quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Biscoitos de Azeite e Laranja


Achei esta receita super interessante pelo fato de utilizar azeite, ao invés de manteiga ou margarina para fazer os biscoitinhos.

Eu já tinha visto mas nunca degustado ou feito em casa, então aproveitei um tempinho disponível e fui brincar na cozinha.

Fiz meia receita, apresento aqui conforme está no blog da Karen.

Em uma das fornadas, além de pincelar com a gema, eu também polvilhei açúcar granulado em cima. Ficou ótimo!

Só um detalhe - aiai, ainda tenho coragem de dizer detalhe! - esqueci de colocar o fermento...

Então, acredito que, com a receita certa, eles ficariam um pouco mais crescidos... Ah, para a próxima vez vou colocar um tantinho a mais de açúcar na massa, acho que ficarão melhores!


2 laranjas
azeite (o mesmo peso do suco das duas laranjas)
açúcar de confeiteiro (o mesmo peso do suco das duas laranjas)
cerca de 400g de farinha
2 gemas
1 colher (sopa) de fermento

Para pincelar
1 gema
1 colher (chá) de leite
Açúcar granulado para polvilhar


Rale a casca de meia laranja para obter as raspas e depois esprema as duas laranjas para obter o suco. Pese o suco e separe a mesma quantidade de azeite e açúcar de confeiteiro. Misture o suco com o azeite, 2 gemas, as raspas de laranja, o açúcar e o fermento, depois coloque 300 g de farinha, misture e vá adicionando a farinha restante até obter uma massa homogênea e fácil de trabalhar (tive que colocar mais um pouco de farinha além da quantidade pedida). Forme uma bola, envolva em filme plástico e deixe na geladeira por meia hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Depois desse tempo, abra a massa com o rolo na espessura de 2-3mm, e recorte-a no formato desejado (eu usei a carretilha de pastel).
Coloque os biscoitos sobre uma assadeira recoberta com papel manteiga ou alumínio - usei papel manteiga.
Misture a gema reservada com o leite e pincele a superfície dos biscoitos, asse por cerca de 15 minutos. Os meus precisaram de 20 minutos.

23 comentários:

Christiane disse...

Oi Laurinha,
Vim agradecer a visitinha, e a mensagem simpática. Sempre monto a árvore e o resto em novembro, para durar um pouquinho mais - e a outra dica que eu não publiquei lá é que eu ponho um timer para a árvore ligar e desligar toda noite - deixa a sala com um clima super legal, sem que a gente precise lembrar de ligar as luzinhas.
Vou aproveitar e registrar a receita do peito de peru, porque, como você verá em um dos próximos posts meus, este ano eu farei pela primeira vez o almoço E a ceia de natal (e nunca fiz nenhum dos dois, socorro!!!!!!!!!!)

Beijos, e foi um prazer,

Chris
chrises.wordpress.com

laila radice disse...

Oi Laura!!! que maravilha esses biscoitos, paracem otimos, eu não havia visto no kafta, deve ter sido no periodo q eu estava ausente...mto boa receita!bjos

Natércia Ramalho disse...

Laurinha mas que maravilha de biscoitinhos eu adorei vou tentar fazer.um beijo Natércia...

Suzana Parreira disse...

Que lindos ficaram! Vou ter de experimentar estes seus biscoitinhos, devem ficar deliciosos mesmo!

bjs

Marizé disse...

Laurinha, você sabe que eu não me nego a uns biscoitinhos caseiros, a Karen tem de facto receitas maravilhosas.

Mesmo sem fermento os seus biscoitos estão lindos e a apetecer.

Beijocas

Eli disse...

Aí que lindos!! Fiquei encantada pois já estava com eles na cabeça e agora vendo aqui fiquei mais tentada ainda. :)

paula disse...

Laurinha deixei um miminho para ti no meu novo blog assim que puderes passa la

beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Mais uma vez os seus biscoitos estão absolutamente tentadores. Lindos! Manda uns para mim, tá?

bjs

Migas disse...

Mesmo sem fermento ficaram muito tentadores. Não sei do que ando à espera para começar a fazer biscoitos! Acho que quando começar, não vou parar! :o)

Beijos

Karen disse...

É verdade, o fermento não parece ter feito falta! Gostei da idéia do açúcar por cima, mas ainda estou brincando com a idéia de usar a massa para fazer uma torta!

Patricia Scarpin disse...

Nem parece que vc esqueceu o fermento, Laurinha - parecem ótimos!

Joaninha disse...

Querida Laurinha! Estes biscoitos parecem que estão a chamar por mim! O aspecto é lindo e fiquei muito super curiosa com o resultado final. Assim que tiver um tempinho irei experimentar.
Beijinhos meus e lambidelas do Chef Haruki! :)

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Deixei um presentinho para si no meu blog...
Beijinhos

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Adoro biscoitinhos e esses parecem divinos.
Bjs
Nani

Anônimo disse...

Hummmmmm, devem estar divinos!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Laurinha disse...

Chris, bem-vinda! Boa sorte com a ceia, qq grita que eu ajudo! O peru não tem erro, segue passo a passo que vai dar tudo certo!

Laila, pra mim foi surpreendente! o perfume da laranja é uma delícia, e a textura, ficou ótima!

Natércia, é fácil logo deu ponto, não gruda no rolo para abrir, perfeito!

Marizé, tenho que fazer de novo para comparar, mas o fato é que ficaram ótimos!

Eliana, e como são feitos com azeite, são um tiquinho menos calóricos do que aqueles feitos com manteiga, e o sabor, delicioso!

Paula, obrigada, vou lá jájá!

Pipoka, já mandei, chegaram? Não? então é prá já!

Migas, sempre gostei de fazer, aliás, minha primeira brincadeira na cozinha foi com uns casadinhos, deliciosos! Boa idéia, vou resgatar a receita e postar!

Karen, boa idéia, acho que rola, numa torta de frutas, que tal? Sabe quelas, tipo american pie, só por cima das frutas, acho que ficaria 10!

Patricia, tive que confessar... bem, mais um bom motivo para fazer os biscoitinhos novamente!

Joaninha, obrigada linda, mandei uns caninos pro Chef Haruki, acho que ele vai gostar! Minha filha viu umas fotos dele, pediu pra te dizer que ele é lindo!

Pimpona, Oba, já vou lá jájá!

Nani, são deliciosos, crocantes, perfumados... :)

Verena, estão sim, ops, estavam sim!

Beijinhos a todos

Célia disse...

Laurita já comia e acompanhados de um bom chá.

Valentina disse...

Também namorei esta receita. Ficaram lindos no formato que fizestes.

Cris disse...

Nossa, muito interessante, sua antena para receitas boas é ótima!

Bia disse...

Fiz a receita e ficou maravilhosa!
(mas fiz um pouco maiores)

Ótima receita, parabéns!

Bia
www.receitasdabia.com.br

Laurinha disse...

Oi Bia! Que bom que vc gostou!
São realmente muito gostosos!
Beijinhos

Blog da Biane disse...

Amei conhecer seu blog e que receitinha incrivelll... e já estou te seguindo se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm...


bjks


www.blogdabiane.com

Chris Ferreira disse...

Oi Laurinha,
que del´cia essa receita de biscoito. è para comer sorrindo mesmo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/