sábado, 12 de abril de 2008

Bolo de Chocolate com Pecãs

Sou do tempo do caderninho de receitas. Um caderninho manuscrito no qual eu copiava uma receita e conforme ia executando-as, surgiam as anotações, asterísticos, setinhas, observações... uma menina deslumbrada com as receitas e fotos da revista Cláudia, depois com a Ofélia (Anunziatto), e quando dei por mim, estava nas livrarias, saboreando cada página, tentando memorizar cada receita...
E esta receita é uma daquelas daquele caderninho, mas não tenho anotação de onde copiei. Portanto, caso algum 'antigo' veja 'sua' receita, por favor me avise, para que eu possa dar o crédito devido.
O bolo é leve, não é doce demais e a casquinha formada em cima do bolo após o assamento é tudo de bom. Fica mais úmido no centro, mas não fica pesado, denso com um brownie.
E é uma excelente sugestão para quem tem claras à disposição, já que não se utilizam gemas. As minhas estavam congeladas, sobras de outras receitas feitas anteriormente. Deixei descongelar na geladeira, e depois de ficar 1 hora em temperatura ambiente, já estavam prontas para o uso.
Eu servi morno, com uma bola de sorvete! Para mim já estava completo assim, mas quem quiser adicionar uma caldinha de chocolate, sinta-se à vontade.

Observação: Eu não tenho forma de 22cm de fundo falso, então, fiz em uma de fundo fixo mesmo. O problema é desenformar, pois se virar o bolo no prato, para depois desvirar no prato de serviço.... pois é, babau casquinhas, o charme virará farofa...
Eu tive que cortar o bolo em algumas partes e ir retirando da forma e colocando no prato de serviço... o fato é que não grudou nadica de nada na forma, então este trabalho até que ficou bem feito. Então, para não ter dissabores, recomendo firmemente uma forma de abrir ou de fundo falso, OK?

xícara medida 200ml
120 g chocolate meio amargo
120 g manteiga em cubos
2 colheres (sopa) rum – usei cognac
1 ½ xícara nozes pecã picadas em tamanho médio
1 ½ xícara açúcar
¾ xícara farinha de trigo
1 xícara clara de ovo (aproximadamente 7 ovos)
¼ colher (chá) sal

Pré-aqueça o foro a 170ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma (22 cm diâmetro x 5 cm de altura).
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Fiz no microondas, na potência 70%: coloquei o chocolate por 30 segundos, acrescentei a manteiga e voltei ao forninho, e a cada 8-10 segundos, tirava, misturava, até que o preparado estivesse totalmente homogêneo e o chocolate, derretido. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e acrescente o rum. Reserve.
Bata as nozes pecã com ¾ de xícara do açúcar no processador, mas não deixe virar uma farinha (use nozes de tamanho médio para pequeno). Coloque em uma tigela e acrescente a farinha de trigo. Reserve.
Bata as claras em neve junto com o sal, assim que começar a ficar branco acrescente os ¾ de xícara restantes de açúcar, e bata até pico duro.
Junte delicadamente a mistura de nozes pecã com as claras em neve, e logo em seguida incorpore com o chocolate derretido.
Coloque a mistura na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.
Ao fazer o teste do palito, este não deve sair completamente limpo, deverá ter um pouco de farelo de bolo, mas não muito úmido.
Retire do forno, espere esfriar um pouco, desenforme e polvilhe com cacau em pó.
As rachaduras da casca superior do bolo fazem parte da receita.

Que tal?

37 comentários:

Migas disse...

Wow! Que delícia Laurinha! E o crocante das pecans? Apesar da minha idade (tenho mais 10 que sua filhota) eu também sou do tempo dos caderninhos. Que ainda duram e estão lá em Portugal em casa da minha mãe. Ela pedia-me sempre para ser eu passar as receitas à mão porque tinha uma letra bonita. Letra de criança, mesmo! E eu fazia com várias cores, com o primor de menina. :o)

Beijos

Leila disse...

Laurinha, ficou divino. Adoro a combinacao chocolate com pecans mas meu marido nao come pecans de jeito nenhum.
essas lasquinhas crocantes ficaram de dar algua na boca.
beijinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Laurinha,
ficou lindão, e essa casquinha tá tentadora!!
Manda um pedacinho por sedex 10?
Bjs

risonha disse...

Laurinha, isso é tudo de bom... eu tenho sempre um monte de claras congeladas em casa.
podes ter a certeza que da próxima vez que as usar vai ser no teu bolo.

Agdah disse...

A casquinha já me conquistou logo. Anotei.

anna disse...

Aquela casquinha rachada é uma promessa deliciosa do que vem abaixo...
Beijocas.

Odete disse...

Que receita boa! E com esse sorvete arrasou.
bjs

Carla disse...

Laurinha, que maravilha! Não consigo resistir a bolos de chocolate fofinhos...

bjs, bom fim de semana

claudia disse...

Que receita tão boa! Tem um aspecto estaladiço que me dá uma vontade de tirar um bocado..

Nani disse...

Achei uma fofura, essa casquinha da um charme e tanto.
Beijos

Anônimo disse...

Ai ai ai, Laurinha!!! Esse bolo eh de matar!! Que deliiiiiicia!!!!
bjsss

Valentina disse...

Ah, que graça você. minha mãe tem um monte de livrinhos que quiz sempre confiscar, mas quando vim para inglaterra ela me preparou um.com as minhas receitas favoritas. Este bolo esta lindo! E adorei como o servistes.Aceito também,v iu?!

Carolina Andrade disse...

Essa casquinha de cima é de deixar qualquer um doido!! Delícia heim!! Beijão

Fabrícia disse...

Ficou divino como tudo que você faz....imagino a crocância das pecãs.
Parabéns pelo livro lá no "Comer é um barato"...merecestes muito. Fiquei feliz por ti.
bjcas.

Guida* disse...

Que tal??? O aspecto é delicioso... até dá vontade de provar aqui mesmo!

Anônimo disse...

Que delícia de bolo, tem um aspecto maravilhoso. Bjinhos

Iliane disse...

hummm..adorei..deve ter ficado tão crocante né?sobrou só um pedacinho amiga?juro..que só vou buscar..deixa na porta que eu pego..rss..beijus

Ana Prazeres disse...

Laurinha, brownie é a palavra mágica!!! Amei a receita e a foto está tudo de bom!!!

Natércia Ramalho disse...

Laurinha uma maravilha adorei um beijo. Natércia...

Natural Naturalmente disse...

Laurinha, a minha filha mais nova (16 anos) outro dia pediu os meus caderninhos de receitas de heranças??? Adorei.

Qdo casei comprei toda a colecção dos livros da Ofélia, pois não fazia ideia de como ia cozinhar em Portugal.

Adorei o seu bolo esta lindo e com um aspecto super saboroso.

Boa semana

Márcia

Pitadasdilu disse...

Que lindo teu bolo, e você quer me matar com essa bolinha de sorvete...
Bjos, Lú.

Isabel (pipoka) disse...

Está lindo, com um aspecto "crocante". Excelente dica para utilizar as claras!

bjs

Filipa disse...

Laurinha este bolo está lindo! Adorei o aspecto crocante, dá para perceber que fica mesmo delicioso. Eu tenho aqui muitas claras e este sugestão de bolo é maravilhosa!

Passe lá no meu blog tenho um miminho.

Beijinhos

Marizé disse...

Laurinha, você sabe que eu não resisto a uma receita com chocolate.
Isto de ver e não provar é tortura!
Bjs

Anônimo disse...

Esta foto com o sorvete foi o golpe de misericórdia...u lá lá
Beijos

Luciana disse...

Jesus! O que é isso?! Amo a mistura de bolo quentinho com sorvete, esse bolo vai rolar lá em casa!!
Beijo grande!

Aline Neme disse...

Hummmm... essa casquinha corcante com pecans e sorvete devem ter ficado uma insanidade!!!!

Bjundas

Akemi disse...

Laurinha, temos uma estória bem parecida em se tratando de culinária, livros, cadernos... que delícia de texto, amiga! Transportei-me agora naquele tempo sem internet onde tínhamos que copiar as receitas da tv no caderninho! Bons tempinhos!
Agora, que bolo é esse amiga??? E esta crosta??? Fiquei doida para fazê-lo, Laurinha! Bjs e boa semana!

Laurinha disse...

Migas, o bolo fica muito macio, com o contraste nas pecãs, pequeininos pontos crocantes! Uma delícia! O meu caderninho não existe mais, já virou arquivo no micro... adoraria ver seu caderninho, feito no capricho!!

Leila, se ele não é fã de pecãsm faça com nozes, também já fiz e fica excelente!

Dani, faço um procê e te levo ao vivo, qdo vc vier pra sampa!

Risonha, é realmente uma delícia!

Agdá, e sabe que não é muito doce...

Anna, você tem razão, o prenuncio da delícia!

Odete, morninho fica bom demais, e frio, também!

Carla, então, não resista, experimente, pois aposto que vais gostar!

Claudia, então, sirva-se!

Nani, hummmmmm, obrigada linda!

Cozinha Quente, você não faz idéia da delícia!

Valentina, nossa!! Imagino o tesouro que são estes caderninhos...meu reino para dar uma espiadinha!!

Carol, e ficou crocante por 2 dias! Por mis dias não sei, pois acabou no 2º dia!

Fabrícia, obrigada linda! Viu só, o 'arroz temperadinho' foi aprovado... :)

Guida, então seja bem-vinda e sirva-se!

Mónica, e o aspecto representa muito bem a realidade, vale a pena experimentar!

Iliane, tá, vou fazer um procê e te aviso!

Anette, obrigada linda!

Natérica, oba! que bom que você gostou!

Márcia, a Ofélia foi um marco mesmo...ainda tenho alguns livros dela!

Luciana, ora, a bolinha de sorvete é que quis se juntar ao bolinho :DD

Pipoka, pois é, às vezes tenho clarasdando sopa e quero uma idéia diferente... esta é ótima!

Filipa, obrigada linda! estou indo lá agorinha mesmo!!

Marizé, oh, não é tortura não, é sugestão!!! Especial para você e se serve de referência, minha filha, que não é muito fã de pecãs, disse que é um bolo delicioso, ele pediu que eu disseste isto a você!!

Fer, então, randa-se!

Rata, bem-vinda! Experimente e me diga se eu não tenho razão quendo digo que é uma delícia!

Aline, insanidade?!?! menina, adorei esta...

Akemi, e ali, sem piscar, para não perder uma explicação ou ingrediente... :DD Acho que você vai gostar deste!!

Beijinhos meninas!!!

Nereime disse...

Nossa parece um suspiro!!!É um desses que eu preciso para meu café!!!!
beijinhos

Silvia Arruda disse...

A foto desse bolo chega a judiar da gente! hehe
E essa caquinha de cobertura??
Que delícia, Laurinha!

P.S. eu tb gosto mto dos cadernos de receita, escritos à mão!

Marcia disse...

Incrível, maravilhoso, divino... Faltam palavras para descrever este bolo. Esta casquinha é para acabar com a dieta de qualquer um. Bjs

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, que perdição é essa?

Cris disse...

Adoro bolos com esta casquinha crocante, que lindo ficou Laurinha!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Menina, assim vc me mata! Chocolate e pecãs...td de bom!!! E estas casquinhas...melhor ainda...estou com a boca cheia d`água!! Receita anotada,,,no computador..rsrsrsr! Tb tenho meu caderninho...mas, hj em dia coitado está abandonado!!! Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!!!
Parece um Brownie!!!!Que delicia!!!
Beijinhos

Laurinha disse...

Nereime, fica bom com café, com chá, com um leitinho, com suco... ;P

Silvinha, é muuuuuuuuito bom!


Marcinha, nem me fale, nem me fale!!! :)

Patricia, definiu muito bem :DD, uma perdição!

Cris, pois é, a casquinha é mesmo tudo de bom, e o bolo em si, muito gostoso também!

Mel, pois é, agora só virtual!!

Otávia, é mesmo, a casquinha lebra o brownie!!!

Beijinhos, meninas!!