quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Biscoitos de Canela da Marizé


Quando a Marizé nos brindou com estes biscoitinhos, imediatamente anotei a receita, pois ia fazê-los, com certeza!

São perfeitos para acompanhar um cafezinho - ao invés da colherzinha, misturamos o café com um pauzinho de canela. Servi ontem aos meus convidados, que se deliciaram!!

Os biscoitos são ótimos, crocantes, e o perfume de canela hummmm, acolheu a todos.

Guarde os biscoitinhos em uma lata bem fechada, que durarão por dias - isso se ninguém achar a lata antes...

Marizé, ADOREI, super obrigada!


Eis a receita, que veio do Tachos de Ensaio:

350g farinha de trigo
160g manteiga gelada
2 ovos
225g açúcar amarelo
2colheres (sopa) de canela em pó

1 gema com 1 colher (sopa) de rum para pincelar
açúcar granulado para polvilhar

Deita-se a farinha sobre uma superfície de trabalho, abre-se uma cova no meio e coloca-se aí a manteiga picada rapidamente para não amolecer, (técnica da massa quebrada), os ovos e o açúcar misturado com a canela. Mistura-se tudo rapidamente, envolvendo a farinha com os outros ingredientes usando as pontas dos dedos, sem amassar demasiado.
Tende-se uma bola, envolve-se em película aderente e deixa-se repousar no frigorífico durante 1 hora.

Prepara-se dois tabuleiros de forno forrados com papel vegetal, uma rede para arrefecer os biscoitos, e outros utensílios necessários.
Numa tigela, misture a gema de ovo com o rum, e reserve.
Pré aqueça o forno a 180ºC.

Sobre uma superfície lisa e polvilhada, estende-se a massa e corte as estrelas com um cortador de bolachas. Colocam-se as bolachas no tabuleiro e pincelam-se com a mistura de gema e rum, e leve ao forno durante mais ou menos 10 minutos. Verifique a cozedura.
Retira-se do tabuleiro com uma espátula e deixam-se arrefecer sobre a grelha antes de guardar em recipiente hermético.


Em tempo:
A primeira fornada fiz biscoitinhos menorzinhos e mais finos (3mm), e ficaram 10 minutos no forno.
Para a segunda fornada, usei um cortador maiorzinho e deixei a massa um tantinho mais alta (5mm), e ficaram 13 minutos no forno.

23 comentários:

Marizé disse...

Laurinha, estão lindos!!!
Estou a sentir-me tão vaidosa.
Quando fiz só cortei bolachinhas finas, depois fiquei a achar que ficariam melhores mais grossas, o que é que você achou?
E são mais saborosas e aromáticas depois de completamente frias, não é?
Beijos grandes

laila radice disse...

ai que gracinha qure ficaram! e sua gradinah é um mimo só!!!
não tenho duvida de q seus convidados se esbaldaram com a delicia!!! vou faezr oq vc sugeriu e conferir na hora se foi enviado ou nao meu comentario! bjos querida!

risonha disse...

estão simplesmente lindos... e essa dica do café com o pauzinho de canela é o que eu faço todos os dias em minha casa. eu bebo o café simples, sem açucar, e ponho sempre de "molho" na chávena um pauzinho de canela.

Isabel (pipoka) disse...

Eu já elegi a Marizé como a minha "rainha" dos biscoitos e das bolachas. Tem sempre bolachas com um toque de especiarias que adoro!
Estas devem ter ficado bem gostosas!

bjs

Akemi disse...

Laurinha, esfomeada que sou já encheria a mão para pegar muitos biscoitinhos! Adoro canela e pelo que me conta são crocantes, uma perdição só!!! A Marizé é uma danadinha com seus quitutes! ;-)

Laurinha disse...

Marizé, ficaram ótimos os dois, tanto os mais fininhos como os mais grossos. Fiz as pequeninas para o café pois achei que ficariam mais delicadas.
Experimentando hoje, fiz ontem após o almoço, elas estão um tantinho menos crocantes, talvez até porque ficaram expostas por longo tempo, mas nem porisso menos saborosas! Hoje pela manhã minha cozinha ainda estava perfumada pela canela....

Laila, ficaram deliciosos, afinal vindo da Marizé...

Risonha, sabe, sou uma formiguinha - adoro doces, mas não tolero nenhuma bebida adoçada, então café pra mim é sem açúcar, mas pro marido, é com açúcar e ele gostou da canelinha!

Pipoka, concordo com você!!! Estou sempre encantada com as delícias dela!

Akemi, idem idem! :DD
Canela é o tipo de especiaria que vai bem em diversas culinárias, doces ou salgadas!

Beijinhos com canelinha para todos!

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Adoro biscoitos e esses parecem maravilhosos,com certeza vou fazer.
Bjs
Nani

turbolenta disse...

Eu um dia ainda tenho de me render e experimentar fazer:bolachas e biscoitos.JÁ tinha visto a receita na Marizé e achei que, se calhar, também era capaz.Como a receita já foi feita e testada por si, vou atrever-me...
boa semana

Gourmandisebrasil disse...

Nunca usei gema+rum para pincelar biscoito. Agora no fim de ano, os biscoitos são ótimos presentinhos, não acha?
bjo,
Nina.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Tamb�m estou na fase dos biscoitinhos, acho que � pela chegada do Natal.
Eu j� tinha anotado a receita da Mariz� mas a sua postagem me animou ainda mais.
Bjs

Anônimo disse...

Laurinha ja estou com o chazinho pronto esperando voce e um pratinho destes biscoitos...estao simplesmente lindos e com um aspecto delicioso

mts beijinhos

www.receitasdainha.blogs.sapo.pt

Patricia Scarpin disse...

Biscoitinhos de canela? Já vou anotar a receita!

Migas disse...

Ai o que eu queria fazer essas bolachinhas. Tem ingredientes fáceis e devem ser uma delícia. Contudo, para grande tristeza minha, ainda não consegui encontrar o rolo para esticar a massa, por aqui! Alguém tem uma alternativa? Já pensei numa garrafa mas as que tenho em casa são de plástico (água) e as de vidro depois sem a tampa, não sei não... Resta-me esperar, até um dia encontrar um simples rolo da massa!

Beijinhos e que perfume sinto já por aqui!

Nani disse...

Que maravilha maravilhosa, eu amo canela, vou colocar em minha lista de receita para fazer.
Beijos!!!

Laurinha disse...

Nani, são deliciosos, vc vai gostar!

Ana, é bem fácil executá-la, basta seguir as dicas da Marizé!

Nina, acho sim, sempre faço, principalmente os de gengibre, decorados com glacê real, ficam lindinhos!

Dani, já anotei os seus de parmesão, serão os próximos!!!

Paula, venha, estou te esperando!

Patricia, de Canela, Deliciosos!!

Migas, uma sugestão, será que em alguma casa de construção, não consegues um tubinho de PVC? Daí é só lavar, encapar com plático duro autocolante - aqui temos o "Contact", não sei como seria aí... pode rechear com areia, para ficar mais pesado, fechar bem, encapar para ficar lacrado e pronto! Que tal?

Nani, faça sim, e avise como ficou!

Beijinhos a todos!

Carla disse...

Laurinha, também tenho estes biscoitos debaixo de olho! =) Espero fazê-los em breve, os seus ficaram lindos, parabéns!

Bjs*

laila radice disse...

eu fiz e adorei!!! fiz fininhos, e ficaram bem crocantes, perfumados!! maravilhosos!!

Filipa disse...

Bom dia!!
Obrigada pela sua visita ao meu blog e pelo seu comentário!
Tenho que dizer que estes bolinhos estão muito apetitosos, devem ser uma delícia... :-)
Bejinhos

Ana Prazeres disse...

Vocês as duas são o máximo!!!
Laurinha, os seus biscoitos estão lindões!
Beijinhos enormes

Laurinha disse...

Carla, obrigada, viu, e faça sim, são excelentes!

Laila, são mesmo, né não! Já tenho outro com canela no gatilho, vou fazer amanhã! ;)

Filipa, são mesmo, de canela, receita ótima!

Anatte, obrigada linda!!! :)

Beijinhos, meninas

Valentina disse...

Ah, os lindos biscoitinhos.

Cris disse...

Que lindinhos!!!

Laurinha disse...

Valentina, Cris, obrigada meninas :)))

Beijinhos,