domingo, 21 de outubro de 2007

Apffelstrudel, no Pão Folha


Aprendi esta receita há muitos anos atrás, com uma amiga da minha mãe. Rápida, fácil, deliciosa!

E é diferente, pois a massa é o próprio pão folha, que eu comprei numa padaria/loja onde se vendem produtos típicos libaneses (a embalagem tem, normalmente, 6 pães).

Fica muito gostosa quando consumida ainda morna, com uma bola de sorvete, hummm é tudo de bom!!! Só é um pouco difícil de dominar a massa, que fica super crocante...sugestão: corte a 'torta' no prato com garfo e faca, depois sirva-se do sorvete.

Consumí-la fria também é uma ótima opção.

Já fiz uma vez com damascos picados - um mix dos azedinhos e dos doces, ao invés da uva passa, também ficou 10!

Prefiro usar uva passa escura para um contraste maior e também porque são menos doces, mas eu só tinha das brancas...

Com as beiradas dos pães recortados, rasguei levemente com as mãos, temperei com azeite, sal e orégano e levei ao forno em uma assadeirinha por uns minutinhos, o suficiente para deixá-los sequinhos, crocante, deliciosos... para beliscar na hora, ou então guarde em uma lata bem fechada!



2 pães folha
2 maçãs
suco de limão
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de manteiga, à temperatura ambiente
um punhado de passas
1 cálice de vinho do Porto
um punhado de nozes
4 colheres (sopa) açúcar
1 colher (chá) canela
lascas de manteiga


Coloque as passas de molho no vinho do Porto.
Corte as beiradas dos pães com uma tesoura, de modo a retirar a parte externa mais grosseira.
Retire as cascas e sementes das maçãs, e corte em fatias finas, pingando algumas gotinhas de suco de limão.
Faça uma pasta com a farinha de rosca e a manteiga.
Misture o açúcar com a canela.
Unte uma assadeira grande - ou uma chapa grande com manteiga - como eu fiz com intenção de 'to go', coloquei uma folha de papel alumínio na assadeira, para quando sair do forno seria só embrulhar a dita.
Pré-aqueça o forno a 180ºC
Abra os 2 pães, sobrepondo-os levemente, e passe a pasta feita com a farinha de rosca e a manteiga. Distribua de forma regular as maçãs, as nozes e as passas, polvilhe açúcar e canela (reserve um pouquinho, para polvilhar sobre o rocambole pronto).
Enrole os pães como rocambole, ponha lascas de manteiga e polvilhe com açúcar e canela reservado.
Coloque em forma untada e leve ao forno, até tostar - cerca de 30 a 35 minutos.


Sirva quente, ou fria.

Eu preparei esta 'torta' antes de viajar mas como não tive oportunidade de postar naquela data, apresento hoje...
Espero que gostem!

35 comentários:

Isabel Salvador disse...

k maravilha,adoro apfellsrudell.adoro sobremesas com maçãs.............e o teu está com excelente aspecto..........bjokas

Migas disse...

Hummm....muito bom aspecto, Laurinha! Eu também adoro sobremesas com maçãs e essas massas estaladiças!

Marizé disse...

Eu ADORO esta sobremesa, costumo preparar com massa Filo.
Essa sua está de aspecto divinal.
Bjs

semente de sésamo disse...

Deve ser uma delícia...

Sheila disse...

Hmmmmm
que coisa boa Laurinha!!!!

Camila Marinho disse...

Que cara boa... Deu vontade!!! Bjos

Silvia Arruda disse...

A foto ficou linda!! Parece que dá até para sentir o cheiro daqui! :)

Laurinha disse...

Belinha, tb adoro maçãs, sobremesas de todos os jeitos!

Migas, é verdade, a massa é super crocante!

Marizé, tb faço com massa folhada... sabe que nunca utilizei massa filo? Tenho de experimentar, com certeza!

Semente, é sim, aceita uma fatia?

Sheila, boa demais, linda!

Camila, sirva-se! :)

Silvia, adoro canela, o perfume fica pela casa qdo assa... :)

Beijinhos a todas!

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Que delícia!!!
Amo maçã mas dessa maneira,in natura não sou muito chegada,então pra mim essas receitas são pingos de ouro.
Adorei!!!!
Bjs

Akemi disse...

Laurinha, que luxo ficou seu apffestrudel! Posso me servir desta fatia, amiga? ;-)

Elvira disse...

Ficou irresistível, Laurinha! Sou doída por apfelstrüdel e nunca fiz. Com que vontade fiquei agora! :-)

Beijos.

Célia disse...

Fiquei com água na boca humm.

Flor de Sal disse...

Ai Laurinha, ke saudades dos meus tempos na Alemanha! Esse Strudel está cá uma tentação!

Lílian disse...

Laurinha! Nunca ouvi falar de pão folha...
A foto ficou ótima!

Laurinha disse...

Nani, sabe que eu adoro abocanhar uma maça, e doces, TODOS!!!

Akemi, sirva-se, já puxei uma cadeira!

Elvira, então, experimente esta versão! Que 'os donos da original' não se ofendam!

Célia, bom demais!

Flor, strudel doces, salgadas, adoro!

Lílian é grande e redondo como uma pizza grande e fininho, bem fininho, muito bom até sem nada, mas para comer com homus, coalhada seca, hummm, tudo de bom!

Beijinhos a todas!

Geórgia disse...

Adoro receitas com ma�s e canela. Essa � de matar (a dieta)! Bjs.

Anônimo disse...

Laurinha! fiquei muito feliz com sua visitinha lá no coffee coffee! adorei o pitadinhas!!! vou adicionar ele nos links lá na minha cozinha virtual para poder voltar aqui :)
e esse apffelstrudel, menina? deve ser uma delícia! sabia que eu já ouvi falar bastante dele, mas nunca comi e nem sabia o que era?! vivendo e aprendendo!
beijoca!

Beatriz Belliard disse...

que delicia, adoro apffelstrude e me atrevo até a fazer a massa quando estou com paciencia e tempo, rs ! Mas achei interessante este feito com pao folha, por acaso é o pao arabe ? bjs

Patricia Scarpin disse...

Adorei a praticidade da receita, Laurinha - está com uma cara ótima!

Eli disse...

Que idéia legal! Adorei!

Ana Prazeres disse...

Babei só de olhar a sua imagem. Obrigada pela sua visita! Também virei cá mais vezes! Muitas!!!
Beijinho0s

Paula Amanda disse...

Viu que ousada que eu sou?!!! Hihihi, sabe, não tenho medo não, encaro qualquer receita, quem tem medo é os que eu obrigo a experimentar!!!! Bom, como foi um macaron teste eu comprei uma latinha de doce de leite e fiz todos (os que sobraram inteiros) com o mesmo recheio!
Nossa, minha mãe quase teve um ataque de tanta vontade quando viu seu apffelstrudel, tá com uma cara muito boa!!!
Abraços,
Paula Amanda

Anônimo disse...

Aqui está um bolo que já provei e adorei mas nunca me atrevi a fazer... Será que é desta? Espero que sim!!! O seu ficou com um aspecto delicioso!!! Vou guardar a receita!
Bjinhos

Karla Maria disse...

Laurinha,
essa dica do pão folha é maravilhosa.
Beijo

Valentina disse...

Ai que coisa saborosa! Adoro strudel.

Laurinha disse...

Georgia, nem me diga, nem me diga...

Gi, esta é uma sugestão, muuuuuito boa... com massa de strudel - que não me aventuro a fazer, é divino!

Bia, uma vez eu vi pela tv uma Sra austríaca, se não me engano, fazer a massa, ia esticando com a ajuda das mãos, pincelando manteiga derretida, uma coisa lindíssima, ficava enorme, e ia enrolando, enrolando, fiquei embasbacada com o que vi...

Patricia, é isso mesmo prática!

Lica, adorei ver vc aqui, que bom!

Anette, bem-vinda! Venha sempre!

Paula, sirva-se, e mande um pedacinho para a sua mamãe!

Pimpona, e qdo fizer, me diga o que achou!

Karla, é uma 'massa' que sempre dá certo :D

Valentina, tb adoro, de banana fica ótimo!

Beijinhos, meninas!

Laranjinha disse...

Que coisa boa! Está linda. Ver a foto dá uma fome :)

Cris disse...

Laurinha, amei esta variação com pão folha, deve ser menos calórico que com massa folhada! Aqui eu não sei onde encontrar, mas vou pedir o pão para uma amiga de SP. Porque sou vidrada em receitas com maçã... Bjs!

Rosi disse...

Laurinha, amo tudo que leva ma�s, t� lindo! D� um tequinho? Bjos.

Laurinha disse...

Laranja, então sirva-se!!

Cris, se você quiser, eu compro pra vc e me diga como te mandar, se pelos seus irmãos, ou se vc vem aqui... Com prazer!

Rosi, puxe uma cadeira, sirva-se!

Beijinhos,

Marcia disse...

Laurinha
estou começando a montar o cardápio para o Reveillon e este strudel.... com certeza vai entrar. bj

Marcia disse...

Acredita que tinha perdido? Encontrei graças à Nina. Já vou fazer, depois conto se acertei.
Feliz Natal de novo.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?

Meu nome é Anderson, vi o site e me interessei muito. (gosto muito de cozinhar) Gostaria de preparar um prato diferente p/ minha noiva, e comemorar o dia dos namorados com ela (saboreando esse prato). Só que eu preciso saber onde consigo comprar o bendito PÃO FOLHA.
Ficarei grato se for atendido.
Obs.;De preferência antes do dia 12 de junho.

Laurinha disse...

Anderson, tudo bem?

Olha, o pão folha - ou também conhecido como pão papel, pode ser adquirido em lojas/rotisseries que comercializam produtos típicos sírios/libaneses. Não sei em que cidade vc está, mas em SPaulo até nos supermercados tem - já vi no Pão de Açúcar.

Bejinhos!

Anônimo disse...

Tenho a dar os meus parabéns pelo blog. está fantástico!
:)
Manuela