quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Brownie


Minha filha adora chocolate, já falei? Já, mas ela me lembra sempre...e estava 'precisando' comer uns brownies...

Fiz estes brownies para ela, bem, para todos nós, pois todos gostam e ficam deliciosos.

Ao invés do chocolate branco, fiz com nozes picadas!

Comi só 2 pedaçinhos, ...., só...., nem unzinho mais, .....



200 g de manteiga
200 g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
200 g de chocolate branco - usei 150g nozes picadas - da próxima vez, farei com 120g, pois achei que ficou com muita noz...
manteiga e farinha da trigo para untar e polvilhar


Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Usei uma de 35 x 23 cm.
Passe a farinha e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Pique grosso o chocolate branco e misture com a farinha e o fermento. Reserve.

Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga.
Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, mexa bem com uma colher de pau para misturar com a manteiga. Assim que obter uma mistura lisa, retire do banho-maria.

Eu fiz no microondas, na potência 70%, mexendo após 20 segundos, depois 10 segundos, depois mais 10 segundos, e depois a cada 5segundos, até derreter - o tempo total vai depender do microondas, do horário...

Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada.
Desligue a batedeira e misture, aos poucos, o chocolate derretido com uma colher de pau ou uma espátula. Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.
Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada.

Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 30 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). O meu ficou uns 2-3 minutinhos a mais, fui atender ao telefone, daí....

Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme.

Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 160ºC (temperatura média) por 5 minutos.

Eu aqueci no microondas...

Rendimento: 24 pedaços

27 comentários:

risonha disse...

se rendu 24 pedaços estou á espera de um para mim ok? beijos

Eli disse...

Fiquei me perguntando como você conseguiu comer apenas dois pedaçinhos?!?!?! Me conta o segredo?!?! Ficou demais!

Ana Prazeres disse...

Ó coisa boa!!!
beijoca enorme

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Que fome!!!! Estas gulodices dão cabo de mim =P
Beijinhos

Marizé disse...

Laurinha a sua filhota è cá das minhas, eu AMO chocolate!

Estas delicias vinham mesmo a calhar agora!!

Beijocas

Camila Marinho disse...

Receita mais fácil impossível!!! Já anotei e com certeza irei fazer. Amei. Me dá um pedacinho? Bjos

Akemi disse...

Laurinha, seus brownies estão simplesmente perfeitos! Lindos e obrigada por todas as dicas! Bjs

Isabel (pipoka) disse...

Só comeu duas destas delícias?! Resistiu estoicamente, Laurinha!
Sabia que eu adoro brownies, mas nunca acertei com uma receita? Vou experimentar a sua!

bjs

laila radice disse...

aiii fiqueitentadisisma a quebrar a promessa...aiii não posso, nao posso e nao posso!!! vou fe=char rapidinho o pitadinhas pra nao ver mais essa delicia!!!fui!!bjos querida!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Esses brownies estão me chamando...
Menina, que tentação.
Sua filha tem bom gosto.
Lindos!
Bjs

Laurinha disse...

Risonha, é prá já, sirva-se!

Lica, é a balança, a danada...

Anette, boa demais, menina :P

Pimpona, então coma um quadradinho, ou dois, ou três...

Marizé, já sei... uma receita para cada uma!!! :DDDD

Camila, é facinha mesmo, vai firme!

Akemi, vc é um amor, obrigada linda!

Pipoka, só não deixe que o telefone te atrapalhe com o horário de tirá-lo do forno, senão não ficará tão úmido como deveria... (apesar de que o sabor está ótimo!

Laila, já está prometido, outro depois só procê!

Dani, obrigada, e ela, é danada com chocolate, nunca tem o suficiente... :)

Beijinhos,

Carla disse...

Eu ADORO brownies, a minha receita é muito parecida com a sua! É uma verdadeira maravilha!!!!

Bjs

Café Vinil Poá disse...

Ai, Laurinha que lindo (eu tenho um amor enlouquecedor por brownies), não sei explicar que coisa vou ter que fazer esse ,,,, o dificuldade essa vida,,,,

beijos ]Bom feriado

anna disse...

Chocolate e nozes, não consigo resistir...
Queria um pedacinho também, com bolinha de gelado e tudo...
Beijokas.

Natural Naturalmente disse...

Vejamos, sua filha sabe das coisas, quem é que não precisa de uma fatia destes seus brownies maravilhasos? Estou cheia de fome e se quiser comer alguma coisa ainda vou ter de ir preparar, isso é injusto. Com coisas tão boas no seu blog....Adorei!! Parabens.
beijinhos
www.comernaturalmente.blogspot.com

Anônimo disse...

Que delícia...deu água na boca!Tenho novidades lá na minha cozinha

Cláudia disse...

Laurinha, verdadeiro pecado este brownie, parabéns por ter vencido a tentação! Molhadinho por dentro. Ai que delícia, mais um que vai para a minha lista de coisas para fazer logo!

bjs

colher-de-pau disse...

Fiquei com uma vontade louco de ir fazer brownies

Cinara disse...

Você jura que comeu só um pedacinho, Laurinha? Isso é que eu chamo de força de vontade, amiga!!! Parecem tão deliciosos! Com sorvete, então, pelamordedeus... :oP
Beijos!

Beatriz Belliard disse...

Laurinha, comeu so dois ??? Eu nao iria resistir !!! bj

Agdah disse...

Quem sabe um dia eu ainda passe a gostar de brownies...

Laurinha disse...

Carla, é uma delícia mesmo!

Julia, não é difícil não, é só fazer.... :DDDD

Anna, saindo um pedaço, com sorvete, é prá já!

Márcia, bem-vinda, então sirva-se!

Duly, qto tempo!!

Cláudia, ô tentação, mas não tem jeito, hoje comi o último, bem , tb foi só hoje né!

Colher, então vá fazer, é uma delícia!

Cinara, 2 + 1 + 1 + 1... bom acho que esqueci qtos, mas fui bem controlada...

Bia, pois é, tudo por uma boa causa... (eu :DD)

Agda, numcredito!!! talvez não tenha provado O brownie... adoro!

Beijinhos a todos!

Valentina disse...

Amiga, brownies são pecaminosos. E estes estão com uma cara tãoo boa.

Dayse disse...

Ola gostaria de saber se é obrigatorio o uso do chocolate branco, pq fiz e nao derreteu por completo.

Obrigada

Dayse disse...

Ola gostaria de saber se é obrigatorio o uso do chocolate branco, pq fiz e nao derreteu por completo.

Obrigada

Dayse disse...

Ola gostaria de saber se é obrigatorio o uso do chocolate branco, pq fiz e nao derreteu por completo.

Obrigada

Dayse disse...

Ola gostaria de saber se é obrigatorio o uso do chocolate branco, pq fiz e nao derreteu por completo.

Obrigada