sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cookies de Aveia e Passas



A aveia tem caído nas graças da minha filha. Antes era totalmente avessa - sem ter experimentado... Depois destes Biscoitos de Aveia que preparei outro dia - que faço deste sempre e que ela nunca tinha provado - porquê são de aveia, mãe, e eu não gosto de aveia!, vira e mexa ela me pede para fazer uns cookies, ou bolachinhas, ou biscoitinhos, ou barrinhas...

Acho que aveia e uvas-passas combinam muito bem com canela. E estes cookies combinam os tres! Quem sabe desta vez ela prova uva-passa e gosta....mas não gostou. Disse que os cookies estavam deliciosos, mas deixou as uvas-passas de lado... fazer o quê! Eu tentei!

Caso você também não goste de uvas-passas, simplesmente não as coloque.

Tomei como referência uma receita que está no livro 'Bake ... and Smile" de Duncan Style (de 1967), que minha amiga Isa me emprestou.... lotado de preciosidades típicas norte americanas... Aos poucos vou experimentando e postando.
Estes cookies são realmente deliciosos, já preparei algumas vezes. Eu prefiro - e ela também! os cookies mais macios. Se você prefere mais crocantes, é só deixar mais uns 2-3 minutinhos no forno, OK! Utilizar margarina ao invés da manteiga também faz com que os cookies sejam mais crocantes!
.



Minha adaptação rendeu 37 cookies de cerca de 5,5cm de diâmetro
Xícara medida 240ml

½ xícara manteiga, sem sal
½ xícara açúcar mascavo – meça bem apertadinho
¼ xícara açúcar cristal granulado orgânico
1 colher (chá) baunilha
1 ¼ colheres (chá) canela em pó
1 pitada noz-moscada, ralada na hora
½ colher (chá) sal
1 ovo grande
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¾ xícara farinha de trigo
1 ½ xícaras aveia em flocos
½ xícara uvas-passas


Pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte levemente uma assadeira ou forre com papel manteiga (eu preferi utilizar o papel manteiga).
Bata a manteiga com os açúcares, a baunilha, canela, noz-moscada e sal, até obter uma mistura homogênea; acrescente o ovo e bata até bem cremoso.
Acrescente o bicarbonato e a farinha, até tudo bem incorporado; junte a aveia e as uvas-passas, mexendo bem.
Com a ajuda de uma cookie scoop – usei uma de cerca de 3,5cm de diâmetro, ou de 2 colheres de sobremesa, coloque porções iguais de massa na assadeira já preparada, deixando espaço entre os biscoitos, pois espalham bastante.
Coloque-os para assar por 11 a 14 minutos, virando a assadeira na metade do tempo, para que assem por igual.
Eu prefiro cookies mais macios, então, deixei por 11 minutos, quando as bordas dos biscoitos já começaram a ficar levemente douradas, eu já tirei do forno.

Retire a assadeira do forno e deixe os cookies esfriarem sobre uma grade.

32 comentários:

Glau disse...

Laurinha, conheço esta história.. só que aqui em casa é com o meu gatinho...
ele ama aveia!

bjos querida e delicia de biscoitinhos! Glau

♥ mesa para 4 disse...

Estes cookies estão lindos...beijinho

risonha disse...

eu adoro tudo o que leve aveia.
estes cookies já estão na lista.

Marizé disse...

Eu sou doidinha por bolachas de aveia, e a piolha também, o problema são as passas (para ela, pois eu gosto) por vezes coloco pepitas de chocolate e ficam uma perdição.

Aguardo com ansiedade mais receitas dessa preciosidade de livro.

Um bj e bom fim de semana

Goreti disse...

Tbm acho essa tripla combinação perfeita, e o meu pequeno como sua filhota tbm não gosta das uvas passas. Ô criançada preconceituosa, coitadinha da bichinha, tão gostosinha!
Receita the best!

Beijos!!!

Nani disse...

Gosto muito de receitas que levem aveia, ficam super macias.
Seus cookies ficaram lindos!
Beijos e ótimo final de semana!

carmencita disse...

Ficaram lindos e eu adooooro cookies, como tenho recomendação médica para ingerir bastaaaante aveia, a danadinha varre o colesterol das astérias e ainda é ótima fonte de fibra, ESSA RECEITA CAIU COMO UMA UVA, vou ver se faço ainda pro fim de semana.Bom fim de semana para você minha querida. Bjss

Andrea Dohashi disse...

Eu me rendi a aveia, e agora sempre anota receita que as usam, então... receita anotada!
Beijocas

Luciana B. disse...

Huuummm Laurinha, tem tudo o que eu gosto nestes biscoitinhos! Amei :)

Ba disse...

Laurinha, que delícia! Adorei a receita, e também sua praticidade!
Tenho preguiça de fazer cookies/biscoitos, mas assim já fica bem mais fácil!

Beijocas

ameixa seca disse...

Entendo perfeitamente a tua filha... eu também deixo as passas de lado :) Não consigo gostar delas... só como na passagem de anos para ver se tenho sorte ;)
Mas aveia eu adoro, estou para fazer biscoitos de aveia mas tenho tantas receitas que ainda falta chegar lá!
Bom fim de semana :)

Laurinha disse...

Glau, eu também adoro aveia... desde a clássica banana com aveia e me, os crumbles, cookies, bolos, pães... adoro!

Mesa para 4, obrigada! ficaram deliciosos...

Risonha, experimente mesmo, são ótimos!

Marizé, é mesmo, da última vez que os fiz, colouei gotinhas de chocolate... ficam ótimos mesmo...
o livro é uma coletânea de receitas de 'dona-de-casa', onde cada uma contribuíu com sua melhor receita... só pérolas!

Goreti, tb acho que é pura preguiça de experimentar, preconceito mesmo...

Nani, e estes são sem chocolate, perfeitos procê! :DD

Carmencita, delícia!!! Macios ou mais crocantes, ficam ótimos!

Andrea, tb adoro aveia, sempre coloco no meu iogurte pela manhã!

Luciana B., oba, vamos então omer juntas!

Ba, estes são bons mesmo tb neste sentido, nada de abrir massa com rolo, cortadores, reamassar, abrir...

Ameixinha, já eu adoro! Brancas, Escuras... aferventadas um tantinho no vinho, aiai, divinal!


Beijinhos a todos!!

Ana disse...

Eu AMO AVEIA!! Adoro mesmo, em tudo, cookies, barrinhas, bolachinhas, vitamina, aveia eh muito bom!
Meus cookies favoritos sao sem duvida os de aveia, a combinacao da aveia com a canela e o cheirinho que eles deixam no ar enquanto assam eh simplesmente intoxicante de tao bom q eh nao eh mesmo Laurinha?!!!
Sabe q eu nao sou la "aquela" fa de uvas passas (ate como elas no panetone! rs!!) entao quando faco aqui em casa eu prefiro eles sem as uvinhas, ou entao coloco chocolate chips q sei q todo mundo gosta!
Por outro lado meu filho AMA uvas passas! Aqui em casa sou eu quem separo as frutinhas e meu filho que as devora! :-)
Beijos!!
Ana

Filipa disse...

Laurinha, esses biscoitos estão uma perdição... Canela, aveia e passas de uva juntos só podem resultar muuuito bem. Já tenho a receita anotada para fazer

beijinhos e bom fds!

Mari disse...

Laurinha querida, que delícia... aqui em casa, eu sou aveia-maníaca, mas o Marcelo e a Isa também gostam... preciso fazer umas receitinhas com a dita cuja, e estes cookies com certeza foram para a lista... =D
Ficaram magníficos, como tudo o que sai dessa cozinha linda e mágica.
Bjãooooooooooo!!

Unknown disse...

Laurinha, eu faço esses cookies para vender e é um sucesso garantido.
Também é natural, nem precisamos nos preocupar com os kg extra por causa do chocolate hehe
É uma pena que não consiga ir, queria tanto te conhecer, fica para a próxima.
Boa mudança (sempre quis morar no interior).
Bjs e bom final de semana querida.

Álefe Souza disse...

Que interessante o seu blog!! Gostei da receita! Vou experimentar!!

edinha disse...

Ficaram com um óptimo aspecto e devem ser deliciosos
Beijinho

Neyma disse...

Amiga querida,
De uma passadinha no Vó Mindoca que tem um presentinho para vc!
beijinhos

Priscila Beneducci disse...

Oi Laurinha, amei a receita e anotei. Já preparei outra com Aveia, a sua está saindo mais baratinha de fazer do que eu fiz antes. Um beijo da Pri - Minas Gerais.

Pitadasdilu disse...

Gosto demais de aveia, em bolos, biscoitos, com banana... huumm...
Seus cookies ficaram apetitosos.
Por que os filhos são assim, dizem não gostar e a grande maioria das vezes nem provaram.
Bjos, Lú.

Cláudia disse...

Tbm gosto muito de aveia e tão saudável. Estes cookies vou fazer com certeza!

bjs

Odete disse...

Amo aveia e esses cookies alem de gostoso, sao saudaveis.


beijos e boa semana

Aline Neme disse...

Os cookies estão lindos!

Aqui em cas também temos comido muita aveia... até na salada de alface... e não é que fica bom!
hehehehe

Bjundas

Cris disse...

O livro é um pouquinho mais velho que eu, hihi. Deve ficar muito bom Laurinha e prefiro mais macios também. Você já está escondendo na lata de cookies para a noite de Natal ou não sobrou nada? :-)

Nysa disse...

pois é... só é preciso encontrar uma maneira de cozinhar certos ingredientes para comecarmos a gostar. estes cookies parecem-me muito bem ;-) beijoca

Letrícia disse...

Laurinha, todas as suas receitas têm dicas legais. Adorei saber como deixar os cookies mais crocantes (eu prefiro assim).

Acho que vou testar essa receita com flocos de quinoa, será que fica bom?

Beijos!

Laurinha disse...

Ana, somos duasa amar aveia!!
Sabe que nunca fiz com chocolate? alha só... já fiz com coco, com mel, com outras frutas secas... mas com choco não... vou experimentar da próxima vez!

Filipa, muito, muito bom!!

Mari, obrigada, vc é um doce!

Nana, vc tem razão, já fiz bastante tb, uma receit super parecida...

Álefe, bem-vindo! E depois me conte o que achou!

Edinha, são sim, vale a pena experimentar!

Neyma, Vou lá jájá!

Priscila, experimente e me conte!

Luciana, pois é, mas paladar tb amadurece!

Cláudia, delícia!

Odete, come-se com menos culpa! :DD

Aline, vou experimentar!

Cris, as latas, as latas!!! Este ano serão cookies e mais cookies! :DD

Nysa, então, só um pouquinho de curiosidade e coragem, e pronto!

Le, olha, nunc fiz quinua em casa... não sei, só experimentando, né não!

Beijinhos a todos!

Valentina disse...

Querida, me dê um cookie deste pois amo aveias. vou colocar a chaleira para ferver e tomarei um chazinho para acompanhar.te aguardo.

Anna disse...

Eu faço muito cookies, o pessoal gosta, mas normalmnte só com gotas de chocolate, vou experimentar o seu.
beijos

Claudia Lima disse...

Adoro cookies com aveia, pois adoro aveia. Acho que é um dos alimentos mais maravilhosos que existe na natureza!
Bjs :)

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Eu tava fazendo uma dieta que exigia cookies de aveia com passas, tinha que comer 3 no lanche da tarde, então pensei vou no blog da Laurinha ela deve ter uma receita dito e feito e perfeito, ficaram divinos e tornaram a dieta muito melhor, obrigada e parabéns!!!