sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Muffins de Chocolate com Gotinhas de Chocolate





Preparei estes muffins para meu filho levar para a filha da professora de classe dele, que esteve dodói e agora já está bem.
O engraçado é que meu filho nem é fã de ‘bolo de chocolate’, mas quando eu perguntei a ele o que preparar, ele pediu, sem titubear, os muffins de chocolate, ‘porquê eu acho que ela vai gostar’!
E usei gotinhas de chocolate ao invés dos pedaços de chocolate, ‘porquê fica mais bonito, mãe!’.

As forminhas de papel que utilizei são um pouco menores que as de tamanho padrão, então para mim rendeu 14 muffins. Fiz 12 na forma de metal e 2 nas de silicone.
O original está aqui.


Rende 12 muffins
Xícara medida 240ml
84g manteiga sem sal
120g chocolate meio-amargo, picado (sendo 60g em gotinhas)
2 xícaras farinha de trigo
2/3 xícara açúcar
1/3 xícara cacau em pó peneirado
1 colher (sopa) fermento em pó químico
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
1 ¼ xícaras buttermilk
1 ovo grande
1 colher (chá) extrato de baunilha

Para obter o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) suco de limão em um copo medida e acrescente leite, até obter 1 ¼ xícaras. Deixe descansar e utilize após 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte as forminhas para muffins ou coloque as forminhas de papel.
Apóie as forminhas sobre uma assadeira.
Derreta a manteiga com metade do chocolate pedido (60g) em banho-maria, ou no microondas. Reserve.
Em uma vasilha grande, misture a farinha com o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em uma vasilha pequena, misture o buttermilk, o ovo e a baunilha.
Coloque a mistura líquida e o chocolate derretido sobre a mistura de farinha, e misture com uma espátula o suficiente para obter uma massa ainda ‘empelotada’, não é para é para deixar a massa lisinha, como massa de bolo, senão, os muffins ficarão secos e duros. Agregue o restante do chocolate picado e coloque nas formas de muffins já preparadas.
Asse por cerca de 20 minutos – faça o teste do palito.
Retire do forno, e após 5 minutos, retire os muffins da assadeira e coloque-os sobre uma grade para esfriarem.

23 comentários:

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mesmo sem nenhum dói dói comia as muffins de chocolate agorinha!
Acordar e encontrar estes muffins no meu ecrã é demasiada tentação para uma pobre gulosa como eu!;)

Glau disse...

Laurinha, que lindo que é seu filhote! super carinhoso...
Aposto que a professora amou, não só pelos muffins, mas pela atitude dele!

Bjokas, Glau

GreyScale disse...

Estes bolinhos são excelentes para os míudos levarem para o lanche da escola!

Isabel (pipoka) disse...

Na próxima vaga para professora na escola do seu filho, vc me avisa, ok?

;-)

bjs

Nani disse...

Ficaram lindinhos, tenho certeza que ela adorou!
Beijos e ótimo fim de semana!

Mari disse...

Laurinha querida, que delícia de muffins... como sempre, vc arrasou! E muito querido teu filhinho, a professora dele deve ter amado, tanto os muffins como o carinho dele.
Beijos linda!

Luciana Macêdo disse...

Esses menino sabe como agradar. A coleguinha deve ter ficado muito feliz com tanto carinho. Os muffins ficaram com uma carinha deliciosa.
Bjs!

ameixa seca disse...

Que querido :)
Assim vale a pena ficar doente!
Devem ser delicisos!
Bom fim de semana ;)

risonha disse...

parceirinha, eu também estou a ficar dói-dói... também quero uns muffins desses... lol
que maravilha!

Martuxa disse...

Que ternura o seu filho. :)
Os muffins parecem ser deliciosos!

Beijinhos

Simone Izumi disse...

Sweet Laurinha..vc é a mãe perfeita!!!
Ahn , e é claro que precisa ser de chocolate!! Ele sabe que meninas sao facilmente conquistadas com o bendito...hahahahah...vai se preparando...rs
bjs

Vivian disse...

elle pode nao gostar, mas conhece as coisas boas da vida !!! Vai longe esse garoto decidido

bjks

Paladares da Isa disse...

Que carinho bom, não tenho doi-doim mas comi já um muffin
Bjos

Tânia disse...

Laurinha....que atitude mais linda! E que garota não gosta de ganhar muffins de chocolates?
E com o carinho que foi feito, percebe-se como ficaram lindos!
Beijinhos

Alessander Guerra disse...

Vocês cozinheiras da internet estão me deixando viciado em muffins e cupcakes.

bj
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com

Cris disse...

hehe vicia mesmo né. Ainda mais este, que é uma dobradinha de chocolate, amei. Bjs!

edinha disse...

devem ser uma delícia
Beijinho

Claudia Lima disse...

Eu amo tudo que é de chocolate! Quem resisti?
Bjs :)

Andrea Dohashi disse...

O seu menino é danado de esperto, já sabe como agradar uma mulher! Se prepare, você ainda irá preparar muitos Muffins e afins, falo por experiência própria, hehehe! Estão lindos!
Beijos

Laurinha disse...

Leonor, muffins assim, simplesinhos, aiai, adoro!

Glau, ele gosta de presentear... com ou sem motivo!

Claudia, são mesmo... e pode-se preparar de acordo com a preferância....

Pipoka, OK!!! Combinado!!! Quem sabe consiga experimentar as delícias que saem da sua cozinha...! :P

Naninha, obrigada, linda!

Mari, adoro prepará-los!

Luciana, hummmmm, super deliciosos!

Ameixinha, e muffins são bem-vindos a qualquer hora!

Parceirinha, estou mandando uns para você, tá!

Martuxa, e permitem muitas variações!

Diva, pois é, acertou em cheio!!! :DD

Vivian, :DDDDD

Isa, isso mesmo, sem motivo tb é gostoso! :DD

Tânia, obrigada, linda!

Ale, que bom então!

Cris, do jeitinho que ele sugeriu!

Edinha, são mesmo, vale a pena experimentar!

Claudia, também não resisto!

Andrea, é mesmo? Tá bom, vou me preparar!!! :DD

Beijinhos a todos!!

Carla disse...

Laurinha, dá para ver que o seu filhote é bem educado, uma excelente pessoa =)
Se leva chocolate, é bom de certeza eheh

bjs

Laurinha disse...

Carla, vc é um amor, obrigada!
Qdo fiz estes, de chocolate, lembrei-me de você, na hora!

Beijinhos

Valentina disse...

Laurinha, teu filho é sábio. Muffins de chocolate sempre agrada. Que lindo mimo!