segunda-feira, 24 de março de 2008

Bolo de Atum


Procurei uma receita para fazer para o lanche do final de semana e entre tantas idéias, escolhi esta da Valentina: fácil, rápida, saborosa!
Aproveitei a idéia da Suzana, e acrescentei um tantinho de queijo parmesão ralado, ficou ótimo!! Segui a sugestão da Valentina e usei farinha e flocos de milho pré-cozidos.
Eu e meu marido gostamos, mas os filhos não a elegeram como sendo uma receita a repatir...
200g farinha (usei 100g de farinha de trigo e 100g de flocos de milho pré-cozidos)
1 ½ colher (chá) de fermento em pó, químico
150g azeitonas verdes sem caroços e cortadas em rodelas/pedaços - usei 60g
3 ovos
20ml iogurte natural
200g atum em lata
20ml azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
Salsinha picadinha

Pré-aqueça o forno a180ºC, e unte a forma de bolo inglês. Usei uma de 24cmx10cm.
Misture as azeitonas e atum e reserve.
Coloque as farinhas juntamente com o fermento numa vasilha e misture. Acrescente os ovos e misture.
Vá pondo o óleo de oliva aos poucos juntamente com o iogurte. Por fim, ponha o sal e pimenta do reino.
Por último acrescente o atum e as azeitonas.
Coloque na forma e leve ao forno por uns 45 minutos aproximadamente..

29 comentários:

Filipa disse...

Está bem bonito e aposto que delicioso também. Eu gostei da receita e gostaria de experimentar.

Espero que tenha tido uma Páscoa Feliz.

Beijinhos

Aline Neme disse...

Que lanchinho é esse hein?!

Como é modesta essa moça!!! hehehehe

Tá lindo... e receita vindo da Valentina, deve ser um escandalo!!!!

Bjundas

Isabel Salvador disse...

laurinha que bom aspecto........jinhos grandes amiga

anna disse...

Pela foto, promete ser delicioso!
Posso dar uma provadela?
Beijocas.

Isabel (pipoka) disse...

Eu gosto imenso de cake de atum, já fiz um receita da Karen que era excelente. Este também ficou na "mira".

bjs

Nysa disse...

ficou muito bom :-) comia agora para o almoco com uma saladinha.. aiiii... receita anotada! beijocas

Leila disse...

oi Laurinha, espero que voce tenha tido uma Páscoa maravilhosa.
Nao sou muito fa de atum mas que o bolo ficou bonito isso sim ficou.
beijinhos

Marcia disse...

Oi, Laurinha! Tudo bem? Como foi de Páscoa? Teu bolo de atum é o tipo de receita que eu gosto: prática de se preparar e super saborosa! Bjs, e boa semana!

Fabrícia disse...

Adoro atum e seu bolo ficou supimpa.
Bjcas.

Akemi disse...

Laurinha, esta torta deve ser muito saborosa além de nutritiva! Adorei a sugestão! Beijos

Gourmandisebrasil disse...

Já havia visto esta receita...está na lista de receitas a fazer...fica bom no lanche da tarde ou jantar, né?
bjo,
Nina.

Silvia Arruda disse...

É o tipo da receita que aprecio muito! Perfeita mesmo para o lanche da tarde!

Migas disse...

Uma fatia desse bolo, com uma cervejinha gelada, no final da tarde, era tudo de bom! :o)

laila radice disse...

humm eu osto de atum...e de bolos nem vamos comentar...acredito q adoraria esse bolo!!bjao

Danielle disse...

hum... laurinha que delicia !!!.. adorei essa receita.. facil, facil... bjs dani

Marizé disse...

Eu adoro bolos salgados, e essa combinação de atum, azeitonas e queijo já me deixou com o "alarme" gastronómico a apitar!

Beijocas

Laurinha disse...

Filipa, eu e marido gostamos demais mesmo, recomendo!

Aline, concordo, gênero, número e grau!

Belinha, é uma sugestão para deixar na 'to do list' de novo. ;P

Anna, pode sim, sirva-se!

Pipoka, hummm, vou lá ver este outro cake...

Nysa, olha, foi como fizemos, com uma salada, ficou excelente! E completo!

Leila, já eu adoro atum... sabe, acho que vale algumas substtuições, até só de legumes e vegetais...

Marcia, pois é, prática e saborosa, ficou ótima!

Fabrícia, supimpa é ótmo!!!

Akemi, é verdade, super completa, com 2 fatias estava 'lanchada'!

Nina, olha, a qualquer hora, primeira vez foi no lanhe do final do dia... perfeito!

Silvia, é potima, vale a pena experimentar!

Migas, hummmmm, foi assim mesmo que meu marido fez (eu fui de água com gás, que adoro)!!

Laila, eu também acredito!!!

Dani, e deliciosa!

Marizé, :DDDD, traduzindo, lombrigas em alerta! :DDD

Beijinhos a todos!!!

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Oi Laurinha, que lindo ficou seu bolo, gostei! Beijinhos!

Isabel de Miranda disse...

a dorei esta receita.já guardei...beijinhos doces

Natércia Ramalho disse...

Laurinha adorei essa receita mas essas mãozinhas são mágicas obrigada por partilares um beijo. Natércia:))

Luciana Macêdo disse...

Ótima sugestão para o lanche. Não tenho muitas opções para preparar o atum, gostei bastante.
Bjs!

cozinha da drica disse...

Laurinha , pela foto e ingredientes parece muito boa!! Bjks e ótima semana!!!

Eli disse...

Laurinha tudo que faz é nota mil!

edinha disse...

Uma delícia
Beijinhos

Suzana Parreira disse...

Laurinha, fica delicioso, não fica? Também já repeti cá em casa - é sempre um sucesso.

Bj

risonha disse...

os filhos têem que cortar sempre o nosso entusiasmo, não é?
mas não se pode agradar a toda a gente ao mesmo tempo... eu gostei muito da receita.

Cris disse...

Que delícia Laurinha, aqui em casa sempre vem gente toda semana para uma reunião que fazemos e haja idéias para o lanche. Sabe o que é mais gostoso, ficar uns dias fora de sua cozinha, puxar a cadeira e fazer o que estou fazendo agora... me deliciando com as receitas, que isso mulher, quanta coisa boa!!! Desculpe a ausência, o trabalho me pressiona a ficar longe dos blogs... E aí, não quer participar do evento de Páscoa? Quem sabe você tem sorte dupla! Bjs!

Laurinha disse...

Cris, também gostamos! Será repetido, com certeza!

Anjinha, experimente, você vai gostar!

Natércia, obrigada!!

Lu, aqui em casa o atum acabava sendo sempre frio em salada, ou às vezes, num molho de tomates para massa, também achei ótima esta opção para o atum! ;P

Drica, ficou bom mesmo, acredite!

Lica, obrigada linda, as sugestões da Valentina são mesmo excelentes!

Edinha, que bom que você também gostou!

Suzana, a ser repetida, com certeza!

Risonha, Acredito que com o passar do tempo os paladares vão se alterando, amadurecendo mesmo, então, o que a gente não gostava quando era criança, hoje pode-se experimentar e se surpreender... o que não pode é deixar prá lá e nunca experimentar... (aliás, eu 'preciso' amadurecer com relação a certos alimentos :DDD)

Cris querida, eu relamente entendo, viu! Sinto falta da sua presença, mas sei que não é por querer...
Ah, qto ao evento, estou acabando o primeiro post... vamos ver se hoje ainda eu consiga publicar, tá!
Já estou com os dedos cruzados!

Beijinhos,

Anônimo disse...

Aqui em casa minha mãe sempre faz bolo de atum, é uma delícia!!
beijo!