quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Antepasto de Berinjela

Preparei este antepasto de berinjela, para ser degustado com um pãozinho italiano, ou integral....
Um pão preto, com um pouquinho de mostarda e este antepasto, aiai, é de chorar por mais!

Podem ser feitas variações, como juntar 1 a 2 abobrinhas italianas cortadas em cubos – as berinjelas idem, 1 a 2 pimentões em tirinhas (e sem a pele, para não ficar lembrando deles depois...)

Ou até uma sugestão mais adocicada: reduza o alho para 2 dentes, substitua o orégano por ervas finas e acrescente nos minutos finas ¼ de xícara (chá) de uvas passas brancas – ao invés das azeitonas! Fica excepcional!!


2 berinjelas
1 cebola
3-4 dentes de alho
1 colher (chá) sal
2 colheres (chá) orégano seco
pimenta – usei calabresa seca
1 folha de louro
½ xícara (chá) azeite
½ xícara (chá) vinagre de maçã
¼ xícara (chá) azeitonas verdes picadinhas


Lave, descasque e corte as berinjelas em tirinhas de 0,5cm de largura – fatie longitudinalmente e depois corte as fatias ao meio e termine por fazer as tirinhas. Caso a berinjela seja muito grande, corte as fatias em 3 partes.
Deixe as tirinhas de molho em uma vasilha com água e sal, por 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes:
Descasque e corte a cebola ao meio e depois fatie, obtendo meias luas finas.
Pique os dentes de alho bem miudinho.
Eu tiro as sementes da pimenta, para usar só a polpa seca.

Escorra as berinjelas e coloque num refratário grande, junte os demais ingredientes, mexa bem, tampe e leve ao microondas, na potência máxima, por 10 a 12 minutos, mexendo de 3 a 4 vezes durante o cozimento.
Estará pronto quando ao mexer se perceber que não há mais líquido no refratário, somente o azeite. Junte as azeitonas picadas. Agregue mais azeite caso seja de seu gosto!
Deixe esfriar e leve à geladeira.

Fica muuuuuuuuuuito melhor após 8 horas de geladeira!!

24 comentários:

risonha disse...

esta eu vou ter que fazer, mas em dose mini só para mim, pois acho que mais ninguém lá em casa ia gostar... mas eu acho o aspecto muito convidativo.

Nani disse...

O que você acha de me mandar um pouquinho ou me convidar pra eu ir comer? rsrsrs
Eu amoooo!!!
Beijos!

Cláudia disse...

Amo muito tudo isso! Adoro estes antepastos com pães italianos e outros tipos, o seu está uma delicadeza cortado em tirinhas. Cadê a loira gelada?

bjs

Anônimo disse...

O antepasto de berinjela da minha minha é muito bom. Já tentei fazer duas vezes, mas não ficou a mesma coisa...
Agora no feriado, um antepasto destes....hum!
bjinho,
Nina.

Marizé disse...

Laurinha, minha amiga isso parece-me uma delicia!!!

Bjs

Agdah disse...

Eu adoro essa mistura de beringela com pão.

Isabel (pipoka) disse...

é de chorar por mais?! Então, eu já estou chorando!

Laurinha disse...

Risonha, então faça um pouquinho, quem sabe seu pessoal 'arrisca' experimentar e, surpresa, que delícia!!

Nani, então sirva-se, e num dia como hoje, abafadérrimo, é perfeito! Escolha só o que prefere beber, tá... :)

Cláudia, tô rindo até agora...
Como eu fiz ontem à noite, só hoje experimentei e fotografei, e, bem, ainda eram 8:00a.m.....
Mas agora já está de noite, acabou o expediente, amanhã é feriado, adivinha...

Nina, a intenção é esta mesmo, preparei outros - de abobrinha, de pimentão e este, para podermos nos divertir!

Marizé, é sim, delicioso, quer um pãozinho? Sirva-se!

Agdá, e fria, melhor ainda!

Pipoka, chora não, come um pouquinho que jájá passa, tá!

Beijinhos a todos e bom feriado!

Migas disse...

Sou do "clube" da Cláudia! Esse pãozinho com o recheio e uma cervejinha deve ser bom demais! :o)

Beijos!!

anna disse...

Isto é bem diferente do que se gosta aqui em casa, se fizer, ponho a minha auto estima à prova, que os meus criticos são muito duros...
Adorei o aspecto e o nome de antepasto...
Beijokas.

Unknown disse...

Adoro!!! E o bolo que está por baixo deste post tb. Está com um ar terrivelmente tentador... Aí a dieta! riso
Beijinhos

Unknown disse...

ai que loucura..eu e minah paixao por berinjelas...adorei seu jeito de fazer o antepasto...delicia! bjos

Cinara disse...

Laurinha, assim você me mata!!! Estou viciada em berinjelas de todo tipo, e adoro principalmente antepastos... A Vic me deu ontem um potão cheio de um antepasto de berinjela maravilhoso, com tomate seco e alcaparras! E o seu também está lindo, apetitoso e devidamente anotado... ;o) Beijos e bom feriado, amiga!

Akemi disse...

Laruinha, essa fatia que vc está levantando é pra mim, amiga??? Ahh fiquei com lumbriga agora, vou ter que fazer! Bjs

® disse...

Laurinha,
Penso que vim visitar sua cozinha em boa hora...eu amo mto isso, antepasto, berinjela..:]
Obrigada por compartilhar!
Depois passa lá minha cozinha 'pra gente tomá um cafezin', tá bão?!
Um abraço...da Vinni
amehliadigital.blogspot.com

Eli disse...

Estou aqui babando e sonhando em ter esse antipasto aqui na minha casinha. risos

Katia Mine disse...

Laurinha , vi a receita na Akemi e vim aqui conferir tbem. Eu amo berinjela. Adorei essa receita, vou fazer logo.
bjos

laila radice disse...

nao acredito q nao havia comentado essa belezura? já tinha visto e ficado tentadissima, e cada dia a tentação aumenta mais e mais, visto minha paixão pela roxas!!! bjos

Lena disse...

Olá
Que ótima receita!
Adorei o seu blog.
Estou aproveitando as dicas :D
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu: http://lenabolosdecorados.blogspot.com/
Acabo de criar. Me diga o que você achou.
Beijo,
Lena

Laurinha disse...

Migas, anotado, para Cláudia e Migas, acompanhar com loira gelada!

Anna, berinjela é o tipo ame-o ou deixe-o. Mas vale a pena experimentar :)

Goretti, ai a dieta, aiai, ô tristeza!

Rodrigo, fica ótima!
Não conheço o endereço de sua cozinha, adoraria dar uma espiadinha, tenho certeza que está repleta de delícias!

Cinara, que delícia, adoro alcaparras mas aqui em casa só eu... então...
Hummmm, com tomate seco, que tem um sabor forte, aiai deve ser uma delícia!

Akemi, vc fez antes que eu pudesse postar aqui, rapidinha hein amiga! Ficou boa né! ;P

Vinni, tô indo visitar e prosear, tô chegando, tá!

Eliana, então venha experimentar, sirva-se!

Katia, é tudo de bom, sempre faço em casa! Bem-vinda!

Laila, olha que vindo de uma adoradora das 'roxinhas', fico toda toda!

Beijinhos a todos!

Lena disse...

Laurinha

Que bom que voce gostou dos meus bolos. eu adorei a sua receita de brigadeirão, é um pouco diferente da minha, vou experimentar e depois eu escrevo novamente.
Vou tirar algumas idéias do seu blog, tenho algumas receitas bem interessantes de bolo e recheio e vou começar a publicar no blog.


beijos

Lena

Valentina disse...

Achei que tinha comentado na primeira vez em que li a receita.Delicia este antepasto. amo berinjelas Laurinha

oquefazerprojantar??? disse...

Vou JÁ anotar!!
Faço um com pimentão muito parecido, mas no forno convencional.
Este no micro é muito prático e eu adoro beringelas!!!! Por isso... 'pera aí que tou indo a correr prá cozinha!!!
Obrigado pela sugestão

Unknown disse...

Fiz ontem!! meu marido acabou de provar!! AMOU!! eu tbem amei, mas sou suspeita né!!! Obrigada