segunda-feira, 10 de março de 2008

Pão de Centeio

Êêêêêêêêêêêêê!!!!!!!!!
Ganhei!!!
Há tempos que andava pensando sobre o assunto, comprar ou não uma panificadora doméstica... até postei sobre o assunto, pedindo suas opiniões!
Adoro fazer pão, é uma terapia e tanto, o lidar com a massa na pedra me faz muito bem!
Mas como nem sempre disponho do tempo de que gostaria para fazê-los, então, decidi: ‘Precisava’ dela sim! Uma aliada!
Então, este é o primeiro post sobre pão na panificadora. Trouxe uma sugestão simples, muitos até já devem conhecer, mas como ficou tão gostoso e é de centeio, que eu adoro, coloco aqui minha belezinha.
Para saboreá-lo, nada melhor do que um antepasto delicioso, e fiz um de pimentão, que já apresentei aqui.




Só quero complementar aquele post, pois como desta vez eu fiz uma quantidade maior, para tirar as peles dos pimentões eu utilizei o forno, e não queimando o dito na boca no fogão.
Lavei e sequei os pimentões, e pincelei com óleo de canola toda a superfície. Coloquei numa assadeira e levei ao forno a 180ºC, por cerca da 50 minutos, virando sempre, com a ajuda de uma pinça, tomando cuidado para não machucá-lo, desta forma, os sucos que o legume vai soltando permanecem dentro dele. Quando estiverem tostadinhos, já será possível até perceber que a pele está soltando da polpa.
Retire-os da assadeira e coloque-os dentro de um ou uns saquinhos plásticos – daqueles utilizados para congelamento, feche bem e aguarde uns 8-10 minutos. Passado este tempo, abra o saquinho e retire as peles delicadamente, sem machucá-los.
E falando em quantidade, eu alterei um tantinho o modo de preparar:
Descartei as peles e sementes, cortei os pimentões em fatias, depois em tiras, e fui colocando numa assadeira, regando com todo o suco que estava dentro deles. Coloquei um fio de azeite, umas pitadas de sal, cobri com papel alumínio e levei ao forno por 50 minutos, até quase secar. Coloquei as cebolas, mexi bem, cobri novamente e forno, por mais 30 minutos, mexendo de vez em quando. Quando estava quase seco - e pimentões e cebolas já estavam assadas, tirei o papel alumínio e deixei mais uns minutos, até secar completamente, ficando somente o azeite na assadeira.
.

.
Para o Pão de Centeio

(Ciclo Pão Integral), 600 gramas
1 copo de água (240 ml)
1 colher de sopa de margarina
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó
2 copos de farinha de trigo especial (480 ml) - usei a especial para pães
1 copo de farinha de centeio (240 ml)
2 ½ colheres de chá de fermento biológico seco

Siga o modo de preparo de sua máquina, mas para deixar registrado, faça assim:
Retire a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicione todos os ingredientes na ordem acima. Recoloque-a no local, selecione o tamanho do pão - 600g, a cor da casca - média e o ciclo recomendado - integral. Feche a tampa e pressione o botão Iniciar/Parar.
Nos primeiros 6 minutos pode-se abrir a tampa e verificar o ponto da massa que deverá estar uma bola homogênea, sem grudar na forma. Se estiver muito dura-disforme, adicione 1 colher (sopa) água. Se estiver muito mole, grudando nas paredes da forma, não formará bolinha, então adicione um pouco mais de trigo. Feche a tampa e não volte a abri-la até o final do preparo do pão.

33 comentários:

Letrícia disse...

Nossa, esse seu lanchinho noturno está demais! Queria poder fazer esse antepasto aqui em casa, mas não há nada que faça o hômi comer pimentão. :-(

Nereime disse...

Laurinha, parabéns pela sua máquina!Uma funcionária e tanto!!!Achei bem interessante esta maneira de tirar a pele do pimentão no forno, no fogo faz uma sujeira...

laila radice disse...

laurinha quero so ver oq vas aprontar com essa máquina agora!!

cmo nao tenho contunuarei pegando as receitas pra fazer no braço msmo!!

bjao

Danielle disse...

que maximo laurinha!!! parabéns pela aquisição!!!! ja pedi uma para o maridão, mas tenho de esperar mudar primeiro, pois la tudo é 220v...
ja vou anotar as receitinhas... fiquei feliz por vc!!! bjkas dani

Fabrícia disse...

Laurinha que pecado eu não ter vindo aqui semana passada....senti saudadocas....
Vc me mata...juro que me mata com suas receitas....demais.
Bjcas.

Anônimo disse...

Pão de centeio está os meus favoritos!
bjinho,
Nina (Gourmandise)

Katia Mine disse...

Laurinha,
lindo pão e antepasto.
Adoro esse lanchinho.
bjinhos

DocesCozinhados disse...

Tb tenho uma panificadora nova e ainda experimentei poucas receitas (somos só 2 em casa) e teho lá 1 kg de farinha de centeio q comprei mesmo a pedir pra ser usado! Vou anotar a sua receitinha.

Filipa disse...

Eu ainda estou pela vontade de ter uma máquina de fazer pão, mas espero comprar em breve...
Adorei o pãozinho e o antepasto, ficou tudo muito apetitoso!

Beijinhos

Laurinha disse...

Letícia, olha, pimentão eu só como em casa, pq se não tirar a pele, afff, fico lembrando dele o dia inteiro, então, só em casa!

Nereime, é mesmo, fazer na boca do fogão faz uma sujeira, aiai limpar é chaaaaaato!

Laila, não vou abandonar fazer pão no braço, ela está sendo uma aliada mesmo, todo dia um pão fresquinho na hora que acordo, bom demais!

Dani, obrigada linda, eu fui fazendo isso, fui anotando as receitas, qdo ela chegou, estou colocando em prática!

Fabrícia, então re-bem-vinda!!! aceita um pãozinho fresquinho?

Nina, é o que eu tb mais gosto!

Katia, tava bom demais!

Doces Cozinhados, sabe, eu prefiro ir fazendo pães pequenos, ao invés de fazer logo um de 1 kg, assim, vai um pão por dia aqui!

Filipa, obrigada linda! Quem sabe a sua panificadora chega logo, hein!

Beijinhos meninas!!

Aline Neme disse...

A máquina d epão também é meu sonho de consumo!!!

Nada melhor do que a casa perfumada com o pão quentinho no forno!!! ai ai ai ai

Bjundas

Iliane disse...

Laurinha..parabens pela sua maquina..eu tambemtenho uma!!!!e..uso mais no frio..rsss..as vezes penso em fazer nela...e..esqueço..mas..é uma otima funcionaria..acredite..e.. adorei essa receita de pão...

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Parabéns pela Máquina, Laurinha.
O pão ficou bacana!!
Que bom que gostou do livro de muffins ( acabou se dando bem e ganhando mais que 1!!)
Bjs grande

Luciana Macêdo disse...

Também ando pensando bastante em "ganhar" uma máquina destas.
Antipasto de pimentão é bastante saboroso. Já pensou em preparar um molho para massa? Pode acreditar fica ótimo.
Bjs!

Silvia Arruda disse...

Eu tb gostaria mto de ter uma máquina de pão em casa...
Menina, esta pasta de pimentão é tudo de bom... fiquei com água na boca só de ver o passo a passo!

Marcia disse...

Laurinha, parabéns pela máquina de pão, querida! Adorei ambas as receitas: o antepasto de pimentão está dando água na boca! Bjs

Fabi disse...

Laurinha,
A máquinha de pão é realmente tudo de bom!! Eu tenho uma e adoro! Além de ser ótima para quem não tem tempo como nós, o pão fica uma delícia! No começo eu fazia sempre, nem comprava mais pão... Mas daí a balança começou a pesar... Agora faço só de vez em quando!! Bjos e aproveite bem a sua máquina!

Natércia Ramalho disse...

Laurinha adorei que beldade um beijo. Natércia:))

risonha disse...

parabéns minha querida... finalmente tens a tua máquina...
corre lá na minha cozinha e rouba as receitas para a máquina do pão que eu lá tenho... lol
beijos

Marizé disse...

Laurinha, estou tão feliz por você!
Mas olha, eu também acho que amassar massa é terapeutico, por isso mesmo tendo a máquina, volta e meia lá estou eu a dar "porrada" na coitadinha da massa, quêm têm o bichinho não fica curado com a máquina.
Você é muito generosa em ter feito o "up-grade" da receita de pimentos. Adorei!

Beijocas

Beatriz Belliard disse...

Parabens pela maquina ! E ja começou bem ! beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Também quero!

bjs

Ana Canuto disse...

Laurinha:
Estou terminando de pagar uma panela elétrica de fazer arroz que comprei no shoptime e é maravilhosa.
Já havia decidido que minha próxima aquisição será a máquina de pão.
Afinal, vi a enquete que vc fez e agora quero saber qual foi a que vc comprou.

Conta pra gente vai ??

Beijos da Ana.

Giovana Martini disse...

Eu adoro esse antepasto de pimentão!
Hummm... e esse pão, então... delícia!

Bjs!

Anônimo disse...

Ah eu tb sonho com uma máquina de pão. Quiem sabe, meu niver está cada vez mais próximo.... Mas como a Ana, tb fiquei curiosa com o resultado da sua pesquisa. Se importaria em nos falar qual foi a máquina vencedora?? Daí posso já tomar como base para a tão sonhada aquisição.... Cris-RJ Beijo e obrigada.

Laurinha disse...

Aline, acordar de manhã com o cheirinho de pão fresco é tudo de bom!

Iliane, meu namoro com ela está firme, até agora (fiz pão todos os dias desde que ela chegou em casa) não a usei só para bater a massa...
Mas estou com uma receitinha na espera..!

Dani, obrigada linda!!

Luciana, olha, minha idéia da panificadora ficou na imcubadora bastante tempo, até amadurecer... Estou adorando!!
Hummmmm, um molho hein, vou sapear...

Silvinha, a máquina é uma super aliada...
E o pimentão, fica docinho docinho, uma delícia! No pão, na salada...

Marcia, obrigada linda! Tudo aquilo de pimentão já acabou...!

Fabi, pois é, a balança... nem me fale, nem me fale!! :DDD

Natércia, obrigada!

Risonha, :DDD há tempos que venho coletando suas receitas... e não só as de pão, viu!

Marizé, obrigada linda! concordo, tenho o bichinho também!

Bia, hoje mesmo fiz o seu de grãos, uma delícia!

Pipoka, vale a pena! Bom, eu não vivo sem pão, adoro!

Ana, bem-vinda! Comprei a da Britânia... estou adorando, faz pães de 450g a 1 kg, super prática.
Também está na minha wish list uma panela elétrica... qual a sua?

Giovana, meu preferido é de centeio, seja com trigo integral ou com branco, adoro! Simples e gostoso!

Cris, bem-vinda! é a Multi Pane da Britânia! Custo/benefícia excelente!

Beijinhos,

Cláudia disse...

Laurinha, adorei que vc tem a máquina de pão. Para mim ela é tudo, pois não sou muito chegada a fazer pão na mão. Tenho essa receita, talvez a máquina seja a mesma e esse pão de centeio ficou igualzinho ao que eu faço. Agora fiquei intrigada, que farinha que vc usou que é especial para pães, por onde moro nunca vi ou talvez não tenha reparado? Eu uso a farinha Renata Especial, mas só está escrito especial. Que marca é a sua farinha?

bjs

Lua Limaverde disse...

Laurinha, eu já ia perguntar qual era a marca da máquina, pois finalmente vou ter espaço para guardar uma, quando comprar. Bom saber que você gostou. :)

Nani disse...

Eu ainda sonho com a minha, rs
Beijos

Choskki disse...

Ummmmmmmmmmmmmmm
Delicia....
nossa ja estou na hora do almorco..... tenho fome viu..
vou fazer uma boa salada com atum..
que me diz Laurinha..
Sera? sera que posso..
Olha gostaria de fazer uma boa macarronada vc me achuda...

obrigado querida,tenha um lindo Finai de Semana
Choskki

Anônimo disse...

Esta é a segunda receita que me encanta e que não posso fazer, porque não sei o que é uma farinha de trigo especial para pães. Se puder me ajudar e identificá-la, ficarei muito agradecida, pois nunca vi este tipo de farinha. Segundo a internet, só é vendida em sacos de 25 kilos. É isso?
Obrigado... Di-linha

Pris disse...

Oi, qual é a farinha de trigo especial que vc usa? Bjs

Laurinha disse...

Uso a far de trigo da Fleischmann.
Veja o site da empresa:
http://www.fleischmann.com.br/culinaria/default.asp?page=http://www.fleischmann.com.br/culinaria/fleischmann/hisfleischmann.asp
Este pão é fácil e delicioso... hummmm, fiquei com água na boca....

Beijinhos