sábado, 8 de março de 2008

Bombocado


Outro dia via na Iliane um Bolo de Coco e Queijo, que parece ser uma delícia. Adoro a dupla coco e queijo. E quando ela falou que o bolo lembrava um bombocado, na hora me lembrei desta receita de bombocado. Uma receita do site antigo da União, mas que não está no novo da Docelar...
Hoje, preparei o bombocado; a receita do Bolo será a próxima, de coco e queijo!

Para 18 bombocados:

500g de açúcar
250ml litro de água
200g coco fresco ralado
50 g de queijo parmesão ralado faixa azul
3 colheres (sopa) bem cheias de manteiga sem sal (70g)
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo (cerca de 60g)
6 ovos batidos

Unte 18 forminhas (65ml cada) com manteiga. Eu coloquei forminhas de papel nas de alumínio, por praticidade.
Ferva o açúcar com a água. Acrescente o coco e o queijo e deixe ferver, até obter o ponto de fio grosso.
Retire do fogo e coloque a manteiga.
Misture a farinha, aos poucos, para não empelotar. Deixe esfriar e junte os ovos.
Coloque nas forminhas untadas e asse no forno pré-aquecido 200ºC, cerca de 50 minutos.

31 comentários:

Nereime disse...

Hum, me deliciei...parece aqueles bonbocados que vendem na praia no litoral norte paulista!!!!

Nereime disse...

ups...bombocados com "m"...digitei rápido demais !!!

Anônimo disse...

que delicia Laurinha adorei

bjs

Filipa disse...

Laurinha que delicia!!! Adorei a receita e as fotos estão fabulosas!

Beijinhos

laila radice disse...

nossa q aspecto maravilhoso...mas fiquei espantada com 500 grs de açúcar...caraca!!!

bjs

laila radice disse...

nossa q aspecto maravilhoso...mas fiquei espantada com 500 grs de açúcar...caraca!!!

bjs

Iliane disse...

hummmm..sobrou algum ai para a comadre aqui?rsssss..ficaram lindos...

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Nós aqui em Portugal também temos um bolo chamado bom-bocado, mas é totalmente diferente. É uma espécie de torta (como vcs dizem aí no Brasil, pois nós aqui dizemos tarte), com um recheio que faz lembrar os pastéis de Belém.

Estes seus bolinhos já estão anotados, pois queijo com coco é uma dupla que quero experimentar!

bjs

cozinha da drica disse...

Laurinha adoro bombocado!!! Ficaram tão fofinhos! E esta receita abixo de Blondies de avelã!! Nossa adorei! Bjks

Carla disse...

Laurinha, mas que "bom bocado!". Pena não gostar de côco mas ficou com um aspecto divinal =)


bjs e feliz dia da Mulher!

Nani disse...

Menina acredita que eu nunca fiz bonbocado, uma vergonha né?!
Este seu está lindo, vai para minha lista de receitas!
Beijos

Batata Frita® disse...

Estes bombocados têm um óptimo aspecto, mas será que dá para fazer com coco ralado seco?? Beijocas fofas

Leila disse...

Laurinha, eu adoro bombocado. Hoje mesmo estava falando para meu marido que meu forno nao tem mais condicoes, nao assa nada direito. Tenho milhares de receitas esperando para serem feitas e tenho medo que meu forno vai aprontar novamente. um dia ainda farei esses bombocados.
beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha Laurinha adorei um beijo. Natércia:))

Culinarices disse...

Huummm, que belo aspecto, já comia, rsrsrs...
bjcs
Malena

m@ria...m@rie...m@ry disse...

fiquei com vontade de provar um!!! :D

mas queijo parmesao ralado faixa azul... nao percebi. é por ser menos forte de paladar ou tem outro significado?

Silvia Arruda disse...

Bombocado é um dos meus doces prediletos!

anna disse...

E o nome diz tudo!
Só apetece dar uma trincadela...
Beijinhos.

Agdah disse...

Lá em casa chamamos de cocadinha, mas independente do nome, se tem coco é bom.

Laurinha disse...

Nereime, parece mesmo, fica bem úmido, saboroso!

Inha, uma receita antiiiiiga...

Filipa, obrigada linda!

Laila, pois é, base açúcar...mas não fica aquele doce melado não! :P

Iliane, venha, experimente um!

Pipoka, então, seu bom-bocado deve ser om demais, vou sapear pela receita...

Drica, eles não 'crescem', então, para quem quiser, pode colocar a massa até o topo da forminha!

Carl, oh, que pena.... já eu, adoro coco!

Nani, então, taí uma sugestão procê!

Batata frita, como é uma receita antiga, a sugestão é com coco fresco; agora, se fizer com seco, sugiro hidratá-lo antes de utilizá-lo.

Leila, então, guarde mesmo a receita, depois você testa aí!

Natércia, obrigada linda!

Malena, então, sirva-se!

Maria, o tal queijo é um parmesão mais forte!

Silvinha, meu também, com sabor de infância...

Anna, experimente!

Agdá, também acho, se tem coco, é bom!

Beijinhos meninas!!

Marizé disse...

Coco e queijo! Que dupla maravilhosa, estou aqui a tentar imaginar essa delicia!

Beijocas

Suzana Parreira disse...

Fiquei com água na boca! Adoro bolos com queijo e estes têm um aspecto fantástico.

Bj

turbolenta disse...

Comprei umas formas a semana passada . Mas tenho andado a pesquisar uma receita pois não tinha feito bolinhos em forminhas e estava com receio. Andava à procura de receitas de queijadas(são assin chamadas por terem queijo) e como tenho um pacote cheio de coco, vou mesmo experimentar. Mas acho que com o coco ralado devem ficar mais secas. Vou mesmo experimentar esta receita.
boa semana

edinha disse...

Que delícia estes bolinhos!
Beijinhos

Eli disse...

Humm maravilhosos!

Luciana Macêdo disse...

Vou fazer e aviso para você passar por aqui para tomar um cafezinho acompanhado desta delícia.
Bjs!

Laurinha disse...

Marizé, uma dupla deliciosa, adoro!

Suzana, ficam super macios, 'molhadinhos', experimente!

Turbolenta, sendo coco seco, sugiro rehidratá-lo antes de utilizá-lo, daí só seguir com a receita normalmente!

Edinha, ficam muito gostosos mesmo!

Lica, são mesmo, com um cafezinho, uma delícia!

Luciana, oba, quero repetir, estou esperando o convite!

Beijinhos meninas!

Beatriz Belliard disse...

ai ai que delicia !! adoro bombocado, faz tempo que nao faço !! beijinhos

Ana Paula disse...

Em primeiro lugar quero dizer que sou sua fã, seu blog foi o primeiro que visitei qdo começei a blogar, vc me inspirou e eu criei um blog tbém, sempre faço suas receitas, elas são demais, deliciosas e sempre dão certo, fiz esse bombocado no fim de semana passado é de comer rezando, parabéns!!!, espero que volte logo pois vc faz muita falta, tudo de bom p/ vc e para família, bjos!!!

Rosangela disse...

Olá, estou amando seu blog! Parabéns! Mas, tenho uma dúvida... Se colocar forminhas de papel, ainda preciso untar as forminhas de alumínio? Ou preciso untar as forminhas de papel? Desculpe a burrice, mas eu nunca fiz receitas com forminhas de papel. Obrigada beijos

TatiAdamov disse...

Laurinha, parabéns pelo lindo blog! Sua receita de bombocado me parece a melhor que encontrei na net! Moramos na Austrália faz dois anos, e de vez em quando dá uma vontade doida de comer quitutes da terrinha, aí o jeito é pesquisar...sua receita foi a vencedora! risos..muitas felicidades por aí! Tatiana, Brisbane