e uma outra mais parecida com as americanas, mais neutra. Essa primeira eu até encho a boca d´água de lembrar, mas nunca mais comi - lá a gente comia quentinha, pura, feita na hora, na rua!

beijinhos

Chris

Guida* disse...

Oi Laurinha, ausentei-me por uns dias e o seu blog encheu-se de cores e sabores.

Beijinhos**

Laurinha disse...

Lu, fica bem macia e um tantinho croc assim que é feita!

Goles&Nacos, hummm, adoro caramelo...

Nina, qto às calorias, nem me fale, nem me fale.
Sua focaccia ficou show!!!

Filipa, pois é, engraçado como às vezes a gente 'esquece' algumas receitas...

Marizé, obrigada, linda!
Tb gosto de fazer waffles para lanchinhos!

Lica, bom demais, né não!

Laila, viu só! sorte...

Nysa, vale a pena ter um aparelho e se deliciar!

Chris, mais neutra, prefiro o doce' na cobertura, senão, muuitcho doce... não vejo problema algum em acrescentar mais açúcar na massa...

Guida, bom te ver de volta!

Beijinhos meninas!

Goreti disse...

Laurinha nuncafiz Waffles...estou pesquisando máuinas/preços, custo/benefício...tem alguma dica? Qual é a sua?

Seus Waffles ficaram bárbaros, assim como a marizé, adorei a 1ª foto...

Beijos!!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Como disse a Goreti, também nunca fiz Waffles... mas estas tuas fotos me deixaram com uma vontade de tentar... tá lindo!

bjsssss

Isabel (pipoka) disse...

Faltou pouco para eu dar uma mordidela no ecrã do computador!

bjs

Mónica Pinto disse...

Wafles, hummm que fome, esses parecem ser bem macios, apetece tirar um. Bjinhos

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, eu amo waffles!! Que beleza isso aqui, amiga.

Fabrícia disse...

Posso tomar café da tarde na sua casa? Quero muito....aiaiai.
Bjcas.

Betechef disse...

Assim não tem quem resista.Já estou sentindo a crocancia só de olhar.
Bjs!

Silvia Arruda disse...

Depois de ver seus waffles...
Queroooooo uma máquina pra mim!!! :D

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Esse waffle deu MUITAAAAA água na boca.
bjs
Nani

risonha disse...

não tinha máquina de waffles mas acabei de receber uma há cerca de uma semana, mas ainda não usei.
acho que vou inaugurá-la com a tua receita.

Laurinha disse...

Goreti, benefício? menina, minha filha sorri de manhã cedo, ao vê-los no café da manhã.... acho que tá bom, né não!
A minha é da Cuisinart...

Anita, fica tão bom... ;P

Pipoka, vou fazer um fresquinho pra você. tá!

Monica, são delicioso, e você pode escolher a cobertura, à vontade!

Patricia, pois é, um a tentação e tanto, né não!!

Fabrícia, venha, estou te esperando!

Bete, não resista, não resista..... :)

Silvinha, viu só, efeito dominó!!!

Nani, então, sirva-se!

Risonha, e você vai ficar feliz da vida!!

Beijinhos meninas!

Mel L. Ramos Bryar disse...

não só eu vou querer experimentar, como o marido vai ficar doido por pelos menos 3 fatias!!!Aqui em casa somos viciados neste maravilha!!! Vou logo, logo postar um de laranja que fiz e ficou bem gostoso, mas os tradicionais...são sensacionais!!!Aqui em casa preparamos na hora mesmo, só trocamos o buttermilk...e assim, cm preparamos rapidamente acaba-se mais rápido ainda!!!bjs(linda foto!)

Sabrina disse...

Adoro seu blog e suas receitas também, essa receita de waffle, está de dar água na boca, para mim só com mel está bom demais.
Beijos
Sabrina

Sylvia disse...

Adoro waffles, e faz um tempao que nao faco, acho que é porque nao tenho acessorio. quadriculado na sandwicheira, minha mae , tinha. Me deu saudades e vontade de comer
Beijos

BETO disse...

Oi Laurinha, adicionei o seu blog à minha lista. Por favor, venha me visitar, e se vc achar que mereço, adoraria fazer parte da sua lista de links. Abraço. BETO.

Aline Neme disse...

Laurinha,

Essa máquina de waffles é meu sonho de consumo!!!!

Sempre vejo no shoptime e fico babando!!!!

bjundas

Beatriz Belliard disse...

hmmm que delicia, as fotos estao lindas ! beijinhos

Marcia disse...

Delicioso e lindo! Bj

Ana Canuto disse...

Minha receita também leva claras em neve e quando sobra também guardo na geladeira para usar posteriormente.
As crianças gostam no café da manhã dos finais de semana que acordam tarde e não têm aula....

Beijos e sorrisos

Cris disse...

Laurinha, waffles trazem boas lembranças... nunca fiz com fermento para pão... que interessante. Bjs!

Laurinha disse...

Mel, hummmmmmmmmm, quero ver!

Sabrina, então, somos duas!

Sylvia, existe também uma chapa de ferro... mas acho que na máquina é mais fácil...

Beto, já vou lá, agorinha mesmo!

Aline, programe-se...! Quem sabe! :)

Bia, obrigada, linda!

Marcia, hummmmmm, adoro!

Ana, é mesmo, tem cara de café da manhã sem pressa - realmente durante a semana é mais difícil...

Cris, é uma sugestão muito boa, uma das melhores que já experimentei!

Beijinhos,

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO SEU BLOG. AS RECEITAS SÃO ÓTIMAS.CHEGUEI AQUI POR ACASO. ESTAVA POCURANDO RECEITAS PARA POSTAGEM EM MEU BLOG E ENCONTREI. GOSTEI MUITO.VOU CLOCAR EM MEU BLOG NOS LINKS FAVORITOS.
OBRIGADO.

Laurinha disse...

Oi Osmar, tudo bem?
Bem-vindo!
Que bom que vc gostou destes waflles, são ótimos mesmo!
Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijinhos