sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Pão de Canela e Pão de Chocolate da Patricia

Quando eu falei que ia fazer um pão especial, minha filha logo veio ver e... ficou murchinha....
OK, então faço um com gotinhas de chocolate, que tal? (A Patricia mesmo que sugeriu...)
Ela então já ficou feliz, perguntou se demorava para ficar pronto, que formato eu ia dar...

Bem, então mãos à obra!

Fiz uma experiência com a outra metade da massa, usando um pouquinho de farinha de trigo integral e açúcar mascavo.
Ficaram ótimos, os dois! Super macios, inclusive no dia seguinte – embalei bem no papel filme.
Eu particularmente preferi o de canela – já confessei antes minha adoração por esta especiaria?

E a massa com farinha integral ficou excelente!
Apresento então como eu fiz, seguindo as instruções dela!

Obrigada Patricia, por nos ensinar este receita tão deliciosa!!!

PÃO BRANCO
245g de farinha de trigo
5 g de fermento biológico seco
120ml de leite
25g de açúcar
28g de manteiga
½ ovo
½ colher (chá) de sal

Recheio
90g de gotas de chocolate meio amargo


PÃO INTEGRAL
80g de farinha de trigo integral
165g de farinha de trigo branca
5g fermento biológico seco
120ml de leite
25g de açúcar mascavo
28g de manteiga
½ ovo
½ colher (chá) de sal

Recheio
50g de açúcar
1 colher (chá) de canela

Cobertura
açúcar granulado

Leite para pincelar nos pães antes de assar.


Misture metade da farinha de trigo com o fermento na tigela da batedeira.
Em uma panelinha, aqueça levemente o leite com o açúcar e a manteiga, mexendo para derretê-la e sem deixar a misturinha esquentar - deve ficar só um tantinho morninha. Junte aos ingredientes secos e adicione o ovo.

Bata na batedeira, com a pá, na velocidade baixa por 1 minuto, mude para a velocidade alta e bata por mais 3 minutos. Adicione aos poucos o restante da farinha e misture com uma colher de pau até obter uma massa macia.
Coloque numa superfície levemente enfarinhada e sove até ficar elástica (uns 5 minutos) e faça uma bola.
Coloque numa tigela levemente pincelada com óleo ou manteiga e vire a bola uma vez para que a parte de cima fique untada. Cubra com plástico PVC (ou algo assim) e deixe crescer (mais ou menos 1 hora).

Pegue a massa e dê um soco nela (seja gentil - não vale imaginar a cara do chefe nem da ex do namorado nesse momento).

Abra a massa branca com um rolo e faça um retângulo comprido e distribua as gotinhas de chocolate. Feche como se fosse um rocambole, começando pelo lado menor - belisque o final da massa para vedar bem e evitar que o recheio vaze. Coloque numa forma untada com manteiga - eu usei uma de bolo inglês de 10x24cm.


Para a massa integral eu escolhi assar em uma forma de pudim pequena, de 19cm de diâmetro.

Então, dividi a massa integral em 8 partes iguais e abri cada uma delas formando um pequeno retângulo, pincelei água e polvilhei o açúcar e canela, enrolei pequenos rocamboles e acomodei na forma.


Deixe crecer novamente (deixei no forno, desligado, com uma assadeira com água quente no assoalho do forno, para formar um pouquinho de umidade) até dobrar de volume - cerca de 35-40 minutos.

Após estarem crescido, pincele com leite. A massa integral eu polvilhei com um tantinho de açúcar granulado.
Asse em forno pré-aquecido (190ºC) até que dourem (cerca de 30 minutos).

28 comentários:

Ana Prazeres disse...

Fantásticos pães! Gostei especialmente do que tem gotinhas de chocolate! Amo chocolate...
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Ai que perdição...pãozinho quentinho e com bocadinhos de chocolate!!!

A receita está muito bem explicada - o texto e fotos. Obrigada!

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Hum!!!
Isso tá bom demais,que delícias.
Só fico pensando esses pães com um cházinho.
Parabens
Nani

anna disse...

Tenho mesmo que ganhar coragem e entrar na aventura do pão...
Este com gotinhas de chocolate está o máximo!
Beijinhos.

Geórgia disse...

Humm, adoro pães doces, de chocolate então... Mas gostei mesmo foi da apresentação do pão de canela. Bjs.

risonha disse...

estão lindos... isso é obra de profissional... adorei

kini disse...

FANTÁSTICOS !!!!!!!!!
Vou fazer...rsss
Bom fim-de-semana
Bjs

Migas disse...

Lindos, Laurinha! Que coisas boas...acho que não sabia o que escolher...adoro chocolate mas canela, também é um dos meus sabores preferidos. :o)

Beijos

Laurinha disse...

Anette, também adoramos, ficou muuuuutio bom!

Pipoka, quando eu cortei o pão a faca ficou 'molhada' de chocolate, espalhou pela fatia ;P

Nani, com chá, cafézinho, suco...no café da manhã, no lanche...uma delícia só!

Anna, tome coragem, é muito gostoso fazer pão, e o resultado é gratificante!

Geórgia, tb gostei, ia bolear mas fiquei com receio do recheio escapulir...ficou lindão!

Risonha, obrigada!!! é não...

Kini, faça sim, e depois me conte, tá!

Migas, já comi dos dois, aiai, o de chocolate ficou ótimo, e o de canela, óóóótimo!

Beijinhos a todos!

Marizé disse...

^Laurinha, minha amiga, que pães lindos, adorei.
Eu sou apaixonada por canela, por isso um dia destes deito as mãos à massa.
Beijocas

Anônimo disse...

Acho que pao eh uma das coisas mais complicadas de se fazer bem feito (nem me arrisco muito por esse lado depois de estudar quantas coisas podem dar errado no preparo), mas pela aparencia o teu resultado foi nota 10. Parabens.

Unknown disse...

Gostei especialmente do pao de canela..
beijinhos

Valentina disse...

Querida, que lindos!! E amei todas as fotos que quase me transportaram para a tua cozinha. Amei.E lindos mesmo estes pÃes.

Nani disse...

Assim como voc~e eu tenho paixão por canela, por isso já me apaixonei de cara com essa receita e quando você falou da forma como guardou e ele se conservou aqui que ela me conquistou! Ótima receita!
Beijinhos!

Beatriz Belliard disse...

Yb adoro canela ! E um paozinho com canela é muito bom, hmmmmm ! Estao lindos os paes! bjs

semente de sésamo disse...

Adoro esses pãezinhos!

Eli disse...

Que riqueza de pão!! Lindos!! Receitas da Pat são sempre um luxo e garantia de sucesso!! :)

Sheila disse...

Pelamordedeus! Laurinha, assim vc me mata mulher!
Que lindos que ficaram... e imagino o sabor, o aroma... aiaiaia
vontade de provar um pedação não falta, rsrs

Laurinha disse...

Marizé, aposto que vais adorar este pão! ;P

Rodrigo, obrigada pela gentiliza!

Goretti, ficou especial mesmo!

Valentina, pena que não dá para postar o perfume, já pensou, aromas e tais...

Nani, a receita é ótima meeeeesmo!

Bia, obrigada linda!

Semente, tb adoro, farei outras vezes! :)

Lica, concordo, como se diz, em gênero, número e grau!

Sheila, sirva-se, linda :D

Beijinhos a todos!

Akemi disse...

Laurinhaaaaaaaa, que fofura é essa amiga??? Seus pães ficaram lindos, amiga! parabéns! E essa receita da patricia é uma maravilha não?

Janna Joaninha disse...

que delicia... pão é tudo de bom. adoooro...

Agdah disse...

Ficou lindo. Que graça.

Laurinha disse...

Akemi, ficaram lindos, né!

Janna, adoro fazer pão em asa... ;P

Agdá, obrigada, linda!

Beijinhos, meninas

Anônimo disse...

Laurinha, doce como seu nome estão os lindos pães! Que lindos. Sou suspeita para falar da arte da panificação, mas devo confessar que pães doces ainda não são muito frequentes na minha cozinha...preciso ultrapassar esta barreira. Adorei as receitas e o pão de canela me conquistou pela forma e recheio.
Beijos e parabéns!!!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Filipa disse...

Obrigado pela visita!!
Eu também venho visitar o seu blog com frequência e adorei as receitas dos pães, estão com um aspecto delicioso. Assim como você adoro canela e vou ter que experimentar esse pãozinho...
Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Os seus pães estão magníficos, Laurinha! Lindos, mesmo, e aposto que deliciosos, que vontade de roubar uma fatia!

Laurinha disse...

Verena, obrigada linda!

Pat, a receita permitiu o resultado! ótima!! E obrigada por nos ensinar!

Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

Estou terminando de assar o pão de chocolate e acabei de fazer o bolo de caneca. Você está de parabéns!!! Mulheres como você é que nos fazem amar a culinária e cuidar bem de nossas famílias!!