quarta-feira, 5 de março de 2008

Blondies de Avelãs


Nutella. Quem não gosta de Nutella?
Bom meu filho não, mas acho que ele é exceção. Outro dia mesmo, quando ele estava na casa do Matheus e eles estavam tomando um lanchinho, 5 crianças estavam ‘disputando’ o potinho, fazendo fila para ver quem ia ser o próximo para passá-la no pãozinho... meu filho, nem se abalou... foi de requeijão, feliz da vida!
Dizem que Nutella combina perfeitamente até com uma colher. Concordo!
Mas experimente com estes blondies - a irmãzinha loira do brownie. Macios, saborosos, a crocância ficou por conta das avelãs. Perfeito!!

Rendimento: 24 quadradinhos
Xícara medida 240ml
57,50g (4 colheres de sopa) manteiga, sem sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) sal
1 ¾ xícara de açúcar mascavo claro (o meu acabou, usei o mascavo comum)
2 ovos grandes
1 colher (chá) extrato de baunilha – usei essência de baunilha
1/3 xícara avelãs torradas, sem pele e picadas
1 generosa colher (sopa) Nutella
Nutella para decorar e servir

Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Unte uma assadeira de aproximadamente 20,32cm x 27,94cm. Utilizei uma de 20x30cm. Cubra com papel manteiga, também untado.
Leve as avelãs para tostar e retire a pele delas com o auxílio de uma toalha de papel. Pique-as, grosseiramente.
Em uma vasilha, misture a farinha de trigo o fermento em pó e o sal.
Derreta a manteiga. Bata a manteiga com o açúcar, até ficar homogêneo, junte os ovos e a baunilha; acrescente a farinha (com o fermento e o sal); misture as avelãs e a Nutella.
Coloque a massa na assadeira.
Leve ao forno, por aproximadamente 25 minutos, ou até um palitinho espetado na massa sair com pequenos grumos úmidos.
Deixe esfriar por 15 minutos, corte a massa em 24 porções.
Sirva com Nutella, à vontade.


Pode ser guardado por até 2 dias, em lata hermeticamente fechada.

44 comentários:

Juliana disse...

Laurinha do céu, estou babando com esses blondies. Eu gosto muito de Nutella, mas gosto mais ainda de avelãs, puras mesmo. Receita perfeita!
Pena que não tenho avelãs aqui no desertinho onde moro, mas assim que for p/ a civilização vou comprar :0)

Beijinhos

laila radice disse...

querida nossa sintonia ´pe mesmo uma coisa...acabo de postar uam receita de brownies num parto florido...eheeh

mas esses blondies estao me tentado ate os cabelos...q loucura! adorei!!!

bjs

Anônimo disse...

Eu amo Nutella!!!!.... adorei a receita... já copiei e vou fazer com certeza... tem óptimo aspecto...

bjcas

Silvia Arruda disse...

Laurinha, este blondie ficou maravilhoso!!! E esta Nutella por cima? Meu deus, é mta tentação!! hehe

Natural Naturalmente disse...

Laurinha, meu filhotinho, que é uns aninhos mais velho que o seu, e que come até as pedrinhas da calçada, NÃO gosta de Nutella, mas eu amo.
Adorei a receita.
beijinhos

Elvira disse...

Ai, Laurinha, que tentação! Ficaram lindos mesmo. :-)

Beijos.

Marizé disse...

Ai que tentação!

Não conhecia estes irmãozinho loirinhos, mas adorei a receita e depois eu sou daqueles que AMA Nutela.

Beijocas

Anônimo disse...

Ai Laurinha...tô indo prá academia...isso não se faz com uma amiga...hahaha...e esta Nutella por cima ainda...tô salivando.
Beijos

Isabel (pipoka) disse...

Gostei muito de conhecer esta irmã loira dos brownies. É bem bonita e tem um aspecto gosotoso!

Aline Neme disse...

Laruinha, também vou ter que concordar que nutella combina perfeitamente com colher... principalmente nos dias chuvosos... afff... aí vai o potinha inteiro!!!! hehehehehe

Bjundas

risonha disse...

essa última foto arrasa qualquer pessoa... mas que delícia é essa?
vou ter que fazer para provar!

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, já que seu filho não quer, pode mandar a parte dele pra cá, tá? :)

Bia disse...

delícia.
vou fazer com certeza.

Eli disse...

A foto esta tão linda! E eu também comeria a parte do seu filhote feliz da vida. hehehe

Filipa disse...

Laurinha acreditas que ainda nunca fiz nada com nutella??? Tenho visto tantas receitas com a dita cuja por esses blogs mas ainda não me aventurei. É que eu sou como o teu filho, não gosto muito de nutella...

Adorei conhecer esta irmã do brownie, bem bonita!! Gostei tanto da receita que acho que vou arriscar fazer.

Beijinhos

Sylvia disse...

Que delicia Laurinha, sabe que os meus nao ficam bons? Vou tentar a sua receita com acucar mascavo...também nao tenho o claro, mas vou fazer igual ao seu
Beijos

Anônimo disse...

deliciosas fotos, deliciosa receita..
hummm já lanchava uma dessas aí..
bjs

Anônimo disse...

Eu concordo com o filhote: Nutella não, obrigada! Como não gosto de avelã não gosto de Nutella :) Mas os blondies estão lindos :)

Beijo *
Witchie

Gourmandisebrasil disse...

o Marcel prefere blondie à brwonie!
bjo,
Nina.

Fabi disse...

Oi Laurinha! Vim conhecer o Pitadinhas e adorei!!!! Começando por este blondie! Confesso que não conhecia e que já está anotado!! Vou fazer com certeza! Beijos!!!

Anônimo disse...

ficou lindo demais e deve ser bom demais também. Bjinhos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Menina, que sintonia!!!
no livro de muffins que comprei, veio uma receita de blondies e fiz ontem (para postar em breve).
Ficou lino demais!!
Bjs

Danielle disse...

ei laurinha, adoreei a receita... fiquei com uma baita vontade de provar.... e nunca tinha ouvido falar em blondies... ta vendo? so apreendo com vcs@!!! bjkas dani

edinha disse...

Que delícia que deve ser !
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Laurinha adorei uma verdadeira delicia um beijo. Natércia:))

Fran Jubran disse...

Ta de matar!!!Amo nutella! bjs

Lua Limaverde disse...

Ave, eu não consigo te acompanhar, sempre que venho aqui tem mil coisas e todas perfeitas e deliciosas! Adoro tuas receitas, viu? Bj!

Laurinha disse...

Juliana, então, guarda a receita e depois, delicie-se!!

Laila, que coisa mesmo lindinha, e que prato, e que brownie, arrasou!

Lucia, que bom que você gostou... depois me conte o que achou!

Silvinha, tentação é pouco... ficaram ótimos, super macios e saborosos!

Marcia, então ELES não vão brigar pelo potinho... :DD

Elvira, obrigada linda!

Marizé, já sabia :DDD, você e minha filha são páreo duro!!

Fer Ayer, então, malha bastante, e depois, se delicie nos blondies!

Pipoka, hummmmmm, você não faz idéia de o quanto é bom!!!

Aline, :DD, nos dias chuvosos, é ótimo! então, já experimente estes blondies...

Risonha, faça, faça e depois me conte o que os Risonhos acharam!

Patricia, tá bom, combinado!

Bia, hummmm, ficaram excelentes!

Eliana, obrigada linda. Tá bom, a próxima é sua!

Filipa, olha, os blondies não ficam com um gosto marcante de Nutella, arrisque, se você gosta da textura, de brownies macios, você gostar destes também!

Sylvia, pois é, com o mais claro eles ficam mais clarinhos, mas de paladar, ficaram ótimos!

Amor e Sabores, obrigada, viu! Então, sirva-se!

Witchie, então, não faça de Nutella/avelãs...experimente com outro fruto seco...

Nina, já eu, gosto dos dois!

Fabi, bem vinda, que bom que você gostou!

Mónica, hummmmm, são mesmo uma delícia!

Dani, oba, quero ver, adoro brownies/blondies, nada melhor do que uma receita escolhida por você, testada e aprovada!

Dani, viu só, agora, é só fazer e experimentar! :P

Edinha, hummmmm, e de comer também! :DD

Natércia, obrigada linda!

Fran Jubran, oba, que bom, bem-vinda!

Luna, você, sempre um doce, obrigada linda!

Meninas, obrigada!
Beijinhos!!

Akemi disse...

Laurinha, nunca fiz blondies mas vendo estas fotos já decidi que PRECISO experimentar!!!
E este prato mimoso de rosas??? Amei amiga! Lindo, sou apaixonada por louças!
Beijos

Nani disse...

Que lindão ficou amiga!
Beijos

Nereime disse...

Nossa esta tua receita me pegou pelo estômago, que textura...

Marcia disse...

Laurinha, esses blondies me deixaram maluquinha! Preciso fazer essa receita ainda hoje - que coisa linda! Bjs

Luciana Macêdo disse...

Quero experimentar.
Acho que vai fazer o maior sucesso aqui em casa. Não tenho crianças mas os marmanjos adoram.
Bjs!

Carolina Andrade disse...

Oi Laurinha, que delícia heim..eu adoro nutella e meus filhos também. Este assado deve ficar delicioso!! Grande Beijo

Smas disse...

Eu também adoro Nutella mas meu filho se junta ao seu :)
QUe óptimo aspecto tem este blondie!!!!
Bjs

Anônimo disse...

Laurinha, estou dodói aqui,manda um pra mim... eu quero!!

Cris disse...

Divino hein!!! Sabe que meus filhos as vezes preferem blondies a brownies? Agora com nutella... ai ai ai, que pecado!

m@ria...m@rie...m@ry disse...

ola!!!


bem eu ADORO nutela, desde criança temos uma relação muito especial... ja passei a fase do dedo dentro do frasco (ups) até a colher! :DDD


esses blondies deixaram me àgua na boca... e uma enorme vontade em experimentar!

Katia Mine disse...

Eu adooooro Nutela.
Com esse blondies então, está irresistível!!
beijinhos

claudia disse...

Blondie..que nome chique...e o aspecto tb! Delicia...áah eu adoro feijão preto à vossa moda "brasileira", acho espectacular!

Anônimo disse...

que delicia amiga...fiquei a salivar :)

assim que puderes passa na minha cozinha deixei la um miminho para ti

beijinhos

www.receitasdainha.blogs.sapo.pt

Anônimo disse...

Laurinha, minina! Outro dia fiz esta receita, exatamente igual! Não consegui fotografar pois levei para o Café e esqueci a máquina. Imagina se não ficou maravilhoso? Que combinação, hein?
Um beijo e obrigada pelo carinho no Mangia!
Beijos mil!

Laurinha disse...

Akemi, precisa, precisa mesmo! :DD
A louça é linda mesmo, um jogo de chá e café antiiigo...

Nani, super gostoso!

Nereime, uma delícia, adoro!

Marcia, faça sim, ficam excelentes, macios, aiai quero mais!

Luciana, os blondies agradam 'baixinhos' e 'altinhos' !!

Carol, fica muito bom, uma delícia mesmo!

Sandra, um parente do brownie, daqueles macios, sabe!

Marcia, mando, linda, para você ficar boa logologo!

Cris, o meu filho também preferiu, apesar de ele ter visto eu colocando a colher de nutella na massa, depois ele disse '... bom, também 'só' vai uma colherona, não é uma xícara, né...'!

Maria, passou a fase?!? essa fase acho que nunca vai passar...!!

Katia, é mesmo irresistível, experimente!

Claudia, e muito saboroso!
E o feijão, essa é uma das maneiras que fazemos e apresentamos à mesa...

Paula, obrigada linda, estou indo lá agorinha mesmo!

Verena, hummmm, que coisa, hein, também uma delícia destas... Beijinhos linda!

Beijinhos meninas!!

Beatriz Belliard disse...

caramba babei ! vou fazer com certeza !