quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Lombo Assado na Cerveja


Uma receita de lombo suíno assado com suco de laranja e cerveja, muito bom! A foto não saiu muito boa, mas o lombinho ficou uma delícia!


1 xícara de chá de suco de laranja
4 colheres de sopa de manteiga
2 kg de lombo de porco
4 cravos-da-índia
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cebola
1 lata de cerveja
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto


Pique os dentes de alho e coloque em uma tigela grande. Junte a cerveja, o suco de laranja, a cebola espetada com os cravos e o louro. Esfregue o lombo com sal e pimenta e coloque-o de molho imerso no líquido da tigela. Cubra e leve à geladeira por no mínimo 12 horas.
Aqueça o forno em temperatura média. Retire o lombo do tempero e seque. Espalhe a manteiga sobre ele e coloque-o em uma assadeira. Junte o líquido da marinada até atingir 1 centímetro da altura da fôrma.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 1 hora, regando constantemente com o molho.
Tire o papel-alumínio e asse por mais 30 minutos ou até dourar.
Retire o lombo da assadeira corte em fatias e reserve.

Passe a cebola e o molho que se formou na assadeira para uma panela e ferva por 5 minutos até reduzir de volume e encorpar. Descarte os cravos e pique a cebola. Acerte o sal e a pimenta. Sirva o lombo com a cebola picada e o molho.

Desta vez, separei a cebola assada para o meu marido degustá-la e numa panelinha, derreti 2 colheres de manteiga, e refoguei 1/2 cebola picadinha. Adicionei 1 colher de farinha de trigo, mexi e deixei um minutinho e acrescentei o molho que estava na assadeira, e deixei até ferver, por uns 3 minutinhos, mexendo sempre. Na hora de servir, fatiei o lombo e reguei com o molho, guarnecendo com umas batatas assadas no forno só com azeite o sal.

Dica: Se quiser acompanhe com arroz branco regado com o suco de uma laranja. É só espremê-la sobre o arroz no momento em que ele ficar pronto. Depois polvilhe raspas de casca de laranja por cima e sirva.

**************** ***************** **************** *****************

OBA!

Vamos viajar amanhã e voltaremos no dia 17/10.

**************** ***************** **************** *****************

23 comentários:

Silvia Arruda disse...

Eu adoro lombo desse jeitinho... me lembra Natal hehehe
Deve ter ficado delicioso, hein?

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Hum,que delícia!Gosto muito de lombo e esse parece maravilhoso.
Uma boa viagem,descanse e traga mais receitinhas como essa,ok?
Bjs
Nani

Isabel (pipoka) disse...

Deve ficar bem bom. Faço um parecido - também com sumo de laranja e cravo-da-índia - mas leva vinho do porto em vez de cerveja. Deve ficar 1 pouco mais adociçado do que o seu. Para a próxima experimento com cerveja!

Marizé disse...

Laurinha que receita fantástica, adorei a dica do arroz com laranja.
Já tomei nota para testar.
Beijocas e bom fim de semana prolongado, divirta-se

anna disse...

Estou fã desta tua receita.
Vou fazer na telha, depois conto como ficou.
Boa viagem e beijinhos.

Fer Guimaraes Rosa disse...

receita anotada! gostei muitissimo. bjo-ooos! :-)

Karen disse...

Receita ótima!

Boa viagem e divirta-se!

turbolenta disse...

Deve ficar saborosa e tenrinha a carne.
boa viagem

Anônimo disse...

Querida Laura,
adorei a receita e o post no Mangia!
Obrigada pelo carinho!
Um beijo grande,
Verena

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anônimo disse...

Cerveja... também costumo colocar nos assados, normalmente no frango. Vou ter de experimentar!

=)

Akemi disse...

Laurinha, esta receita já está na minha lista! Esse molho deve ser demais! Boa viagem, querida!

Gourmandisebrasil disse...

Nós aqui em casa gostamos de cozinhar com bebidas alcóolicas. Elas concedem um sabor especial e maciez.
Bom feriado.
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Laurinha, o Pitadinhas ganhou um prêmio, dê uma passadinha no www.mangiachetefabene.wordpress.com
para saber dos detalhes!
Beijos!

Célia disse...

O aspecto está divinal pena a distancia rss.

Migas disse...

Carne de porco vai muito bem com laranja, não acha? E esta receita com cerveja também me pareceu muito bem...Um dia destes experimento! :o)

Heidi disse...

Hummmm...maravilhoso! Descance bastante Laurinha! abraços.

Patricia Scarpin disse...

O lombinho ficou com uma cara ótima, Laurinha!

Cláudia disse...

Adorei esta receita e suas dicas. Tenho um lombo no freezer e agora deu-me inspiração (copiação, hehe), para fazê-lo.

Bjs

Nani disse...

Se a foto não saiu muito boa e eu estou babando, imagina se tivesse saido então?!
Adorei a receita!

Lígia disse...

oi, acho que nunca comentei aqui, mas eu sempre leio o seu blog.
acontece que eu fiquei com uma duvidazinha (sou completamente analfabeta na cozinha): como assim a cebola espetada???
desculpe a ignorância... mas eu realmente me interessei por essa receita.

ah! deixa eu aproveitar a oportunidade pra te parabenizar pelo seu blog. sempre ótimo!! =)

Cris disse...

Volta logo... já estamos com saudades. Bjs!

Laurinha disse...

Obrigada a todos pela visita,
e Lígia, qto à cebola espetada, é isso mesmo, pegue uma cebola, descasque-a, e espete os cravos da índia nela, como se fossem alfinetes...
Beijinhos a todos

Valentina disse...

Laurinha, adoro lombo. e gostei muito da combinação de cerveja e suco de laranja.