quinta-feira, 24 de abril de 2008

Areias, da Farófia


Hummmmmmmm, deliciosas!!
Acompanhando um cafezinho, perfeito!
Um parte da massa, finalizei no açúcar baunilhado; outra, em açúcar com canela; outra, com raspinhas de limão na massa e finalizadas no açúcar! Qual ficou mais gostosa? Não sei... adoramos todas as versões!
Obrigada Farófia, estas areias são ótimas!


Para 15 unidades (fiz 5 de cada):
150 g de açúcar
320 g de farinha de trigo
200 g de margarina para fins culinários

Pré aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma assadeira grande coberta com papel manteiga.
Peneire o açúcar juntamente com a farinha. Faça uma cova ao meio e deite aí a margarina em bocadinhos. Trabalhe a massa com as pontas dos dedos. Misture e faça uma bola.
Retire pedacinhos de massa e molde 15 bolinhas - sendo que, para as 5 últimas, acrescente raspas de limão à massa, antes de fazer as bolinhas. Achate-as levemente com as costas de um garfo e coloque-as na assadeira.
Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Elas ainda estarão moles, quando esfriarem é que terão a consistência correta. (No meu forno, com 10 minutos estavam cruas ainda, deixei 15 e ficaram ótimas... acho que a temperatura estava um pouco abaixo da correta...).
Passe as areias, ainda quentes, por açúcar - as de limão, açúcar e canela, e açúcar baunilhado e guarde-as quando estiverem completamente frias em lata que fechem hermeticamente.

30 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,
Essas areias são um espectáculo e as suas estão uma belezura. Gostei muito das variações.

Quanto às temperaturas, a Farófia tem a sorte de ter um forno que é uma verdadeira máquina. As minhas bolachas de aveia no meu forno levam 20 minutos a cozinhar e no forno dela bastam 10. ;-)

bjs

Iliane disse...

ficaram lindos Laurinha...sou pessima para fazer bolachinahs..biscoitos..que coisa!!rssss..numca ficam bons os meus..e..não sei o motivo..minha faz uns biscoitos de batata doce qie é uma delicia..derrete na boca..os meus...ficam duros..já desisti..essa é uma area..que não é minha..mas..compro em todo lugar que vejo..amei..bjus

Marizé disse...

Adorei essas variações na cobertura.
A Farófia tem nos brindado com receitas fantásticas, e esta é uma delas.
Parabéns para as duas.

Bj

farófia disse...

Laurinha,
Fiquei muito contente de ver esta receita no teu blog!!! As areias ficaram LINDAS!!! Vou guardar a dica das variações do açúcar para as minhas próximas experiências.
Bjos e obrigado!

laila radice disse...

humm duro é dividir 15 aqui em casa...teria q dobrara a receita!eheheh

bjs

Sylvia disse...

Adoro esse tipo de bolachinhas , rapidas e como vc diz otimas para o café

Janna Joaninha disse...

eu já fiz essas areias e ficam MUITO MUITO boas não é mesmo ?!?!

perfeitas para acompanhar um cházinho !!

Nysa disse...

realmente estao lindos e consegue-se imaginar perfeitamente como devem saber!!! beijocas

Mel L. Ramos Bryar disse...

Estes biscoitinhos são td de bom!! Amei a dica de colocar raspinhas de limão, deve ficar com um toque sutil, mas gostoso do limão e o açúcar!!!Que vontade que deu!!!beijos

Café Vinil Poá disse...

hum devem ter ficado divinas,,, beijos

Fabrícia disse...

Laurinha vc é um espetáculo. Tudo que vc faz fica divino. Nossa não conheço a Farófia...acho que estou perdendo tempo.
Bjcas.

Laurinha disse...

Pipoka, fornos realmente cada um é cada um. Eu já conheço o meu, quase sempre acerto as temperaturas, mas acho que de vez em quando 'ele' é que quer mandar!!!

Iliane, adorei você!!! :DDD

Marizé, concordo com você, já tenho outras dela na minha 'to do list'!!

Farófia, obrigada, viu! É que adoro canela, limão... qui ver como se saiam, e siram bem!!

Laila, pois é, acaba rapidinho!!!

Sylvia, são danadas de boas! Meio bolachas, meio bolo... uma delícia!

Janna, é mesmo, vi sim que você as fez...

Nysa, obrigada, linda

Mel, ficam realmente muito bons!

Julia, acertou linda!

Fabrícia, ela sempre nos brinda com delícias, ai, aquelas ladies são demais!

Beijinhos, meninas!!!

Filipa disse...

Que lindas ficaram as suas areias laurinha... Adorei as variações da cobertura, também não sei qual delas ia preferir.

Beijinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Eu já tinha ficado de olho nessa receita, agora não vai ter jeito, vou ter que sair da dieta!!
Ficaram lindos, Laurinha.
Eles só têm um defeitinho: NÃO ESTÃO AQUI AGORA!! *rs*
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Estas bolachinhas já estão na minha listinha e as variações...simplesmente o máximo.
Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Têm um jeito de derreter na boca, Laurinha - hum!

Silvia Arruda disse...

Eu adoro este doce. Eu sou capaz de devorar dezenas!! hehehe

Eli disse...

Eu tenho o cafézinho, agora falta um desses aí para acompanhar. hehehe Estão lindos!!

Fabi disse...

Que receita facílima! Adorei!! Estão lindas mesmo. Beijos!

Alessander Guerra disse...

Dá pra sentir que estão dissolvendo esses biscoitinhos. Devem derreter na boca!

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com

Betechef disse...

Que delícia!
Adoro biscoitinhos e esses estão lindos.Vou tomar nota.
Bjs!

Vivian disse...

é so isso? é facil assim? e o que eu to fazendo que ainda nao tentei fazer essa receita???kkkk
bjos flor

Laurinha disse...

Filipa, pois é, adoro canela, adoro limão, e a tradicional tem seu charme também...acho que tenho que experimentar novamente!

Dani, :DDD entendi, perfeitamente!

Luciana, são muito gostosas, vc vai pstar!

Patricia, têm uma textura meio bolo, meio bolacha... uma delícia!

Silvia, pois é, nem me diga, nem me diga...! :)

Eliana, então, tá feito!

Fabi, facinho, facinho!

Ale, é sempre bom conhecer delícias 'corriqueiras' de nossos ancestrais (bom pelo menos os meus são portugueses...!)

Bete, então, quando os fizer, me avise e diga o que achou!

Vivian, então, foi dada a largada!

Beijinhos a todos!

Anônimo disse...

Laurinha! Pois me parecem tão fofinhas que dá uma vontade de morder só para sentir a textura que deve estar deliciosa!! =D

Ana disse...

Que graca de biscoitos Laurinha!
Nunca comi "areias", mas essas parecem deliciosas!
Esses biscoitos derretem na boca ou sao mais "esfarelentozinhos"??
Eu gosto de sequilhos e bolachinhas de nata (minhas preferidas!), derretem na boca, humm!!
Beijos!
Ana

Beatriz Belliard disse...

tb digo hummmmmmmmmmm, so estou imaginando na minha boca !! bjs

Cláudia disse...

Lau, que delícia, como disse o Ale, dá pra sentir isso dissolvendo na boca. Hummmmmmmmm!!!


bjs

. disse...

Laurinha

Parece que senti a bolachinha derreter na minha boca...uau...que delícia,menina.
Ah! outra coisa,adoro o nome do seu blog,Pitadinhas....belezinha.
Bjs

Cris disse...

Não creio Laurinha, tão poucos ingredientes fazem estas delícias.... wow!!!

Valentina disse...

Laurinha que deliícia. é bem prática.