sexta-feira, 18 de abril de 2008

Torta de Ricota

Esta é uma receita que faço há muitos anos, é uma das preferidas daqui de casa. É super saborosa, para comer e repetir!
Preferi fazer a massa da torta com manteiga, substituindo a margarina e a gordura vegetal... perdi um pouco na crocância, mas ganhei no sabor!


Massa
400g farinha de trigo
100g margarina – usei no total 200g manteiga
100g gordura vegetal
2 ovos inteiros
½ colher (café) sal
4 colheres (sopa) açúcar

Gema para pincelar - não pincelei desta vez

Com duas facas, misture as gorduras ou manteiga com a farinha, até obter uma farofa, junte os demais ingredientes, forme uma bola e deixe descansar por 30 minutos – se estiver muito quente, leve à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Escolha uma forma redonda, 28-30cm de diâmetro, que abra nas laterais e unte-a com manteiga.
Abra a massa com um rolo. Com ¾ da massa, forre a forma, coloque o recheio, leve ao forno por 30 minutos, retire do forno, retire a parte lateral da forma, pincele com clara de ovo sem bater, e cubra com aspirais (com a parte restante da massa - que não fiz) de massa.
Pincele toda a torta com gema e leve ao forno por mais 30 minutos.
Retire do forno, e peneire açúcar de confeiteiro.
Sirva gelada.

Recheio
Creme de baunilha
450 ml leite
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) farinha de trigo
2 gemas
1 colher café baunilha

1 ricota, passada pela peneira - usei uma de 600g
2 gemas
¼ xícara (chá) leite (50ml)
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 xícara (chá) açúcar
1 xícara (chá) uvas passas sem caroços, passadas por água fervente
2 claras em neve

Faça o creme de baunilha:
Numa panela média, coloque 300ml de leite e o açúcar e leve ao fogo para ferver. Enquanto isso, dissolva a farinha e as gemas nos 150ml de leite restante; quando o leite ferver, junte um pouco no leite frio, misture, mais um pouco do quente no frio, misture, e volte tudo ao fogo, mexendo sempre até ferver, por 3 minutos.
Apague o fogo, junte a baunilha, mexa bem, transfira para um refratário, cubra com filme plástico rente ao creme e deixe esfriar.
Quando o creme estiver frio, junte aos demais ingredientes do recheio e aplique.

############################################

E, terminando o post de forma muito especial, quero agradecer as fofas Filipa e Ana, pelo mimo criado pela Isabel e concedido ao blog!
Outra amiga fofa, a Risonha, me mandou este mimo super gracinha, criado pela não menos gracinha Kini!



Meninas, muito obrigada pelo carinho, fiquei lisonjeada!

Para seguir todas as regras, devo ofertar 5 blogs, para cada um, portanto, deverão ser 15!!
Portanto, tomei a liberdade de adaptar as regras e vou oferecer, de coração, à todos que visitam o Pitadinhas!

Beijinhos especiais, com muitas estrelinhas!!

33 comentários:

Fabrícia disse...

Laurinha,
Estou com desejo desta Torta. É a preferida da minha irmã e tradicionalmente sevida no Natal. A minha é um pouco diferente mas o mesmo princípio...adoro de paixão. Lindoca.... Parabéns pelos mimos..merece de todo coração.
Bjcas.

Janna Joaninha disse...

que torta delicioooooosa! adorei!

;)

Luciana Macêdo disse...

Gostei muito da sugestão do recheio que parece não ficar muito doce.
Parabéns pelos selinhos.
Bjs!

Migas disse...

Laurinha, essa torta está com o ar guloso demais!De babar!!!

Beijos

Ana Prazeres disse...

Adorei sua torta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrifgada pelo miminho, uma querida sempre!
Beijinhos gigaaaaaaaaaaantes

laila radice disse...

eu amo torta de ricota mas a sua é toda diferentosa...adorei! e parabens pelos premios...sabe o qto curto seu blog e vc né? bjs

Nysa disse...

adoreiiiiiiii, receita anotada :-) beijocas

risonha disse...

ainda vou a tempo de pedir uma fatia ou o pessoal guloso aí de casa já comeu tudo?

Carolina Andrade disse...

Torta de ricota é uma das minhas preferidas, Se me permites, acho que vou dar um toque de chocolate nela. (sabe como é, sou chocolatra. rsrs) Grande Beijo

Marcia disse...

Parabéns pelo mimo! Estou babando na tua torta: adoro ricota... Bjs

Leila disse...

a torta ficou linda Laurinha. Adoro a combinacao de ricota com passas e que bom que com a mudanca ficou melhor no sabor pois aqui ainda nao sei qual é a gordura vegetal.
beijinhos

Johny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Goreti disse...

Laurinha, torta de ricota me trás ótimas recorções. Morei em Atibaia, durante 3 anos muito bem aproveitados, bem diferente do caos das grandes e médias metropólis. Tinha uma doceria "Catarina", serviam uma torta de ricota deliciosa. Quase todos os domingos, depois do almoço íamos a "Catarina" e a torta de ricota era meu hors concours...deliciosa.

A sua proposta é diferente da "Catarina", mas não menos gostosa, tenho certeza disso.

Beijos!!!

18/4/08 8:00 PM

Pitadasdilu disse...

Laurinha adorei essa torta principalmente porque levou passas, pois acho uma combinação maravilhosa com a ricota. Essa semana também fiz torta de ricota, ficou muito boa, qualquer dia posto.
Bjos, ótimo fim de semana, Lú.

Mónica Pinto disse...

Que delícia, um doce magnífico para comer com os olhos, já que com a boca não posso ( a tecnologia ainda não o permite),... mas vontade não me falta. Bjinhos

Nereime disse...

Sabe que minha mãe fazia esta torta e há anos perdemos a receita numa mudança...parece igual...anotei e vou testar ...a sua ficou linda!!!
bjs

GreyScale disse...

Não sei o que é ricotta! Mas pelo aspecto da tarte deve ser muito bom!

Laurinha disse...

Fabrícia, obrigada linda! Também adoro ricota, em doces, em salgados, em patês...

Janna, hummm, boooooa! ;P

Luciana, é verdade, não fica muito doce mesmo!

Migas, sempre faço esta torta, e comemos ela gelada, fica ótima!

Anette, beijinhos verdes procê!

Laila, vc é um amor, obrigada!

Nysa, e quando você fizer, me diga o que achou!

Risonha, deixei uma fatia para você, já estou mandando... :)

Carol, ótima idéia, queijo e chocolate é uma ótima dupla!

Marcia, essa é bem tradicional, mas dá para variar bastante, com uma raspinhas de laranja ou limão, chocolate, damascos turcos picados...

Leila, pois é, se antes usava a gvh com parcimônia, agora não uso mais...

Goreti, hummmmmmm, em Atibaia tem umas ricotas boas!!!

Luciana, oba, quero ver sua sugestão, é sempre bom variar!

Monica, bem, aceita um pedaço virtual?

Nereime, oba, experimente e me diga o que achou!

Claudia, ricota é um queijo, com pouca gordura e temperos (será que não é o seu requeijão?)

Beijinhos a todos!

elisabete disse...

Nunca comi torta de ricota. Tem muito bom aspecto e fiquei com curiosidade de experimentar.

beijinhos

Filipa disse...

Laurinha mas que boa cara tem essa torta. Também nunca comi torta de ricotta mas parece-me deliciosa...

beijinhos

Parabéns pelos miminhos, você merece :)

Marizé disse...

Isso parece-me daquelas delicias de não conseguir parar de comer.

Bj

Cláudia disse...

Laurinha, já fiz uma torta parecida, mas ficou mais como uma sobremesa, pois não ia massa, só recheio, mas a sua massinha está convidativa demais. Receita anotada!

bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Bolo de ricota já comi...agora vou ser obrigada a fazer esta receita para experimentar:-)linda torta e maravilhosa sugestão de receita!!!Ricota é td de bom!bjs

Rosane Vargas disse...

Adoro doces com ricota. A torta ficou muito bonita.
bjs

Cris disse...

Olha que ainda roubo seu caderninho de receitas... :-) Só tem coisas deliciosas..

Laurinha disse...

BetiCris, bem-vinda! Adoro torta de ricota, e em diversas versões!

Filipa, ficou bonita mesmo!

Marizé, em, sou formiga, confesso que como 1 fatia e depois lá vou eu de novo, tirar mais uma lasquinha... ;P

Cláudia, hummmmm, só recheio...... hummmmmmm, delícia!!!

Mel, concordo, tudo de bom!

Rosane, obrigada, linda!

Cris, .... DDDD, olha que vou sair ganhando, se trocar com o seu!!!

Beijinhos, meninas!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Também gosto muito de torta de ricota... e a sua parece estar uma delícia!

Seu Blog merece o Mimo!

bjssssss

Valentina disse...

Que delícia de torta. já imaginei fazer umas pequenas.yummy!

Anônimo disse...

Oiii, fiquei com uma dúvida será q vc pode me ajudar???

sobre o recheio...faço o creme, dai nao entendi sobre a segunda parte, ricota + ovos+ trigo + açucar +leite + passas.....misturo isso tdo tipo assim, meio cru??? no creme de baunilha?! e coloco na torta e deu?? nao ficou bem claro essa parte...adorei o blog, parabéns, peguei várias receitas...beijo e obrigada.

Laurinha disse...

Olá, 'Anônimo'!

Olha, o recheio é o resultado da mistura do creme de baunilha com a ricota/gemas/leite/far trigo/açúcar/uvas-passas/claras em neve.

Faça o creme de baunilha e deixe esfriar - siga as instruções.
Quando ele estiver frio, agregue os demais ingredientes, misture bem.

Coloque na forma (que já está com a massa) e leve ao forno, para assar por 30 minutos... e siga as instruções do assamento.

Qualquer outra dúvida, por favor me diga, tá!

Depois me conte o que achou!

Beijinhos!

Anônimo disse...

E vai ao forno por qto tempo mais ou menos?
Bigadoooo

Laurinha disse...

Oi Gracy!

Tempo total de forno, cerca de 1 hora! É uma torta grande....

Beijinhos

Kássia Reis disse...

Ah,não acredito que achei essa receita!! Minha mãe fazia sempre no Natal, uma torta de ricota muito semelhante a esta mas nunca achei a receita!! Que maravilha! Acho que não saio mais daqui hoje! kkkk... Beijosssss!!!!