domingo, 2 de novembro de 2008

Pãozinho de Batata


Gosto demais da receita ‘infalível’ que tenho de Pão de Batata, que já postei no Pitadinhas.
E gosto também de ir testando outras receitas, pois, quem sabe se encontro uma outra ‘infalível’!!
Acabei de preparar estes pãezinhos, que ficaram ótimos!
Macios, saborosos, perfeitos para os pequenos levarem no lanche da escola, ou para um lanchinho em casa, para pequenos e grandes!
Ficam super gostosos tanto com recheios salgados, como uma manteiguinha, cream cheese, queijos, frios, com também fica uma delícia com uma geléia, ou doce de leite, que meu filho adora!!
.
.
A receita original não pedia, mas utilizei a farinha especial para pães. E gosto de usar a batata rosa - Asterix, pois são mais sequinhas.
Fiz ½ receita que rendeu 14 pãezinhos de 50g e 1 pãozinho de 35g, conforme abaixo:

2 ½ colheres (chá) fermento biológico seco, instantâneo
1 colher (chá) de açúcar cristal orgânico
1 ½ (chá) sal
1 ovo, ligeiramente batidos
50 ml leite levemente aquecido
50 g manteiga sem sal em temperatura ambiente
250g de batatas cozidas espremidas ainda quentes; utilize morninha
300 g de farinha de trigo especial para pães
1 gema para pincelar

Em uma vasilha grande, coloque o sal, o açúcar, o leite, o ovo e a batata; misture muito bem e acrescente a farinha de trigo e o fermento. Misture muito bem e sove, até obter uma massa bem macia, que ainda estará um tantinho grudenta. Se preciso, acrescente um tantinho de farinha – eu não precisei.
Divida a massa em partes iguais, modele os pãezinhos com as mãos besuntadas em óleo e coloque em assadeira untadas e enfarinhada. Pincele os pães com a gema e deixe crescer até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Leve os pães de batata para o forno e deixe até que estejam ligeiramente dourados – os meus ficaram cerca de 26 minutos.

38 comentários:

Glau disse...

Hummm Laurinha que receita boa!
bjos e bom domingo, Glau

AndreaDomingas disse...

Oi Laurinha,
Tenho uma receita destas guardadas, mas não gosto tanto do resultado, pois fica um pouco doce. Vou copiar a sua! Seus pãeszinhos ficaram lindos!
Bjs

Vivian disse...

maravilhoso. Ele ficou tao perfeitinho. Vou copiar a sua receita e assim que der, reproduzo.
Bom domingo

bjks

Eduarda Fonseca disse...

Hmm... lembrei da receita que minh mãe faz recheado com provolone, uma perdiçao!

Te linkei no meu blog

Beijos

Dany disse...

Ai Laurinha pão se batata que delícia viu?????
bjs

♥ mesa para 4 disse...

Esse pãozinho está demais !!! Beijinho

Letrícia disse...

Que lindos, Laurinha! Também tenho minha receita favorita de pão de batata, mas estou sempre disposta conhecer novas...

Beijos!

Isabel (pipoka) disse...

Ainda não fiz os outros e já tenho mais estes na lista...vc é impossível!

bjs

Eli disse...

Ficou tão lindo, pão de batata é realmente muito bom. Esse seu esta um pecado!

ameixa seca disse...

No pequeno almoço ou lanche devem ficar excelentes :) Sorte do teu filho que leva estas coisas para a escola... os outros miúdos devem ficar com desejo de uns pães assim :)

Unknown disse...

Laurinha, fiquei com muita vontade de experimentar seus pãezinhos, pretendo fazer. Depois lhe digo o resultado.

Um beijão

laila radice disse...

outro dia tbm fiz uma deliciosa...mas essa me agradou mto pela alta quanta de batata!!bjs

Téia disse...

Laurinha querida, estava mesmo precisando de uma receita de pão infalível, acabei me acomodando com a máquina e não faço outros tipos, mas ela demora muito e as vezes precisamos inovar. Amei esta receita, pães de batata são tão fofinhos. Os seus ficaram muito lindos. Beijoka.

Ana disse...

Ohhh, nao sou de pao mas Pao de Batata eh taaaao gostosinho!!
Adoro os do Brasil com catupiry dentro, sao simplesmente perfeitos morninhos nao?!
Adorei os seus Laurinha, estao lindinhos!
Beijos!
Ana

Axly disse...

Lindos pãezinhos!
Faz dias que estou pensando em fazer um pão de batata, acho que me inspiro agora.
Kisss^^

Claudia Lima disse...

Ficaram lindos e tentadores!
Receita anotada!
Bjs :)

Martuxa disse...

Fiquei cheia de inveja a ver esta receita ehehe
Este fim de semana tive o meu primeiro desastre na máquina de fazer pão, com uma receita de pão de batata. Segui a receita direitinho e saiu um horror. Não cresceu nem cozeu por dentro. Teimosa como sou vou tentar de novo a ver se sai uma delícia de pãozinho como os seus :)

Beijinhos

Andrea Dohashi disse...

Laurinha, eu posso com isso? Entrar aqui e me deparar com essa maravilha sorrindo pra mim? Tsic tsic. Eu já tentei várias receitas, mas nunca deram muito certo, sempre fica mole a massa. Com certeza farei essa pra ver se consigo!
Beijos

Mari disse...

Laurinha querida, que delícia essa receita de pãezinhos de batata! Ficaram muito, muito lindos também...
Ontem a Nana me ensinou a fazer em casa, ficaram gostosos demais também.. a receita é quase igual a esta... qualquer hora vou fazer novamente e publicar (pq nao consegui tirar fotos, eles foram embora rapidinho kkk).. beijos flor!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Esses pães ficaram uma maravilha!!!!...para mim são perfeitos para qualquer hora do dia, ou não fosse eu uma amante de pão!...
Ficaram tudo o que descreveu, mas só tiveram um único defeito: não passaram pela minha boca!

Que ar tentador!

Filipa disse...

Laurinha, mais uma receita de pão que eu já anotei e que hei-de fazer em breve. Os pãezinhos ficaram lindos e parecem ser muito fofinhos!

beijinhos

Home Made Chef De Cordeiro disse...

Olá! É um prazer poder conhecer o seu trabalho. Participo dos desafios culinários do blog da Fer e por isso estou convidando você para participar do Desafio Finger Foods do meu blog. Visite. Participe. Será uma grande honra!
http://chefdeboracordeiro.blogspot.com/
Bjs! Debora

Unknown disse...

Que beleza de pãozinho, vir aqui é passar vontade, pra mim purinho faz favor. Agora pro meu filho vou fazer com catupiry que ele adora.
Laurinha a uva Isabel, às vezes aparece no Sonda já embaladinhas naquelas bandeijinhas de isopor branca, e as vezes aparece na feira, assim que ver novamente te aviso tá.Bjss.

Sylvia disse...

Também adoro a batata rosa, e já esta na epoca, ne? Adoro pao de batata , acjho que vou fazer amnha ,para meu marido levar ao trabalho e parar de usar aquela maquina medonha de doces e bolachinhas cheias de gorduras trans
Beijinhos

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Amei sua receita "infalível"!
Parabéns! Bjs.

Gina disse...

Laurinha, vim conhecer seu blog e gostei de muita coisa por aqui.
Tenho um receita de pão de batata ótima, vou comparar com a sua.
Tá lindo esse pãozinho.
Parabéns pelo blog.
Bjs.

Laurinha disse...

Glau, perfeita para um lanchinho, a qualquer hora!

Andrea, então, esta sugestão de hoje não 'puxa' nem para o doce nem para o salgado, aceitando bem muitoas acompanhamentos!

Vivian, e depois me conte o que achou!

Eduarda, bem-vinda! Gosto demais de fazer recheado também, adorei a idéia do provolone, anotada!

Dany, ô se é!

Mesa para 4, obrigada!

Letícia, pra mim sempre é motivo para conhecer mais uma...!

Pipoka, vc é um amor!

Eliana, aproveitei um tantinho de gema que já estava 'sobrando', senão nem pincelava....

Ameixinha, ele adora!

Ana, não segure a vontade... experimente!

Laila, é verdade 50/50 com farinha, gostei bastante!

Téia, não dispenso a panificadora, mas tb adoro fazer na mão, e este são tão fáceis de trabalhar....

Ana, quando sei que vamos consumir no dia do preparo, aproveito para recheá-los antes de assar, ficam perfeitos mesmo!

Axly, oba! Nova fornada saindo...! :DD

Claudia, vale a pena experimentar, num instantinho são feitos e assados!

Martuxa, de vez em qdo a bruxa aparece e estaciona a vassoura na cozinha... Sabe que pensei em fazer um pão grande.... vou experimentar qq dia!

Andrea, :DD!! Olha, aqui deu certo, acho que o 'truque' é só uma batata, das boas, sequinhas... me conte depois!

Mari, às vezes é assim mesmo, qdo percebo... já foi, nadica de foto... :DDD

Leonor, então, trate de solucionar este pequeno probleminha!!!

Filipa, ficam bem saborosos sim!

Debora, vou lá sapear...

Carmencita, obrigada pelas Isabel, comprei no final de semana, jájá aparece um docinho com elas!!
E
Saindo um purinho procê! E um com catupiry pro filhão!

Sylvia, é a grande vantagem de se fazer em casa: produtos com qualidade e certeza de delícia!

Cris, obrigada!!!

Gina, bem-vinda! Obrigada pela visita!

Beijinhos, meninas!!!

Beatriz Belliard disse...

esta manteiguinha derretendo no pao, hmmmmmm, salivei ! bj

Margarida disse...

Laurinha, esses pãezinhos de batata ficam sempre com um aspecto tão fofinho!!! Tenho que experimentar!
beijinho

Iliane disse...

ficaram lindos amiga..e.fazer pão é tão bom né?só aquele cheiro delicioso pela casa..vale tudo..e..depois..o sabor..quentinho..hummm..tudo de bom..bjus querida..li

Carla disse...

Laurinha, mais uma receita excelente!

bjs

Nani disse...

Ai que delicia!
Beijos

Laurinha disse...

Bia, olhando a foto agora, eu também!! :DD

Margarida, vale a pena experimentar, são bem macios, uma delícia!

Carla, obrigada!!

Naninha, hummmmmmm!!!

Beijinhos, meninas!

Anônimo disse...

uhn muito bom
depois dá uma passadinha lá no meu

mundodosalimentos.blogspot.com

Sucesso!

Valentina disse...

Pães de batata me trazem tantas boas recordações do Brasil.Estas tuas mãozinhas de fada são infalíveis. Lindos Pães.

Nysa disse...

esses paezinhos ficaram tao charmosos!!! gostava mesmo de dar uma dentada em um ;-)

Nádia disse...

Olá esse pão é feito com qual batata?
Aqui no sul a gente tem a batata doce e a inglesa.
Obrigada

Rosangela disse...

oi.,. vc nao colocou onde a manteiga vai.. obrigado..