quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Nhoque de Mandioquinha na Manteiga de Tomilho

.
Quando eu bati o olho nesta sugestão, tive a certeza de que eu ‘tinha’ de experimentar!
Adoro mandioquinha e só tinha feito o nhoque ‘tradicional’, sem ser este, de massa cozida. Mas este realmente é saborosíssimo, meu marido aprovou, e depois aprovou de novo!! :DD

Como o Leo falou, “essa receita é um pouco trabalhosa, mas é bem fácil e o sabor recompensa”. Concordo! Aliás, nós em casa concordamos, em coro! :DD

Segui as instruções dele, tim-tim-por-tim-tim e ficou excelente. Confesso que fiquei com o braço doendo.... haja muque!! :DD

Servi o nhoque na manteiga de tomilho. E deve ficar fantástico também com um molhinho ‘básico’ à bolonhesa...




Sirvam-se!!


Para 6-8 porções
500g de mandioquinha
350g de farinha de trigo
100g de manteiga
400ml de leite
3 gemas
Sal a gosto
Manteiga de Tomilho
Queijo tipo parmesão ralado

Descasque a mandioquinha e cozinhe-a em água fervente, até ficar macia.
Liquidifique a mandioquinha com o leite.
Em uma panela grande, coloque a mistura de mandioquinha e leite e acrescente a manteiga, e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos.
Coloque as gemas em um refratário pequeno; coloque um pouco da mandioquinha quente, misture, junte mais um pouquinho de mandioquinha, misture bem, e volte tudo à panela – fazendo desta forma, ao invés de colocar as gemas diretamente na mandioquinha, evita que as gemas cozinhem/talhem na panela. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre. A massa cozinhará e virará uma bola. Se precisar, acrescente mais farinha, sempre aos poucos, colher a colher. Quando virar uma bola – aproveite para fazer musculação... !, desligue o fogo e retire a massa da panela, colocando-a em uma vasilha grande.
Espere esfriar um pouco, e sove a massa na bancada levemente enfarinhada, até a massa ficar bem uniforme; experimente o sal. Espere esfriar.

Coloque bastante água em uma panela grande e leve ao fogo.
Faça os nhoques – pegue uma porção de massa e em uma bancada levemente enfarinhada faça cordõezinhos de massa; ‘molhe’ uma faca de mesa na farinha de trigo e corte os nhoques.
Coloque uma porção de nhoques na panela – calcule, a olho, uma porção na qual os nhoques formem uma camada única, sem ficarem sobrepostos. Misture e deixe que cozinhem. Assim que subirem à tona, retire-os, com o auxílio de uma escumadeira, e coloque-os em um refratário.
E faça nova porção de nhoques, cozinhe-os... até acabar a massa.

Manteiga de tomilho
50g de manteiga
Folhinhas de tomilho fresco

Em uma panelinha, em fogo baixinho, coloque a manteiga e as folhinhas de tomilho; mexa e fique de olho, não saia de perto! A manteiga começará espumar, e depois a dourar e o tomilho liberará todo o seu aroma. Não deixe queimar!!!
Retire do fogo e regue os nhoques, misturando bem.
Coloque os nhoques em uma travessa, polvilhe um pouco de queijo tipo parmesão ralado e sirva em seguida!



E delicie-se!

36 comentários:

Claudia Lima disse...

Nhoque é um dos meus pratos favoritos!
Adoro, mas penso duas vezes antes de fazer pelo trabalho que dá. Claro que sempre compensa.
Este ficou super tentador!
Bjs :)

Beatriz Belliard disse...

So de olhar ja deu vontade, vou elvar esta receita para o brasil, para fzer com mandioquinha mesmo ! bjinhos

Andrea Dohashi disse...

Fiquei com vontade, que delícia mulher!
Receitinha já nos favoritos!
Beijos

Filipa disse...

Mas que bom aspecto!!! E deve ser delicioso mesmo. Parece valer todo o trabalho que se tem. Vou anotar a receita.

beijinhos

Glau disse...

Laurinha, amo mandioquinha! E uma receita vindo do Leo e da Bia só pode ser um tremendo sucesso!

bjos querida, Glau

Mari disse...

Amadinha, estou com 500g. de mandioquinha dando sopa em casa... comprei justamente para fazer um gnocchi no sábado (que será dia 29)... essa sua receita maravilhosa caiu como uma luva!!
O Má ama gnocchi, e a Isa também... hehehehe, sábado já tenho programa, ebaaaaaaaaaaaaa!!
Beijo grande... =D

Sylvia disse...

Eu amo mandioquinha ,pao de madioquinha tudo. Aqui acho mandioca, mas mandioquinha nunca vi. Estao deliciosos, vou almocar na sua casa ;D
Beijos

Marizé disse...

Cada vez mais a minha vondade de começar a usar a mandioca é maior, cada receita mais tentadora que a outra, agora que mete massa e ervas é que fiquei mesmo, mesmo dem mais desculpas.

Bj

ameixa seca disse...

Mandioca eu adoro, madioquinha nunca provei porque nunca encontrei... nem sei se há cá! Mas deve ser uma delícia e este nhoque tem um aspecto delicioso :)

Dani Bros disse...

Mandioquinha eu amoo!! Que receita bacana, bonita e o sabor realmente deve ter ficado sensacional!! Já guardei para fazer um dia desses, vou tentar achar a mandioquinha por aqui.
Bjks

Axly disse...

Deve ser uma perdição esse nhoque!
Amei...
Kisss^^

carmencita disse...

Não tenho dúvida que ficou leve e delicioso, vou fazer dia 29, dia do nhoque, que aquí em casa é bastante apreciado.Bjss

Silvia Arruda disse...

Laurinha do céu... que tentação é essa???
Eu adoro nhoque de mnadioquinha... já fiz várias vezes em casa... mas com esta manteiga de tomilho nunca provei!! Fiquei doida pra provar!! :P

Neyma disse...

Laurinha querida,
Que maravilha seus nhoques!! Eu adoro mandioquinha e esta sua receita esta perfeita! Parabens!
beijinhos

Laurinha disse...

Claudia, eu adoro nhoque, só não faço muitas vezes mais pelo tempo de que é preciso, do que pelo trabalho... na verdade, brincar de fazer nhoque é bom demais!!

Bia, sabe que eu pensei em fazer com mandioca... vou tentar!

Andrea, é fácil (e preço?) encontrar mandioquinha aí??

Filipa, pensei em adaptar para o de batata também...:P

Glau, tb adoro mandioquinha... acho que de todas as formas!

Mari, é mesmo, dia 29 é dia de nhoque, nem tinha me tocado disto... toca fazer mais nhoque pro dia 29!!

Sylvia, sabor e cor de mandioquinha, só mandioquinha mesmo... podes tentar fazercom batata... euzinha vou tentar!

Marizé, adoro tanto mandioca como mandioquinha... só que nunca fiz de mandioca!

Ameixinha, a Valentina/Trem Bom disse que na Inglaterra ela encontra 'parsnips', um vegetal bem parecido com a mandioquinha.... não sei se em Portugal vc encontra, aliás, nem saberia dizer o nome em 'portugês' para parsnips... quem sabe vc acha...

Donna Dani, elas estão tão bonitas no mercado, e o preço está mais convidativo...

Axly, sry baby, é sim!!! delicioso!!!

Carmencita, tb vou tentar fazer algum nhoque no dia 29...

Silvinha, na hora pensei em você... será que ela gosta de mandioquinha o tanto que gosta de batatas? :DD

Neyma, nhoque é bom demais, adoro!!!

Beijinhos a todos!!!

Marly disse...

Eita, Laurinha,
Se o meu nhoque de mandioquinha sem
manteiga de tomilho já é muito bom,
imagina esse!
Beijinho.

Anônimo disse...

Oi, menina! Acho que você acabou de me tirar o trauma de Nhoque que não seja de batata... Tentei um de abóbora uma vez que ficou tão duro!
Deu trabalho para consertar...rsrs!
Aaaaamooo mandioquinha e esse eu vou tentar!
Beijinhos!

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Oi Lau!
Que delícia! Que apresentação!
Cada dia fico mais sua fã!
Mandioquinha ou batata barôa ou ainda mandioca salsa como dizem aqui no Paraná é um me meus alimentos prediletos!
hummm! Que delícia!

Leo Gonçalves disse...

Laurinha, perfeito. E a sugestão de "molho" foi perfeita. Ficamos felizes em participar um pouquinho, de longe, da sua cozinha. bjão.

Leo e Bia
trivialounemtanto.blogspot.com

ameixa seca disse...

Pois é, mas em Inglaterra é 1º mundo he he Em Portugal é mais dificl! Também não sei qual seria a tradução... quem sabe eu vou a Inglaterra ou ao Brasil em breve he he

Luciana Macêdo disse...

Ai que vontade, se tivesse mandioquinha em casa faria agora mesmo. Nhoque é minha massa preferida com este molho deve ter ficado divina.
Bjs!

Nysa disse...

ficaram bem girinhos... nhoque é uma coisa tao boa ;-) gostei muito!

Unknown disse...

Ah se marido não aprovasse ia apanhar virtualmente no blog, perfeito e magnifico!
Tu é poderosa mulher hahaha
Bjs

Carolina Andrade disse...

Já me deliciei laurinha, sou fã de massa com manteigas aromatizadas, sálvia, tomilho, juntou uma manteiguinha noisette, pronto. Delicioso!! Com gnocchi então, nossa, que tentação. Um grande beijo pra ti!!

Marula disse...

Laurinha, que delícia, amei!
Beijocas!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que prato com visual aconchegante! Esta dica de usar ervas, é o máximo...eu sempre as uso e acho que ficam perfeitas!

bjssssssssssssssssssssssssssss

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom. Que maravilhas!

Parabéns!

Um abraço

Luciana disse...

Laurinha! Eu já disse o quanto você é fofa hoje?!!

Amo nhoque, amo mesmo, sabe?! E amo mandioquinha!!!!

Consequentemente, amei a receitinha!

Beijos enormes!

Dany disse...

Ai Laurinha que saudade de passear no seu blog mais as encomendas de fim de ano já estão me deixando a mil.bjs

Lina Jehle disse...

Eu adoro "mandioquinha salsa" tb conhecida como batata baroa, ... é essa ??!!?
Eu conheci através da mãe do meu ex-marido, ... adoro o perfume dela. Já fiz pão, purê e nunca passou pela cabeça fazer nhoque!! kakakakakakak E olhe que eu já fiz nhoque de: mandioca, inhame e de abóbora!! rsrsrsr

Amei a idéia !!!

bjs, fica bem

Goreti disse...

Laurinha sumi mas não te esqueci, e cá estou eu pra virar os olhinhos com mais um post seu.

Isoos deve ter ficado dez!!!

Beijos!!!

Letrícia disse...

Opa, comentei, mas não preenchi a confirmação visual e perdi o que eu tinha escrito. Reescrevo agora: Hummmmmmm... que combinação mais feliz de sabores!

Beijos!

laila radice disse...

tá ouvidno meus suspiros dai????

acho q acordei a vizinhança... q maravilha!!!

bjs

Andrea Dohashi disse...

Muito difícil encontrar mandioquinha aqui!
O preço? quando se acha, é de quebrar obolso, rs!
Favoritei pra fazer quando eu estiver aí no Brasil, custo é benefício, bem melhor, rs :)
beijinhos

Iliane disse...

lindos..lindos..adorei êsses inhoques..bjus

Valentina disse...

Ai que delícia! amo estas variações do clássico. acho que salvia na manteiga também dará um ótimo molho.