sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pãozinho Recheado com Chocolate


Queria ter boleado/formado brioches, mas fiquei com receio do quadradinho de chocolate me atrapalhar... Então, Paõzinho mesmo!!!

Essa massa é a sweet dough deste vídeo, do Richard Bertinet.
Resultou em um pãozinho ultra macio, levemente adocicado. O chocolate completou harmoniosamente, deliciosamente, perfeitamente... minha filha nem conseguiu esperar o pãozinho amornar, abocanhou um ainda quentinho, com o chocolate beeeem macio, quase derretendo.... Só de ver seus olhinhos brilhando, sem pronunciar uma palavrinha sequer, e muitos hummmms, tive a certeza de que estava ótimo!
Depois, mais tarde, experimentei um pedacinho... confirmado, bom demais!!!
Guardei um para testar no dia seguinte, aquecendo um instantinho e, wow, fantástico mesmo.




Ainda macio, delcioso... Acredito que a massa permite diversos recheio como frutas e frutos secos, por exemplo; ou um quadradinho de goiabada...
Portanto, já foi para a 'to-do-list' novamente!!

Preparei e sovei exatamente como está no vídeo.
Fiquei um tantinho aflita/atrapalhada no começo, mas depois de umas 2 ou três vezes, acertei a mão e o ritmo, e foi fácil-fácil. Como na sova normal, a massa começa a clarear um tantinho, e aos poucos vai ficando menos grudenta. E sem acrescentar nadica de farinha, nadica at all.
Basicamente é colocar os 8 dedos das mãos por baixo da massa (os dedões não brincam desta vez!), suspendê-la uns 20cm e arremessá-la na bancada; colocar os dedos novamente por baixo da massa, puxar em sua direção, suspender e arremessar ao ponto de partida... isto por cerca de 10-15 minutos, até que massa não grude mais na bancada nem na mãos. Daí é só bolear e deixar crescer a primeira vez.

Fiz meia receita, e rendeu 8 pãezinhos. Achei que ficaram bem grandinhos, então da próxima vez farei os pãezinhos um pouco menores, num total de 10.

Esqueci de pesar a quantidade de chocolate que utilizei... sabe como é, piquei uns quadradinhos, experimentei um para ver se o chocolate estava bom mesmo ?!! :DD ... percebi que uns foram surrupiados, toca cortar mais um pouco... acho que entenderam a problemática chocolatística aqui!
O fato é: coloquei um pedacinho de chocolate dentro de cada pãozinho, OK?

Mais uma observação: assei na forma de muffins, e por praticidade, coloque forminhas de papel. Grudou um tantinho, então, da próxima vez, vou untar as forminhas e assar SEM as forminhas de papel.





Coloco então os ingredientes conforme eu fiz, e assista ao vídeo para aprender a técnica para sovar massas macias.
Espero que gostem!





xícara medida 240ml
1 ¼ colheres (chá) fermento biológico seco, instantâneo
1 7/8 xícaras farinha de trigo especial para pães
32 g manteiga, bem macia
1 ½ colheres (sopa) açúcar
1 colher (chá) sal
1 ovo grande
135ml de leite morno


E uma vasilha, misture o fermento à farinha; junte o sal e o açúcar e misture bem. Junte o ovo e o leite e, misture a massa, seguindo as orientações do vídeo.
Sove, boleie e coloque a massa para descansar/crescer em local livre de correntes de ar, por cerca de 1 hora.
Prepare uma assadeira, untando-a e enfarinhando-a.
Sem dar soquinho na massa para extrair o ar, retire a massa da vasilha com a ajuda da espátula, e coloque-a em uma superfície, levemente enfarinhada.
Porcione-a, com a ajuda da espátula, sem puxar/alongar a massa.
Pegue cada porção de massa e com as mãos, abra-a, coloque um pedacinho de chocolate, feche-a beliscando bem para que não abra durante a cocção. Boleie e coloque na forma preparada. Repita para todas as porções de massa.
Cubra a assadeira e coloque em local livre de correntes de ar, para descansar/crescer.
Pré-aqueça o forno no máximo.
Ao término do tempo de crescimento, coloque os pãezinhos para assar, feche a porta do forno e abaixe a temperatura para 205ºC.
Deixe assar por cerca de 11 a 13 minutos.

43 comentários:

Filipa disse...

Laurinha, que lindos ficaram esse pãezinhos. Lindos mesmo!
A foto a ver-se o interior de chocolate está muuuuito tentadora...

beijinhos

Nani disse...

Laurinha que fofo seus paõzinhos ficaram, pra quem gosto de chocolate dá pra devorar varios de uma vez só, rs
Beijos

Luciana Macêdo disse...

Ficaram fofinhos e bem uniformes,uma graça. Tenho uma receita parecida com a sua, o formato dos pães e mais oval, não tão delicados como os seus. O meu pessoal (inclusive eu) não é muito de chcolate, então pensei rechear com um docinho de fruta ou geléia, acho que poderá ficar bom. Mais uma opção para o cafezinho.
Bjs!

Ana Prazeres disse...

PERFEITO, LAURINHA!!!

Andrea Dohashi disse...

Desculpe Laurinha, mas tenho que repetir, você é muito má, rs
Que lindos, fofinhos, e esse chocolatinho aí no meinho, humm...perdição total!
Beijinhos

Letícia disse...

Laurinha, estava procurando uma receita legal de pão com chocolate...achei, vou tentar, ficaram lindos. Bjokas

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Lindos...aquele mostrando o recheio, tá lindo!

bjssssssssssss

Beatriz Belliard disse...

que paozinho mais perfeitinho ! estou colada na tela aqui ! bjinhos

Glau disse...

Laurinha, este prato.. conheço bem, qdo tenho oportunidade compro diretamente da fábrica! Fica em Monte Sião e o preço bem mais acessível!

O bolinho... meu Deus, vc quer nos enlouquecer?
bjos

risonha disse...

parceirinha, a hora do lanche aí na tua casa deve ser sempre uma animação.
que maravilha de pãezinhos!

Baú da Conceição disse...

Eu também quero, hum.hummmmm.....

Ficaram lindos.

Beijinhos

AndreaDomingas disse...

Gostei da idéia Laurinha! Ficaram lindos!
Bjs

ameixa seca disse...

Gostei deles assim grandinhos :) O interior está uma tentação!!! Lindos!

Marizé disse...

Eu acho que: Hum, hum, hum..... é o adequado para esses pãezinhos, concordo com sua filha!

Bj e bom fim de semana

Leo Gonçalves disse...

Laurinha, espero que você tenha visto meu email. sao 3 gemas no nhoque, não 1. a bia me avisou e eu corri pra consertar ,espero que você não tenha feito ainda. bjão e desculpa. Leo

Luciana B. disse...

Laurinha, muito gostoso, como tudo do seu blog, eu faço muffins com os quadradinhos de chocolate dentro, mas seus pãezinhos estão com cara de mais MACIOS... vou experimentar :)
Beijos!

Anônimo disse...

Gente!! Que delícia. Bjos.

Axly disse...

Eita, que trabalheira!
Mas no fim compensa muuuuito, ficaram lindos e com certeza deliciosos!
Vou anotar essa receita...
Kisss^^

Paladares da Isa disse...

Esses pães ficaram mesmo lindos e perfeitos.
Para além de ser de CHOCOLATE ;)
Bjos

Carla disse...

que fofinhos! Os olhos da sua filhota disseram tudo =)

bjs

Ana disse...

Estao LINDOS Laurinha, e com a maior pinta de brioche!! rs!
Beijos!
Ana

Lua Limaverde disse...

Laurinha, ver as fotos de seus pães é sempre um deleite, imagine comê-los... ;D

Rita disse...

Humm! Simplesmente maravilhoso, tenho de experimentar ;)

Luciana disse...

Laurinha, que lindos que fofos que tudo esse pãozinho , e lele vai pra minha listinha tb. bj

Cris disse...

E vou sair lambendo com a testa... ah que coisa mais linda e fofa este pãozinho!!!! Vou ter que fazer com o resto da massa que tenho na geladeira, depois te conto. Acho que grudou porque vai pouca gordura na massa né, porque ficaram tão charmosos na forminha de papel...

BETO disse...

Laurinha, que delícia de pãezinhos. Me deram água na boca. bjs.

Carolina Andrade disse...

hummm, manda um pra cá, manda!! Beijão

Simone Izumi disse...

Salve,salve sweet laurinha.
Urras de alegrias para o seu lindo-maravilhoso pão...meu deusss e com chocolate! fiquei emocionada!ahahahha...
E aí, já pensou na padoca Sweet Laurinha?? Já te prometi ser vip de lá!
bitocas

Claudia Lima disse...

Nota-se que ficaram bem fofinhos. E ochocolate derretido é uma tentação!
Bjs :)

Gourmandisebrasil disse...

minha mãe nunca fez pão...e seus bolos eram um desastre (embatumados).
a descrição do chocolate derretido no meio do pão nos faz salivar!
bjo

Gina disse...

Laurinha, pão é tudo de bom! Os seus estão muito fofos. Estou com saudades de fazer pão... Ai, ai, acho que tenho que ir pra cozinha.
Bjs,

Mari disse...

Laurinha querida, tudo lindo e delicioso, como tudo o que você faz! O prato é lindo, os pãezinhos estão perfeitos.. ahhhh, eu quero fazer!!! Eu tenho medo da sova sabia... kkkkk, fico toda aflita com a grudação da massa, mas vou tentar fazer desse jeito... quem não arrisca, não petisca, né??? Então... bora arriscar, assim q eu puder!!! Beijos, minha flor!.

Anônimo disse...

Ah, Laurinha,

Lá vou eu por "as mãos na massa outra vez". Esse eu tenho de experimentar! Eu devo ter visto esse pão em algum lugar, pois lembro-me de ter achado complicada a técnica da sova de suspender a massa etc. Obrigada por partilhar a sua experiência!
Marly

Marcia Rosa disse...

Laurinha, para mim vc é a rainha dos pães na blogsfera! Seus pãezinhos são sempre fofinhos, lindinhos...parabéns!

Unknown disse...

Tem tudo para se chamar "Brioche".
Amei de verdade!!! Vou tentar fazer urgentimente.

Beijão

Leonor de Sousa Bastos disse...

UauhHhh!!!

Eu também abocanhava um mal saísse do forno!...mas que aspecto maravilhoso com que ficaram!...

Deviam estar uma verdadeira delícia!!!!

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Esses pãezinhos estão absolutamente irresistíveis. E as fotos? Espectaculares!

bjs

Tânia disse...

Laurinha...estes pãezinhos são uma verdadeira tentação!!
Adorei!

Laurinha disse...

Filipa, pena que, ao cortar o pãzinho morno, e chocolate ainda estava macio, então a faca 'sujou' o pãozinho...

Nani, o pãozinho pode ser feito sem recheio.... ou mesmo com outros recheios, que tal romeu&julieta? :DD

Lu, acho que sim que com uma geléia ficará muito bom!

Anette, obrigada!

Andrea, uma delícia!

Letícia, este é realmente uma ótima opção!

Anita, bem demais, né não!

Bia, já foi para a 'to-fo-list novamente...

Glau, este eu trouxe de lá... ir lá é uma tentação, dá vontade de trzer jogos e mais jogos...

Risonha, :DDD! parceirinha, experimente e me conte!

Conceição, sirva-se!

Andrea, e degustá-los ainda morninhos, aiai, é bom demais!

Ameixinha, a vantegem de serem maiorzinhos um pouco é que se como só um! (De cada vez...! :DD)

Marizé, acho que os choco-dependentes aprovariam, né não?! :DD

Leo, vi sim, obrigada! Salva pelo gongo, não pude fazer antes... se der, será amanhã!

Luciana B., ficam bem macios, e não são muito doces!

Jéssica, só de olhar as fotos deles agora, me lembrei deles quentinhos, saindo do forno... uma delícia!

Axly, sabe que nem é trabalheira não... dá para fazer bem bem, na boa!

Isa, pois é, muito bom! :DD

Carla, e pode repetir!

Ana, :DD !!

Luna, de vez em quando um pãzinho doce é tudo de bom!

Rita, experimente sim! E depois me conte o que achou!

Beijinhos a todos!

Laurinha disse...

Luciana, oba! Depois me conte, tudinho!

Cris, pois é, é uma massa bem boa, não muito rica em ovos e nem em manteiga!

Beto, então, prove um!

Caol, saindo um especial pra a Carol...

Simone, hummmmm :DD

Claudia, ô se é! :DD

Nina, achei uma massa bem versátil, gostosa de trabalhar, e bem saborosa...

Gina, oba, saindo mais uma fornada!

Mari, acho que fazer pão é quase um vício... faz um bem danado!

Marly, o vídeo está no post, com o próprio Bertinet em ação!

Marcia Rosa, meu filho, sempre que pode, me ajuda 'na terapia'! Obrigada!

Ana, outro dia fiz uns brioches, mas não estava em casa então não fotografei... qdo fizer de novo, coloco aqui no blog!

Leonor, foi aprovado mesmo!

Pipoka, obrigada, linda!

Tânia, estou para fazer seu australiano... se der, será na 5ª feira, já que será feriado em SP (constumo fazer os pães nos finais de semana, qdo tenho mais tempo) Depois te conto!

Beijinhos a todos!

Dani Bros disse...

Caramba!!! Que coisa mais linda, perfeitos e tão proficionais!!!
Parabéns essa receita me encantou muito!
Bjks

Rosi disse...

Laurinhaaaa, tô namorando esses pãezinhos e os de batata também! Ficaram lindos, bjos!

Valentina disse...

As massas do Bertinet sao barbaras.fiz o curso com ele em 2006. os teus ficaram maravilhosos.mas isto não é novidade, ne?! vc tem mãos de fada mesmo.