sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Bolo de Carne com Legumes


Esta receita é um coringa, quando não tenho muito tempo para uma refeição elaborada (aiai, quase sempre...) que fica muito saboroso, nutritivo, e de preparo rápido!

O pessoal em casa já sabe - pelas cores, da existência de cenouras, azeitonas e pimentão, mas não sabem do ingredientes secreto, a 'aveia', que confere uma maciez e umidade ao bolo, sem falar da qualidades nutritivas deste cereal, fonte de fibras, ferro, proteínas e cálcio. Existem estudos que indicam que o consumo regular de aveia sugere que há diminuição na absorção do colesterol total, e há controle da glicemia e controle da pressão.
.
Sempre fiz como a receita (tá bom, com algumas alteraçõeszinhas aqui e ali...) mas desta vez pedi emprestado o molho do meatloaf da Cinara, que ficou ótimo!!

Já está estabelecido, daqui prá frente, será sempre assim!


Para 8 porções:

500 g de coxão-mole moída
1 cebola ralada - usei uma grande picadinha
1 dente de alho amassado - usei 2 pequenos
1 colher (sopa) de margarina
1 copo de iogurte natural
2 ovos
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
quanto baste de sal
50 g de pimentão verde picado - usei um pouquinho do antepasto de pimentão
40 g de azeitona verde picada
2 cenouras raladas
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
Misture todos os ingredientes, coloque numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha de rosca.

Coloque o molho por cima e leve para assar, forno médio pré-aquecido 180ºC.
Asse por 1h e 30min.

Para o molho, misture bem
2/3 xícara de catchup
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
Pouco menos de 1/2 xícara de água
1 1/2 colher (sopa) de molho inglês
1 1/2 colher (sopa) de açúcar


Sirva com legumes e batata palha. Servi também com uma saladinha!

Bom apetite!

23 comentários:

Akemi disse...

Laurinha, adorei seu bolo de carne! E com o molho da Cinara deve ter ficado 10! Vou fazer aqui em casa também! e vc não se importar, será que eu poderia incluir esta receita no meu evento de comidinhas de ingrediente secreto? Bjs

anna disse...

Fiquei muito fã deste bolinho de carne.
Que maravilha!
Beijokas.

Anônimo disse...

Ótima idéia servir com este molho por cima, dá um toque gourmet!
bjinho,
Nina.

Laurinha disse...

Akemi, é mesmo você tem razão, ótima idéia, pois a aveia é muito nutritiva e entra 'secretamente', é perfeito! Vou colocar o 'nosso segredo'. É prá já!

Anna, é super gostoso!

Nina, você tem razão, este bolo de carne ficou mesmo especial!

Beijinhos, meninas!

Akemi disse...

Laurinha, obrigada querida! Logo logo estarei postando as receitas do evento! Bjs e bom final de semana!

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Vc tem sempre mais um "coringa" debaixo da manga! Gostei imenso da receita, sobretudo por levar os legumes e a aveia.

bjs

risonha disse...

mais uma receita para eu tomar nota. adorei

paula disse...

laurinha mais uma das suas delicias

bjs

Ana Prazeres disse...

Laurinha, mais uma de dar água na boca... Coxão é de que bichinho? Se não for frango, será que eu posso fazer esta receita com frango?
Beijoca enoooooooome

No Céu dos Bolos disse...

Mais uma ideia com muita imaginação e de dar agua na boca. Vou experimentar assim que for possível. Obrigada pela visitinha. Vou voltar sempre ao seu blog. Bjokas

Laurinha disse...

Akemi, conforme for, amanhã tenho outra para o 'nosso segredo' Se der, vou fazer e postar!

Pipoka, e além de tudo fica super saborosa!

Risonha, e quando fizer, me diga o que achou!

Paula, obrigada linda!

Anette, sinto muito, coxão mole é um corte de carne de boi... talvez se você fizer com PTS... me diga!

Ana, experimente sim, você vai gostar!

Beijinhos a todos!

Eli disse...

Que luxo!! Está uma comidinha que me encanta muito e assim macio, úmido é tudo de bom. :)

Natércia Ramalho disse...

Laurinha obrigada por essa receitinha tão maravilhosa adorei mesmo.um beijo Natércia...

Cinara disse...

Laurinha, esta é uma ótima receita para eu alternar com o meatloaf, que faço sempre! Fico feliz que você tenha gostado do molho, ele é mesmo muito fácil de fazer e fica uma delícia... As suas fotos me deixaram com vontade de fazer esta receita agora mesmo! ;o)
Beijinhos!

Smas disse...

Também fiz o meatloaf da Cinara e adorei, mas o marido não gostou do molhinho e por isso não repeti. :(
Bjs

Anônimo disse...

E que bem que me sabia esta maravilha!!!
Beijinhos

Silvia Arruda disse...

Adorei!! Tenho uma receita de bolo de carne, mas os vegetais estão no recheio e não misturados à massa!! Receita anotada!! :)

Laurinha disse...

Eliana, é assim mesmo, tudo de bom!

Natércia, ficou uma delícia!

Cinara, o molho ó ótimo mesmo, adoramos aqui em casa!!

Smas, bem, então, é meatloaf sem molho... Que também fica muito bom!

Pimpona, acertou em cheio, é uma maravilha!

Silvia, sabe que uma vez fiz assim, tb com outra receita, com os legumes como recheio, até tomate eu coloquei, ficou muito bom... E, já que praticidade é um bom companheiro para este meatlof, achei que este é mais prático...

Beijinhos a todos!

Agdah disse...

O molho doce eu deixo de fora, mas com certeza vou experimentar o bolo.

Laurinha disse...

Agadá, então manda ver! E me conte depois!

Beijinhos,

Katia Mine disse...

Laurinha,
eu adorei essa receita.
vou fazer logo, logo.
bjos

Valentina disse...

Que show esta receita. absolutamente amei. o uso da aveia é bárbaro.

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Aqui em Lisboa é hora do almoço. Acabei de colocar no forno um bolo de carne baseado nesta sua receita... Estou em pulgas" para provar!

bjs saudosos (espero que vc esteja bem)