quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cheesecake Romeu e Julieta


Adoro cheesecake.

Existem muitas receitas, originais - sim, no plural, pois muitos pleiteiam ser original, outras são práticas, algumas são light, algumas ...
Como aqui em casa gostamos demais de goiabada e eu tinha uma danada de boa dando sopa, achei que este cheesecake 'diferente' seria perfeito para participar do evento da Fer Ayer.


É super gostoso, não muito doce - a doçura maior fica por conta da cobertura, e é a dupla queijo e goiabada, que tanto gosto. Já fiz com outras coberturas: geléia de damasco, de laranja e de framboesa, que também foram aprovados.


Fiz meia receita e usei uma forma de 20cm de fundo falso - poderia ser menor, mas eu não tenho...; ficou 40 minutos no forno. E para a cobertura, como utilizei a goiabada cascão, penerei depois de derretida para poder utilizar.
Uma delícia, espero que gostem da sugestão!

Segue receita original.
xícara medida 200ml

Para a massa
300g chocolate branco picado
1 ½ xícara (chá) creme de leite (300ml) - usei o fresco
5 ovos
500g de ricota picada - usei a caseira
250g de requeijão - usei o de manga, cremoso
1 colher (chá) raspas de limão

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 25cm de diâmetro, de fundo falso.
Coloque o chocolate branco com o creme de leite num refratário e leve ao fogo em banho-maria, mexendo até derreter completamente e reserve.
Bata no liquidificador os ovos, a ricota e o requeijão. Junte o chocolate reservado, continue batendo até obter uma mistura homogênea e acrescente as raspas de limão.
Coloque na fôrma e leve ao forno por cerca de 50 minutos. Retire e deixe esfriar.

Para a cobertura
400g de goiabada cortada em cubos
2 colheres (sopa) de conhaque - não usei
Numa panela pequena, coloque a goiabada e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando até dissolver completamente. Junte o conhaque, misture bem e deixe esfriar.

Decoração
Cubra a torta com o creme de goiabada e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme sobre um prato grande e decore com raspas de chocolate branco - que optei por não fazer.


Sirva gelada.

34 comentários:

Anônimo disse...

Ficou linda e que diferente...achei o máximo a massa com chocolate branco...vou fazer com certeza...já estou indo colocar lá no blog para o desafio...beijinhos e amanhã tem desasfio novo para o mês que vem...Obrigada por participar.

Filipa disse...

Que lindo o seu cheesecake Laurinha! Super diferente mesmo, adorei que levasse chocolate branco e que fosse ao forno.

Beijinhos

Fabi disse...

Cheesecake de goiabada é tudo de bom! Sempre faço com cream cheese e nunca tinha visto com chocolate branco! Deve ser uma delícia. Bjos!

Vivian disse...

nessa ultima semana vi tantas receitas de cheesee cake que vou ter que me render e fazer. Nao sou muito fa, mas as fotos me deixam com agua na boca. Vai que eu goste do meu???
bjossssssssssssssssss

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Também adoro cheesecake, e este seu com o chocolate, achei fantástico!

bjsssssss

Heidi disse...

Laurinha,

Que maravilha este Cheesecake, nunca tinha visto com chocolate branco! Adorei.

Suzana Parreira disse...

Laurinha, acho o nome o máximo! Goiabada em cheesecake não experimentei, mas deve ser delicioso. Gostei muito!

Bj grande

Marcia disse...

Laurinha, vc tem mãos de fada! O cheesecake está digno de capa de revista. Adorei o nome, a receita, as fotos... Bjs

Eli disse...

Ficou lindissimo!

Isabel de Miranda disse...

Além de lindo deve ser mesmo uma delicia.Sou doida por chocolate tenho que fazer este de chocolate branco...beijinhos doces

claudia disse...

Que delícia! Chocolate branco, na minha opinião, é muito doce, mas com a mistura do queijo deve ficar bem melhor!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ewstou de dieta, e ver essa delícia assim, coberta de goiabada, me deixou louca.
Bjs

Laurinha disse...

Fer, esse cheesecake é surpreendente, vale a pena arriscar e experimentar!

Filipa, e fica leve, nadica doce.....uma delícia!

Fabi, pois é, o cheese em questão é a ricota!

Vivian, viu só, quem nao arrisca...

Anita, obrigada, linda!

Dinha, bom te ver! Diferente, né!

Suzana, uma versão bem brasileira!

Marcia, oh, obrigada, linda!!! Vc sempre um doce... :)

Eliana, obrigada!!

Anjinha, experimente e me diga o que achou!

Claudia, você não imagina o sabor, é realmente uma surprresa!

Dani, sry linda, não pude evitar...!

Beijinhos,

laila radice disse...

incrivel!! adorei o uso do choc bco!! bjos!!!

Luciana Macêdo disse...

Que massa diferente...sabe que tenho todos os ingredientes necessários para fazer esta delícia. Fica para a semana que vem...sei que todos vão adorar.
Bjs!

risonha disse...

Laurinha da minha alma... temos umas contas a ajustar:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
como é que eu vou conseguir resistir a uma beldade dessas?

Lílian disse...

Laurinha,
Li estes dias em algum blog que você é engenheira hehe (tb sou).
Tava desconfiada de tanta organização. (se bem que sou o contrário). Você consegue postar receita todo dia, escreve em um monte de blog e ainda participa nas datas corretas dos desafios. É demais!
: )

Fabrícia disse...

Laurinha tu como sempre arrasa...ficou lindo, charmoso e ele piscou para mim...piscou sim que eu vi.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Bastante diferente esta receita. Pena aqui não ter requeijão em qq supermercado.
Ficou muito bonito e convidativo. Sou louca por goiabada... Goiabada tem!! Pelo menos isso!
Bjs

Isabel (pipoka) disse...

Adorei esta receita, sobretudo porque leva goiabada e chocolate branco. Dois sabores que adoro mas que nunca tinha pensado em comê-los juntos...até hoje.

Pelos vistos, estamos as 2 na mesma "onda", pois acabo de postar um tiramisú de chocolate branco.

bjs

Unknown disse...

Parabéns, deve ter ficado maravilhosa.
bjs

Iliane disse...

Laurinha..amei esa receita..dve ser divina..goiabada..chocolate branco..tudo de bom...o visual incrivel..parabens querida...

Silvia Arruda disse...

Laurinha, seu cheesecake ficou lindo, como tudo que você faz. Que vontade de dar uma garfada neste prato! :P

Anônimo disse...

essa é uma combinação e taaaaaanto!!
aqui em casa, aqui em minas é super famosa! deve ter ficado um perigo! perigo de não se conseguir parar de comer!!
beijo!

Laurinha disse...

Laila, e fica tão bom! Nadica doce...

Luciana, oba, o pessoal vai gostar!

Risonha, OK, OK,.......... e agora, aceita uma fatia?

Lílian, :DDDDD no comments!!!

Fabrícia, viu só, galente com só ele!

Claudia, então experimente um substituto, tipo um cream cheese com pouco sal, acho que também dará certo!

Pipoka, pois é, supreendente mesmo!
Também adoro 'chocolate' branco!!!

Nana, obrigada e bem-vinda!

Iliane, obrigada linda!!!

Silvinha, manda ver!!

Gi, nem me fale, nem me fale!!!

Beijinhos, meninas!

Cris disse...

Olha que coisa mais linda! De ricota... me aguçou a curiosidade... e bem brasileiro né, romeu e julieta, adorei Laurinha!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Luarinha...menina suas receitas sempre me deixam babando!!! Vc é caprichosa d+!!! Eu sou vidrada, viciada por cheesecake...este seu maravilhoso...interessante o uso da ricota...fiquei com dúvida se o gosto da ricota fica marcante e se fica muito diferente do cheesecake que utiliza o cream cheese??? Romeu e Julieta...arrasou?bjs

Valentina disse...

Laurinha, que bela participação. Este dois ingredientes se complementam tão bem. E o cheesecake esta com uma pinta....

Laurinha disse...

Cris, tomara que Shakespeare também aprove...! :DD

Mel, o sabor é bem suave, e textura é diferente sim do 'cheesecake tradicional'. Vale experimentar, aconselho firmemente!

Valentina, pois é, meu marido adora este, é realmente m uito gostoso, suave, nadica doce, para ser repetido, com certeza!

Beijinhos, meninas!

Goreti disse...

Nossa gostei demais dessa receita...não que não tenha visto antes, mas a sua tem um diferencial, ricota caseira.e o visual ficou fantástico.

Beijos!!!

Unknown disse...

Essa receita ficou uma delíciaaaaaa!!!!!!! Mais do que aprovada!!! Só troquei o requeijão (pois não tinha) por outro cream cheese parecido. A massa realmente não fica doce.
Muito obrigada por esta receita!

Sheila disse...

Olá Laura,

Já faz quase 2 anos que vc postou essa receita, nem sei se vc tem ainda acesso a este blog, mas espero que sim

Pois eu gostaria de deixar um agradecimento por essa deliciosa receita. Eu estava procurando na net uma receita de cheescake e achei a sua. Gostei dela, por ser diferente e ir ao forno.

Então resolvi arriscar e fazê-la.

Foi um sucesso !!!!!! Todos amaram eu inclusive.

Moro na Holanda e aqui não conseguimos achar goiabada com facilidade, apenas em lojas brasileiras. Como eu recém cheguei do Brasil, trouxe uma goiaba em lata e queria fazer algo especial com ela.

Muito obrigada! Aliás, adoro seu blog, já estou testando um monte de receitas, esta na minha lista de favoritos.

Um abraço,

Sheila

Laurinha disse...

Oi Sheila!!
Goiabada é tudo de bom, né não?
Adoro.......
Este cheesecake fica divino mesmo.... que bom que vc gostou!
Beijinhos

sonia disse...

Oi Laurinha! Não entendi sobre o requeijão vc disse que usou o de manga cremoso, é o da fruta?