quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Panna Cotta com Amoras



Panna Cotta é uma sobremesa típica do norte da Itália, cremosa, leve, mas beeem calórica, afinal, é feita, basicamente, de creme de leite e açúcar. Pode ser servida tanto desenformada, como um flan, acompanhada de uma calda ou compota de frutas; ou mesmo em uma tacinha.
.
Como o Natal aqui no Brasil é em pleno verão, achei que esta seria uma ótima opção para servir aos convidados/familiares, seja como uma sobremesa após a refeição, ou mesmo num lanchinho, à tarde, bem fresquinho, leve, saboroso...
.

E desde que vi esta panna cotta com iogurte na Fer, marquei para experimentar.
Outro dia encontrei amoras lindas e na hora me lembrei da receita, então trouxe as amoras para casa.
Adoro amoras! Acho que é a berry de que mais gosto... sou capaz de comer um montão, sem preceber.. :DD

A panna cotta ficou deliciosamente cremosa, derretendo na boca, lembrando de leve que foi feita com iogurte, e leve também nas calorias... :DD

O docinho das amoras foi o complemento perfeito para a panna cotta!!!
Ou a panna cotta foi o complemento perfeito para as amoras??

O que vocês acham???



Rende 4 porções de 180ml cada
xícara medida 240ml

1½ xícaras de iogurte natural, escorrido
¼ xícara de creme de leite
¼ xícara de leite
1¼ colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de açúcar de baunilha
½ colher (chá) de baunilha
½ xícara de amoras lindas, fresquinhas, docinhas...


Coloque 2 xícaras de iogurte em um paninho e deixe escorrer, apoiado em uma penerinha, dentro da geladeira, para que o soro escorra e você obtenha então um iogurte bem cremoso.
Distribua as amoras nas tacinhas.
Numa vasilha misture bem o iogurte, o creme de leite e o leite.
Em um refratário pequeno, coloque a água e polvilhe a gelatina; não mexa, deixe que a gelatina absorva a água, por cerca de 10 minutos; leve ao microondas por uns 20 segundos, misture, mais 5 segundos, mexa, e repita 5 segundos caso necessário, até que a gelatina derreta, sem ferver. Acrescente o açúcar e a baunilha e misture bem.
Junte as misturas de leites e gelatina, e coloque sobre as amoras.
Leve à geladeira até firmar.




Sirva bem fresquinha.

62 comentários:

Marizé disse...

Parabéns Laurinha, essa combinação com amoras só pode resultar numa sobremesa sublime.
Vou ter de experimentar a versão iogurte, vou pois...

Bj

Dani Bros disse...

Ai que coisa mais deliciosa!!!
Adorei essa receita.
Bjks

Gourmandisebrasil disse...

a panna cotta tem o sabor tão puro, abre um leque para combinações!
bjo

ameixa seca disse...

Nunca comi e nunca fiz... acho que é porque não gosto de natal nem de chantilly. Tenho receio de não gostar! Mas o aspecto é lindo com essas amoras a acompanhar :)

Suzana disse...

Eu por mim acho lindamente, Laurinha! Comi uma panacotta em Londres que me deixou com vontade de fazer em casa, mas com iogurte nunca fiz. Hei-de experimentar. Parabéns, as cores ficaram lindas e o sabor certamente agradável!

Feliz natal!

Bj

Sylvia disse...

Que ideia maravilhosa , laurinha, a cor ficou linda e é perfeita para as festas
Bjs

Nani disse...

Estou com umas amoras lá em casa e não sabia o que fazer com elas, agora já sei. Menina você usou creme de leite de caixinha, latinha ou fresco?
Beijos

Laurinha disse...

Marizé, fiquei muito feliz com o resultado, achei que valeu a pena!

Donna Dani, super deliciosa, aqui em casa foi aprovada!

Nina, é verdade, dá para brincar com sabores, cores, aromas...

Ameixinha, a textura não é nada parecido com chantilly, lembra mais um flan cremoso... quem sabe fzendo uma porção menor...

Suzana, obrigada! As versões são inúmeras mesmo...

Sylvia, procuro sempre fazer uma sugestão mais leve, este ano será a panna cotta!

Nani, usei o fresco. E já fiz com o de caixinha, que também ficou super gostosa. Nunca fiz com o de latinha....


Beijinhos, meninas!

Odete disse...

Deve ser mesmo deliciosa feita com yogurt e a combinacao com amoras parece perfeita.

Beijos

Ana disse...

Ahh, agora voce me cutucou aqui Laurinha! Eu AMO Panna Cotta, eh uma das minhas sobremesas preferidas!!(junto com sorvete! rs!) Adoro doce cremoso e mais cremoso q panna cotta eh dificil. Fora q eh taaao gostosinho esse doce, ne?!!
A sua esta linda e com amoras... humm, eu tbem sou fa e assim como voce como um montao numa sentada, feliz da vida e sem perceber!
Beijos!
Ana

Unknown disse...

Laurinha, eu amo Panna Cotta e essa receita com iogurte já está anotada. Uma delícia!


Bjus e Feliz Natal!

Axly disse...

Laurinha querida!
Você acabou de resolver meus problemas! Há séculos eu namoro uma panna cotta, mas sempre vinha a culpa por ter tanto creme de leite.
Mas agora, ahaaaaa!
Vou fazer^^
Só não prometo as amoras, porque aqui andam muito dificeis.
Kisss^^

Gina disse...

Laurinha, essa panna cotta é uma sobremesa muito boa para os dias quentes. Ficou linda a sua.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Pannacotta feita com iogurte eu ainda não conhecia. Parece uma ótima idéia para se cortar um pouco as calorias.
O contraste das cores ficou lindo e para o final de uma refeição farta, fica sendo uma ótima sugestão.
Boa sorte!
Bjs :)

Mari disse...

Laurinha amada, sempre fico babando com as delícias que você posta!! Panacotta com iogurte para mim também é novidade... adoreiii!!
Com certeza vou fazer qdo voltar de viagem...
Um natal maravilhoso, e um ano novo repleto de bênçãos divinas.
Bjo grande,

Mari

risonha disse...

parceirinha, ficou fantástico....
ainda há uma taça para mim?
é que eu adoro frutos vermelhos.

Anônimo disse...

Estou pra experimentar essa tal de Panna Cotta há um tempão! Gostei dessa idéia de fazer com iorgurte! Vou anotar a receita!
Difícil responder a sua pergunta!! Amora é tudo de bom!

carmencita disse...

Vou dizer o que eu acho, p-e-r-f-e-i-t-o!!!Com essa redução do creme de leite e a adição do iogurte, e com amoras, nota mil, que tentação esses bocados e eu aquí só olhando?????Vou partir pra ação, só me faltam as amoras.Bjss

Leonor de Sousa Bastos disse...

Eu gosto imenso de panacotta!...essa versão light com iogurte ficou com um ar tentador!...
A mistura com as amoras é perfeita!:)

Silvia Arruda disse...

Um arrasoooo!!!

Tânia disse...

Arrasou, Laurinha!
Essa combinação maravilhosa de iogurte com as amoras (que por sinal estão lindas nessa época) é irresistível!
Adorei!
Beijinhosss

Valentina disse...

Laurinha, acho que foi uma ótima pedida.Elas são versáteis e voce pode variar bem.

Natália Eleutério disse...

A avaliar pela beleza das fotos, esse panna cotta é tudo de bom, um Santo e Feliz Natal, bjs.

Café Vinil Poá disse...

OI Lau,,, passei aqui ara desejar um mágico natal a vc e sua familia....
Beijos

susana disse...

Oi,laurinha
Deve ser muito bom esse panacotta.
Um Feliz Natal e Bom Ano novo

Mónica Pinto disse...

Uma delícia cremosa e frutada. Bom demais!
Desejo-lhe um excelente Natal cheio de coisas boas!
Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Panna Cotta é uma das sobremesas favorita dos homens dqui de casa, vou experimentar fazer com amoras, para variar.
Aproveito para desejar a você e sua família um Natal abençoado e um Ano Novo repleto de felicidades.
Beijinhos!!!

Priscila Beneducci disse...

Como sempre fazendo bonito. Pannacota com amoras, deve ser pra lá de bom... Laurinha agora é madrugada do dia 23, só assim para conseguir um brexinha e te desejar um Feliz Natal, cheio de alegrias. Um beijão do coração da Pri de MG

Cris disse...

Laurinha, amei conhecer você e dar um rosto ao seu blog que agora está personalizado heheh. Agora que seremos quase vizinhas podemos nos conhecer melhor, eba, você aqui pertinho... beijocas, bom Natal!!!

Unknown disse...

Flor, linda linda e linda e doce de pessoa (tem mtas abelhinhas perto de você?!)
Vim desejar um feliz Natal repleto de Luz e felicidade.
Mil beijos

Rita disse...

Que maravilha;)
Feliz Natal!

Rosi disse...

Laurinha, Feliz Natal! Bjo grande pra você e sua família. Rô.

Ana disse...

Ja comentei aqui q esse doce esta lindissimo mas queria dar mais uma passadinha para desejar um FELIZ NATAL para voce e sua familia Laura!!
Que o seu dia de Papai Noel seja recheado de gostosuras e alegrias!
Beijos!
Ana

angela disse...

maravilhosa, uma pena que não tenho amoras frescas no momento. anotada.
feliz ano novo. bjs

anna disse...

Hoje, o meu computador não bloqueou ao chegar aqui. Vou aproveitar para te desejar 1 fantástico 2009!
Beijinhos.

Nysa disse...

acho que o teu panna cotta ficou bem melhor do que o meu ;-) aproveito para desejar a continuacao de boas festas ;-) beijocas

Lua Limaverde disse...

Laurinha, quero te desejar um feliz 2009, tudo de bom! Beijos! :D

Paladares da Isa disse...

Que delicia!

Excelente 2009, tudo de Bom.

Beijos

Xana Bértolo disse...

Laurinha, passei pra lhe desejar 1 excelente ano novo, cheio de coisas boas :)
bjinhus

Cininha disse...

Que bela combinação essa iogurte e amoras, deve ficar muito bom:-)
Tenho um desafio para si lá no meu blog, que me passaram a mim e me foi muito dificil responder, mas como tenho que o passar para 8 escolhi os que gosto mais e penso que ainda não participaram.
bjinhos

Eli disse...

Laurinha você é tudo de bom, um astral legal, uma pessoa doce eu simplesmente AMEI conhecê-la!

www.saboresdalica.blogspot.com

Marcia Rosa disse...

Laurinha,
que sobremesa maravilhosa! Ficou muito original com a calda por baixo...Um ano com muita saúde, paz e mais receitinhas...
bjs

Anônimo disse...

Olá!
Trabalho para o Portal Profissional de Alimentação Cozinhanet e estou em missão de cadastramento de Blogs e Blogueiros, fico no aguardo de um e-mail de vocês para que possamos manter contato!
Podem enviar para renata@cozinhanet.com.br
Abrçs
Grata!

Priscila Beneducci disse...

Oi Laurinha, voltei ontem, hoje é 07/01. Passei por aqui para te desejar um feliz ano novo. Tenho certeza que 2009 será otimo. Suas ferias estão mais prolongadas que as minhas, que delicia! Um beijão da Pri (MG)

Goreti disse...

Extremamente calórica, e extremamente deliciosa. Agora a versão ligth tbm agradou muito, e com amoras, as jóias negras da estação!

Beijos!!!

Ana Prazeres disse...

A foto mais descrição deixou-me a babar...

Beijinho grande e bom ano!

Unknown disse...

Laurinha, que saudades de você mulher, um feliz 2009 para ti e a sua familia, claro boa mudança hehehe por isso que deve ter sumido né?!
Bjss

risonha disse...

Parceirinha, onde andas tu??
Já estou a ficar preocupada com a tua ausência, ainda hoje deixei uma mensagem no meu blog demonstrando a minha preocupação.
espero que esteja tudo bem contigo.
volta depressa que já tenho saudades tuas!

Andréa Almeida disse...

Huuuuuuuuuum, panna cotta é tudo de bom!!! e esta, está mais que perfeita. Nora 1000

Unknown disse...

Oi Laurinha! Esse blog continua cheio de delícias, adorei!
O kit comemorativo dos 55 anos de Quaker chegará para você ainda essa semana. Espero que goste e aproveite bastante as receitas. Um abraço!

Unknown disse...

Laurinha querida, tenho sentido sua falta. Você está bem? Amiga, já estou até preocupada!

Espero que vc esteja bem, se Deus quiser.

Beijão

Cris disse...

Laurinha dear, seu blog tá ficando mal nutrido, volta logo! :-) Saudades, bjs

Anônimo disse...

Que delícia Laurinha =)
Um 2009 cheio de pitadinhas gostosas pra você!!!

Nereime disse...

Também sou fã de amoras, então eu voto nelas ...como o complemento ideal para a pana cota!!!
bjs

Luciana B. disse...

Laurinhaaaaaa... cadê você??

Eli disse...

Laurinha eu também quero noticias suas, não peguei seu telefone no encontro, mas espero que esteja tudo bem, e que tenha curtido as férias. :)

www.saboresdalica.blogspot.com

Lina Jehle disse...

Deixei um desafio ou uma trapaça pra ti lá no meu blog !! kakakakak

Bjs, fica bem

Glau disse...

Laurinha, vc está tão sumida... cadê tu, tatu? bjos, glau

Ana Carolina Portella disse...

Amo Pannacotta! Essa está com uma cara deliciosa! Super boa ideia! Bjs

Flavinha disse...

Saudades de você, Laurinha... Porque anda sumida?

Beijocas

ANA LÚCIA disse...

Vim passear no seu blog e gostei. Voltarei mais aqui. Aproveito para convidar você para conhecer meus blogs - será bem vinda:
wwwarteeeefeito.blogspot.com
wwweunacozinha.blogspot.com
www.lembrancasecarinho.blogspot.com
Abçs,
Ana

Valentina disse...

Acho que a combinação é perfeita. E a idéia de faze-la no natal é ideal. Sobremesa bem refrescante. Como voce também adoro amoras. E por aqui se acha muitas nesta época.