domingo, 1 de junho de 2008

Pão com Trigo Integral e Alecrim


Um pão delicioso, perfeito para acompanhar uma sopa, ou para um lanche, com patês suaves, ou para quem preferir, com umas gotinhas de molho de pimenta, para saborear junto com uma cervejinha!
Eu coloquei para amassar na panificadora. Mas pode ser sovado à mão, caso você prefira.


Para 1 pão de 600g , copo medida 240ml
1 copo de água
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 dente de alho picado bem miudinho
2 colheres (chá) de alecrim fresco - eu fiz bem suave, quem quiser, coloque mais
2 copos de farinha de trigo especial para pães
1 copo de farinha de trigo integral
2 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Dissolva o sal na água e acrescente o azeite.
Misture as farinhas e o fermento; faça um buraco no centro e junte a água/sal/azeite e vá agregando a farinha, sovando a massa, por cerca de 15 minutos, até obter uma massa macia e elástica, porém ainda um pouco grudenta. Faça uma bola e coloque num recipiente untado com azeite. Cubra e deixe descansar/crescer por 40 minutos, ou até dobrar de volume. Eu deixo dentro do microondas fechado, desligado.
Dê um soquinho na massa para tirar o ar, junte o alecrim, sovando o suficiente para estar distribuído uniformemente pela massa.
Abra a massa, enfarinhando o mínimo possível, formando um retângulo e enrole, como para rocambole, bem apertadinho, dando o formado do pão. Deixe o pão crescer até dobrar de volume.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Leve o pão para assar, por cerca de 30-40 minutos ou até que batendo no fundo do pão, com os nós dos dedos, você escute um som oco.
Deixe esfriar sobre uma grade e delicie-se!
Esta fatia foi degustada com geléia de pimentão amarelo! Delicioso!!!
.

21 comentários:

Nani disse...

Laurinha tu és a moça do alecrim, teu blog é o mais aromático que já vi.
Teu pão com essa geléinha fez o casamento perfeito.
Beijos

laila radice disse...

perfumado como a vida deve ser né? bjs

Daniela e Ana disse...

este blog é um pedaço de mau caminhos, tem com cada coisa boa... que .... hum....
água na boca...

parabéns!!
bjs

Leila disse...

eu tb fiz pao neste final de semana. gostoso nao é? eu adoro pao integral mas o Marcio nao come por isso acabo nao fazendo. ontem estava na casa de uns amigos que estavamos comentando sobre o pao integral, que é saudavel e etc e, uma mae disse que filha dela sempre levava como lanche da escola sanduiche de pao integral mas um dia ela chegou em casa e disse que nao queria mais levar pao integral pois as coleguinhas olhavam para o lanche dela e diziam que era disgusting.

Pode uma coisa dessas? por causa disso a memnina nao come mais pao integral de jeito nenhum!!! eu fiquei apavorada.
beijinhos

Nereime disse...

Eu vou querer meu pedaço com sopa quentinha, pode ser???
beijos

anna disse...

Os teus pães são sempre tão especiais!
Beijinhos.

Carolina Andrade disse...

Nossa, suas últimas receitas estão demais, parabéns!! Esse pão e a tarte crocante de maça ficaram divinos!! Grande beijo!!

Aline Neme disse...

Sempre arrasa nos pães Laurinha... são os melhores que já vi!!!

Bjundas

Filipa disse...

Laurinha imagino o aroma que esse pão deixou pela casa... Está lindo e deve ser super aromático!

beijinhos

* Jo * disse...

ah Laurinha!
esse pãozinho me causou uma inveja [boa] logo pela manhã! Parece delicioso!

Agdah disse...

Menina, duas coisas que tenho que usar mais, o alecrim do quintal e farinha de trigo integral.

Silvia Arruda disse...

Nossa, seu pão ficou maravilhoso!

Iliane disse...

seu paõ ficou lindo..imagino o sabor..com alecrim!!!!amo cminda com alecrim..essa sua receita tá demais..bjus

saltapocinhas disse...

que lindo pão!
deve ter ficado uma maravilha!!

Luciana Macêdo disse...

Pão fresquinho, feito em casa e com esse aroma...não precisa mais nada.
Bjs!

Luciana Macêdo disse...

Eu de novo...a pimenta biquinho não arde, ela não é picante, pode experimentar...por minha conta.
Bjs!

Eli disse...

Seus pães são tão lindos!!

Unknown disse...

Torta de maçã crocante, carolinas de morango.... ai que delícia!!! Sabe que eu estava mesmo querendo a receita da carolina??? Obrigada hehehe. Até a próxima querida.
Larissa =)

Laurinha disse...

Nani, adoro alecrim....

Laila, né não!!

Daniela e Anna, obrigada, sejam bem-vindas!

Leila, infelizmente têm crianças que são assim mesmo... e os apelidos? preconceitusos? maldosos?
é triste e preocupante!

Nereime, pode sim!

Anna, obrigada!

Carol, que bom que gostou!

Aline, oh, obrigada!

Filipa, perf umado... alecrim e azeite e alho, ô combinação boa!

Goles & Nacos, eu te entendo... ;P

Agdá, gosto muito de pães integrais, e este é bem leve, pois só 1/3 da far é integral.

Silvia, Oba, obrigada!

Iliane, ficou muito bom mesmo!

Saltapocinhas, hummmmm, hoje foi com uma manteiguinha, esperto!!

Luciana, só companhia! E a pimenta, aiai, vou experimentar!

Eliana, obrigada!

Larissa, então, faça e depois me conte o que achou!!

Beijinhos, meninas!

Gourmandisebrasil disse...

Alho e alecrim! Toda semana ganho um pão feito com alho assado de uma aluna. Nunca tinha pensado em colocar alho no pão!
bjo,
Nina.

Mel L. Ramos Bryar disse...

Alecrim, alho estas delícias num pãozinho integral...MARAVILHOSO!bjs