terça-feira, 17 de junho de 2008

Quiche Lorraine


Para estes dias mais frescos, as quiches são perfeitas. Seja para um lanche, um almoço rápido, ou após uma sopinha...
Escolhi esta para servir outro dia. Experimente, ficou deliciosa!


Para 4 - 6 porções
massa
200 g de farinha de trigo
90 g de manteiga - usei gelada
1 ovo - usei gelado
1 colher (sopa) de água - usei gelada
pitada de sal

recheio
1 e ¼ xícara de creme de leite - usei o fresco
3 ovos
6 fatias de bacon
100 g de queijo gruyère
sal, pimenta-do-reino e noz moscada


Comece a preparar a massa, colocando a farinha de trigo em um plano de trabalho e abrindo um buraco no meio. Bata levemente o ovo com a água e o sal. Coloque no centro da farinha e acrescente a manteiga gelada cortada em cubos. Misture com a ponta dos dedos até a massa ligar. Deixe descansar por 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Abra a massa com um rolo e forre fundo e laterais de uma assadeira com aro removível 23 cm de diâmetro aproximadamente por 2 cm de altura. Com um garfo faça alguns furos no fundo da massa e leve para assar por 7 minutos.

Pique grosseiramente o bacon e leve a uma frigideira para dourar levemente. Retire e coloque em papel absorvente. Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Retire a massa do forno e arrume sobre ela o bacon frito e o queijo cortado em cubos pequenos ou ralado bem grosso. Cubra com o creme de ovos e leve ao forno para assar.

Asse por cerca de 30 minutos ou até o recheio firmar e a torta estar levemente dourada.



Deixe esfriar um pouco antes de cortar, sirva com salada verde.

23 comentários:

Fabrícia disse...

Estamos em sintonia pois ontem mesmo preparei quiche...mas foi de alho-poró....miam, miam. A foto está linda.
Bjs.

Filipa disse...

Engraçado, acho que andamos na onda das quiches. Ainda ontem fiz uma também, mas diferente desta.
A sua está linda!

Beijocas

Mónica Pinto disse...

Este clássico é uma delícia ideal para estes dias de quase verão.
Beijinhos

Marizé disse...

Este é daqueles clássicos que eu gosto muito.
Concordo com a sugestão de lanche salgadinho ou como complemento a uma sopinha.

Bj

Unknown disse...

Sua foto ficou lindaaaaa
Eu não sou tão fã de queijo, quando experimentei achei mto forte.
É uma pena...
Bjs

Natália Eleutério disse...

Concordo em pleno são rápidas, leves e muitooooo saborosas, óptima sugestão, eu costumo fazer como massa quebrada de compra por ser mais prático, bjs

Elvira disse...

Essa é sem dúvida a melhor das quiches! Aliás, é a original mesmo. :-)

Beijos.

* Jo * disse...

aberta a temporada de quiches na minha casa! eu simplesmente adoro!

acho que a Lorraine será a próxima!
=)

beijinhos!

Iliane disse...

essa receita de quiche é um classico..e..para mim..ela é uma das melhores..tá linda a sua..bjus

Agdah disse...

Fica muito charmoso para o lanche e até almoço light.

Akemi disse...

Gosto tanto de quiche mas nunca fiz em casa! Vendo esta fatia tão apetitosa na minha frente só posso me render e preparar uma urgentemente! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Laurinha, é um clássico mas nunca fiz! Ficou tão bonita...

Eli disse...

Laurinha eu sou apaixonada por quiches, que linda ficou a sua!

risonha disse...

embora faça muitas quiches nunca fiz esta.
mas nao resistiria a uma fatia dessas.

Axly disse...

A primeira quiche que vi na minha vida foi a quiche lorraine.
Vi no caderno de receitas da revista Manequim, há uns 15 anos pelo menos.
Achei muuuuuuuuuito chique aquela torta, o nome e tudo mais.
Mas acredita que nunca fiz?!
E olha que tenho a receita até hoje... hahahah...
Mas agora vou dar um jeito de resolver isso.
Kisss^^

Luciana Macêdo disse...

Mesmo com tantos recheios esta, para mim, continua sendo a melhor. Não dá só para ficar olhando.
Bjs!

Laurinha disse...

Fabrícia, adoro de alho-poró!

Filipa, já vou lá ver a sua, da sua cozinha só sai coisa boa!

Monica, e é tão gostoso...

Marizé, uma sopa leve, para aquecer, só colpleta com um quiche e fica uma refeição perfeita!

Nana, aproveite a massa e cubra com vegetais, ou mesmo com uma mistura de vegetais e emutidos...... vai ficar ótimo!

Nani, pois é, nós aui não temos estas massas prontas para vender, ou usamos massa folhada (aí sim, temos) ou fazemos a própria massa!

Elvira, fica ótima mesmo!

Goles & Nacos, também... se pudesse, toda semana teria quiche!

Iliane, obrigada, linda!

Agdá, é mesmo, agrada aos olhos e barriguinhas!

Akemi, hummmmmmm, delícia, adoro!

Patricia, acho muito versátil. Pode-se deixar a casquinha pronta, congelada.... qdo quiser, é só descongelar, cobrir e forno, sem trabalho...

Eliana, obrigada!

Risonha, experimente então, e depois me conte o que achou!

Axly, e você viu, é fácil, não tem segredo! Experimente!

Luciana, não dá não... ;P

Beijinhos, meninas!

Isabel (pipoka) disse...

Eu gosto de quiche também no Verão...é um pouco chato acender o forno, mas é quando sabe melhor uma refeição ligeira como uma fatia de quiche com uma saladinha verde.

bjs

claudia disse...

Gosto muito de quiches! Maravilha esta sua receita!

Goreti disse...

Adoro quiches...e essa ficou divina!

Beijos!!!

PratosdaBela disse...

Com este calor ou quiches ou saladas, divinal...
Bjinhos da Bela

Cris disse...

Fica ótimo para um chá da tarde com as amigas nao? Estou aqui, quase 15 horas... olhando para sua quiche e babando... Bjs!

Laurinha disse...

Pipoka, pois é, como prato principal ou como acompanhamento, perfeito!

Claudia, obrigada!

Goreti, muito, muito boa!

Bela, concordo!

Cris, o nosso chá ainda vai acontecer! Sim Sra!

Beijinhos, meninas!