segunda-feira, 3 de março de 2008

Feijão Preto


Há diferentes tipos desta leguminosa e diversas preparações, de acordo com a região aonde é plantado e comercializado.
Há quem já saiba que não sou fã de feijão, seja ele branco, carioca, de corda, verde, rajado, preto, roxinho, vermelho... nem de seus ‘parentes’, como a ervilha – seja ervilha torta, fresca, congelada, enlatada, soja, grão de bico, favas ... como eu sei que feijão faz bem, coloco o caldinho dele no arroz, sem os grãos...Mas de lentilhas, adoro! ... ufa, acho que me salvei da fogueira...
O prato de ‘arroz com feijão’ é um dos mais típicos da culinária brasileira. Portanto, como não poderia deixar de ser, aqui em casa sempre tem feijão. Ora preparado com carnes (como a feijoada), ora um caldinho para uma sopa com massinha, outra vez um tutu, ou simplesmente, feijão.
Normalmente sirvo na hora do almoço, acompanhado de arroz branco, salada de folhas verdes cruas com 1 ou 2 legumes, uma carne – de frango, ou de vaca. E uma fruta da estação, de sobremesa.
Chegou a hora do feijão cru ir para a panela, pois minhas porções congeladas já acabaram. Sempre preparo ½ kg de feijão por vez, e quando está pronto, congelo em porções, descongelando uma por dia, daí sempre tenho ele ‘fresquinho’.


Sei que ‘todo mundo’ sabe fazer feijão, mas como outro dia fiz feijão preto com paio e calabresa, quis mostrar como preparei.
.
Preparei assim, para 5 porções, que servem 3 pessoas cada uma:

½ kg de feijão preto
2 paios
1 lingüiça calabresa
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) azeite de oliva
1 folha de louro
sal a gosto

Escolha e lave bem o feijão.
Deixe o feijão de molho em água filtrada por 6 horas.
Escorra o feijão e coloque em uma panela de pressão e cubra com água filtrada, até o limite de segurança da panela (normalmente o dobro da altura do feijão na panela).
Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 45 minutos após a pressão começar (chiado) - o tempo vai variar de acordo com o tipo e idade do feijão.
Desligue o fogo e aguarde a panela parar de apitar. Retire a tampa e verifique se o feijão está macio. Caso precise cozinhar mais, volte a panela para o fogo, acrescente água quente, se necessário.
Afervente as lingüiças e coloque no feijão, junto com a folha de louro.
Quando o feijão estiver quase cozido, vá preparando o refogado:
Em uma panelinha, ponha o azeite e leve ao fogo, junte a cebola e o alho e mexa até dourar levemente, e junte umas 2 conchas de feijão, amassando com as costas da uma colher. Coloque então na panela aonde está o feijão, deixando cozinhar, destampada, em fogo baixo, até o feijão ficar no ponto: macio com um caldo mais grosso. Verifique o sal, retire a folha de louro, e sirva.

Para congelar, coloco o feijão em refratários pequenos, e os deixo mergulhados em uma bacia com água gelada, mexendo, até o feijão estar frio. Levo à geladeira por 1 hora, tampo, etiqueto e levo ao freezer.

33 comentários:

anna disse...

Pois eu sou ´fã de feijão, Laurinha.
O feijão preto só descobri há pouco, mas acho delicioso...
Beijocas.

No Céu dos Bolos disse...

Cá em casa adoramos feijão preto guizado com chouriço, muitos, muitos coentros arroz e carne ou um ovo estrelado. Um almoço que todos adoram....se tiver banana frita então.....
Bjokas
Ana

Unknown disse...

Feijoada como vcs fazem aí no Brasil, gosto, mas só isso. Agoro, um feijãozinho assim, como o da sua foto, para acompanhamento, gosto mesmo muito. Já tentei fazer uma vez cá em casa, mas não correu nada bem. Um dia destes, irei testar essa sua receita,,,
beinjinhos

cozinha da drica disse...

Laurinha doro este feijão tipo feijoada light!!! Bjks e ótima semana!!

Fabrícia disse...

Comeria uma colherada neste minuto.....ai que delicia..... manda para ca vai....
Bjcas.

Nereime disse...

Que legal, parece a semana internacional do feijão...vários blogs que passei hoje só dá feijão!!!risos...

Katia Mine disse...

Aqui em casa tem feij�o carioca todo dia.
Esse seu com lingui�a , t� com uma cara �tima.
bjos

laila radice disse...

pois sempre é bm conhecer outro tempero!!!
bjs

Marizé disse...

Laurinha, até agora eu fazia o feijão preto de uma maneira muito "aldrabada", obrigada pela verdadeira formula!

Beijocas

Aline Neme disse...

Laurinha, vou te confessar, eu amo feijão!!!! De todas as cores!!!!

Minha tia trás um da roça que depois de cozido parece uma cobertura de chocolate!!! Afff... de comer rezando!!!!

Bjundas

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Aqui no Rio comemos demais feijão preto.
Esse teu feijãozinho super completo tá uma beleza!!!
Bjs

Filipa disse...

Laurinha eu simplesmente adoro feijão e toda a sua família. Adorei esta receita, com o paio e a linguiça. Hummm deu-me água na boca...

Beijinhos

Carla disse...

Que delícia, adoro!!

Deixei-lhe um desafio no meu cantinho, se quiser participe!

bjs e boa semana

Eli disse...

Eu também engrosso o coro das que amam feijão! hehe E esse seu esta realmente especial!

Sylvia disse...

Faz tanto tempo que nao como um feijao assim , que me deu saudades, voce e como meu marido nao come ervilha , nao gosta de nemhuma também
Beijos

Natércia Ramalho disse...

Laurinha adorei o feijão deve ser delicioso um beijo. Natércia:))

Sentinela disse...

Sou uma apreciadora de feijao preto! Obrigada pela receita :) beijinhos

risonha disse...

eu sou fã de feijão, e o feijão preto, feito da verdadeira maneira brasileira deve ser uma delícia.
já tomei nota da fórmula mágica.

Luciana Macêdo disse...

A sua também foi feita temperada com capricho.

Que massa deliciosa esta do outro dia, amiga.

Mais uma pitadinha, fiz o frango com alecrim e laranja ficou muito bom. Na próxima semana fou postalo no blog.
Bjs!

Marcia disse...

Laurinha, ver esse feijão delicioso na hora do almoço é de matar qualquer um... Sobrou um pouquinho p/ mim? Bjs

Migas disse...

Quando faço feijão preto também costumo acrescentar-lhe alguns enchidos. Pouquinho, só para dar gosto. Claro que esses que utilizam no Brasil, serão diferentes dos nossos. Eu quase que arrisco dizer que, o que nós chamamos paio, não é o que utlizam aí. Mas posso estar enganada.
Por acaso, não como feijão preto à muito tempo e fiquei com água na boca. Então a 2ª foto, apetece mesmo atravessar o ecrã! :o)

Beijinhos

Letrícia disse...

Que feijãozinho divino... acho que tem um pacote na despensa, vou cozinhar já, já!

Beijos!

Natural Naturalmente disse...

Laurinha, aqui em casa, o feijão é o prato do dia, ou brazuca, ou portuga, tanto faz, o importante é estar na mesa.
6 feira a minha filhotinha faz 16 anos, e o almoço vai ser uma feijoadinha a Brazuca.
Beijinhos
Márcia

Iliane disse...

Laurinha..eu amo feijão..mas..meu grande problema com êle é que êle me deixa..como dizer?inchada!!entende?sei que preciso cemer..é necessario..mas..só como as vezes no almoço..mas..se fôr feijoada..não rola isso...eu tamebm faço como você..cozinho um bom tanto e congelo proçoes já temperada..porções pequenas..e..tenho sempre feijão em casa fesquinho...o seu tá bonito amiga...

Beatriz Belliard disse...

Noas todos aqui em casa amamos feijao e toda a familia dele, e meu filho me cobra, sangue nao é agua ! Por ele teria feijoa preto com arroz todo dia, tai eu vou preparar um para amanha ! beijinhos

Anônimo disse...

HUM!!! Faço direto feijão preto aqui em casa...com linguiça, o povo adora.
O seu está muito bonito.
Beijos

Suzana Parreira disse...

ADORO! O que eu dava agora por um pratinho desta maravilha!!

Bj

Laurinha disse...

Obrigada a todos pela visita e comentários!

Beijinhos,

Agdah disse...

Eu acho interessante que vcs lá do sul adoram feijão preto e já nós lá de cima tendemos a gostar mais do mulatinho. Pelo menos lá em SSA.

Nani disse...

Hummm que delicia!

Cris disse...

Hummmmmm que delícia!!! Não somos cariocas, mas ultimamente com o preço do feijão, aprendemos a apreciar o feijão preto no dia-a-dia!!! Bjs!

Anônimo disse...

AMEI. SABE, ABRI A PÁGINA SIMPLESMENTE PARA ENCONTRAR A RECEITA. JA COMI UMA VEZ MAS NUNCA COZINHEI FEIJÃO PRETO. AQUI EM ANGOLA O MAIS FREQUENTE É O FEIJÃO MANTEIGA,(AMARELO-ESVERDEADO) E O FEIJÃO "ESPERA CUNHADO OU CATARINA" (CASTANHO CLARO).COMO CONVIDEI ALGUNS AMIGOS PARA ALMOÇAR, QUERIA FAZER ALGO DIFERENTE E COMPREI ONTEM O FEIJÃO PRETO. A MINHA DÚVIDA CONSISTE NAS CARNES USADAS NESTA RECEITA E NOS OUTROS INGREDIENTES, JÁ QUE NA FEIJOADA ANGOLANA VAI DE TUDO UM POUCO(COUVES, REPOLHO,CENOURA). QUERIA SABER SE PODIA USAR TODAS AS CARNES POSSÍVEIS(CHISPE SECO OU FRESCO, CARNE DE VACA SECA, CHOURIÇO DE CARNE, SALSICHA E BACOM)

Laurinha disse...

Wellinha, normalmente o feijão preto, aqui no Brasil, é feito/acompanhado de carnes/partes do porco. Eventualmente até de carnes de vaca. De verduras/legumes não é comum. Agora, fica ao seu critério de como prepará-lo, quais acompanhamentos vc tem disponível e gosta....
Boa sorte no almoço! Divirta-se!
Beijinhos