segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Glacê Real

O Glacê Real é ótimo para qualquer ocasião, mas acho que principalmente na época de festas, este glacê têm diversas utilidades, salientando:

- para cobrir um bolo de frutas e servir de 'cola' para os frutos secos como nozes por exemplo;

- para decoração de cookies, pois aceita bem os corantes para fins alimentícios.

Já deixei o meu preparado para quando eu for utilizar...

É só conservar num recipiente - de vidro de preferência, bem fechado, à temperatura ambiente.


xícara medida de 200ml

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (115g)
1 colher (sopa) de claras (10g)
2 colheres (sopa) de suco de limão (30ml)

Misture os ingredientes até obter um glacê homogêneo e utilize. Caso prefira prepará-lo com antecedência, deixe-o coberto com um pano úmido até o momento de utilizar.

Se ficar mole, acrescente mais açúcar de confeiteiro.
Se, ao contrário, ficar muito espesso, adicione um pouco mais de clara e bata bem para ligar.
Mantenha a tigela em que está o glacê tampada com um pano úmido quando não estiver utilizando, pois ele seca muito rápido.

Se quiser colorir o glacê, use corante em gel e adicione ao glacê depois de pronto.

13 comentários:

anna disse...

As coisas que se aprendem por aqui...
Obrigada pelas dicas.
Beijokas.

LARINHA! disse...

que lindos os glaces das MINHAS BOLACHINHASSSSSSSSSSSS!!!
Me enganou direitinho heim???
Eu sempre pensava:"bem que podia ser a laurinha que me tirou,ela é tão queridinha!!"

ameiiiiiiiiiiii

um beijão amiga secretíssima!!!

® disse...

Lau,
Acredita que pedi essa receita pra Cinara?!:] e agora vc aparece com tantas dicas...gostei 'purdimais'!
Vou aproveitá-las ao máximo!
Beijinhos!:]

Marizé disse...

Laurinha, você é uma mestra!

Beijocas

LARINHA! disse...

Laurinha!!!
que delícia minha bolachinhas!!!
cada mordidinha!!
mas dá uma peninha elas estão tão lindas!!!
ah e a receitinha sai ou não??será que eu consigo fazer???é demorado???

laila radice disse...

ai eu amo pintar com glacê!!! mas geralmente eu saio mais colorida q as bolachas!!!bjs

Isabel de Miranda disse...

Estou com a anna...o que se aprende aqui já guardei receita ....beijinhos doces

Cris disse...

Ah, você deu ótimas dicas para uso do glacê... eu nunca fiz, parece tão fácil, e é multiuso! Gostei!!!

Marcia disse...

Laurinha, estão lindo, que paciência a sua, cortar cada um...semana que vem vou fazer meus doces, anotei sua receita. bjinho

Laurinha disse...

Obrigada meninas!!!

Anônimo disse...

Olá !!! Estou com uma dúvida sobre o Glacê Real. Quero fazer aquelas bolachinhas de natal e em todas as receitas que encontrei dizem para confeitar com glacê real. Mas ele vai endurecer? Ou tenho que voltar ao forno para dar uma assada? Se puder me ajudar... Desde já agradeço, Luciana Gritti

Laurinha disse...

Oi Luciana!!

O glacê real seca, querendo você ou não, quando está exposto ao ar.

Então, mantenha o glacê real, sempre coberto, mesmo enquanto você está usando, para não perder o ponto... (é lógico que não é em 5 minutos, mas às vezes a gente esqueçe, e... perdeu-se... :DD)

Assim que confeitar os cookies (ou o que estiver confeitando), deixe-os em uma assadeira, por exemplo, coberto com aquelas redinhas de cobrir comida, de forma que não encoste do glacê e proteja os cookies contra insetos! Após algumas horas - vai depender das condições climáticas - o glacê já estará seco. Só guarde os cookies em latas, ou em embalagens, após o glacê real estar totalmente seco, tá!
No nosso verão, com dias secos, seca rapidinho...

Beijinhos

Anônimo disse...

Olá! Será que você pode me esclarecer uma dúvida? Bem, fiz glacê real e sobrou um bocado, queria saber quanto tempo posso guardar! Estou com pena de jogar tudo fora! Ah, estou te perguntando, pois você disse que já tem pronto pra quando precisar!
Me esclarece (se puder, né?!) por favor! rssr
Fico agradecida!
Abraços! Márcia