quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bolo de Carne



Gosto demais de bolo de carne. Apesar de demorar um pouquinho para assar, o tempo para preprará-lo é pequeno. Enquanto a carne assa, dá para arrumar a mesa, preparar a salada, lavar umas frutas para a sobremesa e já deixar o café engatilhado para passar.
Às vezes faço uma receita maior e congelo uma parte, uma salvação para os dias em que o tempo está 'apertado'.
Outro dia postei um de carne com legumes e aveia, que é super delicioso.
Hoje, a sugestão tem também carne de porco, variando um pouquinho o sabor.
Ficou muuuuuito bom! Servi, acompanhada de geléia de pimentão.
Observação: antes de assar, coloquei , a pedidos! umas fatias de bacon por cima do meatloaf. Achei, que, realmente, é desnecessário...


Abaixo, minha adaptação. A original você encontra aqui.
Serve 4-6 porções
xícara medida 240ml

½ xícara de lasquinhas de pão branco
40ml de leite
½ cebola, picadinha
2 dentinhos de alho, picadinhos
½ talo de salsão, passado no ralo grosso
½ cenoura, média, passada no ralo grosso
1 colher (sopa) manteiga, sem sal
1 colher (sopa) molho inglês, tipo Worcestershire
½ colher (sopa) vinagre de maçã
uma pontinha de faca de pimenta da jamaica
57g de bacon, picadinho
340g de carne, moída
113g de lingüiça de carne de porco, só o ‘recheio’
1 ovo grande
Salsinha picada, a gosto
sal, pimenta calabresa seca, a gosto


Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa tigelinha, misture o pão no leite.
Em uma frigideira, coloque a manteiga, cebola, alho, salsão, cenoura, e em fogo médio, refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tampe, reduza o fogo para mínimo e deixe por mais 5 minutos, para cozinhar a cenoura.
Retire do fogo, coloque numa tigela, e adicione o molho inglês, o vinagre, a pimenta, 1 colher (chá) sal e pimenta calabresa seca (somente a polpa) a gosto. Junte a mistura de pão/leite.
Misture as carnes e junte ao preparado anterior, acrescentando o ovo e a salsinha.
Coloque numa forma de bolo inglês média untada e leve ao forno por cerca de 40-45 minutos.
Deixe descansar 10 minutos e sirva!

29 comentários:

laila radice disse...

olha arrancar suspiros de uma nao carnivora é dificil...mas com esse apricho...goste de mais qurida!!bjs

Priscila Beneducci disse...

Laurinha dos ceus, você tem uma cozinha fantastica. Da ultima vez que te visitei, eu topei com o famoso No-Knead Bread de Nova York que voce fez nascer aí. Eu já tinha assistido o Jamie Oliver fazer Foccacia com uva fresca, mas o seu Schicciata é demais! Estou numa correria só e ainda anotei o seu Pão de Coco com Polenta, que faz o estilo de cositas do meu forno que sirvo durante a semana aqui em casa. Mas os seus 2 muffins também. Você fez o Cottage Caseiro da Cristina (From You Home to Yours), até eu elogiei a receita dela, falei que iria fazer logo, mas ainda não fiz. Não postei nada no meu blogue esta semana ainda, porque não consigo sentar para digitar. Só para responder e-mails de orçamentos durante o dia. Você hoje é aqui minha excessão. Fotografei mais de 40 receitas com fotos minhas, encheu o micro de fotos, nem marca d´agua ainda coloquei nelas, estou sem tempo para jogar algo no blogue. Vamos ver se eu entro de madrugada nesta quinta e coloco alguma coisa lá. Um Beijão de Minas Gerais (grande BH) Pri

Filipa disse...

Nunca fiz bolo de carne mas acredito que seja delicioso. As fotos estão muito apetitosas!

beijinhos

♥ mesa para 4 disse...

Esse bolo de carne está o máximo!! Beijinho

Mari disse...

Laurinha, seu bolo de carne está um espetáculo... eu também adoro, e já tem tempo que não o faço... vendo essa sua receita, ai fiquei atiçadissima a fazer!! Ameiiii... :)
Beijo grande..

BETO disse...

Laurinha, esse bolo de carne está com uma cara ótima. Adoro receitas práticas como essa. Bjs.

carmencita disse...

Que show, tenho certeza que é delicioso, pra mim dispenso acompanhamentos, vale por uma refeição.
Tenho um desafio p/vc lá no meu blog.Bjss

Andrea Dohashi disse...

Sabe com quem você se parece? A rainha má, e eu a gata borralheira, presa aqui do outro lado da tela com vontade de morder esse bolo e não posso, por causa do seu feitiço, kkkk...
A-do-rei, e vou fazer tá?
Beijocas

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Humm, deve ter ficado divino!
gostei do acompanhamento geléia.
As fotos ficaram ótimas, acho q o bacon deu um toque especial.
Que mamãe e esposa carinhosa vc deve ser! Parabéns!

Unknown disse...

Larinha,
para mim pode vir com as fatias de bacon, adoro carinha assim.
Bjs

Silvia Arruda disse...

Bolo de carne é um dos pouquíssimos pratos com carne que eu gosto. Adorei esta variação!

risonha disse...

sabes o que eu mais gosto do bolo de carne?
é quando sobra e no dia seguinte faço uma sanduiche com uma das fatias...
e esse teu ia ficar delicioso na minha mesa!

Iliane disse...

amiga..que bolo de carne incrivel êsse seu..adoraria comer um pedaço...anotadissimo..bjus

Simone Izumi disse...

Que ótimo!!
Nao sabia o que fazer para o jantar!!!rsss....
Sweet Laurinha, tu és rainha na cozinha!
um bjao
si

Pitadasdilu disse...

Até pode ser desnecessário as fatias de bacon, mas deu um toque bem legal.
Eu gosto demais de bolo de carne, dá para variar com varios temperos e acrescentar legumes diferentes também. Muito boa tua receita.
Bjos, Lú.

ameixa seca disse...

Ao invés do bacon eu colocaria queijo para gratinar :) Eu sou super fã de gratinados!

Flavinha disse...

Ah, Laurinha... Nunca comi um bolo de carne assim tão caprichado! deve ter ficado delicioso!

Escrevi um post hoje e falei de você! Coloquei até link! Não resisti! Depois você passa lá!

Beijocas,
Flavinha.

Tânia disse...

Gostei muito da tua receita! Leva até uns legumes que deixam mais colorido e apetitoso!
Bjs

Marcia Gullo Tiberio disse...

Laurinha querida esse teu bolo ta de arrancar os cabelos!!! Que lindo que ficou sem contar que deve de ta uma gostosura.

Bejus e inté.

Femin Susan disse...

Hi………
Very cool your blog!
Great! Keep writing…….
Good week

Laurinha disse...

Lindinha, ficou muito bom mesmo, o pessoal aqui aprovou!

Priscila, sei como é esta correria, queria poder dedicar um tantinho mais de tempo também... enfim... ADOREI sua visita, viu, super obrigada!

Filipa, gosto demais, faço sempre!

Mesa para 4, obrigada!

Mari, acho que ajuda bastante no dia-a-dia, ainda mais quando tenho a sorte de 'achar' um no freezer!

Beto, eu também! :DD

Carmencita, oba, vou lá ver, obrigada!

Andrea, num-chou-não-a-rainha-má...magoei...

Cristina, faltou a foto da geleia no bolo... ficou ótimo!

Nana, OK, saindo uma fatia com bacon tostadinho!

Silvinha, até pórque bolo de carne vem sempre acompanhado... adoro com legumes!

Risonha, booooooooa idéia! anotada!

Li, experimente e me conte!

Diva Simone, chou-não! :DD

Luciana, e fica um prato único, bem saboroso, e variado!

Ameixinha, humm, até um simples queijo ralado, tipo parmesão... é mesmo, ficaria perfeito!

Flavinha, oba, vou lá ver!

Tânia, pois é, a pedida é bem colorido, atrai mais as atenções! :DD

Marcia, ficou bem saboroso mesmo, vale a pena experimentar!

Femin Susan, wellcome!

Beijinhos a todos!!

Beatriz Belliard disse...

este bolo vai fazer sucesso com o filhote aqui, e comigo tb pq prefiro carne assim deste jeito ! bjinhos

Ziza disse...

nossa, agora que vi o teu, fiquei com vergonha do bolinho de carne que postei hoje... hehe.

Luciana Macêdo disse...

Amia, também sou fã de bolos de carne. Esta receita com carnes diferentes parece ótima, sei que o pessoal daqui vai aprovar. Muito bom encontrar comidinhas para o dia-a-dia.
Bjs!

Cris disse...

hehe, Laurinha, a pedidos o bacon... estou rindo aqui, como a gente faz o gosto da turma né, e o pior que eles sempre acertam! Bjs! Mais uma vez vim aqui com fome...

Isabel (pipoka) disse...

Está com aspecto delicioso...me lembrei que ainda não fiz o de aveia...não dá mais para adiar!

bjs

Laurinha disse...

Bia, gostei muito! Como já fiz almôndegas com 2 tipos de carne e ficou muito bom, arrisquei experimentar esta de meatloaf...

Ziza, como assim?! Vou lá saborear o seu, jájá!

Lu, é bom variar, para o dia-a-dia não ficar 'sempre com a mesma cara'!

Cris, o saldo do bacon já estava indo pro freezer... foi pego no caminho...! :DD

Pipoka, aquele de aveia é ótimo, repito sempre!

Beijinhos, meninas!

Nysa disse...

também adoro rolo de carne... e esta receitinha parece-me muito muito boa ;-))) anotei!

Valentina disse...

Que delícia o acompanhamento que escolhestes Laurinha. Duas otimas receitas.