segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bolachinhas Amanteigadas de Limão



Vocês se lembram das claras que ficaram ‘ociosas’, quando eu preparei os quindins? Uma boa opção para utilizar somente as claras dos ovos é este delicioso Bolo de Chocolate com Pecãs.

Agora, se a sua idéia for comer uns biscoitinhos deliciosos, eis uma ótima sugestão para utilizar parte daquelas claras. Ou de alguma sobra de claras que você tenha em casa...
Uma bolachinha deliciosa de limão. Ela é amanteigada, com as bordinhas crocantes e o centro macio.... fantásticas. Vi no Gourmandise e estava há séculos na minha ‘to-do-list’!

.
Nina, obrigada por nos presentear com esta delícia!


Rende 38 bolachinhas
115g de açúcar
zeste de 2 limões
115g de manteiga cortada em cubinhos de 2cm
3 claras de ovo
115g de farinha de trigo
½ colher (chá) de baunilha
1 colher sopa) de suco de limão, espremido na hora e coado
¼ colher (chá) flor do sal


Processe o açúcar e a zeste de limão por 30 segundos. Raspe os cantinhos e processe mais 30 segundos. Adicione a manteiga e processe por alguns segundos, ou até obter um creme. Com o processador na velocidade máxima, adicione as claras. Quando agregar, acrescente a farinha, colher a colher, batendo sempre. Quando incorporar, adicione a essência, o suco e o sal.
Coloque então em uma vasilha e misture com colher/espátula por um minuto. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.
Aqueça o forno à 190ºC.
Unte e enfarinhe duas assadeiras baixas. Pingue porções com auxílio de colher de chá, deixando um bom espaço entre elas (a massa espalha bastante na cocção). Asse por 10 minutos ou até dourar as beiradas. Espere amornar um pouco e retire da assadeira.
Coloque sobre uma gradinha para esfriar.
.

29 comentários:

Luciana disse...

olá, deve estar uma delicia!!!!
Beijo
Luciana

Anônimo disse...

Nossa, amo biscoitos de limão de todos os tipos...!
Ele fica crocante ou macio?
Parece delicioso, viu?
Beijinhos,
Renata.

Unknown disse...

kkkk queria ter participado desse chá, para matar saudades de vc e comer bolachas de limão que eu amoooo.
Querida boa semanaaaaaaaaaa.
bjs

moranguita disse...

que delicia de bolachinhas. optimas para acompanhar o meu cafe.
boa semana

laila radice disse...

hummm massa amanteigada, levinha, crocante-macia... ai eu quero!!!

e agora quero te dar os parabens mais uma vez, vencedora do colher ed tacho!

bjs

Goreti disse...

Adorei a receita, mas tenho que dizer que vidrei no serviço. Que lindo jogo!

Beijos!!!

Marizé disse...

Claras ociosas (gostei o nome) é coisa que não falta no meu congelador, e como eu e o limão andamos enamorados, esta é uma sugestão à minha medida.

Bj

Nani disse...

Com certeza essa será uma receitinha que irá pra minha lista, sempre fico com claras guardadas na geladeira sem saber o que farei com elas.
Beijos

Letrícia disse...

Ai, que delicados ficam! Da próxima vez que tiver claras sem destino, já sei o que fazer com elas!

Beijos!

Gourmandisebrasil disse...

iupi!
espero que a família tenha saboreado!
bjos

Neyma disse...

Laurinha querida,
Ai que chique estes biscoitos, com este serviço então...muito lindo e delicioso!! Adorei a produção! Tenho uns paninhos iguaizinhos a estes, que herdei de minha mãe, foram do enxoval dela, quer dizer...tem mais de 50 anos e continuam lindos como os seus.
beijinhos

Axly disse...

Ótimo uso para as claras e fica com uma carinha ótima!
Kisss^^

ameixa seca disse...

Que lindas com as raspas de limão verdinhas a dar a cor às bolachinhas :)

Paladares da Isa disse...

Bem, esse pratinho agora bem que ia.
Devem ser fantásticas.
Bjos

Leonor de Sousa Bastos disse...

Depois dessa sua descrição das bolachinhas e dessa imagem, acho que nem preciso de dizer que também fiquei tentada!...devem ser deliciosas!:)

mamaeuquerobolos disse...

Oi Laurinha devem ser maravilhosas!!!
Vou por nas minhas livro receitas.
Beijinhos

Marly disse...

Laurinha, docinho, finalmente encontrei um tempinho para vir aqui ver as suas delícias. Tava doida pra ver o risoto o pão etc. etc. Essas bolachinhas me parecem
ser também uma ótima sugestão para presentes feitos na cozinha!
beijinho

Pitadasdilu disse...

Amei a receita Laurinha, ainda mais que eu sempre tenho bastante clara congelada, vou fazer e vou ver o bolo também.
Bjos, Lú.

Luciana Macêdo disse...

Bolachinhas tentadoras e perfeitas para eu estrear uns "brinquedinhos" novos que comprei.
Bjs!

Valentina disse...

Laurinha querida, que delicia estes biscoitos. ainda mais servidos na tua linda louça.

Filipa disse...

Que bolachinhas bonitas e de facto são uma óptima escolha para quando sobram claras. Ficaram lindas e sendo de limão só podem ser maravilhosas!

beijinhos

Xana Bértolo disse...

Ai eu adorooo bolinhos de limão :)
bjinhus

Anônimo disse...

Que lindas! Tudo a ver com o chá da tarde! E mais uma opção para quando as claras estão a se acumular na geladeira. Vou anotar a receita

GreyScale disse...

Gostei muito...adoro bolos e bolinhos com limão!

carmencita disse...

Que delícia, adoro essas bolachinhas pra tomar com chá. E claras por aquí estão sempre sobrando, acertou em cheio.Anotado.Bjss

Laurinha disse...

Luciana, ficou super gostosa, os convidados adoraram!

Renata, como coloquei no post, é uma bolachinha mais macia, que fica com as bordinhas mais crocantes...

Nana, resolvo fácil fácil, é só fazer de novo... !!! Sábado nos encontramos!

Moranguita, foi como servi aqui em casa!

Laila, uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! YES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fiz com todo o carinho, idealizei tantas opções, esta foi a primeira...

Goreti, lindo né! Era da minha mãe, uma porcelana polonesa, do casório dela, então, tem mais de 50 anos...

Marizé, fiz com o limão verde, o thaiti, ou lima como vcs chamam. A Nina disse que o original usa o limão siciliano... deve ficar super boa também!

Nani, uma ótima opção!

Le, e depois me conte o que achou!

Nina, viu só! Meus convidados adoraram!

Neyma, então, são da mesma época destes..... também eram do enxoval da minha mãe...

Axly, e o sabor... delicioso!

Ameixinha, fiz as zestes mesmo, com o zester... quem quiser, pode ralar a casca, para 'casquinhas' mais miudinhas...

Isa, sirva-se, por favor!

Leonor, fiquei muito contente com o sabor!

Mamaeuquerobolos, e quando fizer, me conte!

Marly, é mesmo, adoro fazer bolachinhas para presentear!

Luciana, o bolo é 10! Adoro!!!

Lu, sou doida por brinquedinhos!!!! :DDD

Valentina, obrigada, linda!

Filipa, também adoro limão. Fiz com a lima...

Xana, hummmmmmm, eu também!

Talita, experimente sim!

Claudia, eu também adoro os cítricos!

Carmencita, vou experimentar com tangerinas...

Beijinhos a todos!!

Pimenta disse...

bolachinhas de limão, que bom!
bjs

Sandreane disse...

Laurinha, amei a receita.... Fiquei com uma vontade enorme de ser sua vizinha *rsrsrsrs*
Gostei tanto, que vou postar lá no Tigelacom os devidos créditos ;) Ok?
O serviço é lindíssimo, de uma delicadeza de detalhes que completaram perfeitamente esse momento de chá da tarde :)
Parabéns pelo Colher de Tacho :)
Abraços!!

adria disse...

ola,meu nome e adria,gostei muito dessa receita,mas me informa uma coisa o que è zeste,e ao processar e realmente no processador.