segunda-feira, 9 de junho de 2008

Batatas Gratinadas com Queijo Meia Cura



Outro dia fiz um franguinho refogado e para acompanhar, fiz estas batatas ao forno, que ficaram deliciosas.
Me inspirei nesta receita da Elvira. E qual sugestão dela que não me inspira?!!


Para 4 porções
600g batatas
100g queijo meia cura ralado fino
120ml creme de leite fresco
1 colher (sopa) manteiga
ervas finas secas à gosto
noz-moscada moída na hora, à gosto
sal & pimenta moída na hora - usei a calabresa seca, só a polpa

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte refratário com manteiga. Reserve.
Descasque as batatas e corte-as em rodelas finíssimas. Lave e seque muito bem. Reserve.
Misture o queijo com o creme de leite, tempere com ervas finas, noz-moscada, sal e pimenta. Misture muito bem e reserve.
Disponha uma camada fina de rodelas de batata no fundo do refratário. Regue com um pouco do creme de queijo e recomece a operação até se esgotarem os ingredientes.
Coloque nesguinhas de manteiga pela superfície das batatas e leve ao forno por 50-55 minutos.
Sirva em seguida.

36 comentários:

Axly disse...

Frango com batata não tem erro!
Tudo de bom... e a Elvira inspira mesmo!
Adorei a idéia menina, deve ser muito gostoso^^
Kisss!

* Jo * disse...

uhn!
tenho uma queda por batatas e as suas ficaram lindas!

bjinhos

Isabel Salvador disse...

k maravilha estas batatinhas....jinhos grandes amiga

Anônimo disse...

Aacebi de encontrar outra receita com batatas gratinadas.
Vou anotar a sua também.
bjos

Eli disse...

Sabe que eu não posso entrar aqui, pois já tenho um livro de receitas suas para fazer. hehehe

Que maravilha essas batatas!

Silvia Arruda disse...

Como fã assumida de batatas, é claro que já fiquei de olho nesta receita... :P

anna disse...

A Elvira é uma fonte de inspiração para todos nós, estas batatinhas estão divinas...
Beijinhos.

Luciana Macêdo disse...

Sugestão para acompanhamento é sempre bem vinda...sempre fico em dúvida sobre o que preparar.
Bjs!

Leila disse...

eu tb adoro batata gratinada mas nao sei o que é queijo meia cura Laurinha!
beijinhos

Marizé disse...

A Elvira é de facto uma fonte de inspiração.

Este gratinado assim com o queijo só pode ser uma festa de sabor.

Bj

Laurinha disse...

Axly, as batatas ficaram ótimas!

Goles & Nacos, e deliciosas!

Belinha, saudades... que bom vc por aqui!

Thais, batatas são sempre bem-vindas, adoro!

Eliana, :DDDD, essas batatas merecem represi, releituras, enfim, de novo, qq dia...

Silvinha, e fácil, tempo só de forno, pq de trabalho, nenhum!

Anna, concordo!!

Luciana, e batatas são tão versáteis, como entrada, prato principal, pães, acompanhamentos...

Leila, é o queijo mineiro, para fazer pão de queijo.... acho que aí não tem... vale outro queijo, já fiz com gorgonzola, fica demais!!!

Marizé, gosto demais de batatas, sempre as tenho em casa...

Beijinhos, meninas!!

Filipa disse...

Laurinha adorei esta sua sugestão de acompanhamento. Eu adoro batatas e estas com o queijinho assim por cima devem ficar deliciosas!

beijinhos

laila radice disse...

amo batatas assim... sabe q com alho poro fatiadinho fica mais gostoso aida, se é q é possivel! bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Adoro este tipo de batata...

bjsssssss

Fabrícia disse...

As batatas eu tenho, o franguinho posso buscar no açougue mas o queijo meia cura....nem com reza brava.... ai que vontade.
Bjs.

Betechef disse...

Nossa maravilhosa essa receita! Aqui em casa todos são loucos por batatas.Vou copiar a receita agora mesmo...adorei.
Bjs!

Cris disse...

Oh dear... que show, estou aqui babando nas receitas que perdi com minha ausência forçada... muito trabalho Laurinha... ah, quando será que vou conseguir me dedicar à blogar com tempo... snif...

Sabrina disse...

Hum que delícia, adoro batatas gratinadas, e faz tempo q não faço.
Beijos

Akemi disse...

Laurinha, amo batatas e vc não poderia ter se inspirado em fonte melhor! Não temos meia-cura por aqui, que outro queijo vc recomendaria, amiga?

Nereime disse...

O queijo meia cura deve ter conferido um sabor todo especial...mais uma receita que preciso provar!!!
bjoks

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, qualquer coisa no mundo fica melhor com queijo - e esse prato está maravilhoso!

Iliane disse...

hummmmm..de dar agua na boca..adoro batatas e feita assim então ..deve tá tudo de bom......bjus

Anônimo disse...

Eu adoro decoração de mesa
acho inspiradora
beijos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Estou atrás de uma receita de batatas gratinadas assim, fácil e boa.
Mais uma vez vc acertou em cheio, Laurinha.
Bjs

Flavinha disse...

Ai que delícia, Laurinha!
Adoro batatas! Com queijo meia cura, pimenta calabresa e noz-moscada... Hummm! Que combinação!
Beijos

carmencita disse...

Nossa essa foi de arrasar, e essa crosta douradinha me deu água na boca!!!Não sei qual faço 1º se é essa ou a Batatas recheadas, que agora aprendí aquí a assar no micro
genial!Aguardo sua visita.Bjs.

Anônimo disse...

Grato pela passagem lá no DCPV. E aproveito pra te avisar que vou linkar o teu blog lá. Tudo bem ?

Laurinha disse...

Filipa, ficaram sim, deliciosas! O tostadinho de cima é disputado...!

Laila, concordo! Eu sempre tenho alho-poró em casa, mas desta vez eu só tinha um, e foi pro frango...

Anita, é tão boa, né não!

Fabrícia, faz com outro! Aliás, a da Elvira era com gorgonzola... que também já fiz, e ficou excelente!

Bete, hummmmmm, vale a pena!

Cris, saudades... sei que vc está doidinha aí com trabalho... respira de vez em quando, tá!

Sabrina, acho um ótimo acompanhamento!

Akemi, olha, já fiz com gorgonzola e ficou ótimo. Combinou perfeitamente com as batatas...

Nereime, foi o queijo da vez... muito bom!

Patricia, :DDD, também sou ratinha!

Iliane, muito bom.... quando começa a esfriar, preciso me segurar para não fazer estes pratos todos os dias...

Thais, uma mesa bem posta torna a refeição mais gostosa!

Dani, viu só! Delícia!

Flavinha, bem, adoro noz-moscada, consumo bastante em casa....

Carmencita, pois é, usar o microondas além de aquecer o leite do café da manhã!

Eduardo, agradeço e fico honrada!

Beijinhos a todos!

Marcia disse...

É o tipo da refeição que não tem erro, Laurinha, sempre tudo de bão. bj

Goreti disse...

Nossa essa batata fechou, o franguinho não poderia ter acompanhamento melhor.

Beijos!!!

Goreti disse...

Nossa essa batata fechou, o franguinho não poderia ter acompanhamento melhor.

Beijos!!!

Dani Bros disse...

Batata é uma coisa muito boa, mas essa ta com uma cara que da vontade de mergulhar na tela rsss

Dany disse...

Ai laurinha que perdição essa batata,amo batata de paixão,seu blog é bom demais vc faz tudo isso por hobby é?,se for as refeições na sua casa de vem ser motivo de festa.bjs
vc tem receita de chocolate quente? vou procurar no blog bjs

Elvira disse...

Fico super feliz por ter inspirado você! :-)

O seu gratinado ficou lindo.

Beijos.

Beatriz Belliard disse...

As receitas da Elvira sao sempre uma inspiraçao !! Adorei o uso do meia cura, miammm !! beijinhos

Laurinha disse...

Marcia, um papazinho do dia-a-dia, dos bãos!

Goreti, eu adoro batata e é tão versátil... vai bem com quase tudo!

Donna Dani, então, se entregue!!!

Dany, oi!! olha, cozinho por prazer e por necessidade, pois se eu não o fizer.... FOME!!!

Elvira, OBRIGADÃO!!!

Bia, era o queijo da vez,.... ficou uma delícia!

Beijinhos, meninas!!