domingo, 4 de novembro de 2007

Pão de Queijo Ana Maria


Sei que há muitas boas receitas de pão de queijo. Essa é uma com batatas na massa, fica super gostoso.
Esta receita quem me deu foi minha cunhada, há muito tempo atrás. Como eu fiz hoje aqui em casa e ela fica muuuuito boa, quis dividir com vocês.
Que tal um quentinho, com um cafezinho?
Ou com um capuccino, para aquecer - hoje refrescou bem e 'aproveitei' para tomar um!


1 kg polvilho doce
1 kg batatas cozidas e passadas pelo espremedor
200g margarina
1 xícara (chá) leite
300g queijo meia cura, ralado
5 ovos
Sal, se necessário

Coloque o polvilho numa vasilha.
Leve o leite numa panela ao fogo junto com a margarina e quando levantar fervura, jogue sobre o polvilho, mexendo bem, até que ele fique bem escaldado. Junte os demais ingredientes, prove o sal – vai depender de quanto salgado for o queijo utilizado. Amasse bem com as mãos, até ficar bem homogêneo.
Faça bolinhas e leve para congelar num tabuleiro. Após umas 2 horas, retire do tabuleiro, coloque num saquinho próprio para congelamento, extraia o ar, etiquete, e deixe congelado por até 3 meses.
Quando for utilizar, leve para assar, congelados mesmo, em tabuleiro sem untar, em forno a 180ºC, até começar a corar, cerca de 30 minutos.


Descongelei só uns para o lanchinho do meu filho, ele adora o pão de queijo com requeijão!

29 comentários:

Cris disse...

Laurinha, pão de queijo com batata na massa... hummmmm, não conhecia! Pela foto deve ter ficado muiiiiito bom!!!

Camila Marinho disse...

Eu amoooooo pão de queijo!!! Especialmente com requeijão ou manteiga, recém saído do forno, e com um café pra acompanhar! Afinal, sou mineira uai!!!!Me dá um pedaço????
Já fiz um pão de queijo com batata na massa que ficou perfeito. Minha mãe que me deu a receita. Depois veja aqui, http://caminhotrilhado.blogspot.com/2007/05/flores-e-um-estudo-sobre-o-po-de-queijo.html

Bjos

paula disse...

que delicia Laurinha,nunca me aventurei a fazer,mas quem sabe nao e com esta sua receita rsss

beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Gosto imenso de pão de queijo, com sempre que vou a um restaurante brasileiro, mas até hoje nunca fiz. Esta ideia de colocar batata na massa é excelente. Tenho que fazer!

bjs

Eli disse...

Eu também faço essa receita com batatas já até postei e acho uma maravilha! Fica bem macio por dentro do jeito que eu gosto. Esta foto está um arraso. :)

Marizé disse...

Laurinha, essas fotos deixaram-me com água na boca!

Beijocas

Paula Amanda disse...

Isto está uma tentação!!!! Com o friozinho que está bom com chazinho quente!
Abraços,
Paula Amanda

Nani disse...

Nunca fiz pão de queijo com batata na massa, deve ficar bom. E que judiação esse seu pão de queijo recheado, fiquei aqui de estomago roncando.
Beijos!

Silvia Arruda disse...

Hummmm... acho que nunca comi pão de queijo com batata na massa... isso deve ser uma tentação, hein?

Café Vinil Poá disse...

Amo demais pão de queijo e esse na foto está com certeza digno de hum mmmmmmmmmmmmmmmmmm,,,,, vou testar...
beijos

® disse...

Laurinha,
Quem bebe sempre diz a mesma coisa...rs...q nunca lembra...:D
Uai?! E agora vim na sua pelo 'chêrin' de 'pãozindiquêjo'..tô achando que vc tem um fôrnudilenha e modi que tá iscondendu o ôro...rs...
Fiquei nostálgica agora c essa belezura ...snif...:) Adispois ce passa lá q te sirvu uma xicrinha de café, tá cumadi?!

laila radice disse...

hummm que loucura! sou apaixonada por pão de queijo eu realmente amooo, nao consigo comer um só! e com requeijão tá de matar! adorei essa receita com batatas!e deve render um bocado, né? bjos

Laurinha disse...

Cris, fica muito bem mesmo, aqui em casa sempre tenho no freezer, acaba uma, já to fazendo outra receita...

Camila, não sei se esta receita agrada aos mineiros mais tradicionalistas, mas o que eu posso dizer é que usei o legítimo (um dos?) queijo mineiro, que meu marido trouxe de BH da última vez que ele esteve lá!
Fui lá ver seu post, super completo, adorei!

Paula, vc não sabe o que está perdendo... brincadeirinha... se você fizer, me diga depois o que achou :)

Pipoka, esta receita é super boa, quem sabe você experimenta fazer...

Eliana, ah, que pena que não linkei seu post no meu... procurei agora mas não achei...

Marizé, pão de queijo é assim mesmo, 'abre' o apetite :D

Paula, oh trem bom dimais sô ;)

Nani, então coma um, dois, tres, - parodiando, é difícil comer um só!

Silvia, é sim, assar só um pouco por vez, senão....a balança acusa!

Julia, faça sim, e depois me diga o que achou!

Vinni, tô ino, tô ino jájá...

Laila, ichi, esqueci de informar o rendimento... é, rende muito, pois só de batata e polvilho são 2 kg... não pesei a massa final... aiai, tenho que me policiar para não esquecer...


Beijinhos a todos

Anônimo disse...

Amiga, que lindeza!!!! Sou fã de pão de queijo, vou anotar a receita e fazer pro meu filhote, que não pode ver e logo ataca a travessa toda!
Um beijo!
E o feriado?
Saudades,


www.mangiachetefabene.wordpress.com

anna disse...

Olha um pão lindo e com cara de delicioso com o meu nome... uau!
E eu sem nunca ter feito pão, será que o pedaço da foto é para mim???
Quem dera!
Beijinhos.

Ana Prazeres disse...

Laurinha, que maldade, eu aqui tão longe, e a Laurinha com este pão de queijo de matar! Adoro pão de queijo , mas acho que o que vou comendo por cá em Portugal, são falsificados... Estou morta para ir ao brasil para comer desta maravilha!!!
Beijoca enorme

Célia disse...

Laurinha estou levada a fazer estes pães não sei é se encontrarei aqui em Portugal o dito polvilho.

Letrícia disse...

Laurinha, que delícia, esse seu cantinho. Cheguei aqui pelo Pecado da Gula e não quero mais sair! :D
O que é esse pão de queijo, menina? Bom demais.

Vou voltar de novo um montão de vezes, viu?

Beijos!

Rosane Vargas disse...

AMEI o blog! Fotos lindas, receitas supergostosas e bem explicadas... muito, muito bom! Coincidência: ontem, no trabalho, comentei com umas colegas que não tinha uma receita boa e testada de pão de queijo. E hoje descubro teu blog!

Laurinha disse...

Verena, meus filhos adoram, desde pequeno ele pedia pra fazer 'pondi', daí que até hoje, mãe, pode ser pondi pro lanchinho?

Anna, olha, aquele da foto já está na barriguinha do filhão, então, saiu um quentinho agora mesmo, aceita?

Anette, têm tanta coisa no Brasil para conhecer, com certeza pão de queijo, mineiro, será uma delas!!!

Célia, já vi uma ou outra receita feita aí em Portugal usando o polvilho doce, que sabe você encontra e quanto ao queijo, procure um mais duro - me parece o queijo da ilha (nome genérico, me parece)

Letrícia, bem-vinda, aceita um pão de queijo quentinho, saiu agorinha do forno ;P Venha sempre, viu!

Rosane, bem-vinda, esta receita já foi 'testada' trocentas vezes!!!
Com um bom polvilho e um bom queijo, não tem erro!

Beijinhos a todos!

Letrícia disse...

Laurinha, não resisti e fiz hoje mesmo o pão de queijo desse post. Menina, que trem bom. Já estou com a língua ardendo, de tanta esganação para comê-lo quentinho. Comi um com requeijão também, em homenagem ao seu filho :-)

Beijos!

Laurinha disse...

Letrícia, que bom que vc gostou!!!!
Sei bem o que é queimar a língua, por conta de comer quentinho....
Meu filho já foi pra cama, amanhã cedinho conto pra ele que vc copiou ele, tá!!!
Beijinhos,

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Este eu vou fazer! Já guardei a receita =P
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

k maravilha laurinha tenho de fazer esta delicia....bjokas

Unknown disse...

Só de olhar fico com água a crescer na boca...
beijinhos

Valentina disse...

Laurinha, amo pao de queijo. Hoje em dia faço uma receita muito parecida que me foi passada pela Fernando do chucrute e que é feita pela cunhada dela. Tem sempre pao de queijo no congelador aqui de casa.Aogora este luxo de requeijao nao tenho.

Beatriz Belliard disse...

ai quanta coisa boa por aqui, estou perdida, até pao de queijo tem, que delicia !!! bjs

Laurinha disse...

Pimpona, faça sim, você vai gostar!!

Belinha, tente fazer, é só encontrar o polvilho... e pronto!

Goretti, é bem assim, não dá para comer um só!

Valentina, vou sapear qual é esta receita, será que tem lá no chucrute?

Bia, pão de quaijo é bom de mais, né não!

Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

Olá meu nome é Rafela e amo muito pão de queijo, e já experimentei fazer várias receitas umas com execelente resultado e outras nem tanto....mais nenhuma delas com incrível sabor e textura que essa...maravilhosa já fiz várias vezes e modifiquei apenas no queijo que coloquei mussarela e em 1/2 x de leite a mais. Parabéns pela receita e pelo blog incrível.