domingo, 16 de março de 2008

Bolo Encharcado de Laranja da Marizé


Desde que a Marizé deixou avisado – em ‘próximos ensaios’, de que viria o bolo, não via a hora de conhecer a receita... adoro bolo de laranja, há tempos que estou ensaiando para fazer um, já tinha quase escolhido a receita eleita da vez, quando O Bolo Encharcado de Laranja chegou!
Rapidinho fui à feira para comprar laranjas-pera fresquíssimas e ei-lo, delicioso, na minha mesa!
Obrigada Marizé, adoramos o bolo!

Para o bolo
100g de açúcar
100g de manteiga, amolecida no microondas
100g de farinha
2 Ovos
2 Laranjas, raspa e suco
1 colher (chá) fermento em pó, químico

Para a calda
2 colheres (sopa) açúcar
suco de 1 laranja

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte e enfarinhe uma forma redonda de canudo.
Bata o açúcar com as gemas em velocidade alta na batedeira, até ficarem fofas e esbranquiçadas. Junte a manteiga amolecida, e bata mais um pouco.
Junte a raspa (fina) da casca, e o suco das laranjas, e bata mais um pouco.
Fora da batedeira, adicione a farinha peneirada com o fermento, e misture bem com uma espátula, finalmente envolva as claras batidas em neve com uma pitada de sal.
Leve ao forno moderado até estar firme mas não completamente seco, cerca de 40minutos.
Desenforme para o prato de servir, fure o bolo com um garfo, polvilhe com o açúcar e regue com o suco de laranja.

Repito as dicas preciosas da Marizé:
. Lave muito bem as laranjas antes de utilizá-las;
. Se colocar as laranjas durante uns segundos no microondas, conseguirá extrair mais suco;
. Se preferir, substitua o açúcar e sumo para encharcar o bolo por uma cobertura de glacê de laranja. Bata uma clara de ovo com açúcar em pó até ter consistência, e faça escorrer sobre o topo do bolo, faça-o com o bolo completamente arrefecido.

Servidos?

30 comentários:

Letrícia disse...

Laurinha, já tinha ficado de olho no bolo da Marizé. Agora fiquei com mais vontade! Guarda um pedaço pra mim?

Beijos!

Fabrícia disse...

Que luxo....nossa a Marizé tá com tudo aí na sua cozinha....que maravilha. Se a receita é da querida Marizé e preparada pela fofa da Laurinha só pode ter sido um sucesso.
Bjcas.

No Céu dos Bolos disse...

Eu sou servida sim......estou aqui a trabalhar toda a noite...que bem que me sabia uma fatia desse bolo e um cha quentinho....
Bjokas
Ana

Agdah disse...

Será que laranja de umbigo serve também?

Nysa disse...

agora tb fiquei com vontade de o fazer :-) que bolo lindo!!! beijocas

Marizé disse...

Querida amiga, que alegria saber que vocês gostaram.
È de facto muito bom este bolo, bem molhadinho e de textura macia.

Beijo grande

Isabel (pipoka) disse...

Estive "vai não vai" para fazer essa receita da Marizé no fim-de-semana, mas tinha uma batalha para vencer, desta feita contra uma bolachas! A semana passada tinham-me corrido mal e eu tinha mesmo que voltar a fazê-las (desta vez correu muito bem).

bjs

Filipa disse...

Também fiquei de olho na receita da Marizé e vou fazer este bolinho brevemente.
Ficou super apetitoso!!!

Beijinhos

Suzana Parreira disse...

Receita da Marizé não falha e o seu bolo ficou lindo, Laurinha!

Bj

Nani disse...

Nossa Laurinha seu bolo ficou tão bonito e logo assim de manhã ele me chama para um cafezinho, rs
Beijos e ótima semana!

Silvia Arruda disse...

Nossa Laurinha, fiquei com água na boca só de ver a foto deste bolo! Parece tão fofinho!! delícia!!

laila radice disse...

juro q só nao fiz pq etsou sozinah em casa e comeria inteiro...

um brinde a nossa eterna sintonia!

bjs

Beatriz Belliard disse...

to comendo com os olhos !! beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Este bolo já está na minha lista. Só de imaginar...não sei se vou esperar o que tem aqui acabar para depois preparar este.
Bjs!

Nereime disse...

Puxa esse bolo deve ser muito especial...preciso provar urgente!!
beijos

Marcia disse...

Loucura, loucura, loucura! Esse bolo é o máximo! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Ando sonhando com esse bolo também, Laurinha!

cozinha da drica disse...

Laurinha este bolo me deu água na boca , parece que fica super molhado!!! Hum!!! Bjks e excelente semana!!

Fabi disse...

Dispensa comentários! Este bolo é sucesso garantido!! Beijos

Iliane disse...

adoro bolo de laranja..quando vejo foto de um dá logo vontade de fazê_lo..tenho uma receita lá blog que uma amiga me deu..que tambem é tudo de bom..essa tá linda!!!!..e..com essa chuvinha e friozinho..hummm..tem um café zinho ai?rsss..tô indo ai comer bolo..rsss

Natércia Ramalho disse...

Laurinha o teu bolo já me fez olhinhos uma maravilha adorei um beijo. Natércia:))

Laurinha disse...

Meninas, o bolo é ótimo, para satisfazer qualquer lombriga exigente! Recomendo!

Agdá, laranja de umbigo é a laranja bahia? se for, acredito que o bolo ficará delicioso também! É que aqui a pera é mais fácil de ser docinha, a bahia às vezes não está muito boa...

Beijinhos, meninas!!

Aline Neme disse...

Menina, mas esse bolo está com uma cara de fofíssimo!!!!

Bjundas

No Céu dos Bolos disse...

do a ser perseguida por este bolo delicioso....Não vou ter outra hipotese senão experimentas.Delicioso com toda a certeza.
Bjokas
Ana

edinha disse...

Que delícia!!
Beijinhos

anna disse...

Também vou adorar fazer e provar este bolinho...
Beijinhos.

Carla disse...

Ai que bolo de laranja tentador...


bjs

Cris disse...

Que dupla hein, Marizé passa a receita e você executa com perfeição, de dar água na boca! Bjs!

Camila disse...

Acabei de fazer ...e foi um sucesso!
Com não tinha laranjas fiz com o suco natural da fruta ( esse sem conservantes que se compra o supermercado)
Adorei.....hummmmm!!
bjs e parabéns

Laurinha disse...

Oi Camila!
Eu prefiro esses bolos 'simples' assim, sem grandes coberturas e/ou decorações. Com um cafezinho, aiai, perdição! :D
Beijinhos