segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Clafoutis de Morango


No sábado foi a missa da primeira comunhão do meu filho, e de sobremesa servi esta clafoutis à noite em casa.
Há tempos que estava ‘ensaiando’ preparar um clafoutis, nem sei porque demorei tanto para experimentar!
Na minha ‘to do list’ há tantas marcadas e com diversas estrelinhas ‘preciso fazer’, ou ‘quero esta’, ou até ‘esta deve ser ótima’, ou....
Esta que preparei foi a primeira que vi e que me interessou – um quê de pudim de leite mais firme, assado com frutas .... mesmo sem ter visto ou degustado uma sequer; aos poucos fui conhecendo as sugestões das 'feras' da blogosfera, que me fizeram ficar mais tentada ainda a experimentar.


O que eu posso dizer?
É uma sobremesa muito vistosa, quem gosta de doce logo dirigi os olhos para ela com curiosidade e ‘gula’;
Não é muito doce, portanto, até quem não é ‘formiguinha’ se encanta;
A tradicional é preparada com cerejas, mas pode-se utilizar qualquer fruta fresca da estação, preferentemente que não seja muito doce;
É de preparo fácil, rápido, com poucos ingredientes;
Não tenho como comparar, pois como disse antes, nunca tinha provado, mas o que eu posso dizer? É d e l i c i o s a !!!!

O que você está esperando para experimentar??? :DD


Daqui.
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
6 ovos
200 ml de leite
750 g de morangos
1 cálice de conhaque

A sobremesa é servida na própria forma que vai ao forno. Unte-a com manteiga.
Lave, seque e corte os morangos em metades. Distribua-os uniformemente pela forma.
Pré-aqueça o forno em 180ºC.
Peneire junto os ingredientes secos; peneire os ovos, acrescente o leite e o licor e junte ao preparado seco, misturando bem até ficar bem homogêneo.
Coloque a mistura final delicadamente sobre os morangos, e leve ao forno apoiada numa assadeira baixa para assar, por cerca de 30-35 minutos.
Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro, ainda morna ou fria.

E quem quiser, pode acompanhar com uma bola de sorvete de nata/creme, ou creme chantilly!!!

30 comentários:

Glau disse...

Laurinha, que sobremesa mais linda!
Adoro tudo que vc prepara!

Um grande beijo.
Boa semana.

Glau

janeca disse...

Laurinha,o seu clafoutis está divinal!!!
Sabe eu tb não conhecia, e dei uma volta pela net, e acabei descobri uma receita da "ELVIRA" que fiz e digo-lhe deliciei-me.
Gostei desta versão com Morangos,a experimentar,pena os Morangos aqui já estarem a acabar, mas vou guardar a receitinha.

Bjinho

moranguita disse...

laurinha que óptima receita. e eu que adoro morangos. e pena ja não ser a sua época mas para o ano la vou experimentar sem duvida.
beijinhos e boa semana
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Agdah disse...

Eu também nunca fiz, mas tá na lista.

Isabel (pipoka) disse...

Eu também só este ano é que fiz pela primeira vez e fiquei encantada com o clafouti e todas as suas possibilidades. Adorei esta sugestão de fazê-lo com morangos...vou ter que esperar a época do morango voltar (só lá para a primavera de 2009...maldade).

bjs (ass: tou mais para "ferinha"...miau)

Pitadasdilu disse...

Ficou linda, estou me preparando para ir a Rio Grande, para comprar morangos maravilhosos... e então fazer um monte de receitas como esta.
Laurinha, passa lá no meu blog, deixei um mimo pra ti.
Bjos, Lú.

Iliane disse...

menina..ficou lindo..acredite:n umca fiz..agora tô tentada a fazer..tanto morango lindo que se vê né?e..parabens ao filhão..bjus

Beatriz Belliard disse...

ficou muito lindo, nunca fiz com morangos e me deu vontade ! beijocas

Gourmandisebrasil disse...

É rápida de preparar, saborosa e ainda impressiona as visitas!
bjo

Eli disse...

Humm agora vou até sonhar com essa sobremesa!! :)

Luciana Macêdo disse...

Parabéns para o filhote.
Este tambbém está na minha lista, em breve estará na mesa do cafezinho.
Bjs!

Sylvia disse...

Aqui em casa é o meu "coringa" para quando tenho que fazer alguma sobremesa e ando sem inspiracao.Sempre faz sucesso. ostei da sugestao com morangos. ficou muito linda Laurinha

laila radice disse...

hummm quero de novo!!quero de novo!!!!!bjs

Odete disse...

Muito bonita. Achei boa a ideia com morangos.

bjs

Margarida disse...

É, o clafouttis impressiona pela sua beleza, simplicidade e sabor!
Cai sempre bem. Excelente opção os morangos! **

Laurinha disse...

Glau, ficou vistosa e gostosa!! Obrigada, iu!

Janeca, a Elvira é craque nas clafoutis.... e não só!

Moranguita, a estação dos morangos está acabando por aqui..... ainda encontro alguma coisa boa...

Agdá, hummmmmm, quel será a primeira?

Pipoka, é uma sobremesa bem versátil!

Luciana, obrigada, linda!

Iliane, experimente, escolha uma fruta que a sua turminha goste!

Bia, estou aqui imaginando com cerejas...

Nina, é isso mesmo :DD!

Eliana, melhor e experimentar... :DD

Lu, estou aqui imaginando o que vc vai preparar...

Sylvia, pois é, já deixei na lista dos práticos tb!

Laila, bom né não!!

O,dete, pois é, aproveitei que ainda temos morangos... daqui a pouco, só no ano que vem!

Margarida, concordo com você!

Obrigada meninas!! Beijinhos!

Aline Neme disse...

Está lindo Laurinha!!! Nunca fiz nem nunca comi, mas parce ser daquelas que a gente nunca esquece!

Bjundas

Anônimo disse...

Pois é minha lista de teste, está grande, e essa sem dúvida vai com 5asterícos*****ou estrelas para testar o quanto antes, com chantily então fica um arraso.Bjss

Vivian Teixeira disse...

Muita coincidencia, eu acabei de decidir fazer um mousse de morango e achei o seu blog e você postou a receita exatamente 1 ano antes!
Adorei o blog, ja tentei fazer um blog culinario, mas sempre esqueco de tirar foto ou anotar minhas receitas...
Parabens!
Abraços

Fabi disse...

Nossa, não sabia que era tão prático!! Vou tentar sim!!! Beijos!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Hummmmmmmmmmm que delícia deve ser isto!

Amiga, vim me desculpar... acredita, que não sei pq fato, publiquei o pão integral, sai para viajar e agora volto e encontro sem ele na postagem... acho que a "NINJA" aqui deve ter apertado onde não devia, e acabei tirando da publicação... perdoe-me... já está lá novamente... Ahhhh, ele ficou fantástico!

bjsssssssss

Silvia Arruda disse...

Laurinha, ficou simplesmente linda. E como amo morangos, tenho certeza que ficou deliciosa tb! :)

Marcia disse...

Laurinha, estava com saudades. Meu tempo anda meio confuso e preciso realmente que me chamem atenção para que eu venha ver as coisas boas. Que torta linda. Seu filhote deve ter ficado feliz.
Bjs

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Oi Laurinha, gostei muito da sua sobremesa, ficou até parecido com uma pizza de morangos! Fiquei tentada a prepará-la! Parabéns!
Beijocas!

Rosi disse...

Laurinhaaaaaaaaa, pode ficar com o bolo inteiro, ok? Vc merece! Querida, recebi e respondi, mas acho que não chegou até vc, sorry. Menina, terei que nascer de novo para entender aquilo,rsrs...Mas vou tentar, como uma boa taurina e cearense teimosa, feito uma mula...Chego, lá! Obrigada, bjos!

Mónica Pinto disse...

O clafoutis é uma sobremesa deliciosa que deve ficar óptima com morangos e além do mais fica linda!
Beijinhos

Filipa disse...

Laurinha, eu também só este ano é que fiz clafoutis pela primeira vez e fiquei absolutamente encantada pelo seu sabor e versatilidade. Com morangos ainda não fiz mas hei-de experimentar. Ficou lindo o seu!

beijinhos

Mari Rezende disse...

Laurinha, já fiz clafoutis de morango e adorei!!! É uma receita super fácil e deliciosa... E fica muito linda também! O seu ficou maravilhoso!
Beijinhos

Nani disse...

Menina hoje vi uns morangos aqui próximo ao meu trabalho por R$0,99 ai pensei vou comprar e selecionar algumas receitas pra fazer com eles e eis que me aparece essa, farei com certeza!
Beijos

Ana disse...

Ixi, to parecendo voce Laura, com uma lista imensa de receitas p/ testar e o Clafouti esta sempre la e eu q nao faco... so q vc ja fez o seu e eu ainda to aqui enrolando! hehe!
Agora q esta batendo um arzinho de outono por aqui acho q vai ser uma sobremesa bem gostosa p/ experimentar, vou fazer logo logo!!
Beijos!
Ana