sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Bolo Xadrez



Eu quis servir um bolo gostoso aos amigos do meu filho e escolhi um divertido: o Bolo Xadrez. Fiz à noite, no dia anterior, para que não houvesse correria no dia e me atrapalhei na montagem do bolo.... depois de tudo pronto – eu achava que já estava pronto o xadrez, vi que não tinha feito direito... descolar e recolar novamente, resultou em algumas perdas... Siga o modo de preparo abaixo, que não vai dar erro – só não faça com sono, senão...
E quanto às perdas, bem, foram as primeiras a serem petiscadas, para experimentar se tinha ficado bom...
Aproveitem!


Bolo branco
1 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga ou margarina sem sal
2 ovos
1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite

Bolo de chocolate
1 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga ou margarina sem sal
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara de chocolate em pó, para o bolo de chocolate
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite

1 lata de leite condensado cozido na pressão, para fazer o xadrez

Cobertura
1 lata de creme de leite
400g de chocolate cobertura meio amargo


Comece pela cobertura
Pique o chocolate em pedaços pequenos e junte ao creme de leite e leve ao microondas em um refratário médio, na potência média, por cerca de 2 minutos, mexendo a cada 30 segundos, até que o chocolate já esteja completamente derretido. O tempo total poderá variar, de acordo com a força da energia elétrica no momento do uso do microondas. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Os bolos
Bata o açúcar com a manteiga e as gemas, até obter um creme homogêneo.
Sem bater, adicione o leite alternado com a farinha e o fermento peneirados juntos. No caso do bolo de chocolate, peneire a farinha de trigo com o chocolate e o fermento em pó.
Misture as claras delicadamente.
Coloque em 2 fôrmas iguais untadas - usei formas de 21x27cm, e asse no forno pré-aquecido 180ºC – faça o teste do palito. Assei os 2 bolos ao mesmo tempo, ficaram por 30 minutos.
Desenforme morno.


Montagem
Acerte as tampas dos bolos, para que fiquem da mesma altura. Corte as laterais do bolo, que talvez estejam tostadinhas e crocantes – reserve para beliscar...
Passe uma fina camada de doce de leite e coloque um bolo sobre o outro.
Corte ao meio – pelo lado maior, ficando então com 2 metades.
Passe uma fina camada de doce de leite sobre a superfície de 1 das metades e coloque a 2ª metade sobre a 1ª, de modo que fiquem 4 camadas de bolo, alternadas entre branco e chocolate.
Corte, no sentido do comprimento 10 fatias de 2 cm de largura, e, já no prato de serviço, coloque as fatias refazendo o bolo, uma ao lado da outra, alternando: ora o bolo branco para cima, ora o bolo de chocolate para cima, unido as fatias com doce de leite, formando então o tabuleiro de xadrez. Pressione delicadamente as laterais do bolo, de forma a ajudar a unir bem as fatias.
Passe a cobertura com uma espátula por todo o bolo.



Sirva a seguir.

17 comentários:

anna disse...

Não sei se me atrevo...
...a comê-lo, de certeza!
Está fantástico!!!

Agdah disse...

Laurinha, aí não vende aquele acessório de fazer bolo xadrex ou o kit com as formas e o acessório não? assim não precisa cortar e colar, já assa pronto. Mas, menina, ficou legal o seu, e sem o tal acessório, que danada!

Fer Guimaraes Rosa disse...

NHACK!!
Que coisa de bolo.... hmm_hmmm!
um beijo,

Cláudia A. disse...

Que bolo apetitoso. Os amigos do filho devem ter adorado.

Patricia Scarpin disse...

Ficou bonito, Laurinha - é difícil fazer esse bolo, hein?

Silvia Arruda disse...

Que delícia!! Deu água na boca!! Essa cobertura então... hummm

Sarita disse...

Ai Laurinha agora é k eu tenho mesmo k arranjar essa forma para bolo xadrez.:)
Bjitos

Laurinha disse...

Annz, atrava-se sim! ;)

Agdá, realmente não tenho o tal trem. Sabe que uma vez eu fiz direto na assadeira, usando 2 mangas de confeiteiro, e já assou tudo xadrezinho, mas acho que deu mais trabalho, pois todos os riscos tinha de ser da mesma espessura... bem, brincar é brincar!

Fer, ainda bem que vc defendeu o seu!

Cláudia, acho que as crianças gostaram sim! :)

Patricia, não, só um pouquinho de arquiteto.... ou de pedreiro? :D

Silvia, ganache é tudo de bem, né!

Sara, coragem, faça sem a forma!

Beijinhos, meninas

Migas disse...

Que maravilha que bolo! Lembra-me a minha infância pois a minha mãe tinha umas Teleculinárias antiquíssimas e vinha numa delas esse bolo...Ficava sempre a imaginar como devia ser difícil! Parabéns, o seu ficou perfeito! :o)

Valentina disse...

Ah, que linda fatia. Adorei a montagem. E acho que já o vejo na minha cozinha bem em breve.

laila radice disse...

laurinha vc explicou de uma maneira tão fácil que acredito q nao tem erro...ficou lindo e seu filhote deve ter amado! bjos

Marizé disse...

Que beleza de bolo, deve ser uma tentação.

Laurinha disse...

Migas, que bom que traz boas lembranças!

Valentina, super obrigada!

Laila, sabe que para ele foi só mais uma bolo, que 'ficou bom'... ele não é chegado a doces...

Marizé, é sim! Obrigada!

Beijinhos,

Eli disse...

Que lindo!!

Cris disse...

Meu filho do meio que gosta de bolo de chocolate, mas eu que babei agora!

Anônimo disse...

aprendi na tv um jeito mais facil cfaça as duas massas de modo que fique durinhas a branca como a de chocolate coloque as massas num saco de confeitaR SEM BICO E COLOQUE UMA CAMADA DE BRANCO OUTRA DE CHOCOLATE UMA BRANCA E ASSIM VAI ATE COMPLETAR A FORMA DE POIS NA OUTRA FORMA COMEÇE COM A MASSA DE CHOCOLATE E TERMINE COM CHOCOLATE POEM SEU RECHEIO E CORTE VAI SAIR XADRE

Tati disse...

Nossa adorei esse bolo, fiz esse bolo e aqui em casa todo mundo adorou ficou muito bom,tive um pouco de dificuldade para montar mais no final foi recompensador.ficou uma deliciaaaaaaaaa...