quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pudim de Leite Condensado


Aqui em casa pudim de leite condensado é sempre bem-vindo!

Meu filho pediu para eu fazer pudim de leite, ...'mas mãe, faz aquele da última vez, tava tão gostoso'... o da última vez foi o Flan da Bia, mas como eu não tinha uma fava de baunilha em casa, e ele queria 'ainda hoje', fiz este, tradicional, que também é delicioso.

Eu começo preparando o doce, e deixo descansar no copo do liquidificador enquanto faço a calda de caramelo, assim, dá tempo para a espuma do liquidificador baixar...

Caso você prefira uma quantidade de calda maior, prepare o caramelo com 2 xícaras de açúcar com 1 xícara de água - sempre na proporção de 2:1, OK!


Pudim
4 ovos inteiros
1 lata de leite - 395g
2 medidas (lata) de leite


Ligue o forno em temperatura média (180 ºC).

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem, até ficar bem homogêneo.
Deixe descansando, enquanto prepara a calda de caramelo.

Coloque uma caneca com água para ferver, para fazer o banho-maria.


Calda de caramelo - xícara de 200ml!
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
¾ de xícara (chá) de água

Coloque o açúcar e a água numa panela, leve ao fogo alto, e mexa até os grãozinhos de açúcar derreterem. Pare de mexer, limpe as paredes da panela com um pincelzinho molhado em água e deixe ferver, não mexendo mais, até atingir a cor de caramelo. Eu prefiro um caramelo mais clarinho, pois se ficar um tantinho a mais no fogo, a calda ficará amarga.

Desligue o fogo e coloque o caramelo numa forma de pudim - de buraco no meio. Com a ajuda das costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a forma.

Despeje a mistura do liquidificador na forma de pudim já caramelizada. Cubra com papel alumínio.

Pegue uma assadeira, coloque um pano de cozinha - eu coloco 2 folhas de papel toalha, coloque uma fatia de limão - para não pretejar a assadeira nem a forma do pudim, leve ao forno aquecido e coloque a água fervendo. Coloque então a forma de pudim já fechada com o papel alumínio na assadeira com água. Asse por aproximadamente 1 hora e meia.
Após 1 hora de cozimento, abra o forno, retire o papel alumínio e espete uma faca, delicadamente, no pudim. Se a lâmina sair seca, o pudim já está pronto. Mas se sair molhadinha, o pudim deve ficar mais meia hora no forno. Volte a colocar o papel alumínio no pudim e certifique-se de não faltar água do banho-maria, caso seja necessário, acrescente água quente.
Quando o pudim estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar apoiado numa grade.
Quando estiver frio, leve à geladeira com cuidado e deixe gelar por 1 hora.

Retire o pudim da geladeira, coloque um prato por cima da forma e vire com cuidado.
Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Passe o prato para eu servir, por favor...

26 comentários:

Anônimo disse...

Adoro pudim, adoro leite condensado.... você conseguiu o 2 em 1. Obrigado!!!
Beijinhos

Café Vinil Poá disse...

Lembra doce da vóvo de domingo.. delicia. beijos

laila radice disse...

amo pudim!!!e q espertinho seu filho, bem q vc me disse q ele gostava de cozinha, já percebe o valor de uma Baunilha!eheheh
mas sem deixar esse de lado, está lindo!!!acho q é um clássico q merece ser tratado com mto carinha..e olha q a gente sabe tratar bem um docinho, né?ehheh bjos

Anônimo disse...

Esse doce é tão simples de fazer e tão delicioso...
Adoro!


Beijos!

Carla disse...

Que maravilha, ADORO!!!

Bjs

Eli disse...

Esse é sem dúvida um dos meus doces prediletos. Lindo!! :)

Isabel (pipoka) disse...

Lá se vai a minha dieta...

bjs

Filipa disse...

Adoro pudim de leite condensado, uma maravilha este!
Beijinhos e bom fim de semana

Marizé disse...

Este pudim é presença obrigatória na minha mesa quando meu pai está presente, é o preferido dele.

O seu está de aspecto fantástico.

Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Meu pai é doidinho por pudim de leite condensado! Que lindo, Laurinha!

risonha disse...

sirva-me rápido, que o meu braço já está a doer de estar a segurar o prato!!! o pudim está lindo!

Natércia Ramalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natércia Ramalho disse...

Laurinha que pudim maravilhoso adorei pode ser uma fatia.um beijo. Natércia:))

® disse...

Lauríssima!
Primeiro, obrigada amiga pelas palavras e pela visita sempre carinhosa!:]

Depois, o que é esse pudim?!! Aerado...nossa vida bão dimais!
Teu pequeno tem razão e pedir bis...:]
Beijinhos procê, tá?!

Laurinha disse...

Pimpona, este pudim é 10 em 1, pois além do leite condensado, pudim, tem delícia !, oba!, posso mais uma fatia?!, e outros tantos...

Júlia, e como são boas estas lembranças, né não!

Laila, e não?! Um pudim como este mereçe ser servido numa louça bem bonita, né não!

Giovana, e tão poucos ingredientes, a alquimia é incrível!

Carla, aceita uma fatia, para comer num intervalo de seus estudos?

Lica, ele fica lindo mesmo, obrigada!

Pipoka, nem fale, nem fale!!! :DDD

Filipa, ficou uma maravilha mesmo! obrigada!

Marizé, este pudim tem um quê de bom motivo para a família estar reunida, né não! :)

Patricia, é mesmo, você já comentou isto antes!!

Risonha, então, pronto, servida!

Vinni, é um dos poucos doces que ele aprecia, não é muito chegado em doces, então, quando ele pede, é uma ordem! E nós aproveitamos, né não! :DDD

Beijinhos a todos!

colher-de-pau disse...

Que pudim bom! Fiquei com vontade de comer uma fatia.

Akemi disse...

Laurinha, aqui também é sempre bem vindo! Pudim de leite condensado se bobear tenho que fazer um para mim e outro para o Luiz! rsss
Delícia ne? E o seu está lindo, com muita calda! Hummmm!

Anônimo disse...

Lindo! Acho que nunca comi pudim de leite condensado, olha a falta! Tenho de remediar isso rapidinho! :)

Beijos *

Flor de Sal disse...

Ai, ai!!! Esse pudim deve ser cá um arraso! Eu passava os meus pratos todos para aí!!!

Lílian disse...

Oi Laura

Utilizei uma receita sua em uma pesquisa científica hahaha.
Inté : )

http://docescoisasdavida.blogspot.com/2007/11/lista-de-compras.html

Anônimo disse...

Hummmmmm, eu adoro quando o pudim está meio moreninho e com os furinhos...se tiver um pouco de queijo ralado então...!
Delícia!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Camila Marinho disse...

Nossa.... que delícia. Me deu uma vontade...

Letrícia disse...

Sempre adorei pudim de leite condensado, desde criança. Esse gosto ficou tão conhecido que eu cheguei a ganhar um de presente de aniversário, de uma vizinha que gostava muito de mim...

Não imaginava que fosse simples de fazer. Isso pode ser um grande problema para a minha circunferência ;-)

anna disse...

O teu pudim é bem parecido com o meu. Mas tu fazes o caramelo em casa, és muito prendada...
Eu cá uso o frasquinho da Royal - lol!
Beijinhos.

Valentina disse...

Amo pudim de leite condensado. tem cara de Brasil para mim, ótimas lembranças.

Cris disse...

Eu amooooooo, hum, esta foto é para deixar com mais vontade...