quarta-feira, 2 de abril de 2008

Pastiera di Grano

A Pastiera é um doce típico napolitano, típico do período da Páscoa.
É uma torta à base de ricota e trigo em grão, com perfume de canela e de limão.
Desde que a Nina publicou aqui uma foto da Pastiera, fiquei pensando em prepará-la, mas foi passando, e a pastiera ficou no aguardo....
Na última vez que fui ao mercado e vi o trigo em grão, 'agarrei' o pacote, para não deixar 'escapar' a oportunidade de fazer esta torta, deliciosa.
Há alguns anos que não tenho feito esta torta, aliás, nem a preparei para a Páscoa... então, fica aqui a sugestão de um doce delicioso, para ser degustado no período pascal, ou em qualquer outra ocasião!

Observações:
- resista, com todas as suas forças: não acrescente mais farinha à massa; a massa fica super levinha, crocante, deliciosa. Se acrescentar mais farinha ela ficará pesada e perderá o charme!
- acho que pode-se reduzir um pouco a quantidade de trigo em grão, para 180-200g;
- reduziria também um pouquinho do açúcar do recheio, achei um pouco doce - para 280-300g;
- fiz ½ receita, numa forma de 20cm de diâmetro e 5cm de altura, e só utilizei uvas passas claras.
.
Apresento abaixo a receita original, que rende 2 tortas.
Espero que gostem!
.
.
xícara medida 200ml
Massa
1 xícara (chá) açúcar (160g)
1 e ½ xícara (chá) manteiga (300g)
3 ovos (180g)
5 xícaras (chá) farinha de trigo (550g)
manteiga para untar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Misture todos os ingredientes sem trabalhar muito a massa.
Deixe descansar por 30 minutos, coberta.
Forre o fundo e a lateral das formas (2 formas de aro removível cada 2.500ml), untadas com manteiga.
Coloque o recheio, faça tiras finas com as aparas da massa e monte uma treliça na superfície.
Asse no forno pré-aquecido 180ºC, cerca de 30 minutos.

Depois de frio, polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Recheio
250g de trigo em grão (deixado de molho em água fria, de véspera)
½ litro de leite quente
1 pitada de sal
casca (só o verde) de limão
1 colher (sopa) açúcar (20g)
2 xícaras (chá) açúcar (320g)
½ kg ricota fresca e amassada
3 gemas (60g)
1 pitada de canela em pó
1 colher (chá) essência de baunilha (2g)
200g frutas cristalizadas picadas (ou damasco picado)
200g passas sem sementes
3 claras em neve (cerca de 120g)

Passe o trigo por água fresca, leve ao fogo com bastante água e deixe ferver por 15 minutos. Escorra e leve ao fogo com o leite, o sal, o limão e a colher de açúcar. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente até secar o leite.
Deixe esfriar e retire a casca de limão.
Separadamente, junte os ingredientes restantes, menos as claras.
Misture com o trigo reservado e bata bem.
Por fim, junte as claras.
Utilize.


Esta é mais uma contribuição para o evento de Páscoa, da Cris!

33 comentários:

Marcia disse...

Laurinha, vc está se superando a cada receita que publica! Essa torta é divina! Ficou linda, linda, linda... Bjs

laila radice disse...

assim nao vale...fiquei doida por um pedaço...ai q regime q dá pra faezr visitando seu blog...missão impossivel 4!

tá mto linda e tds os ingredientes me chamaram a atençao...a minha sorte é q nao tenho o trigo aqui em casa pq senao...ah já teria impresso a receita e tava lá na cozinha suja de farinha....

bjs

risonha disse...

ainda bem que eu por cá não encontro trigo em grão, senão acho que hoje mesmo ia fazer esta delícia...
acho que foi das melhores coisas que já apresentaste aqui.
parabéns laurinha.

Odete disse...

Menina, eu amo isso. Deve ser minhas raizes italianas.Que boa essa receita que ja anotei e com certeza vou fazer.
Thanks!!!
bjs

Marizé disse...

Que receita fantástica, adorei esse recheio com trigo.
Sem duvida que anotarei a receita e as suas preciosas anotações.
Ficou linda, você tem mesmo veia de padeira.

Bjs

Carolina Andrade disse...

Laurinha, que delicia é essa. Já tinha ouvido falar mas nunca comi, e também nunca vi este trigo em grãos mas vou procurar. Grande beijo!!

Fabrícia disse...

Laurinha que torta é essa querida....abalou Paris agora hein....que luxo. Olha adoro trigo em grão mas só uso para saladas...deixo ele germinando durante 3 dias. Agora terei outra utilidade para essa delícia.
Parabéns.
Bjcas.

Fabrícia disse...

Laurinha olha aqui os triguinhos germinados que mimo...Bjcas

http://sopavermelha.blogspot.com/2008/01/trigo-em-gro-germinado.html

http://sopavermelha.blogspot.com/2008/01/salada-dos-germinados.html

Silvia Arruda disse...

Nunca comi nada parecido... mas pela foto, deu água na boca...
É Laila, desse jeito fica dificil mesmo fazer regime!! hehehe

Isabel (pipoka) disse...

Nunca usei trigo em grão, mas ao ver o aspecto dessa sua torta, fiquei entusiasmada com a ideia de pôr mãos à obra!

bjs

david santos disse...

Olá, Laurinha!
Já apetecia, mas está um pouco para além das nossas possibilidades cá em Portugal.
Adorei este blogue.
Parabéns.

Iliane disse...

hummmmm..amiga...ficou o maximo!!!!maravilhosa!!!!parabens..muitos parabens..um luxo!bjus

Patricia Scarpin disse...

Já ouvi falar muito mas nunca provei. Parece deliciosa, Laurinha, mesmo com as suas considerações!

Laurinha disse...

Marcinha, vc é um amor, obrigada linda!

Laila, :DDDD... e é boa, menina, como é gostosa!

Risonha, como assim?? ainda bem????? :DDD
Obrigada, linda!

Odete, confesso que adoro a gastronomia italiana, mesmo adaptando um pouco aqui e ali... esta é uma sugestão, deliciosa!

Marizé, obrigada, linda , seu comentário me deixou muito feliz!

Carol, achei o trigo em grão na gôndola do mercado que têm produtos 'naturais', como linhaça, gergelim, farinhas de centeio/soja, etc...

Fabrícia, pois é, o 'matinho' não apareceu aqui em salada ainda, anotado!!! E fica macio, depois que germina?

Silvinha, alguns restaurantes a servem como sobremesa... e também, lá no bixiga, tem um lugar (perdão, é meu marido que vai buscar pra mim, não sei o nome da rua...) que prepara/vende alguns doces típicos italianos, como a pastiera, a sfogliatela, e tantos outros...perdição total!

Pipoka, sabe que trigo em grão estava restrito à esta torta... mas agora com a dica da Fabrícia, vou experimentá-lo, germinado!Obrigada pela visita e volte sempre!

Iliane, gostou? aiai, adoro!!!!
Obrigada, linda!

Beijinhos,


David Santos, bem-vindo!

Natércia Ramalho disse...

Laurinha que maravilha e tão chique adorei mesmo um beijo. Natércia...

Anônimo disse...

HUMMMMMMMM!! Deve ser mesmo uma delícia. Fico encantada quando venho aqui e vejo tanta coisa diferente. Beijos!
Môni.

Leila disse...

Laurinha voce esta dando um show hein?!
amei essa tua receita, super diferente e deu agua na boca.
beijocas

Agdah disse...

Menina, e êis a famosa pastiera. vi uma vez numa revista Cláudia antiga, mas lá em SSA nunca tinha visto o trigo em grão. Outro dia aqui vi num programa da Food Network e me lembrei da foto que havia visto na tal revista. Estou encantada e vou procurar o tal trigo em grão urgentemente. Êta Laurinha danada...

Isabel de Miranda disse...

Só pode ser uma delicia com esse aspécto,adorei...beijinhos doces

Gourmandisebrasil disse...

Pára tudo! Tá linda (muito mais q a capa da última revista Gula - aliás na capa da revista a torta apareceu com massa cobrindo toda a superfície da torta, não acho q seja a forma clássica).
Adoro pastiera (apesar de não poder comer muita ricota) pq é pouco doce e tem várias texturas e sabores!
bjo,
Nina.

Simone Izumi disse...

laurinha,
que lindo!!!
desde a edição da capa da gula do mes passado, babo nessa receita!
adorei!!!
beijim

Janna Joaninha disse...

que coisa mais buuuuunita ;)

Cinara disse...

Acredita que nunca comi trigo em grão, amiga? Fiquei curiosa... Ainda mais como ingrediente desta torta MARAVILHOSA com a qual você nos presenteou! Adorei o lattice que você fez por cima, ficou perfeito...
Não sobrou um tiquinho, não? :oP
Beijão!

Filipa disse...

Laurinha que tarte maravilhosa é esta? Mas que linda que ficou, você tem mesmo umas mãos de fada! Parabéns pois está um luxo só!!
Adorei a receita e vou ver se encontro por aqui esse trigo em grão...

Beijinhos

Aline Neme disse...

Laurinha, realmente é didícil resistir a esta receita. A foto está fantástica e agora já estou calculando em qual dia vou fazê-la... hehehehehehe

bjundas

Pitadasdilu disse...

Laurinha, achei super diferente a utilização do trigo em grão, eu até agora só comia em salada, ótima sugestão, farei com certeza.
Fiquei doida para provar essa fatia.
Bjos, Lú.

Laurinha disse...

Pat, é muito gostosa mesmo! :P

Natércia, obrigada linda!

Mônica, a torta de ricota é mais conhecida que esta, de grão! Mas gosto das duas!

Leila, obrigada :DDD !!

Agdá, o trigo em grão não é assim tão fácil de achar, mas por aqui acabo encontrando, vez ou outra...

Anjinha, ela vale quanto pesa!! E olha, que é bem pesada!!!

Nina, eu vi a Gula, mas não comprei... sabe, acho que com a treliça fica mais saborosa... é que a gente como com os olhos também, né não!!

Simone, hummm, ficou boa demais, adoro...

Janna, obrigada!!

Cinara, obrigada, linda... ainda tem uma fatiazinha... sirva-se!

Filipa, eu também gostei do resultado, a massa super deliciosa, o recheio com o cremoso da ricota e os grãoszinhos para contrabalancar...uma delícia!!

Aline, olha, para quem gosta de doce com ricota, esta sugestão é uma ótima opção!

Luciana, nunca comi o trigo em grão fora do doce... mas já estão anotadas as sugestões da Fabrícia!

Beijinhos, meninas!!

Akemi disse...

Laurinha, realmente isto não vale! Fiquei aqui morrendo de vontade de experimentar um pedaço desta torta! Ficou linda, arrasou amiga! Bjs e bom final de semana!

Suzana Parreira disse...

UAU! Laurinha, devo dizer-lhe que essa sua tarte me conquistou completamente! Se encontrar trigo por aqui tenho de experimentar esta delícia. E ficou linda!

Bj e bom fim de semana

Cris disse...

LINDA!!! Laurinha, que bela ficou e tão nutritiva! Agradeço sua participação... o sorteio será depois da volta do marido das Índia. Bjs!

Janna Joaninha disse...

que coincidência, eu estava justamente atrás dessa receita.. havia visto folheando uma revista e não me lembrava mais o nome, e agora que vi no seu blog, já está anotadinha !!!

Aline H disse...

Adorei!! vou fazer!! Só uma coisa: os valores das suas dicas são baseadas na receita original ou na metade dela? o valor reduzido do trigo em grão é para a massa ou para o recheio? valew, bom blog, parabéns!

Aline H disse...

Adorei!! vou fazer!! Só uma coisa: os valores das suas dicas são baseadas na receita original ou na metade dela? o valor reduzido do trigo em grão é para a massa ou para o recheio? valew, bom blog, parabéns!