domingo, 25 de novembro de 2007

Cookies de Chocolate Rendados


Vi esta receita neste blog delicioso e anotei, para fazer num dia com mais calma.

Demorou, mas fiz hoje, um carinho para a minha filha, que fez seu primeiro exame pré-vestibular hoje - ainda como treineira!

A receita foi apresentada pela primeira vez pela Patricia do TK, portanto, certeza de delícia!

Bem, um parêntesis: não sei fazer bolinhas com as mãos. Não vale dar risada...., tá bom, vale, mas é a pura verdade! Fazendo com delicadeza, ou depressa, ou sentada, ou com as mãos espalmadas, ou fazendo conchinha, ou... não sai uma bolinha, de jeito nenhum, elas saem, sim, idênticas, mas ficam 2 chapeuzinhos de gnomos, um para cima, outro para baixo... então, todos os meus docinhos precisam ser, após enrolados, achatados, arrumados...

Mas como eles iriam achatar com o calor do forno - ahá, testei 4 cookies antes, para ver o resultado - e saber o tempo de forno para o assamento, vi que podia fazê-los, sem problemas.


100g de chocolate amargo - usei meio-amargo
80g de manteiga, em temperatura ambiente, cortada em cubinhos
220g de açúcar refinado
1 ovo, levemente batido
150g de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de cacau em pó, peneirado
40g de açúcar de confeiteiro, peneirado


Peneire a farinha com o bicarbonato e reserve.
Em uma panelinha, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo, mexendo. Quando derreter completamente, despeje a mistura numa tigela média.
Acrescente o açúcar refinado, o ovo, a farinha com bicarbonato e o cacau. Misture bem para unir todos os ingredientes e formar uma massa uniforme. Cubra e leve à geladeira por 15 minutos (ou até firme o bastante para você enrolar).

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Pegue porções pequenas de massa - equivalentes a 1 colher (sopa) - e molde bolinhas. Usei a minha balancinha e fiz bolinhas de 16g cada.
Como eu tenho 'aquele probleminha com as bolinhas', fiz os docinhos e levei à geladeira novamente, por mais 30 minutos.
Depois, passe-as generosamente pelo açúcar de confeiteiro - quanto mais açúcar você grudar nas bolinhas, mais rachadinhos os biscoitos ficarão.
Coloque-as em formas (eu forrei as minhas com papel manteiga, ficou fácil desenformar os cookies) com espaço para que espalhem. Asse por 15 minutos ou até que estejam firmes - os meus deixei por 10 minutos, cravados, ficaram ótimos, levemente macios no miolinho, crocantes nas beiradas.
Depois de frios, retire os cookies das formas.
Rendimento: 39 cookies de 16g cada

22 comentários:

laila radice disse...

ah q coisa viu? todas as receitas q vc garimpa nos outros blogs eu tenho anotadas! acho q nossos gostos são bem parecidos...qdo vi essa receita achei os lindos!!! e nao tenho duvida qto ao sabor! os seus estão um mimo mesmo com o "probleminha"!
bjos

Natural Naturalmente disse...

Fiz o pre-vestibular faz tantos anos que até ja tinha esquecido dele, acho que minha mãe nessa altura não me fez cookies, mas tenho a certeza que fez muitos miminhos... Bom tempos. Parabens pelo cookies, pelo blog e com certeza que sua filhota vai lembrar dos teus minos durante muitos, muitos anos...
Natural Naturalmente - Márcia
http://medicinasnaturais.blogspot.com/
http://comernaturalmente.blogspot.com/

Laurinha disse...

Laila, tb, esta receita era imperdível, né não!

S.J.Simon, wellcome!
Thanks for the link about the chocolate ban in Swiss!
Gladly it is not banned here, my daughter will die...!

Márcia, ela adorou os cookies, sabe que o primeiro ela nem aguentou esperar que esfriasse, saboreou-o ainda morninho, é mole!

Beijinhos a todos!

Eli disse...

Que lindos!!! E deve ser mesmo uma maravilha, vou me aventurar nas férias pois agora é só correria. :)

Marizé disse...

Mesmo não conseguindo fazer bolinhas ficaram perfeitos!

Beijocas

Natércia Ramalho disse...

Laurinha que maravilha eu adorei voc� tem m�os de fada.um beijo Nat�rcia...

Patricia Scarpin disse...

Ficaram tão lindinhos, Laurinha!

A filhota aprovou? :)

Suzana Parreira disse...

Para quem não sabe fazer bolinhas, ficaram lindas as suas bolachinhas! Anotei a receita para as minhas cookies de Natal - têm um ar delicioso.

beijos

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,
Os cookies estão lindos (nem quero imaginar o sabor, para não ficar o dia todo a pensar neles!).

bjs

Baú da Conceição disse...

Passando para conhecer seu blog, adorei as suas receitas, estes cookies estão lindissimos.
Beijinhos.

Gourmandisebrasil disse...

Esta fase de vestibular não é a melhor da vida, não tenho nem um pouco de saudades dela....rsrs
Sua filhota tem sorte de receber apoio/compreensão e carinho (com estes cookies).
bjo,
Nina.

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Já guardei a receita!!! Nunca fiz biscoitos =S Já ando há algum tempo a planear fazer, a pesquisar receitas... Esta ficou guardada! Um dia destes passo o dia inteiro a fazer biscoitos! =P

beijinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ao meu ver ficaram perfeitos!!!
Até consigo sentir o cheirinho...
Bjs

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Não sei qual era o peso do requeijão, vou averiguar.
Aí no Brasil, tem o nome de ricota!
Beijinhos

Laurinha disse...

Lica, é mesmo, foi dada a largada para as festas... eu ainda estou com cara de paisagem... começo na 2ª semana de dezembro, até lá, 'só' o dia-a-dia!

Marizé, pois é, como esparramam no assamento, tudo bem pra mim!

Natércia, obrigada linda, sempre palavras doces... :))

Patricia, A D O R O U !! Estou escondendo a lata, pq senão...

Suzana, ficam em docinhas, e o sabor do chocolate é bem intenso, enfim, deliciosas!

Pipoka, acabei de descrevê-los para a Suzana, então não leia acima, tá! :DDD

Conceição, bem-vinda, obrigada pela visita

Nina, é uma fase de alegrias imensas, tristezas imensuráveis, enfim, somente superlativos...Ano que vem é que será 'o ano'!!!

Pimpona, gosto tanto de fazer, e de comer... daí é que não posso fazer tanto qto gostaria, senão... :(

Dani, são deliciosos os danados!!

Pimpona, OK, aguardo notícias!

Beijinhos a todos!

anna disse...

Estão lindos!
Tão bom saber que não sou só eu que sou desajeitada, que uma grande chef como a Laurinha, também tem os seus pontos fracos...
Beijokas e boa sorte para as provas da garota.

Célia disse...

Ficaram lindos.

Café Vinil Poá disse...

Perfeitos (como sempre), já anotei entraram para a minha lista

beijos

Beatriz Belliard disse...

estao bem apetitosos !! bj

Laurinha disse...

Anna, lindinha, vc é uma amor, obrigada!

Célia, obrigada, viu!

Bia, ficaram mesmo!

Beijinhos, meninas

Solange disse...

Laurinha,
Esta receita de Chocolat Chip Cookies é realmente demais, já fiz duas vezes e todo mundo adorou.
Obrigada.
Beijinhos
Solange

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Laurinha que mãos de fada vc tem, tô passando aqui só para fazer um único comentário sobre essa sua receita, ela é SENSACIONAL, parabéns!!!