terça-feira, 20 de novembro de 2007

Pãezinhos de Mandioquinha


É uma receita de um pãozinho bem macio, para o café da manhã, ou lanchinho da tarde, para degustar com manteiguinha, geléia, requeijão, ou com o que lhe der na telha.

Minha filha adora aquecer o pão e passar manteiga, hummm uma delícia!

30g de fermento biológico fresco - usei 10g de fermento biológico instantâneo
¼ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo - usei de canola
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e espremida
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga - usei manteiga
½ colher (sobremesa) de sal
cerca de ½ quilo de farinha de trigo - foram 450g desta vez


Se a opção do fermento for pelo fermento fresco, dissolva-o no leite com o açúcar.
Caso faça com o fermento seco, junte-o a 300g de farinha de trigo, misturando bem.
Leve todos os ingredientes à batedeira e com o gancho, deixe bater uns 10 minutos, acrescentando a farinha de trigo às colheradas. Quando se tornar um pouco difícil de bater, não maltrate a batedeira, coloque a massa na pedra e vá juntando a farinha de trigo aos poucos, sovando bem, até a massa desgrudar das mãos e da pedra, por cerca de 10 minutos.
Faça uma bola com a massa, coloque numa vasilha polvilhada de farinha, cubra, e deixe descansar por cerca de 15-20 minutos, até crescer, num lugar abrigado, sem vento.
Eu deixe crescer dentro do microondas - desligado.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Dê um soquinho na massa para sair o gás e abaixar a massa, e faça os pãezinhos - eu fiz de 50g.
Coloque em assadeira levemente untada e deixe crescer, até dobrar de volume - eu deixo dentro do forno - desligado - cerca de 20 minutos.
Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até ficar douradinho.


Rendimento: 21 pãezinhos de cerca de 50g

36 comentários:

Camila Marinho disse...

Que delícia de paõzinho. Hummmmm

Lua Limaverde disse...

Nossa, faz tempo que não faço um pãozinho, esse aqui deu vontade de fazer e de comer... :)

Anônimo disse...

Que delícia, Laurinha!!! Minha paixão por pães é alardeada aos quatro ventos...que vontade de experimentar!!!
Beijos mil!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Anônimo disse...

Laura, adorei o blog!
E eu que pensei que havia inventado o pãozinho de mandioquinha alguns anos atrás. Na verdade eu peguei uma receita de Panzarotti, substitui a batata por mandioquinha e assei ao invés de fritar. Nada como ser rebelde!
Mas os ingredientes são os mesmos e a aparência fica igualzinha. Uma delícia dos deuses! Vou querer experimentar essa.
Beijos,
Ana Maria (cunhada)

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Estou com uma dúvida: mandioca e mandioquinha é a mesma coisa?

laila radice disse...

lindos!!!só pela foto percebe o quão fofos são!! estão super apetitosos! queria roubar um, dois..quem sabe três?bjos

Laurinha disse...

Camila, delícia, quentinho então, 10!

Luna, ele é bem fofinho, serve bem com geléias, cream cheese, manteiga... idéias lançadas!

Verena, seu amor confesso!! Tb adoro fazer em casa!

Cunhada, sei que vc adora fazer pães, faça este que é certeza!
Adorei a visita!

Pipoka, não, são diferentes, não tenho mais em casa para tirar uma foto... tentei na Wikipedia, mas lá não tem foto tb, mandioquinha é a batata-baroa, será que por este nome vc sabe o que é?

Lila, manda ver, vale a pena comer 1, 2, 3,...

Beijinhos a todos!

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

E que bons que ficaram os seus pães!!! Eu tirava pelo menos 3... que lanchinho!!!
beijinhos

Letrícia disse...

Só de ler o nome da receita fiquei com água na boca. Quando vi a foto, então...

Já está devidamente registrada no meu caderninho de receitas a testar!

Beijos!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adoro pãozinho caseiro quentinho. Hummmm...
Essa manteiguinha derretida está me deixando doida. rsrsrs
Bjs

Carla Soares disse...

nossa, muito paetitoso! mas na verdade estou procurando umas receitas de pães caseiros sem ovos.... alguma sugestão? Ah! e passe no meu blog depois para dar uma olhada... prattododia.blogspot.com volto mais vezes aqui, com certeza!

Rosi disse...

Hei, pelo visto deu certo, nê? Ficou bacana a foto do perfil.Bjú.

Laurinha disse...

Pimpona, acertou em cheio, faço assim para meu filho levar no lanchinho da escola...

Letrícia, OK, e qdo você fizer, me diga o que achou, viu!

Dani, paõzinho fresco, quentinho, com manteiga, não tem concorrente!

Carla, bem-vinda!
Já deixei recado procê lá, mas de qq forma, no Gourmandise, no Mangia, no No Calor do Fogão, têm receitas de pães sem ovos publicadas, dê uma olhadinha lá...

Rosi, obrigada, viu, tirou a bola de ferro do meu pé... :DDD

Beijinhos a todos!

risonha disse...

eu só espero bem que esse que está na ultima foto seja para mim, que eu agora fiquei com uma fome danada!!!

Sheila disse...

Laurinha, que tuuuudooooo
amei e anotei a receita, COM CERTEZA vou fazer amiga! Sou louca por pãezinhos assim, ai que fome, rsrs

bjão
tá lindo viu?

Anônimo disse...

ADORO pão de mandioquinha!Fiquei com vontade

Cláudia disse...

Que DELÍCIA! Esto todo mundo vai adorar, parece um pãozinho fofo de batata, mas a surpresa é que é de mandioquinha! Original para mim.
A receita já está anotada, depois eu conto.

bjs

Anônimo disse...

É uma pena que aqui não acho mandioquinha, senão faria esses pãezinhos sem pensar duas vezes! Têm uma cara deliciosa, e com essa manteiguinha... :)

Eli disse...

Nossa que maravilha esse pãozinho!! Vou fazer rapidinho!! :)

Lena disse...

obrigada pelos comentários. Estou sem tempo mas assim que der quero esperimentar os seus pães - parecem deliciosos.


Maria Helena

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Olá Laurinha! =) Ainda bem que gostou do pão da minha avó! Para fazer sem máquina de pão é muito parecido, as quantidades são as mesmas só muda o fr+ermento. Utilize farinha normal, sem fermento. O fermento deve ser de padeiro, desfaça-o na água e junte sal. faça um buraco no meio da farinha, no meio coloque a água com fermento e sal e amasse muito bem! Deixe descansar cerca de 1h30 e depois leve ao forno, +/- a 180ª por 1hora. Pode moldar como quiser, ou faz um único pão, ao que nós na aldeia chama-mos de fogaça, ou divide em pequenos pães. Quando sai do forno é uma delicia, quentinho com manteiga.
Beijinhos

Laurinha disse...

Risonha, aquele? Ah, aquele foi prá barriguinha ainda quentinho... Mas ainda tem outro, toma, para você!

Sheila, obrigada linda! Saudades, tava sumida!

Duly, também adoro, concorre com o de batata!
Hummmm boa idéia, será o próximo, faz tempo que não faço...

Witchie, é muito bom...... vou fazer de batata, daí, se você gostar pode fazer, tá bom?

Eliana, faz sim, o daqui de casa já acabou... vou me deliciar com o seu, tá!

Lena, experimenta sim, e depois me conta o que achou!

Pimpona, super obrigada linda, já está anotado!!!

Beijinhos, meninas!

Valentina disse...

meu deus, que coisa mais gosotsa do mundo essa p�o, � sacanagem!!!
oie, sou a valentina, vim conhecer o seu blog Laurinha e amei tudo!!!
Venha conhecer o meu blog, sou doidinha mas estou tentando fazer o certo!!!beijos e at� mais!!!

Marizé disse...

Ai que lindos que estão esses pãezinhos!!!

Fico a imaginar o cheirinho e o sabor.

Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Estão tão macios, Laurinha, deu água na boca!

Anônimo disse...

Hummm...adoro pão de mandioquinha!

Migas disse...

Estão realmente uma tentação! Fazem lembrar os pãezinhos de leite...fofinhos!

Beijo

Café Vinil Poá disse...

Lindoa (são um dos meus favoritos.)

Beijos

Laurinha disse...

Valentina, bem-vinda... achei graça seu doidinha :DDD

Marizé, são mesmo muito saborosos!

Patricia, uma delícia, super macios! ;P

Giovana, então sirva-se!

Migas, verdade? Meus filhos também adoram pãozinhos de leite, chamamos de bisnaguinhas de leite ;)

Julia, aqui em casa é pareo duro com o de batatas!

Beijinhos a todos!

Joaninha disse...

Nham nham, esta receit já foi direitinha para a lista de receitas a fazer brevemente. Adoro cozinhar este tipo de pãezinhos e congelar de forma a ter sempre à disposição. Já me estou a ver a barrá-los com doce...mmmmmm :)

Beatriz Belliard disse...

ai meu Deus !! eu tenho que comer este pao !! bjs

Valentina disse...

Tens uma mao pra paes..show! vou comprar mandioquinha amanha.bjocas

Cris disse...

Você tem mesmo uma mão para pães, que é de dar inveja! Bjs

Deli-Cia disse...

Amei a receita, estou com a massa pronta, aguardando ela crescer para assar os pãezinhos, receita muito fácil, assim que assar vou postar uma foto no meu blog, dá uma passadinha por lá tb, que tem muita coisa boa!Vou adicioná-la como um de meus blogs favoritos!
Um gde abraço,
marleide
www.deli-cia.blogspot.com

Anônimo disse...

Oíííí. Primeiramente obrigado pela idéia.
Fiz a sua receita e ficou realmente muito, mas muuuuito boa. Adorei! Os pães saíram bem fofinhos. Também usei 10 gramas de fermento instantaneo. Pincelei com gema e azeite antes de assar.
Parabéns pela receita.

Unknown disse...

Não,são diferentes