sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Brioche de Batatas



Minha vó Lourdes cozinhava muito bem. Meu pai e minhas tias diziam que ela passava o dia inteiro na cozinha, preparando quitutes e mais quitutes. Não tive a oportunidade de aprender com ela, mas algumas receitas, que foram colocadas no papel, eu tive a chance de experimentar fazer. Essa é uma delas.

Como eu não tinha fermento fresco na geladeira – se a gente se descuida eles logo ficam impróprios para uso - utilizei fermento biológico seco – 1 envelope de 11g.
Aproveitem!


200g de batatas cozidas e passadas pelo espremedor, ainda morninhas
½ kg farinha de trigo
2 tabletes fermento biológico fresco
½ copo de água morna – 125ml (morna, só se o dia estiver muito frio, caso contrário, pode ser à temperatura ambiente...)
1 colher (sobremesa) de sal
200g de margarina
3 ovos ligeiramente batidos
1 pitadinha de açúcar
Queijo parmesão ralado para polvilhar para versão salgado
Gema ou leite para pincelar


Opção: recheio
250g peito de peru picado
250g queijo gruyère picado


Faça uma esponja, misturando ½ xícara de farinha de trigo com o sal, o açúcar e o fermento dissolvido na água morna. Se utilizar o fermento seco, misture-o à farinha com o sal e o açúcar, acrescente a água e misture bem. Deixe quieto por 15 minutos.
Coloque as batatas no bowl da batedeira com o gancho, acrescente a margarina e os ovos e bata bem. Acrescente a esponja e o restante da farinha, aos poucos, e deixe bater bem uns 15 minutos - a massa, após bem batida, solta-se do gancho. Vai ficar uma massa pegajosa.

Se quiser fazer o brioche recheado, com metade da massa, forre uma forma 22cm x 28cm untada, coloque o recheio, cubra com a outra metade da massa, pincele com gema ou leite, polvilhe queijo parmesão ralado e deixe crescer, até dobrar de volume.

Caso prefira sem recheio, coloque toda a massa na forma, pincele com gema ou leite e polvilhe queijo parmesão ralado - caso queira um brioche salgado.

Desta vez, eu fiz 2 pães, em formas de pão/bolo inglês 11x28cm, um polvilhado com queijo, outro sem.



Para crescer, eu coloco a forma dentro de um saco plástico, encho de ar, fecho e deixo num lugar seco e sem vento – normalmente dentro do forno de microondas SEM LIGAR, é lógico.

Veja como cresceram - ficaram bem fofinhos!


Leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por 15 minutos, aumente para 180ºC e deixe até dourar. Os pães assaram num total de 45 minutos.

Assim que saíram do forno!



Desxe esfriar sobre uma grade.

O brioche poderá ser servido com manteiga, manteiga e geléias, requeijão... ou à sua escolha!

Bom apetite!


P.S.
Aprendi com a Laila a fazer uma estufinha no forno com água quente, para que os pães cresçam melhor, veja no pão de abacate.
Foi o que eu fiz hoje, e ficaram ótimos! Obrigada, Laila!

14 comentários:

Geórgia disse...

Desde que comprei a minha máquina de pão - há mais de 1 ano - as crianças ficaram viciada em comer pão quentinho e feito em casa. Adorei sua receita por ser nutritiva. Vou fazer para eles amanhã. Bjs.

Sarita disse...

Por acaso nunca fiz pão,mas para aprendermos temos k nos meter a fazer.O teu pão ficou k um aspecto maravilhoso.Bjitos.

anna disse...

Fiquei curiosa com este brioche...
Tem tudo aspecto 5*****!
Beijokas.

laila radice disse...

Laurinha estava me deliciando com essa maravilha da vo lourdes e encontro um link pra mim, que graça!fico feliz que tenha ajudado o truque da água, eu tbm não sabia mas pro fermento crescer não basta a temperatura a umidade tbm deve estra alta. adorei seu brioche, ficam lindos! bjos

Valentina disse...

Achei esta tua receita ótima. E a apresentastes tão bem...que deu vontade de fazê-la.

Akemi disse...

Laurinha, que delícia de brioche! O uso de batatas deve deixá-lo super macio! Vou guardar a receita e testá-la para um lanche caprichado! ;-)

Laurinha disse...

Geórgia, que bom que vc gostou. Só que nunca fiz em máquina de pão.... me diz depois como ficou, tá! :)

Sara, adoro fazer pão, na batedeira ou na pedra mesmo... :))

Anna, obrigada, e o gosto tb é 5*!

Laila, tks procê tb, aproveitei a dica na hora! :D

Valentina, obrigada linda!!

Akemi, fica sim super macio!

Obrigada, meninas!!

Elvira disse...

Fantástica! Amei a ideia de fazer brioche com batatas. :-)

Marizé disse...

Que delicia, deve ficar uma massa muito fofinha. Receita 5 estrelas!

Anônimo disse...

Laurinha, tenho vontade de testar o brioche há séculos...desde que ganhei minha máquina de pão (ano passado!) mas nunca fiz. Essa sua receita parece maravilhosa! Vou fazer logo!
Beijos e ótima semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Laurinha disse...

Elvira, super obrigada, seu elogio para mim é 10!

Marizé, é sim fofinha e deliciosa!

Verena, assim que fizer, me diga como ficou!

Beijinhos, meninas!

Unknown disse...

Laurinha querida, será que consigo fazer na MFP? Qualquer dia desses tentarei. Realmente esse lindo pão ficou divinal.


Um Beijão e Feliz 2009!!!

Laurinha disse...

Ana, não vejo problemas fazer na máquina... nunca fiz!
Me conte depois como ficou!
Beijinhos

Anônimo disse...

Laurinha, estou encantada com suas receitas e a forma com que as comenta. Ontem testei a receita deste brioche de batatas, ficou maravilhosa e todos amaram.
Já tirei cópia de várias outras e testarei com certeza em breve.
Muito obrigada.
Beijinhos
Solange Guida