segunda-feira, 14 de abril de 2008

Pão com Blueberries


Fiz este pão para um lanche. Simples, macio, e fácil de fazer. Tá certo, fiz na panificadora, mas acredito que seja também fácil de fazer na pedra, talvez necessitando ajustar a quantidade de farinha de trigo somente. Ah, e por ter feito na panificadora, e por ter colocado as frutinhas um pouco antes da hora, elas ficaram picotadinhas na massa do pão... o que deu um charme, todo especial...
Usei blueberries secas/passas. Quem não as tiver, uma sugestão seria utilizar uvas passas; outras sugestões são: acrescentar alguma noz, outra especiaria, outro açúcar, outras farinhas... muitas variações para este básico! Ou então, veja este Pão com Mel e Passas, que fiz na mão/pedra e que ficou delicioso também!
Pode ser servido assim, simples, com um cafezinho, ou acompanhado de uma coalhada seca, ou cream cheese, ou então, mais docinho, com uma geléia... a minha era de damasco, feita em casa...


xícara medida 240ml
¾ xícara leite
1 ovo
3 colheres (sopa) água
2 colheres (sopa) margarina – usei manteiga
3 xícaras farinha de trigo – usei especial para pães
3 colheres (sopa) açúcar – usei orgânico granulado
¾ colher (chá) sal
¼ colher (chá) noz-moscada – moída na hora
1 colher (chá) fermento biológico seco – usei 2 colheres (chá) biológico seco instantâneo


1/3 xícara blueberries secas

½ xícara açúcar de confeiteiro – opcional, e não fiz
Leite – opcional, e não fiz

Siga as instruções do manual do fabricante da sua panificadora doméstica. Usei ciclo básico, pão 600g, cor média.
Quando o sinal sonoro avisar, coloque as blueberries.
Caso queira, prepare uma caldinha com o açúcar e um tantinho de leite, o suficiente para uma calda grossa, e cubra o pão.

27 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, eu comeria tudo e repetiria. :)

Leila disse...

Laurinha, faz muito tempo que nao faco pao. ja tive duas maquinas mas elas me deram mais tristezas do que alegrias.
comeria uma fatia agora mesmo.
beijinhos

laila radice disse...

ficou barbaro o aspecto...parece hiper macio e saboroso...ai ai ai....delicia!!!mas depois de ontem impossivel!!!ehehe

bjos querida!

Célia disse...

Muito apetitoso.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Isso é uma verdadeira tentação em plena segunda-feira em que comecei a dieta.
Laurinha, aonde vc achou blueberries? Aqui no Rio eu nunca vi, e adoooooro!
Bjs

Suzana disse...

Laurinha, paõ e com blueberries só pode ser melhor que bom!! Anotei a receita para próximas panificações! ;-)

Bj

Flavinha disse...

Laurinha, parece delicioso! Adoro seu blog! Estou aprendendo muito! Beijos

Cris disse...

Eu iria querer com esta geléia, ficou lindo!

Fabi disse...

Laurinha, que interessante, nunca tinha visto blueberries secas. E no pão deve ter ficado maravilhoso! Beijos

Laurinha disse...

Patricia, então, saindo mais um, quentinho para você!

Leila, este é facinho de fazer, sovando à mão também ficará ótimo!

Laila, ele ficou mesmo, bem gostoso!
Como ontem, só repetindo a dose!

Célia, super macio, com uma manteiguinha, uma delícia!

Dani, as danadinhas eu trouxe de viagem... sei que vende-se congeladas, tipo polpa, e também, as frutas congeladas, sabe, em embalagens de plástico, agora, secas, não vi não... vou procurar e te aviso!

Suzana, é uma sugestão bem simples, mas que ficou muito boa!

Flavinha, que bom, aprendemos todos os dias mesmo, você tem razão!

Cris, que bom que você gostou!!!
Congelei pedaço de pão que restou em fatias, e quando vou me servir, é só descongelar e estão fresquinhas!

O pão ficou muito gostoso, um toquezinho levemente azedinho/doce, uma delícia!

Beijinhos, meninas!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Adoro pães! É um dos meus vícios...Pena que engorda! Buááááá

Aproveitando querida,se aceitares, deixei para ti um Mimo no meu Blog.
Dá uma passadinha lá e confere.
De acordo com as regras deves publicá-lo no teu Blog com o link de quem te nomeou e deves nomear mais 5 Blogues que gostes.
Bjs e boa semana!

Filipa disse...

Laurinha o pão está mesmo convidativo... Essa fatiazinha que tem o doce e uma chávena de chá era tudo o que eu queria agora.
Está muito bonito e parece muito fofinho.

Beijinhos

Mónica Pinto disse...

Ver um pão fofo assim fatiado é das coisas mais lindas. Adoro. Bjs

Marizé disse...

Laurinha, o seu talento para a paderia nunca deixa de me surpreender.
Este pão está uma maravilha.

Bjs

Aline Neme disse...

Laurinha, Adoro suas receitsa d epão... elas sempre arrasam!!!!

Bjundas

Eli disse...

Laurinha que maravilha de pão?! Com geléia é pra matar a gente de vontade mesmo né?! Você recebeu a resposta do meu email?!

Iliane disse...

adoro receitas de pão na maquina..é bom..pois diversifica as que temos em casa não é mesmo?êsse deve ter ficado muito bom..a..amei a geleia de damasco..lindo seu pão..bjus

Marcia disse...

Adoro pão caseiro, adoro blueberries: essa receita é tudo de bom! Bj

Elvira disse...

Deve ficar muito bom barrado simplesmente de manteiga salgada... :-)

Beijos.

Luciana Macêdo disse...

Obrigado pelo carinho.

Adoro pão e é sempre bom uma receita nova.
Bjs!

A simplicista... disse...

Que cara ótima! Parabéns!

Fabrícia disse...

Laurinha ficou divino como tudo que vc faz....
Bjcas.

Luciana Macêdo disse...

Eu de novo... agora para agradecer por me ajudar a encontrar a cozinha de onde tirei a receita do Pão com Banana. Acho bastante desagradável e indelicado não colocar a fonte.
Bjs!

Silvia Arruda disse...

Caprichosa, como sempre!
Laurinha, essa geléia caseira de damasco deve ser tudo de bom, hein?

kini disse...

Para mim pode ser com geleia,queijo ou outra delicia qualquer....rsss!!!!
Deve ser saboroso.
Bjs

Cinara disse...

Assim que vi no email do BHG, eu também anexei essa receita ao meu del.icio.us para fazer, Laurinha! Eu já tinha anotado para trazer as blueberries secas dos EUA, porque imaginei que não acharia por aqui. Você comprou em SP? Se puder me dizer onde, eu vou correndo buscar! :oP
Beijinhos!

Laurinha disse...

Anita, bem-vinda! Já vou lá no seu cantinho sapear...obrigada linda!

Filipa, então a fatia é especial para você!

Monica, e perfumado, e gostoso!

Marizé, hummmmmm, delícia! Comi agorinha mesmo uma fatia torradinha, ficou uma delícia!

Aline, obrigada linda, adoro fazer - e comer! pão!

Eliana, pois é....... para matar de vontade! Recebi sim, linda! Estou aqui, tá!

Iliane, pois é, vc viu, é um pão básico, fácil. Já repeti a receita, e fiz agora com centeio, que é meu predileto, e ficou ótimo!

Marcia, obrigada linda!!

Elvira, hummmmmm, uma torradinha dele, com manteiguinha, como 1, 2, 3...

Luciana, é sempre bom variar!

Cris, obrigada!

Fabrícia, obrigada, linda, vc é um amor!

Luciana, ....é que, como adoro banana, e é da Cris, reconheci na hora.......tb faço questão de passar a fonte!

Silvinha, e tão facinha de fazer... é que não tirei foto do passo a passo.. da próxima vez que fizer, coloco aqui no blog, tá!

Kini, pra mim também, até purinho, sem nada!

Cinara, te passei um email.... de qq forma, nunca vi por aqui...... se achar, te aviso!

Beijinhos a todos!!