sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quiche de Alho-Poró e Gorgonzola


Eu comprei uns alhos-porós lindos no mercado e fiquei imaginando uma receita... e para dar cabo de um pedaçinho de queijo gorgonzola que estava na geladeira, preparei este quiche.
Este ficou especial mesmo: a massa ficou super crocante, acertei nas quantidades, dá impressão de massa folhada, ficou excelente; o recheio, cremoso como deve ser.

Para 4-8 porções - prato principal/acompanhamento

Massa
240g de farinha de trigo
1 pitada de sal
160g de manteiga gelada, em cubinhos
½ ovo inteiro ligeiramente batido
Água gelada

Bata ligeiramente o ovo, coloque numa jarra medida e coloque água gelada, até a mistura atingir 80ml.
Numa tigela, coloque a farinha de trigo e o sal, junte a manteiga, e com a ajuda de duas facas, ou com as pontas dos dedos, faça uma farofa grossa; acrescente a água/ovo, misture rapidamente, e sem trabalhar muito a massa, forme uma bola e leve à geladeira, coberta com filme plástico, por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Abra, entre plásticos, com o rolo, e forre uma forma para quiche de 22cm de diâmetro de base. Faça furos na massa com um garfo. Cubra com papel alumínio e ponha um peso (tipo feijões) e leve ao forno por 15 minutos.
Retire do forno, retire o papel alumínio e os feijões e deixe esfriar.

(Quando os feijões estiverem completamente frios, guarde-os em um vidro bem fechado, para servirem de peso novamente...)
Observação: utilizei uma torteira de 22cm e alta, pois a outra, mais baixa, estava ocupada... fica melhor na mais baixa, pois o creme fica na altura da massa, mas...

Recheio
2 alhos-porós, fatiados em rodelinhas (somente a parte branca)
1 colher (sopa) azeite
1 pitada de sal
1 pitada de noz-moscada ralada
90g de queijo gorgonzola
3 ½ ovos, ligeiramente batidos
350ml de creme de leite fresco

Leve ao fogo o azeite em uma panela e acrescente o alho-poró, e deixe refogar, por uns 7-8 minutinhos, até ele estar bem transparente. Tempere com sal e noz-moscada, e desligue o fogo. Utilize frio.
Numa tigela, misture o creme de leite fresco com os ovos e misture bem com um garfo até ficar homogêneo.
Na massa já pré-assada, distribua as rodelinhas do alho-poró, salpique com micro pedacinhos do queijo gorgonzola e cubra com a mistura de creme de leite e ovos.
Leve a forma ao forno pré-aquecido e deixe assar por aproximadamente 25-30 minutos, ou até que a superfície do quiche fique dourada.

33 comentários:

Flavinha disse...

Hummm... Parece que ficou fantástico!
Adorei!

Aline Neme disse...

Hummmm... maravilhosa!!!!

Estou louca para fazer quiche!!!!

Bjundas

Elvira disse...

Essa quiche é uma das minhas favoritas. Muito linda, a sua, laurinha. :-)

Beijinhos.

Marcia disse...

Chique e delicioso! Alho porró faz parte dos meus ingredientes preferidos... bjs

Nani disse...

Então sua quiche fez jus ao alho poro, pois ela ficou muito linda!
Beijos

Fabrícia disse...

Laurinha que supimpa essa quiche...adoro mas faz tempo que não faço pois o alho-poró está caríssimo nesta época por aqui. Mas logo logo ficará mais em conta...
Bjcas.

Luciana Macêdo disse...

Quiche será um dos pratos do fim de semana, só não decidi o recheio...está sua combinação de ingredientes achei ótima.
Bjs!

Fabi disse...

Laurinha, adoro gorgonzola! Fiquei com água na boca!! Beijos!

Marizé disse...

Está de aspecto delicioso e delicado, com a massa fininha como eu gosto.
Para mim serve de refeição, adoro quiches de legumes.

Bjs e bom fim de semana

Anônimo disse...

Essa quiche ficou divina. Bjinhos e bom fim de semana

laila radice disse...

eu ampo quiches e essa esta um espetaculo!

como sempre mandou mto bem!!!

bjs

Giovana Martini disse...

Adorei! Claro que vou fazer!


Beijos!

risonha disse...

pois é amiga, estamos mesmo em sintonia, as duas postando quiche no mesmo dia.
queres trocar uma fatia da tua por uma fatia da minha? lol

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, sou doida por quiche, e de alho poró, então... A sua está irresistível.

Isabel (pipoka) disse...

Quem vai resistir a uma quiche maravilhosa como essa?

bjs

Natércia Ramalho disse...

Laurinha uma maravilha adorei um beijo. Natércia...

Vina disse...

Que beleza de quiche temos aqui hoje! Obrigada por me fazer ficar a babar sobre o teclado!!Eheheh! Beijos.

Laurinha disse...

Flavinha, ficou mesmo, todos aprovaram!

Aline, e é tão fácil, você faz rapidinho...

Elvira, obrigada linda!!!

Marcia, também adoro alho-poró, sempre tenho em casa...

Nani, obrigada!!

Fabrícia, pois é, cada lugar com seus 'produtos de época/estação...

Luciana, e que tal então esta sugestão?

Fabi, também adoro gorgonzola, acho que combina com tantos pratos...

Marizé, pra mim também. E ficou bem leve, e como você mesmo disse, a massa ficou bem levinha, uma delícia!

Mónica, obrigada, linda!

Laila, se pudesse, faria quiches todas semanas...

Giovana, depois me conte o que achou!

Risonha, eu quero, eu quero, a sua deve ter ficado boa demais....

Pat, o alho-poró é tão bom, sempre dá um toque especial ao prato...

Pipoka, eu não resiti... como e repeti!

Natércia, obrigada!

Vina, então sirva-se!!

Beijinhos, meninas!!

Cris disse...

Ah boa dica de guardar o feijão... Laurinha, tem gente que não gosta de nenhum (queijo nem alho-poró), mas eu adoro e achei que ficou uma combinação perfeita! Bjs! Ah, será que em maio sai nosso encontro?!

Sylvia disse...

Nunca fiz com gorgonzola,mas amei acombinacao com os alhos poros
Ficou com uma aparencia otima
Beijos

Filipa disse...

Laurinha essa quiche está maravilhosa. Adorei a conjugação dos ingredientes e deve ser bem suave e delicada. Está com um aspecto fantástico!

beijinhos

Silvia Arruda disse...

Deve ter ficado uma delícia. Gosto muito de alho poró!

Isabel de Miranda disse...

Adoro quiche e a tua está linda...beijinhos doces

Marcia disse...

Minha quiche preferida e logo depois a pastiera... ai, vou ter que caminhar dobrado.
bj, bom domingo

Nereime disse...

Eu sou apaixonada por gorgonzola!!!!Quero meu pedaço com vinho...pode ser???
bjo

Consultor Previdenciário disse...

Estou visitando os blogs e quero convidar que me visite e, caso goste, vote no blogstar.
Fico no aguardo

Laurinha disse...

Cris, é, o encontro tem de sair, né não!
E realmente a combinação dos ingredientes foi muito feliz, gostamos demais, estava super equilibrado, 'ninguém' falando mais alto que o outro... perfeito!

Sylvia, obrigada linda, realmente gostamos mesmo!

Filipa, minha filha pediu outro pra hoje... ai, se pudesse, fazia sempre!

Silvinha, também gosto, sempre confere um gostinho especial ;P

Anjinha, e quiche é tão versátil, podemos fazer com diversas coberturas, com ou sem carne,´sé de vegetais,... muitas opções!

Marcia, :DDD, nem me fale, nem me fale!!!

Nereime, merece, merece um vinho sim!

Catarino, bem-vindo! Vou lá conhecer...

Beijinhos a todos!!

Cláudia disse...

Esta torta esta divina, Laurinha e já anotada. Preciso melhor os meus cardápios!

bjs

Iliane disse...

hummm..amei sua quiche e adoro alho poró....linda..

Pitadasdilu disse...

Ficou linda tua quiche, eu gosto demais desse prato.
Bjos, Lú.

edinha disse...

Que aspecto delicioso
Beijinhos

Val disse...

amiga essa quiche mim parece deliciosa, ok,de pois vc da um pulinho la no meu bjs

Val disse...

vou add vc..bjs