quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Franguinho com Creme de Espinafre


Uma refeição simples, e saborosa.

O franguinho:
Lavei, limpei – tirei todas as gorduras de coxas, sobre-coxas e um pouco do peito, na verdade só deixei uma sobre-coxa com um pouquinho de pele, a pedidos, só para dar sabor.
Temperei com sal, pimenta, alho picado, 1 folha de louro, suco de 1 laranja e 100ml de vinho branco seco. Levei à geladeira em uma tigela, tampada, por 6 horas. Coloquei em uma assadeira o frango com a marinada, juntei 1 colherinha de ervas finas secas e levei ao forno, só com umas nesguinhas de manteiga, não chegou a ½ colher de sopa. E fui regando, até assar bem.

O creme de espinafre:
Lavei as folhas e levei para cozinhar no vapor, até murchar bem.
Espremi, piquei com uma faca. Numa panela, refoguei 1 colher de sopa de cebola picadinha com 1 colher de sopa de manteiga, acrescentei o espinafre, deixei refogar, juntei 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 xícara de leite e deixei ferver por 3 minutos, mexendo sempre, juntei sal e um pouquinho de pimenta.

O arroz:
Branco, só com refogado de cebola picadinha e 1 folha de louro.

Antes de sentarmos à mesa, comemos uns palitinhos de cenoura crua, só com um tantinho de sal, para ir mastigando enquanto o frango chegava no ponto...


Uma Delícia!

26 comentários:

anna disse...

Este franguito deve ser de estalo...
Dá para imaginar o sabor delicioso e o crocante...
Vou fazer com toda a certeza...

Isabel (pipoka) disse...

Adorei o tempero do frango, bem diferente do que costumo fazer!

bjs

laila radice disse...

humm olha a cor caramelada deste franget´s, incrivel!!!! o creminho é do jeitinho que eu faço...e adoooro arroz feito com uma folhinha de louro, fica todo especial!!!bom d+++!! ah como o povo come bem na tua casa!!!

Geórgia disse...

Gostei muito do fango, mas gostei mais do creme de espinafre, pois sempre como em restaurantes e nunca fiz em casa. Mas , já vi que é muito fácil, vou testar. Bjs.

Nani disse...

Adorei este creme de espinafre. Gostei do frango também, mas o creme arrasou.
Beijos!

Anônimo disse...

Que delicia de franguinho e o acompanhemento também não fica nada atrás.

Akemi disse...

Laurinha, que prato é esse amiga??? Vou testar seu tempero de frango, suco de laranja e vinho só pode ficar maravilhoso! E esse creme de espinafre tá com pinta de virar fixo aqui em casa! Bjs e obrigada pela sugestão!

risonha disse...

já estou sentada á mesa á espera que me sirvam.. adorei o tempero do frango.

Patricia Scarpin disse...

Espinafre é gostoso de qualquer jeito - delícia de comidinha!

Marizé disse...

Que delicia de refeição!

Gostei de tudo, esse tempero e creme de espinafres já está anotado.

Beijocas

Laurinha disse...

Anna, adoro um franguinho assim, assado mas não seco - aliás, acho um horror frango seco... :(

Pipoka, este é meu tempero 'coringa', é um dos que mais gosto! :)

Laila, uma refeição simples, e bem saborosa, é certeza de obas!

Geórgia, existem até outras versões, feitas com creme de leite, temperos outros, mas desta vez este foi a escolhida!

Nani, obrigada linda!

Flosinha, minha família aqui também gostou!

Akemi, o creme de espinafre quase foi para o 'nosso segredo', pois antes ela era chamado só de creme gostoso, pois espinafre era tido como coisa muuuuuuito ruim, mãe! é verde! :DDDD

Risonha, então sirva-se, está delicioso!

Patrícia, também adoro espinafre, ainda não consigo que meus filhos aceitem só refogado, então vai de creme, suflê, recheio de panqueca... :)

Marizé, que bom, então sirva-se!

Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

Nossa...que refeição mais gostosa!





Beijos!

Anônimo disse...

Laurinha

Receitas de frango são sempre bem vindas. Vou fazer.

Voce é um amor comentando o meu trabalho.

bj


Lena

Ana Prazeres disse...

Adorei o creme de espinafres!!!
Vou fazer, vou fazer!!!
Beijinhos

Café Vinil Poá disse...

Que delicia,,,,,,, para variar claro, o mão viu .......

Beijos

® disse...

Laurinha,
O que é simples pra vc pra mim é uma batalha, temperar carne..e só tenho q te agradecer por detalhar tão bem..[Teve até foto de como deve ficar na panela]..Afinal, eu vou ficar com o creme de espinafres (hum!) mas, estou certa q meu marido vai gostar mais da parte do franguinho...rs...:]
Vi muito carinho nessa refeição :)
Beijinhos pra vc!

Camila L disse...

Estou a babar nesta marinara do frango....... Isso deve ter ficado DIVINO! Obrigada pela dica!

Laurinha disse...

Giovana, é sim, e completinha com verdura, legume, carne, laticínio, cereal (bem, do arroz é bem fraquinho...) mas enfim, a idéia é essa!

Lena, se fizer o franguinho me conte o que achou!

Anette, o espinafre é prá você, está bem? :)

Julia, já pensou, este pratinho e de sobremesa, uma de suas delícia?
Aiai, delícia demais!

Vinni, o que demora mais é na limpeza do frango - tiro tudo, não deixo sobrar nadica de gordura, depois, é facinho!!

Camila, obrigada, adorei sua visita!

Beijinhos meninas!

Marcia disse...

Laurinha, vim agradecer a visita e chego aqui e dou de cara com este frango com espinafre...que delícia. Venha mesmo, seu chará o Laurinho e eu teremos muito prazer e vc vai adorar a Rifaina (existe sim) acesse : pfronteira.blogspot.com e verá. Bjs

Anônimo disse...

Já anotei a receita do creme de espinafres, parece ser de comer e chorar por mais! =P
Beijinhos

Batata Frita® disse...

Acho que vou mas é dormir, de tanto visitar blogs de culinária já estou a ficar com fome, e este frango parece delicioso... e eu adoro creme de espinafres... já estou com água na boca!!

Anônimo disse...

Oi...parece uma delicia. Mas esse eh o tipo de prato que eu teria que comer fora (na sua casa, por ex), hehe.
Eu tenho um problema serio com marinadas, que eh o seguinte: normalmente eu soh cozinho depois que ja sei o que quero comer. Por isso, nao consigo planejar brine ou marinade a nao ser que seja um jantar especial. Fiz muito poucos pratos marinados, mais pra ter experiencia e aprender mesmo.
Eu faco algo semelhante com peito de frango: tempero com sal e pimenta, coloco na farinha e frito. Tiro o frango. Depois, faco um molho na propria panela acrescentando suco de laranja, alecrim e acucar mascavo, sal e pimenta e reduzo pela metade, acrescentando um pouco de manteiga pra "montar" o molho.
A proposito o amargo do espinafre eh mesmo uma otima combinacao com esse frango.

Valentina disse...

Ai, que refeição deliciosa Laurinha. Adorei todos os componentes.

Eli disse...

Concordo com a Valentina uma refeição deliciosa, perfeita! Já salvei a receita!! :)

Anônimo disse...

Hummmmm, amo frango assim!!! A foto deu uma fominha!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Laurinha disse...

Marcia, que lindo o lugar, é para planejar passeio mesmo!!

Pimpona, é bem gostoso, e tb podes chamar uma pimentinha se quiseres!

Batata frita, bem-vindo, sirva-se!

Rodrigo, nem sempre é possível 'programar' a refeição, mas como faço compras semanais, - a não ser laticínios, então alguns devem ser programados, senão...
Anotado seu franguinho!!

Valentina, Eliana, obrigada meninas!

Vê, sirva-se, puxe uma cadeira...:)

Beijinhos a todos!