sexta-feira, 23 de maio de 2008

Panquecas de Abobrinha


Fiz para um lanchinho outro dia. Diferentes, saborosas, aprovadas! Servi acompanhada de uma colherinha de requeijão!
Eu tinha 2 abobrinhas, cerca de 450g. Então, preparei a receita, proporcional, e rendeu 7 pancakes, de cerca de 10cm.
Espero que gostem da sugestão!


Xícara medida 240ml
4 a 5 abobrinhas (650g - 700g), raladas
¾ colher (chá) sal
4 ovos
1 dentinho de alho, picadinho
¾ xícara farinha de trigo
½ xícara queijo tipo parmesão ralado
1 colher (sopa) cebola bem picadinha
¼ colher (chá) pimenta moída na hora

Coloque as abobrinhas raladas numa peneira grande, polvilhe com o sal e misture bem. Coloque um peso em cima delas (tipo um prato pesado) e deixe ‘desidratar’ por uns 15 minutos, descartando o líquido.
Numa vasilha grande, bata os ovos com o alho picadinho, mexa bem e junte a farinha, o queijo, a cebola e a pimenta, e misture até obter uma mistura granulada, sem misturar demais. Junte as abobrinhas e misture um tantinho só.
Numa frigideira grossa já aquecida, coloque um tantinho de azeite e uma colher grande da massa – usei uma colher de arroz, ajeitando num formato circular.
Deixe tostar, cerca de 2-3 minutos, vire, tostar o outro lado, e reserve num prato; vá fazendo as demais panquecas, colocando umas sobre as outras.
Sirva simples, com recheio de queijos – com ricota temperada fica excelente, ou como eu fiz desta vez, com um pouquinho de requeijão.
.

25 comentários:

Axly disse...

Olá Laurinha
Que idéia bacana menina!
Sempre amei panquecas, seja fazer ou comer^^
E gosto de idéias diferentes assim, como essa.
Deve ficar ótimo!
Kisss^^

Filipa disse...

Óptima sugestão Laurinha! Ficaram lindas suas panquecas. Não é segredo que eu adoro panquecas, sejam elas doces ou salgadas e esta receita vai já para a minha lista.

beijinhos

laila radice disse...

mas q delicia!!!!!!!!!bjos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que lindas ficaram... Aparece até o verdinho contrastando com o dourado. Fantástico!

Bjsss

Marizé disse...

Claro que eu gostei da sugestão, melhor: adorei!
Estou a pensar nessas panquecas para os almoços a correr do dia a dia, aposto que continual deliciosas frias?!

Bj e bom fim de semana

Suzana disse...

Laurinha, que máximo de panquecas, mesmo mesmo ao meu gosto! Devem ser deliciosas com o requeijão!

Bj e bom fim de semana

Agdah disse...

Eu adoro tudo com abobrinha.

Silvia Arruda disse...

É uma ótima idéia para variar a paqneuca. Eu amo panquecas e com ctz estas de abobrinha devem ser deliciosas!

Iliane disse...

que diferente..e..adorei..devem ter ficados maravilhosas...boa variação essa..bjus

elisabete disse...

Uma excelente sugestão para o lanche. Porque é que eu não moro mais perto? ;)

beijinhos e bom fim-de-semana

Laurinha disse...

Axly, e são tão versáteis, outro vegetal, ou uma soma deles, acho que ficará pefeito!

Filipa, ficam muito boas, acho que você vai gostar... ;)

Laila, hummmmmmmmm!

Anita, muito boa realmente!

Marizé, sabe que sim!!! Ficam sim, muito boas, mesmo frias!

Suzana, tão levs, saborosas...

Agdá, eu também... sempre as tenho em casa!

Silvinha, então, experimente!

Iliane, pois é, uma pancake salgada, muito boa!

BetiCris, :DDD, já mandei uma para você experimentar, tá!!!

Beijinhos, meninas!

Gourmandisebrasil disse...

Ohhhh!
No café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, gula noturna...
bjinho,
Nina.

Anônimo disse...

Nossa Laurinha, que cara boa que ficou isso, fazia tempo que legume e vegetais não me davam água na boca...risos.
Parabéns

Denisa Baltazar disse...

Uau, quanta coisa postada. Ainda chegarei lá.
Estou iniciando o meu blog, após uma longa viagem por blogs e blogs culinários a vontade foi crescendo.
Fiquei encantada com teu blog, tuas receitas, organização, fotos e redações envolventes.
Sempre que possível, darei uma passadinha para conferir as novidades gastronômicas.
A propósito, tomei a liberdade de indicar teu blog no meu para que visitantes possam conhecê-lo mais de perto.
Sucessos!

mamaeuquerobolos disse...

OI Laurinha há tanto tempo que não passo por aqui,tive sem computadpr por isso torna-se dificil, depois de muitas semanas fora é sempre um prazer quando se volta e se encontra receitinhas saborosas .
Um beijinho
Susana

Sylvia disse...

Laurinha , que delicia. Esta semana vi bobrinhas lindas e pensei em fazer refogadinhas, que adoro . Mas asim m panquecas adorei, além de lindas sao faceis de fazer.
Bjs

Nereime disse...

Ai...ai...ai...Laurinha assim vc me enche de fominha!!!!Delícia!!!!
mil beijokas

Justino Pénacova aka Menino Bonito disse...

Lachinho bem apetitoso...!

Os meus olhinhos deliciaram-se com tamanho bom aspecto... nham nham :o)!

Aline Neme disse...

Adoro abobrinha, Laurinha... vivo procurando um jeito novo de prepará-las... adorei a idéias das panquecas!!!!

Bjundas

Laurinha disse...

Nina, :DDDDDD concordo!

Fer, então, uma sugestão diferente! E saborosa!

Denisa, bem-vinda!

Suzana, oh, obrigada! Venha sempre que puder...

Sylvia, são fáceis mesmo, e com uma nova leitura...

Nereime, então, sirva-se!! :P

Justino, que bom que gostou!

Aline, pancakes aqui em casa são sempre bem-vindas!!

Beijinhos a todos!

Cris disse...

Laurinha, adoro estas panquecas, eu já fiz há muito tempo de outra revista americana que assinava, adoro estas comidas que disfarçam os legumes para a criançada. Bjs!

Ana Canuto disse...

Oi Laurinha !!
Em casa invento essas também, e acabo usando aveia e trigo integral.
Aí dou o nome de hambúrguer para "iludir" as crianças ahahaah.

Ficaram lindas, beijos.
Ana.

Migas disse...

Tal como a Marizé já estou a imaginar estas "pataniscas" para os almoços rápidos. Ando a precisar de ideias destas para variar as sanduiches do meu almoço! :o)

Unknown disse...

Querida Laura,

Eu moro na Italia, fiz as tuas panquecas aqui, fizeram um mega sucesso! Obrigada pela sugestao!

Desculpa eu escrever sem acento, mas o teclado aqui nao tem os nosso acentos.

Beijos

Laurinha disse...

Ju, oba, que bom que o pessoal gostou!!!
Beijinhos