terça-feira, 23 de outubro de 2007

Suflê de Cenoura - ou de Queijo?

Akemi, hoje já não é mais segredo, já sabem que tem cenoura, mas até há pouco tempo atrás, era suflê de queijo - mãe, mas este é bem laranja, é filha, este é diferente... mas é gostoso, não é, é sim, muito gostoso! Sendo que antes, eu fazia com purê de cenoura...
Bem, este é meu primeiro segredo...que pode ser de chuchu, abobrinha, espinafre, mistura de queijos - aí sim, Suflê de Queijo!
.
Que tal?
Escolhi esta receita para apresentar - sempre fiz 'a olho' mas fica difícil de colocar no papel, porquê, quando faço, não sigo à risca um roteiro, aproveito/escolho o que está disponível na geladeira...um finalzinho de um queijo aqui, uma ervinha fresca ali...aproveito um caldo de galinha e cozinho o legume nele, e assim vai...


500 g de cenoura, picada - ralei no ralo grosso
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola pequena, bem picadinha - minha adição, que pode ser alho poró
2 ½ xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de salsinha, picada
3 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado
1 colher (café) de noz moscada, em pó
3 ovos
sal e pimenta-do-reino, a gosto


Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver. Enquanto a água cozinha, limpe a cenoura e corte-a em pedaços pequenos.
Coloque a cenoura na água fervente e acrescente sal a gosto. Cozinhe a cenoura até que fique macia, porém devem estar mais para “al dente”, pois ela irá cozinhar ainda no forno. Eu coloquei em água fervente e quando a fervura voltou, já tirei do fogo. Escorra a água da cenoura e coloque-a em água fria para cessar o cozimento. Escorra novamente a água. Reserve.
Ligue o forno em temperatura média (180ºC).
Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo baixo até derreter, mas não deixe escurecer e junte a cebola e deixe murchar. Acrescente a farinha e mexa sem parar com uma colher de pau por 2 minutos - esta mistura chama-se roux e é usada para engrossar molho branco, sopas, cremes e outros líquidos.
Retire a panela do fogo, sem desligá-lo, acrescente meia xícara de leite e mexa rapidamente para não criar grumos. Volte a panela ao fogo e acrescente o restante do leite em duas adições, sempre mexendo vigorosamente. Se por um acaso seu molho empelotar, bata-o com um mixer.
Deixe cozinhar por 10 minutos - deixei por 3 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.
Separe as claras das gemas. Reserve.
Enquanto o creme cozinha, bata ligeiramente as gemas. Junte as gemas batidas, o queijo parmesão, a cenoura e a noz-moscada ao molho branco. Mexa até que fique uma massa lisa e uniforme.
Retire do fogo e tempere com sal e pimenta do reino.
Numa batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve: comece batendo na velocidade baixa, por um minuto, e bata por mais dois minutos na velocidade alta.
Misture 1/3 das claras no creme reservado e mexa rapidamente. O restante das claras incorpore ao creme delicadamente, mas sem demora, com movimentos rápidos.
Coloque o conteúdo num recipiente refratário, de preferência próprio para suflê.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que o suflê tenha crescido e a sua superfície fique dourada.


Retire do forno e sirva imediatamente.

Serve 4 a 6 porções


Bem,


Suflê é jogo rápido, é retirar do forno e servir imediatamente, para apreciar todo o esplendor e glória do efeito das claras em neve.

Nem preciso dizer, não sou fotógrafa - ainda vou fazer um curso...

Veja só a angústia: respirar fundo - táva lindo!, tirar do forno, colocar a florizinha de tomate cereja, que eu já tinha deixado prontinha, engatilhada, empunhar a máquina, centralizar, verificar o foco, verifcar tudo novamente, a luz tá boa?, etc,

... murchou um pouquinho...

mas deu tempo de chegar à mesa e receber ohohohohhhs!


Beijinhos!!

23 comentários:

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Amei essa receita,ótima idéia para a criançada sem falar que a apresentação está muito bonita.
Bjs
Nani

Cinara disse...

Que receita mais versátil, Laurinha! Adorei! E sua foto ficou linda: dá para ver a crostinha deliciosa que se formou por cima do suflê... Nhami!!! ;o) Beijinhos!

Zézito do Nada disse...

algo fantastico. muitos parabens

Agdah disse...

Que cor linda!!!!!

risonha disse...

está lindo... receita aprovadíssima.

Marizé disse...

Laurinha que receita maravilhosa.
Gostei muito das suas fotos também!
Beijocas

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

que maravilha o seu souflé e as fotos ainda dão mais vontade de saboreá-lo.

bjs

Eli disse...

Mas que show essa receita?! Vou fazer pra minha turminha aqui. Nota mil pra ti! E a foto está maravilhosa!

Akemi disse...

Laurinha, em primeiro lugar muito obrigada por participar do comidinhas! Adoro suflês e este aqui está super apetitoso, amiga! Amei seu texto, sua filhota desconfiando da cor do suflê, dos detalhes da receita, explicando tim-tim por tim-tim!
Me vi na sua situação quando tiro fotos aqui. Às vezes de tanto tirar fotos, acabo comendo meu prato já meio frio! rsss
Mais uma vez, obrigada! Logo logo estarei postando a sua receita e a de outras amigas! Beijos

Karen disse...

Que delícia, Laurinha!

Sheila disse...

Laurinha, que capricho!
Segredinho bom esse hein? Ainda não tenho filhos, mas já estou anotando as dicas das mamães espertas como vc =)
bjokas

Ana Prazeres disse...

Laurinha, que coisa boa!!!
Beijinhos

Migas disse...

Que "marota", Laurinha! A enganar a filhota! :o)

Gostei muito desta sugestão e as fotos estão muito apelativas!

Beijos

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Sou doida por suflê =P E aposto que esta variante deve estar uma delícia!
Bjinhos

Mucha disse...

acho essa ideia de esconder os vegetais pras crianças muito boa. pra já inda não preciso pq a minha pequenina até que gosta de legumes...e gosta destas comidinhas boas... só é pena a mamã nunca s ter aventurado nos soufles...mas com estas tentações a serem postadas por aqui....não sei, não...hihih
bj

Laurinha disse...

Nani, obrigada, artifícios....

Cinara, é sim bem versátil, obrigada linda!

Zezito, obrigada pela visita, seja bem-vindo!

Agdá, ficou mesmo, um laranja bem suave, visto que não era de creme de cenouras!:)

Risonha, aprovadíssima é ótimo!

Marizé, obrigada, faço com certa frquência em casa, alterando o legume! ;)

Pipoka, aceita um ramequim? Sirva-se à vontade :)

Lica, é muito gostoso, acho que seus queridos vão gostar!

Akemi, segredos, artifícios, truques, tive que utilizar muitos, pois, como já disse uma vez, minha filha não comia nem vento, então, qdo 'descobri' que queijo era bem vindo, muitos papás tinham queijo...Foi um prazer participar, confessando um segredo, agora nosso!

Karen, ficou muito bom mesmo, uma alternativa simpática para a cenoura do dia-a-dia!

Sheila, dicas são ótimas, meu filho já não foi triste para comer qdo menorzinho, agora está um pouco seletivo...

Anette, tb adoramos! ;P

Migas, dei risada com vc...me sinto mais à vontade de chamar de truque do que de engodo... :)))

Pimpona, suflê é sempre uma sugestão linda de se ver, deliciosa de se saborear!

Mucha, então, fica aí uma sugestão, quem sabe...

Beijinhos a todos!

kini disse...

Hum...mas este suflê deve ser delicioso!!!
Parabéns.
Bjs

Cris disse...

Oi Laurinha! Nossos segredos estão em sintonia, hehehe. Eu fiz um semelhante para o evento da Akemi, um pouquinho diferente, com recheio, você se importa se eu dividir o segredo também? Beijos!

Janna Joaninha disse...

sufl� � tuuuuuuudo de bom!!!

Anônimo disse...

gostei de ver a noz moscada moida na hora, mostra que sabe o que esta fazendo mesmo! (:

Laurinha disse...

Kini, ficou muuuito bom!

Cris, 'nosso' segredo ficará bem guardado!! Somente nossas panelas que saberão!

Janna, tb gosto, e gosto de variar também!

Rodrigo, eu prefiro sim ralar na hora, é outro sabor/aroma!!

Beijinhos a todos

Akemi disse...

Laurinha, acho que estou ficando esclerosada, amiga! Desculpe não ter incluído este suflê! Pode me xingar, tá! rsss
Já vou correndo editar o post! Bjs

Jorge Ramiro disse...

A noz-moscada dá um sabor picante? Eu pergunto porque eu tenho alergias. Eu só posso comer em alguns restaurantes em restaurantes em itaim bibi que são confiáveis.