quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vichyssoise


.
Ou Sopa Cremosa de Batatas e Alho-Poró. Ou quase, já que é a minha versão.... bom afinal, existem muitas versões desta sopa.
E agora, que o friozinho voltou, corri para fazer este creme, delicioso.
Para agilizar, ‘cozinhei’ as batatas no microondas – lavei, sequei bem, furei a pele com um garfo e embrulhei em papel toalha. Coloquei sobre um refratário com papel toalha e coloquei na potência alta por 10 minutos. Após descanso de 10 minutos, descasquei, piquei e comecei a sopa. Caso prefira, cozinhe as batatas em caldo de legumes, até estarem macias.

E como eu tinha 2 alhos-porós grandinhos em casa, preparei assim, levemente adaptada de uma receita daqui:

Para 4 porções
2 colheres (sopa) manteiga
2 alhos-porós, fatiados
1 cebola pequena, fatiada
2 batatas médias, cozidas
1 ½ litros de caldo de legumes (que pode ser de frango, ralinho)
pitada de noz-moscada
100ml creme de leite fresco

Prepare o alho-poró: Lave, fatie - as partes branca e a levemente esverdeada, e deixe de molho em água, trocando algumas vezes, até não aparecer nenhum 'brinde' no fundo da vasilha. Retire com escumadeira e seque em papel toalha. Eu 'sequei' na centrífuga de salada...




Refogue a cebola na manteiga, e quando começar a murchar, junte o alho-poró. Deixe em fogo médio, mexendo sempre, até o alho-poró também começar a murchar. Junte a batata, o caldo de legumes – deixe sobrar cerca de 1 xícara, e deixe ferver bem, até que as batatas já fiquem com o sabor do caldo e o alho-poró e cebola bem macios.
Leve tudo ao liquidificador, bata bem e volte à panela, experimente o sal, junte a noz-moscada e complete com mais caldo se necessário, para obter um creme, não muito ralo, nem muito espesso.
Junte o creme de leite, misture bem e sirva decorada a gosto!
.


Lembrando que este creme pode ser servido frio também: quando a sopa estiver pronta, coloque-a numa vasilha grande com água e gelo, e vá mexendo a sopa com uma colher até chegar à temperatura desejada.

37 comentários:

Filipa disse...

Laurinha este creme está com uma aparência fabulosa, super cremoso.
Eu adoro alho-francês (poró) mas em sopinha ainda nunca comi. Vou tomar nota desta receita para fazer.

Beijinhos

Mónica Pinto disse...

Um creme delicioso e com uma aparência super cremosa. Gosto imenso deste tipo de sopas. Beijinhos

Marizé disse...

As fotos estão lindissimas, adorei.

Um creme delicado assim é um prazer.

Bj

Aline Neme disse...

Laurinha, essa sopa cremosa está demais!!! Que cois amais fina comadre!!!

Mais uma para minha lista!!!!

Bjundas

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Batatas e alho poró, combinação perfeita para uma noite fria.
Bjs

Anônimo disse...

Laurinha, esta sopinha está com um ar delicioso! Eu adoro creme de alho-francês, é das minhas sopas favoritas! E como o tempo por cá não se decide, também continuo nas sopas, sobretudo para o jantar. Acho que vou aproveitar a dica! Também ando a querer testar uma sopinha de mandioca, mas isso já poderá ser mais difícil ;)

Beijoca *
Mariana

Letícia disse...

Oi Laurinha, obrigada pela visita no blog! A sua sopinha também deve ser muito boa. Minhas receitas não andam muito elaboradas pela falta de tempo, mas são muito saborosas. Já havia visto o seu blog mas ainda não tive tempo de olhar com mais calma, estou há pouco tempo aqui e são tantas coisas...um mundo novo. Mas certamente vou voltar. Espero que volte a me visitar. Bjos

Anônimo disse...

Parece deliciosa, obrigada pela receita.
Bjos
Stella

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, o fato de usar batatas "assadas" deve ter dado uma cremosidade extra à sopa. Que delícia!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Uma ótima idéia para o frio que esta fazendo aqui...

bjssssssss

Fabrícia disse...

Laurinha se pudesse tomava uma sopinha todos os dias...... adoro.
Esse seu velouté esta um luxo....sou fãzoca de alho-poró e agora que o preço está bom estou abusando.
Bjs.

Iliane disse...

adoro essa sopa....ela é tudo de bom mesmo!!tá linda a sua..ah..me deu uma fome...parabens querida..pela otima lembrança da receita...

Isabel (pipoka) disse...

Laurinha,

Ainda antes de ir de férias fiz uma Vichysoise que ainda não postei...achei engraçada esta sintonia! Mas a minha é um pouco diferente, pois tenho a mania de deitar fruta na sopa...depois vc verá!

bjs

Eli disse...

Com esse tempo friozinho, que maravilha seria essa sopinha!! E as fotos estão lindas!!

risonha disse...

Laurinha, essa tua sopa deve ser veludo puro.
fiquei cheia de fome... com o vento forte que está aqui hoje bem que eu precisava de um caldinho desses para me aquecer.

Denisa Baltazar disse...

Humm. deve ter ficado uma delícia.
Vou fazer para provar.
Bjinhos!

Luciana Macêdo disse...

Com esse friozinho...sopas e cremes estão fazendo a festa na minha cozinha. Este creme está convidativo.
Bjs!

Gourmandisebrasil disse...

Gosto mesmo de sopa. Muitas pessoas dizem que sopa não é refeição. Eu adoro. Pode ser entrada, prato único ou sobremesa. Quente ou fria. Neste frrio, não tem comidinha melhor!
bjo,
Nina.

Laurinha disse...

Filipa, estava tão bom mas tão bom... eu também adoro alho-poró, sempre que vou ao mercado e ele está bonito, trago para casa; depois penso como vou prepará-lo!

Monica, é cremosa sim, e bem leve!

Marizé, obrigada, linda!! Com certeza, a mais gostosa do ano até agora!

Aline, também achei uma belezura!

Dani, combina sim, muito bem!

Mariana, gosto muito de sopa de mandioca.... preciso comprar umas, para poder fazer! Boa idéia!

Letícia, não é sempre que tenho tempo para brincar na cozinha,... às vezes é pá-pum! Neste dia mesmo, cozinhar as batatas antes, foi um artifício para 'driblar' o tempo, um pouco curto...

Stella, então, agora é só preparar! Para a próxima sopa, vou fazer uma de pupunha, para o P.José!

Patricia, ficou muito boa mesmo... comi e repeti!

Anita, experimente!

Fabrícia, hummmmmmmmm, então, somos duas!

Iliane, é deliciosa mesmo!

Pipoka, não vou deixar escapar a sua sugestão, vou ficar 'de butuca ligada'!

Lica, obrigada, linda!

Risonha, para aquecer barriguinhas e coraçõeszinhos!

Denisa, e depois me conte o que achou!

Luciana, pena que moramos longe, senão já estaria aí para a sua próxima 'fornada'!

Beijinhos, meninas!

anna disse...

Que nome tão chique, assim como o ar deste creme na foto...
Beijinhos.

risonha disse...

Laurinha, sou eu de novo... passa lá no meu blog que tens um desafio para ti.
beijos

Anônimo disse...

Que coisa boa parece ser. Vou fazer.
beijos

Goreti disse...

Laurinha, quase não consegui pronunciar esta palavra, mas pude imaginar o sabor deste creme, alho poró é tudo de bom.

Beijos!!!

Lílian disse...

Nossa, gostei deste esclarecimento sobre os "brindes do alho-poró". Eu sempre achei que não havia sujidades dentro dele... Lavava, cortava as pontas e pronto. Acho que comi muitos brindes. Você é muito didática, Laurinha : )

laila radice disse...

eu gosot friazinha mas sempre é deliciosa!! bjs

Sylvia disse...

Que coincidencia , Laurinha. Justamente vinha agorinha da padaria com meu marido falando que estaria bom comecar a fazer algumas sopinhas . Até comentei algumas com batatas, que ficam cremosas. Nem lembrei dessa. Obrigada pela dica
Beijos

Ziza disse...

Puxa esta sopa me lembra um livro que acabei de ler. Começa com esta receita. Só que sem a praticidade do microondas.
Abraços!

PratosdaBela disse...

amo este creme, é divinal...
Bjinhos da Bela, passa lá pelo cantinho

Laurinha disse...

Anna, e é tão gosotoso, suave...

Risonha, já fui lá!

Thais, experimente sim!

Goreti, :DDDD, é muito bom!

Lílian, pois é, às vezes, com uma troca de água já é suficiente...... às vezes, é preciso mais!

Laila, esta sugestão é bem 'a seu gosto'!

Sylvia, esta é sim uma boa sugestão para uma sopa/creme com batatas!

Ziza, pois é, o dia-a-dia de hj nos faz alterar um pouco os ingredientes e/ou modo de preparo!

Bela, é muito bom mesmo!

Beijinhos,

Flavinha disse...

Laurinha, eu não conheço as outras versões desta sopa, mas amei esta! Já estou imprimindo a receita! Estou adorando a chegada do inverno (e olha que sou morro de frio!) porque tem aparecido cada receita de sopa cremosa... E suas fotos estão lindas!
Beijos.

Fay van Gelder disse...

Deve estar mesmo fenomenal, a julgar pelo aspecto.

Bjo

Dany disse...

oi laurinha,tudo bom?
amei o seu blog, trabalho com doces, e achei a sua receita de capuccino o máximo,acabei colocando no meu blog,claro que com os créditos,gostaria de colocar um link seu no meu blog mais não achei,visita e meu blog tb
bjs

Silvia Arruda disse...

Eu precisoooo fazer este prato. Faz tempo que eu namoro esta receita e não sei porque não fiz ainda....

Alessander Guerra disse...

Laurinha uma deliciosa sugestão! Boa lembrança dessa sopa encorpada. Batata e alho-poró só podem dar num prato apetitoso.

Carolina Andrade disse...

Laurinha, vichissoise foi uma das minhas primeiras aulas lá na escola, de sopas!! Muito boa mesmo!! Beijão

Pitadasdilu disse...

Com o frio que está por aqui, essa sopinha seria um aconchego... delícia !!
Bjos, Lú.

Laurinha disse...

Flavinha, faça sim, é uma delícia!

Miss Slim, muito, muito boa mesmo!

Dany, já fui lá.. e via que já deu tudo certo!

Silvianha, faça, porque você vai adoroar, tenho certeza!

Ale, com um tempero bem suave, uma delícia!

Carol, opa.. que bom!

Lú, então, valmos aproveitar a temporada de sopas!

Beijinhos a todos!